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O OLHAR FOTOGRÁFICO SOBRE A NOSSA ESCOLA

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

  • Conhecer a história da fotografia;
  • Vivenciar experiências com a fotografia;  
  • Construir legendas para as imagens registradas.
Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno para vivenciar esta aula necessita saber interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO

Inicialmente o professor abre um debate com a turma sobre o que os seus alunos entendem sobre fotografia.

Nesse momento é importante questionar sobre a fotografia e o seu tempo.

  • Será que sempre as máquinas fotográficas foram assim, digitais?
  • Como eram reveladas as fotos?
  • Será que antigamente (no tempo de seus pais e seus avós) tiravam fotografias da mesma forma que tiramos nos dias de hoje?
  • Qual a importância da foto?

É importante que as falas das crianças sejam registradas para futuras consultas.

Depois desse momento o professor poderá conduzir a construção das perguntas de uma entrevista. Essa entrevista será realizada com algum familiar mais velho.

O professor deverá conduzir a construção das questões tendo em vista, o objetivo de resgatar a relação do entrevistado com a fotografia e com a máquina fotográfica, a fim de refletir sobre esse objeto e a suas funções ao longo da história, verificar em quais momentos a fotografia estava presente, se existia facilidade de acesso a este artefato etc.Por fim, pode-se pedir ao entrevistado alguma fotografia antiga que tenha lhe marcado.

2º MOMENTO

Ao serem realizadas as entrevistas o professor deverá resgatar as questões iniciais para assim, diante das respostas apresentadas pelos entrevistados, conduzir uma nova conversa com a turma, tendo assim a possibilidade de confrontar com as primeiras impressões da turma.

Nesse momento o professor deverá resgatar a história da fotografia, trazer imagens antigas, apresentar essa história para a turma. Essa apresentação poderá ser através de slides, fotografias, como também em vídeo.

Sugerimos o seguinte vídeo: História da fotografia

Este vídeo encontra-se no seguinte site: http://www.youtube.com/watch?v=8UXEvxu3Xyc 

É importante que ao final desta aula o professor solicite um registro de seus alunos sobre o que observaram.

3º MOMENTO 

O professor reúne os alunos e os conduz por um passeio pela escola. Nesse passeio é importante que o professor vá conduzindo o olhar de seus alunos, faça com que os mesmos observem detalhes até antes nunca vistos. Nesse momento o professor poderá pedir que as crianças imaginem que são fotógrafos e peça que elas focalizem, dentro da paisagem da escola, uma imagem, depois peça que registrem essa imagem como uma fotografia, só que dessa vez através do desenho.Para tanto, distribui entre as crianças um pedaço de cartolina com um quadrado vazado no tamanho aproximado de 5cm x 5cm.

Ao chegar na sala é importante pedir para que as crianças aprimorem os seus desenhos e que cada um construa uma legenda para a sua produção.

4º MOMENTO

Para finalizar o professor poderá disponibilizar uma máquina fotográfica para os seus alunos e orientá-los para tentar registrar, através da fotografia, a imagem que foi registrada pelo desenho.

Depois o professor poderá revelar as fotografias, solicitar que os seus alunos construam uma legenda para essas fotos e realizar uma exposição dos desenhos e fotografias da turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: 

  • Aprenderam a história da fotografia, percebendo os principais fatos dessa invenção;
  • Vivenciaram experiências com a fotografia;   
  • Construíram legendas para as imagens registradas.
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