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Regras e instruções: os jogos matemáticos

 

17/01/2011

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

  • Compreenda o modo de organização e a função social do gênero: “texto instrucional”.
  • Produza um livro de jogos matemáticos, observando o modo de organização desse suporte.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 06 a 08 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta sequência didática é indicada para crianças que reconhecem as unidades fonológicas da língua, como sílabas e terminações de palavras e já estão iniciando a compreensão de que, geralmente, cada grafema (letra) corresponde a um fonema (som).

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: JOGANDO...   

Objetivos:

  • Conhecer a função social dos textos instrucionais.      
  • Participar de  atividade em grupos, respeitando a vez de cada um.   

Proponha às crianças o desafio de jogarem jogos matemáticos e elaborarem um livrinho com as regras de cada jogo. Sugerimos, nesta sequência didática, quatro jogos. Caso você conheça outros, poderá acrescentá-los.

 1.1  Jogo “Colocando em ordem”

Explique às crianças que elas participarão de um jogo, em que necessitarão de cumprir algumas regras. Primeiramente, deverão formar um círculo, tirar os sapatos e os colocar no meio. Em seguida, a professora organizará uma sequência de sapatos que deverá ser seguida por todos. Ex: três sapatos na vertical e três na horizontal. O próximo jogador deverá continuar a fila obedecendo esta sequência e assim por diante.  

Outra sugestão é jogar essa mesma brincadeira utilizando os corpos dos alunos. Ex: você poderá ordenar dois alunos em pé e um agachado e as crianças deverão se organizar seguindo esse padrão.

Ao final, peça aos alunos que relembrem, oralmente, as regras do jogo. Adiante que, depois de jogarem alguns jogos, escreverão um pequeno livrinho para ensinar outras crianças a jogar.   

1.2  Jogo “Dez não pode!”

Esse jogo é importante para as crianças se aproximarem da forma como é organizado o nosso sistema de numeração (agrupamentos de dez em dez). Ele pode ser jogado em pequenos grupos ou com toda a turma. Em seguida, disponibilizamos as orientações para essas duas possibilidades.

a) Jogo em pequenos grupos

Distribua os alunos em grupos e entregue para cada um os seguintes materiais:

  • 50 feijõezinhos
  • 20 palitos de picolé
  • 10 cartelas vermelhas pequenas
  • 2 dados

(Obs: você poderá substituir os materiais aqui sugeridos por outros)

Converse com a turma sobre as instruções do jogo, registrando-as no quadro. Explique que o texto instrutivo é formado por frases curtas, que dão ordens de como o jogador deverá proceder.

Abaixo, reproduzimos as regras:   

  • Cada feijãozinho vale 1 ponto, cada palito de picolé vale 10 pontos e cada cartela vale 100.
  • Cada jogador poderá ficar com, no máximo, 9 feijões. Quando completar 10, deverá trocar por um palito de picolé.
  • Cada jogador poderá ficar com, no máximo, 9 palitos de picolé. Quando completar 10, deverá trocar por uma cartela.
  • Os participantes deverão jogar os dados. Aquele que tirar o número maior inicia o jogo.
  • O primeiro jogador joga os dados e soma a quantidade tirada em cada um. Em seguida, retira o número de feijões indicado. Caso tire 10, deverá trocar os feijões por um palito de picolé.
  • Em cada rodada, o jogador deverá registrar o número formado em uma cartela. Abaixo, um exemplo:

PONTUAÇÃO

PRIMEIRA RODADA

SEGUNDA RODADA

TERCEIRA RODADA

QUARTA RODADA

 (Ao final do jogo, pergunte à turma porque ele se chama “Dez não pode”.)  

b) Jogo com toda a turma                         

Para jogar “Dez não pode” com toda a turma, sugerimos as seguintes adequações:

  • Usar dados grandes para que todos visualizarem os números.
  • Cada fileira de alunos poderá ser uma equipe.
  • Dividir o quadro para que cada equipe tenha um espaço nele a fim de registrar os números formados.
  • Substituir os feijões por círculos vermelhos para que seja possível fixa-los no quadro.
  • A cada rodada um membro da equipe deverá ir à frente da sala, jogar os dados e registrar no quadro o número formado, utilizando os círculos, palitos e cartelas e, ao lado, usando os algarismos do sistema de numeração.   

Ao final, relembre com a turma as regras do jogo.

1.3  Ajudando o palhacinho

Leve os alunos para a sala de informática e peça que entrem no site: http://www.imagem.eti.br/jogo_com_numeros/atividade_infantil_multiplicacao1.html   

Explique que eles deverão ajudar o palhaço a calcular o valor  a ser cobrado pelas xícaras de café. Para isso, precisarão observar o preço de cada uma e quantas cada cliente consumiu. Em seguida, é só colocar o preço total no quadrado indicado.

Ao final, proponha à turma que esse jogo também seja indicado no livrinho que irão escrever.   

1.4  Jogo “Serpentes e escadas” 

Sugerimos que as crianças joguem esse jogo em momentos informais como no recreio, na brinquedoteca ou mesmo em sala de aula.

Imprima 08 tabuleiros como o apresentado acima, divida a turma em grupos, distribua um dado para cada um e um peão para cada jogador. Explore o modo como é organizado o tabuleiro, pedindo às crianças que contem de 1 a 100, observando a sequência.

Em seguida, dê as seguintes orientações:

  • Cada jogar irá jogar os dados e andar o número de casas indicadas pela sua soma.
  • Se o peão cair na base de uma escada, corta caminho, subindo até o seu topo.
  • Mas se, ao contrário, o peão parar em uma casa com a cabeça de uma cobra, ele é comido e, por isso, deverá descer até o seu rabo, muitas casas para baixo.

(Adaptado do site: http://alfabetizacaoecia.blogspot.com/2009/11/jogo-serpentes-e-escadas.html )

Oriente cada grupo em suas dúvidas. Ao final, relembre com os alunos as regras do jogo e pontue que esse jogo também integrará o livrinho que irão escrever.   

ATIVIDADE 2: ESTUDANDO OS TEXTOS INSTRUTIVOS

Objetivos:

  • Ler e compreender o texto instrucional do jogo “Colocando em ordem”

Digite as regras do primeiro jogo. Por meio da leitura e da análise desse texto, as crianças conhecerão as características desse gênero textual. Abaixo um exemplo: 

COLOCANDO EM ORDEM

COMO JOGAR:

  • REUNIR EM CÍRCULO.
  • RETIRAR OS SAPATOS E COLOCÁ-LOS EM SEU MEIO.
  • ESCOLHER UMA PESSOA PARA ORGANIZAR OS CINCO PRIMEIROS SAPATOS.
  • CADA CRIANÇA DEVERÁ, A SUA VEZ, CONTINUAR A FILA, OBEDECENDO A SEQUÊNCIA ORGANIZADA PELO PRIMEIRO JOGADOR.

Para explorar o texto, sugerimos os procedimentos:

a) Leitura.

Leia o texto para os alunos e pergunte:

  • Que texto é esse?
  • Para que ele serve?
  • O que ele ordena que os jogadores façam?
  • O texto contém todas as ordens necessárias para o jogo?

Registre no quadro as observações feitas pelos alunos. Ao final do debate, leia os apontamentos e explique para as crianças a definição do gênero instrução: texto que ordena e instrui como devemos agir em relação a alguma atividade, jogo etc.

b)    Localização de informações.

Leia as regras aleatoriamente e peça aos alunos que as localizem no texto, sublinhando-as.

c)   Localização de palavras.

Dite algumas palavras do texto e peça aos aprendizes que as circulem. Peça também que as separem em sílabas e contem quantas letras têm cada uma.

ATIVIDADE 3: CONSTRUINDO NOSSO LIVRINHO 

Objetivos:

  • Elaborar texto instrucional, observando o modo de organização desse gênero.             
  • Ler e compreender textos instrucionais   

3.1 Escrita e ilustração das instruções para cada jogo.

Nesta atividade, os alunos irão escrever textos cujo assunto é dominado por eles. Essa estratégia é importante para que avancem na habilidade de ler, reconhecendo a palavra globalmente.

Para elaboração de cada texto instrucional, sugerimos os procedimentos:

Distribua aos alunos uma folha de ofício pautada, com um espaço para numerar a página.

  • Peça que escolham o jogo que desejam registrar.
  • Solicite que relembrem o modo como ele é jogado e suas regras.
  • Produza, junto com os alunos, o texto instrucional. Durante a escrita, você pode questionar:  Qual o nome do jogo?  Qual a primeira regra que devemos saber?  Como podemos escrevê-la para que o outro entenda?   
  • Depois de registrar todas as regras no quadro, leia o texto para os alunos. Eles deverão verificar se a produção está completa.
  • Em seguida, a turma copiará o texto na folha oficio e numerará a página.
  • Ao final distribua outra folha, também com um espaço para numeração da página. Os alunos deverão ilustrar o texto produzido.

3.2 Construção do sumário 

Após a escrita e a ilustração de todas as regras, proponha aos alunos a elaboração de um sumário. Primeiramente, sugerimos que você explore a função desse texto em um livro didático ou de literatura. Peça aos alunos que abram na página do sumário, localizem onde está escrita essa palavra e as páginas em que se localizam os textos ou capítulos que ele indica.

Para produção do sumário, distribua uma folha de ofício aos alunos, também pautada. Entregue os textos e as ilustrações que já produziram.  Os aprendizes deverão verificar a página em que está localizado cada texto. Enquanto eles elaboram o sumário oralmente, você irá escrevê-lo no quadro. Em seguida, a turma deverá copiá-lo.   

3.3 Confecção da capa 

a) Exploração de uma capa de livro.

Para escrita da capa, sugerimos que você leve para sala de aula um livro e explore o modo de organização de sua capa. Você poderá orientar o debate pelas perguntas:

  • O que tem nesta capa?
  • Por que o nome do livro é escrito com letras grandes?
  • Onde se localiza o nome dos autores?
  • Por que são usadas ilustrações?

b) Elaboração da capa.

Distribua aos alunos uma folha de ofício e proponha-lhes a elaboração da capa do livro de jogos matemáticos. Para isso, terão que criar um nome para o livro. O nome eleito poderá ser escrito com letras de jornais. Em seguida, deverão fazer uma bonita ilustração e registrar o nome dos autores (toda a turma).

AGORA É SÓ VOCÊ ORGANIZAR O TRABALHO FEITO E ENCADERNÁ-LO. ESTÁ PRONTO O NOSSO LIVRINHO!

3.4 Leitura dos textos instrucionais do livro elaborado.   

Antes de distribuir o livro em diversas salas da escola, sugerimos que você utilize os textos produzidos para desenvolver as intervenções de leitura apresentadas na atividade 2 desta sequência didática.   

3.5 Divulgação do livro   

Agora é só divulgar os livros para as outras turmas. Sugerimos que em cada dia da semana, um aprendiz vá a uma determinada sala e entregue o livro para a referida professora. Para isso, poderão combinar e ensaiar o que deverão dizer. É importante contemplar as seguintes informações:

  • A turma escreveu um livro de jogos matemáticos.
  • Ele está sendo entregue para que as crianças de outras turmas possam ler as regras de cada jogo e jogá-lo.
Recursos Complementares

Sugerimos a leitura do texto: TEXTOS INSTRUCIONAIS – RECEITAS, MANUAIS, REGULAMENTOS E NORMAS, localizado no site: guaiba.ulbra.tche.br/pesquisas/2005/artigos/letras/71.pdf  

Avaliação

Para verificar se os alunos aprenderam a forma de organização e a função social dos textos instrucionais, sugerimos que você peça à turma que selecione uma brincadeira para a escrita de suas regras.

Outra possibilidade é entregar um texto instrucional e desenvolver as intervenções sugeridas na atividade 2 desta sequência.

Assim, você poderá perceber em que aspectos os alunos já avançaram e o que ainda precisa ser mais trabalhado.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
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  • Uma estrela 0/2 - 0%

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Opiniones

  • Aparecida Cardoso, Prefeitura Municipal de Jacareí , São Paulo - dijo:
    cidacar4@yahoo.com.br

    21/07/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a atividade era tudo o que eu precisava para minha sala de alfabetização,muito obrigada e parabéns.


  • Josiane Beraldo Ferrari, EMEIEF Deputado Laércio Corte , São Paulo - dijo:
    joberaldoferrari@hotmail.com

    09/02/2011

    Quatro estrelas

    amei os jogos, é sempre bom relembrar alguns que já aplicamos e observar as diferentes variações .Gostaria que me enviassem mais sugestões.


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