Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O adjetivo e a locução adjetiva na construção do texto

 

14/01/2011

Autor y Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer e identificar os valores sintáticos e semânticos do adjetivo e da locução adjetiva;
  • reconhecer, em diferentes textos, a função do  adjetivo e da locução adjetiva na construção do texto;
  • observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados aos adjetivos e locuções adjetivas em situações concretas de interação verbal.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Classes de palavras: substantivo e adjetivo.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de imagens, textos e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

Imagem disponível em:

http://www.escolakids.com/locucoes-adjetivas.htm  

O adjetivo  é a classe de palavra semanticamente  associada à ideia de qualidade  para especificar características ou propriedades atribuíveis aos referentes e, por essa  razão, é hierarquicamente dependente de um nome substantivo com o qual deve concordar em gênero e número.  A adjetivação é um dos elementos estruturadores de um texto, funcionando como uma das principais estratégias discursivas de construção  da opinião de quem escreve em relação àquilo que escreve.

Atividade

1. Para apresentar  o tema da aula aos alunos, o professor deverá exibir para eles o vídeo a seguir sobre adjetivos.

Vídeo disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=sxOjlx_NjIQ 

2. Após a exibição do vídeo, o professor deverá perguntar aos alunos:

a. Quais os adjetivos  foram utilizados por “Coisinho” para se referir ao Professor Paschoal?

b. Como o Professor Paschoal define adjetivo?

c. De acordo com o vídeo, comente a seguinte afirmação:

Os adjetivos estão diretamente relacionados com a forma como vemos o mundo.

  • Professor, conforme as respostas dos alunos, você poderá complementar as informações para que eles se sintam mais preparados para a próxima atividade.

Aula 02 (50 minutos)

Atividade 1

1. O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem, nos sites sugeridos abaixo, sobre adjetivo e locução adjetiva, seguindo o roteiro a seguir.

a. Adjetivo: conceito e exemplos.

b. Locução adjetiva: conceito e exemplos.

c. Flexão do adjetivo: gênero, número e grau. Exemplos.

Sugestões de sites para a pesquisa:

http://www.brasilescola.com/gramatica/adjetivo-locucoes-adjetivas.htm 

http://www.infoescola.com/portugues/locucao-adjetiva/ 

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/josebferraz/adjetivo001.asp 

Atividade 2

2. Em sala de aula, o professor deverá dividir os alunos em três grupos. Cada grupo montará um painel com as informações de cada um dos três tópicos pesquisados para serem expostos na sala de aula.

Observação: 

O professor deverá disponibilizar para os alunos: cartolinas, pincéis, tesoura e cola.

Aula 03 (50 minutos) 

Atividade

1. O professor deverá reproduzir  para os alunos os textos – 1, 2 e 3 – apresentados na sequência.

2. A seguir, o professor deverá fazer a leitura oral dos textos para os alunos e exibir para eles o vídeo com a declamação do poema "Retrato", de Cecília Meireles, na voz de Paulo Autran.

Vídeo disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=hYEMQ0Gbe38 

3. Após a leitura dos textos,  o professor deverá dispor os alunos  em grupo para realizarem as questões propostas.

Texto 1

Imagem disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/_W1O0wrbAX3k/S18nPgydX1I/AAAAAAAAG24/KDox3GBeGnc/s1600-h/A+mulher+de+cabelos+verdes,+1915,+anita+mafalti.jpg 

Retrato 

Cecília Meirelles

Eu não tinha este rosto de hoje,

Assim calmo, assim triste, assim magro,

Nem estes olhos tão vazios,

Nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,

Tão paradas e frias e mortas;

Eu não tinha  este coração

Que nem se mostra.

 

 Eu não dei por esta mudança,

Tão simples, tão certa, tão fácil:

- Em que espelho ficou perdida a minha face?  

Texto disponível em:

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/retrato.htm 

Questões sobre o texto 

1. No poema “Retrato”, nota-se  a presença da primeira pessoa, o eu lírico descreve o seu próprio rosto.

a.  O eu lírico não mais reconhece o rosto como sendo seu, ao afirmar no primeiro verso  “Eu não tinha este rosto de hoje”.

Quais palavras, nesse verso intensificam essa ideia de estranhamento?

b. Transcreva os adjetivos da primeira estrofe que caracterizam o substantivo rosto.

c. Pode-se dizer que a mudança ocorrida com o eu lírico é apenas física, ou ocorre também em seu íntimo, em sua personalidade? Justifique sua resposta.

2. Observe o segundo verso:  “Assim calmo, assim triste, assim magro.” A repetição da palavra  “assim” dá um ritmo lento a esse verso.

Qual a relação do ritmo do verso  com a mudança sugerida no rosto do eu lírico?

3. Nos dois últimos versos da primeira estrofe, a constatação do eu lírico  continua.

Como são caracterizados os olhos e os lábios?

4. Observe a segunda estrofe.

a. Nos dois primeiros versos, o eu lírico observa a mudança ocorrida em suas mãos, partes significativas e simbólicas do corpo e que simbolizam força e luta pela vida.

Como as mãos são caracterizadas no poema?   Pode-se deduzir como elas eram no passado?  Por quê?

b. Nos dois últimos versos,  o eu lírico descreve seu coração, metáfora para os seus sentimentos.

Quais são os adjetivos usados para mostrar como  eram seus sentimentos antes?  E quais foram empregados para mostrar como eles estão agora?

5. Na terceira estrofe, no primeiro verso, o eu lírico percebe e assume que mudou fisicamente e interiormente.

Transcreva os adjetivos usados para marcar  como  o eu lírico vê essa mudança.

6. Comente o questionamento do eu lírico nos dois últimos versos da última estrofe.

7. Discuta com seus colegas sobre o papel dos adjetivos no poema de Cecília Meireles, cuja temática trata da transitoriedade  da vida e da fugacidade do tempo.

Texto 2

Açaí

Imagem disponível em:

http://www.arara.fr/BBACAI.html 

Pequeno, redondo e de cor azul-noite, quase negro, o açaí pode ser considerado a pérola da Amazônia.

O açaizeiro faz parte da família das palmáceas. Esta palmeira brasileira é uma planta que se desenvolve próxima aos ribeirões, rios, igapó, várzea e nas matas de terra firme, e com menos freqüência, em terrenos mais afastados e locais pantanosos. Ocorre predominantemente na região Norte, principalmente nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins. Palmeira delgada e alta que pode atingir uma altura de 20 a 25 metros. O açaizeiro apresenta farta perfilhação e alcança, no estado nativo, a 20 palmeiras por "touceira" (das quais pelo menos três em produção). Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, representando de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira (em duas safras) e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano. Os troncos são lisos, roliços, longos, de cor clara, sem espinhos.

A palmeira do açaí apresenta folhas grandes, compridas e recortadas em tiras, de cor verde-escura, atingindo até 2 metros de comprimento. As folhas são usadas na cobertura das casas. Cachos de flores miúdas amarelas, surgem predominantemente de setembro a janeiro, podendo aparecer quase o ano todo.

Imagem disponível em:

http://www.arara.fr/BBACAI.html 

Frutos pequeninos, redondos, roxos, quase pretos agrupados em cachos pendentes. Tem um caroço grande, e muito pouca polpa. O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de um trançado de folha amarrado aos pés - a peconha.

Frutificação de outubro a janeiro.

Disponível em:

http://www.arara.fr/BBACAI.html 

Questões sobre o texto.

1. Os adjetivos e  locuções adjetivas são usados para delimitar ou determinar o  sentido do substantivo.

Observe:

Substantivo:                                        Açaí 

 Adjetivos:                                                                                    locução adjetiva

pequeno, redondo ..........................................................................de cor azul-noite                                                                                             

a. Identifique no texto, os adjetivos e as locuções adjetivas  empregadas para modificar o seguintes substantivos: palmeira, folhas e tronco.

2. Discuta com seus colegas e responda:

Qual a importância dos adjetivos/locuções adjetivas em uma definição?

3.  Pense em uma fruta, verdura, planta típica de sua região e descreva-a de forma a apresentar sua definição para alguém que não a conheça.

Texto 2

 Narizinho  

Imagem disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_Bs8M6ycTj-E/S4CbZ5T1qSI/AAAAAAAACHs/rOGs60fd4wU/s1600-h/sitio1sfdsfd.jpg 

Numa casinha branca, lá no sítio do Picapau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se dona Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando:

- Que tristeza viver tão sozinha neste deserto...

Mas engana-se. Dona Benta é a mais feliz das vovós, porque vive em companhia da mais encantadora das netas - Lúcia, a menina do narizinho arrebitado, ou Narizinho como todos dizem.

Imagem disponível em:

http://3.bp.blogspot.com/_Bs8M6ycTj-E/S4CchJf44fI/AAAAAAAACH0/ebNJ3zkVQYI/s1600-h/narizinho.jpg 

Narizinho tem sete anos, é morena como jambo, gosta muito de pipoca e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos.

Na casa ainda existem duas pessoas - tia Nastácia, negra de estimação que carregou Lúcia em pequena, e Emília, uma boneca de pano bastante desajeitada de corpo. Emília foi feita por tia Nastácia, com olhos de retrós preto e sobrancelhas tão lá em cima que é ver uma bruxa. Apesar disso Narizinho gosta muito dela; não almoça nem janta sem a ter ao lado, nem se deita sem primeiro acomodá-la numa redinha entre dois pés de cadeira.

Além da boneca, o outro encanto da menina é o ribeirão que passa pelos fundos do pomar. Suas águas, muito apressadinhas e mexeriqueiras, correm por entre as pedras negras de limo, que Lúcia chama as "tias Nastácias do rio".

Todas as tardes, Lúcia toma a boneca e vai passear à beira d'água, onde se senta na raiz de um velho ingazeiro para dar farelo de pão aos lambaris.

Não há peixe do rio que não a conheça; assim que ela aparece, todos acodem numa grande faminteza. Os mais miúdos chegam pertinho; os graúdos parecem que desconfiam da boneca, pois ficam ressabiados, a espiar de longe. E nesse divertimento leva a menina horas, até que tia Nastácia apareça no portão do pomar e grite na sua voz sossegada:

- Narizinho, vovó está chamando!...   

Texto disponível em:

http://espaconarizinho.blogspot.com/p/quem-e-narizinho.html 

Questões sobre o texto

1. O texto “Narizinho” foi retirado do livro Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. No contexto, o  que significa reinações?

2. O texto apresenta quatro personagens: Dona Benta, Lúcia (Narizinho), Tia Nastácia e Emília.

a.Transcreva do texto as características, as ações  e os sentimentos de cada personagem.

b. Por que Lúcia é chamada de Narizinho?

3. Observe esta passagem do texto:

Além da boneca, o outro encanto da menina é o ribeirão que passa pelos fundos do pomar. Suas águas, muito apressadinhas e mexeriqueiras, correm por entre as pedras negras de limo, que Lúcia chama as "tias Nastácias do rio".

O que há de comum entre as pedras e tia Nastácia?

5. Narizinho é a “mais encantadora das netas”.

a. Como ficaria a frase acima se Narizinho fosse um menino?

b.  Explique a flexão do adjetivo, a partir de sua resposta ao item a.

6. Observe os adjetivos e as locuções adjetivas empregados no texto “Narizinho” e responda:

a. Que imagem se pode construir do Sítio do Picapau amarelo?

b. Dentre as  personagens apresentadas, de qual delas você mais gostou? Por quê?

7. Observe estas duas formas de emprego da linguagem:

Linguagem objetiva: sem ou com pouca adjetivação, apenas o necessário para situar o leitor.

Linguagem adjetivada: para criar efeitos e levar o interlocutor a imagnar com mais detalhes ou com mais emoção aquilo que se ouve ou lê.

Que tipo de linguagem foi utilizada no texto "Narizinho"? Justifique.

8. Discuta com seus colegas e responda: qual a importância dos adjetivos/locuções adjetivas na construção de personagens e do cenário no texto narrativo? Explique.

Aula 04 (50 minutos)

Atividade

Nessa aula, o professor deverá fazer a correção das atividades de análise dos textos, oportunizando que os grupos confrontem as respostas dadas, de forma a esclarecer possíveis dúvidas a respeito do emprego do adjetivo/locução adjetiva.  

Recursos Complementares

Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre adjetivo e locução adjetiva, o professor poderá exibir para eles os vídeos seguintes:

1.Vídeo: Adjetivo –substantivo

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=OUc4qVsviXk 

2. CentroApoio.com - Vídeo Aula - Português - Adjetivos

Disponivel em:

http://www.youtube.com/watch?v=4rHq5ctj8Ts 

Avaliação
  • Os alunos serão avaliados coletivamente por meio da realização de uma  pesquisa e montagem  de um painel sobre adjetivos e locuções adjetivas e, também, durante a realização das atividades de análise dos textos: “Retrato” de Cecília Meirelles,  Açaí e “Narizinho” de Monteiro Lobato em que se focaliza o emprego  discursivo do adjetivo/locução adjetiva.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Izilda, Escola Batista , Mato Grosso do Sul - dijo:
    ticalopestl@gmail.com

    29/08/2016

    Cinco estrelas

    Muito produtivo o plano.Utilizei o vídeo e meus alunos amaram.


  • ivia, Bélgica - dijo:
    iviasalarolli@hotmail.com

    26/08/2013

    Cinco estrelas

    ótimo muito bombem completo


  • LEA, Escola Professora Rosete , Pernambuco - dijo:
    lea_taciana@hotmail.com

    14/08/2012

    Cinco estrelas

    essa aula é um ótimo exemplo de planejamento que podemos fazer nos momento de estudos para desempenhar melhor nosso papel de professor , excelente material.


  • ROBERTA ARPINI, publica , Espírito Santo - dijo:
    ROARPINI@GMAIL.COM

    19/03/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns! Fazia muito tempo que eu não encontrava um material tão criativo, contextualizado e bem elaborado.


  • daiany, colegio franciscano coraçao de maria , Minas Gerais - dijo:
    alaneidecorrea@ig.com.br

    10/12/2011

    Cinco estrelas

    amei,e uma forma super interresante de nos aprendermos mais,e uma maneira muito criativa -parabens


  • ANTONIO MANOEL NOGUEIRA, Escola Publica , Bahia - dijo:
    toenogueira1@hotmail.com

    21/08/2011

    Cinco estrelas

    Uma excelente aula Parabéns!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.