12/01/2011
Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Pádua Franco
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Proclamação do República.
Atividade 1- Lampião e o Cangaço
PARTE 1- Levar impresso, ou projetar para os alunos, o "Panfleto de recompensa por Lampeão", um interessante documento da trajetória do personagem histórico conhecido como Lampião:
-
Disponível em:
-
Questões para debater (registrar e responder no caderno):
-
PARTE 2- Proporcionar aos alunos uma pesquisa acerca de Lampião e o Cangaço, a ser realizada na página a seguir, desenvolvida como projeto cultural pela empresa norte-americana Dana, do segmento automotivo:
-
http://www2.uol.com.br/lampiao/
-
Na parte superior da página, encontrarão os seguintes links:
-
-
-
-
-
-
Utilizando essa gama de links, os alunos devem buscar as respostas para questões tais como (registrar e responder no caderno):
-
=> Caro professor!
Esta atividade poderá ser desenvolvida em sala de aula, ou recomendada como pesquisa para casa.
Neste último caso, a ser entregue como trabalho em duplas ou em grupos de 3 a 4 alunos.
-
Atividade 2- "Banditismo por uma questão de classe"
Para continuar discutindo o tema do Cangaço, propor a audição e análise de músicas.
E neste tema o compositor e intérprete Chico Science (foto abaixo), pernambucano já falecido, tem muita propriedade.
Para saber mais sobre este artista, vá até: http://www2.uol.com.br/JC/chicoscience/
-
Dessa forma, proporcionar aos alunos a audição de duas músicas compostas por Chico Science, incluídas nos dois discos que ele lançou com a sua banda, chamada Nação Zumbi.
As músicas são:
1- "Banditismo por uma questão de classe" - do disco DA LAMA AO CAOS (1994)
2- "Sangue de bairro" - do disco AFROCIBERDELIA (1996)
-
Dinâmica sugerida:
-
MÚSICA 1
PROFESSOR, ATENÇÃO!
Para ouvir a música "Banditismo por uma questão de classe", você deverá utilizar este link no YouTube:
http://youtu.be/watch?v=YmXUQ1-6f9c&feature=related
(Este link não dispõe de "Embed", portanto não é possível que seja acessado diretamente aqui do Portal)
-
LETRA- Banditismo por uma questão de classe
Há um tempo atrás se falava de bandidos
Há um tempo atrás se falava em solução
Há um tempo atrás se falava em progresso
Há um tempo atrás que eu via televisão
-
Galeguinho do Coque não tinha medo, não tinha
Não tinha medo da perna cabiluda
Biu do olho verde fazia sexo, fazia
Fazia sexo com seu alicate
-
Galeguinho do Coque não tinha medo, não tinha
Não tinha medo da perna cabiluda
Biu do olho verde fazia sexo, fazia
Fazia sexo com seu alicate
-
Oi sobe morro, ladeira, córrego, beco, favela
A polícia atrás deles e eles no rabo dela
Acontece hoje e acontecia no sertão
Quando um bando de macaco perseguia Lampião
E o que ele falava, outros hoje ainda falam:
"Eu carrego comigo: coragem, dinheiro e bala"
Em cada morro uma história diferente
Que a polícia mata gente inocente
-
E quem era inocente hoje já virou bandido
Pra poder comer um pedaço de pão todo fudido
-
Galeguinho do Coque não tinha medo, não tinha
Não tinha medo da perna cabiluda
Biu do olho verde fazia sexo, fazia
Fazia sexo com seu alicate
Galeguinho do Coque não tinha medo, não tinha
Não tinha medo da perna cabiluda
Biu do olho verde fazia sexo, fazia
Fazia sexo com seu alicate
-
Oi sobe morro, ladeira, córrego, beco, favela
A polícia atrás deles e eles no rabo dela
Acontece hoje e acontecia no sertão
Quando um bando de macaco perseguia Lampião
E o que ele falava outros hoje ainda falam:
"Eu carrego comigo: coragem, dinheiro e bala"
Em cada morro uma história diferente
Que a polícia mata gente inocente
-
E quem era inocente hoje já virou bandido
Pra poder comer um pedaço de pão todo fudido
-
Banditismo por pura maldade
Banditismo por necessidade
Banditismo por pura maldade
Banditismo por necessidade
Banditismo por uma questão de classe
Banditismo por uma questão de classe
Banditismo por uma questão de classe
Banditismo por uma questão de classe.
-
Letra disponível em: http://letras.terra.com.br/nacao-zumbi/77650/
-
Composição: Chico Science
Gravação: Chico Science & Nação Zumbi
Disco: Da lama ao caos (capa abaixo)
Editora: Chaos/Sony Music
Ano: 1994
-
Disponível em: http://www.gigantte.com.br/wp-content/gallery/diversas/da-lama-ao-caos.jpg
-
Questões para refletir a partir da música (registrar e responder no caderno):
-
MÚSICA 2
-
Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=TPSoY4SQMdE#!
-
LETRA- Sangue de bairro
Besouro, Moderno, Ezequiel.
Candeeiro, Seca Preta, Labareda, Azulão.
Arvoredo, Quina-Quina, Bananeira, Sabonete.
Catingueira, Limoeiro, Lamparina, Mergulhão, Corisco!
Volta Seca, jararaca, cajarana, Viriato.
Gitirana, Moita-Brava, Meia-noite, Zambelê.
Quando degolaram minha cabeça, passei mais dois minutos vendo meu corpo tremendo, e não sabia o que fazer.
Morrer, viver, morrer, viver!
Letra disponível em: http://www.vagalume.com.br/chico-science-nacao-zumbi/sangue-de-bairro.html
-
Composição: Chico Science, Ortinho (letra); Chico Science & Nação Zumbi (música)
Gravação: Chico Science & Nação Zumbi
Disco: Afrociberdelia (capa abaixo)
Editora: Chaos/Sony Music
Ano: 1996
-
Disponível em: http://foguetescontraoinfinito.files.wordpress.com/2010/08/afrociberdelia.jpg
-
Questões para refletir a partir da música (registrar e responder no caderno):
-
=> Professor, recomenda-se que o segundo momento desta atividade seja a socialização das percepções dos alunos acerca das questões levantadas. Dessa forma, as respostas produzidas devem ser expostas, comentadas e discutidas com a turma.
-
Atividade 3- O Cangaço em cordel
Nesta atividade, trabalharemos com a literatura de cordel.
=> PROFESSOR! Será ótimo se você trabalhar em conjunto com o professor de Literatura, que poderá discutir com os alunos o conceito de literatura de cordel, identificando suas principais características.
Sobre a literatura de cordel, links/site recomendados:
-
-
-
Dinâmica sugerida:
-
CORDEL 1
-
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_b0R4nc4Mfwg/R6ivBjVAzqI/AAAAAAAAAFI/GN4nm-NqxKA/s1600/Canga%C3%83%C2%A7o%2BUm%2Bmovimento%2Bsocial.jpg
-
"Cangaço: um movimento social
Deus pai estando contigo
Pra mim, não tem embaraço
Uma orelha fica forte
Mais ou igualmente ao braço
Principalmente se for
Descrevendo o cangaço.
-
Apesar de esse tema
Ser um tanto complicado
E ter deixado o Nordeste
Bem tristemente marcado
Vou falar de outro aspecto
Este jamais abordado.
-
Discorrendo tal assunto
Só lembramos de aflição
Porém, ninguém se recorda
Talvez falte informação
Que o mesmo também foi
Algo, contra exploração."
-
Para mais informações sobre o autor, use este link: http://varnecicordel.blogspot.com/2008/02/cangao-um-movimento-social.html
-
=> Questão para refletir e debater: Por que o autor do cordel diz que vai abordar um aspecto do Cangaço ainda não abordado?
-
CORDEL 2
O trecho abaixo é parte de um dos cordéis mais famosos sobre Lampião, intitulado A Chegada de Lampião no Inferno, assinado por José Pacheco.
Acredita-se que este folheto tenha superado a marca de um milhão de exemplares vendidos.
-
Disponível em:
-
"Um cabra de Lampião
por nome Pilão Deitado
que morreu numa trincheira
um certo tempo passado
agora pelo sertão anda correndo visão
fazendo malassombrado.
-
E foi quem trouxe a notícia
que viu Lampião chegar
o inferno nesse dia
faltou pouco pra virar
incendiou-se o mercado
morreu tanto cão queimado
que faz pena até contar
-
(...)
-
Vigia disse assim:
fique fora que eu entro
vou conversar com o chefe
no gabinete do centro
por certo ele não lhe quer
mas conforme o que disser
eu levo o senhor pra dentro.
-
Lampião disse: vá logo
quem conversa perde hora
vá depressa e volte já
eu quero pouca demora
se não me derem ingresso
eu viro tudo asavesso
toco fogo e vou embora.
(...)"
Para ler o restante do cordel, use este link: http://fotolog.terra.com.br/editora_coqueiro:372
-
=> Questão para refletir e debater: Após observar a imagem acima e ler o trecho de cordel, qual a impressão se tem de Lampião?
-
PROFESSOR!
Como forma de atualizar e socializar o conhecimento debatido durante as atividades da aula, propor a realização de cordéis pelos alunos.
Dinâmica sugerida:
-
Outros LINKS recomendados:
-
-
-
-
O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.
E nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/11/2014
Cinco estrelasÓtimo projeto! Me ajudou muito!
26/08/2013
Cinco estrelasMuito bom as sugestões de aulas e principalmente os links disponibilizados parabéns!
24/01/2011
Quatro estrelasExelente levantamente de fontes/materiais, e tema.