17/01/2011
Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
1. Compreender e diferenciar os conceitos básicos de publicidade e propaganda.
2. Conhecer os preceitos éticos da publicidade e propaganda.
3. Reconhecer em anúncios de TV, jornal, revista ou qualquer meio de mídia, as técnicas de publicidade e propaganda utilizadas para seduzir o consumidor e analisá-las segundo os princípios éticos e morais.
4. Participar de uma “Oficina Criativa” sobre anúncios publicitários.
É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética e que tenham noções básicas de leitura, interpretação, escrita e informática. Outro conhecimento importante é que saibam usar o dicionário para procurar o significado de palavras desconhecidas.
Inicie a aula perguntando aos alunos: Para vocês, o que é publicidade? E propaganda? Existem diferenças entre os dois conceitos? Se existem, quais são elas? Registre na lousa os conceitos e as diferenciações atribuídas a estas palavras pela turma.
Em seguida, apresente e explore com os alunos as imagens da campanha de combate à dengue, veiculadas pelo Ministério da Saúde e por uma empresa de inseticidas. Peça-lhes que digam qual das imagens representa uma publicidade e qual representa uma propaganda e desafie-os a apresentar argumentos que justifiquem as suas escolhas. Os argumentos colocados pelos alunos deverão ser registrados pelo professor, a fim de possibilitar análises posteriores, pois eles revelam ideias acerca destes conceitos.
Nesse momento, seria interessante fazer o registro quantitativo das opções dos alunos em relação a uma e outra imagem, a fim de construir gráficos ou tabelas referentes às escolhas feitas por eles. O professor da área de Matemática poderá também sugerir outros recursos/estratégias de organização dos resultados, além de propor às crianças desafios lógicos, situações-problema e operações matemáticas.
Imagem 1:
Fonte: http://blogcitario.blog.br/2009/03/diferenca-entre-publicidade-e-propaganda/
Imagem 2:
Fonte: http://www.linharaid.com.br/esquadrao_raid.htm
Na sequência, proponha à turma a realização de uma enquete na escola. Alunos organizados em duplas. Providencie uma cópia de cada imagem para as duplas que deverão apresentá-las a alunos e professores durante o recreio, solicitando que digam qual das imagens representa “Publicidade” e qual representa “Propaganda”, anotando as respostas em formulário próprio.
Professor, a palavra “enquete” significa sondagem de opinião, inquérito. Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=enquete Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (online).
Após a realização da enquete, os alunos deverão socializar com toda a turma as respostas obtidas, comparando-as com as opiniões dadas por eles anteriormente.
Dando continuidade, leia e discuta com os alunos o texto “História da Propaganda”, adaptado do sítio http://www.oocities.com/fsaarts7/histprop.html
História da Propaganda
A história da propaganda nada mais é que um capítulo da história do próprio homem em sua atividade econômica, social, política e cultural. Não se sabe exatamente quem criou e como surgiu a propaganda. A notícia que se tem é que a primeira propaganda foi realizada pela igreja católica, séculos atrás, para a expansão de sua doutrina. Acredita-se que a origem do termo “propaganda” se deu a partir daí.
A propaganda moderna surgiu com a evolução da humanidade nos últimos 500 anos, com os descobrimentos, o aumento populacional, a racionalização da agricultura, a concentração urbana, a acumulação de capital e mão-de-obra, a formação de grandes empresas e, finalmente, o domínio da técnica.
Todos esses fatores fizeram desencadear a Revolução Industrial e a consequente produção e consumo de bens e utilidades. Novas necessidades foram criadas com o surgimento das grandes concentrações populacionais, tornando o consumo ainda maior e o giro do dinheiro mais rápido, o que estimulou sobremaneira a produção.
Dessa forma, com o domínio da máquina e da energia, bens e utilidades puderam ser fabricados em grande escala e oferecidos a um número crescente de pessoas. Nesse contexto é que surgiram os meios de comunicação e a propaganda.
O consumidor deveria ser informado do lançamento de determinados produtos e serviços no mercado, bem como suas qualidades e vantagens e até mesmo ser induzido a preferir certo produto e não o de seus concorrentes. Dessa forma, fazia-se necessário buscar novos clientes e a comunicação precisava chegar até eles. Foi assim que a propaganda começou a ser feita efetivamente, comercialmente e evoluiu ao que se conhece hoje.
Prosseguindo, distribua para a turma o texto sugerido abaixo, que aborda os conceitos acerca da publicidade e propaganda. Faça uma leitura dialogada com os alunos e, ao final, promova uma discussão sobre as diferenças entre os dois conceitos (Professor, estes conceitos se mesclam e na maioria das vezes são utilizados como sinônimos, tornando uma tarefa complexa estabelecer a diferenciação entre eles).
Publicidade x Propaganda
Propaganda refere-se a “coisas que devem ser propagadas”. Assim, propaganda é entendida como ato de propagar, de divulgar princípios, ideias, conhecimentos, teorias, conceitos e valores. Para isso, ela lança mão dos meios de comunicação disponíveis na comunidade, tais como: televisão, rádio, cinema, jornais, revistas, outdoors, internet, dentre outras mídias.
A propaganda está presente em todos os setores da vida moderna e, de acordo com sua natureza, pode ser classificada como ideológica, política, eleitoral, governamental, institucional, corporativa, legal e religiosa.
Publicidade é a qualidade do que é público, do que é destinado ao povo, à coletividade. É definida como a arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o à ação.
A Publicidade é um conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes.
Publicidade está relacionada à promoção de produtos e serviços, estimulando a compra, cultivando a preferência pela marca do produto e neutralizando o avanço dos concorrentes. Engloba todas as formas de comunicação: merchandising, Marketing Direto, dentre outras.
Ambos os termos são usados e na maioria das vezes com os mesmos sentidos. O importante é o fato de comunicar. Transmitir a mensagem é o que interessa!
Fontes:
http://blogcitario.blog.br/2009/03/diferenca-entre-publicidade-e-propaganda/ Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda?
http://www.fortunecity.com/campus/study/42/publicxprop.htm Publicidade x Propaganda
Logo após, apresente novamente aos alunos as imagens referentes à campanha de combate à dengue. Pergunte a eles o que muda e o que permanece em relação às escolhas feitas e aos argumentos apresentados para justificá-las, tendo por base os textos lidos e as discussões realizadas. Se acontecerem mudanças significativas, sugira a eles que confeccionem outro gráfico, para possibilitar comparações com o gráfico anterior (Professor, de acordo com os conceitos atribuídos à publicidade e propaganda, quando o Governo Federal veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito da dengue, isso é propaganda. Se as empresas que vendem inseticidas que combatem o mosquito da dengue fazem o mesmo, é publicidade, pois visa difundir a marca do produto no mercado, despertar o desejo de compra e obter lucros com o aumento de vendas).
Para finalizar a atividade, exiba aos alunos o vídeo "Propagandas – 2010" produzido pela ABAP - Advanced Business Application Programming - e pela ABA - Associação Brasileira de Anunciantes -, editado no link http://www.youtube.com/watch?v=Eyr_m2U6tbY
Professor, o vídeo apresenta aspectos relevantes sobre a importância da propaganda. Na verdade, de forma inteligente, criativa e sutil, ele faz a propaganda da “Propaganda”. Durante a exibição, estimule os alunos a perceber as técnicas e estratégias da publicidade/propaganda utilizadas para convencer e persuadir o consumidor, o poder “apelativo” e de sedução das expressões de linguagem, das imagens, das cores, dentre outros.
Para esta atividade, distribua aos alunos uma cópia dos artigos do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, para que eles possam conhecer os preceitos básicos que definem a ética da publicidade e da propaganda. Faça a leitura de um artigo por vez, incentivando os alunos a dizer o que compreenderam e a apresentar exemplos do cotidiano acerca do respeito ou do desrespeito aos princípios éticos e morais relativos à publicidade/propaganda.
Artigo 1º
Todo anúncio deve ser respeitador e conformar-se às leis do país; deve, ainda, ser honesto e verdadeiro.
Artigo 2º
Todo anúncio deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar, de forma depreciativa, diferenciações sociais decorrentes do maior ou menor poder aquisitivo dos grupos a que se destina ou que possa eventualmente atingir.
Artigo 3º
Todo anúncio deve ter presente a responsabilidade do Anunciante, da Agência de Publicidade e do Veículo de Divulgação junto ao Consumidor.
Artigo 4º
Todo anúncio deve respeitar os princípios de leal concorrência geralmente aceitos no mundo dos negócios.
Artigo 5º
Nenhum anúncio deve denegrir a atividade publicitária ou desmerecer a confiança do público nos serviços que a publicidade presta à economia como um todo e ao público em particular.
Artigo 6º
Toda publicidade deve estar em consonância com os objetivos do desenvolvimento econômico, da educação e da cultura nacionais.
Artigo 7º
De vez que a publicidade exerce forte influência de ordem cultural sobre grandes massas da população, este Código recomenda que os anúncios sejam criados e produzidos por Agências e Profissionais sediados no país - salvo impossibilidade devidamente comprovada e, ainda, que toda publicidade seja agenciada por empresa aqui estabelecida.
Fonte: http://www.conar.org.br/html/codigos/todos%20os%20capitulos.htm
Na sequência, exiba aos alunos o vídeo “Ética na Propaganda” editado no link http://www.youtube.com/watch?v=INuyIRN6Vi4&NR=1
Converse com os alunos sobre os resultados da enquete apresentada no vídeo e peça a eles que se posicionem em relação às questões colocadas: crença sobre a ética na propaganda, utilização de técnicas abusivas na publicidade/propaganda, pessoas que foram vítimas de propaganda enganosa e possibilidade da sociedade atual viver sem o uso da propaganda.
Dando prosseguimento, proponha às crianças que selecionem anúncios de publicidade e propaganda veiculados em jornais, revistas, rádio, TV, internet, recortando-os, reproduzindo-os ou registrando-os em seus cadernos e analisando-os segundo os artigos do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
Professor, disponibilize para a turma alguns sítios de vídeos para que eles possam ampliar os recursos de pesquisa. Outros vídeos poderão ser pesquisados no Laboratório de Informática da escola, com a colaboração do professor responsável por este setor.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=h6peGlNia60&feature=related Propaganda Mon Bijou (Antes da censura)
http://www.youtube.com/watch?v=dYDt5kNw8As&feature=related Mon Bijou – com capuz (Depois da censura)
http://www.youtube.com/watch?v=k-WGAX1PqU0 Propaganda - Coca-Cola x Pepsi (Proibida!)
http://www.youtube.com/watch?v=Rnd8FupwC9g&NR=1 Coca x Guaraná
http://www.youtube.com/watch?v=-r5eZ6cPSFE&NR=1 Excelente Propaganda
http://www.youtube.com/watch?v=GK0aE49Fye8 Propaganda para crianças
http://www.youtube.com/watch?v=IgQI8WPgjHc&NR=1&feature=fvwp A evolução do consumidor infantil
http://www.youtube.com/watch?v=ZO-kN0h3sFA&feature=related Diga não a propaganda abusiva – CONAR
Organizados em grupos, os alunos deverão socializar entre si os diversos materiais pesquisados e, com a colaboração do professor, poderão escolher dentre eles, os que consideram mais ilustrativos para serem analisados.
A fim de exemplificar a tarefa proposta aos alunos, realize com eles a análise do vídeo “Propaganda para crianças” editado no link http://www.youtube.com/watch?v=GK0aE49Fye8 que traz a reportagem sobre o anúncio de uma propaganda dirigida ao público infantil.
Após assistirem ao primeiro minuto do vídeo, interrompa a apresentação e pergunte aos alunos: O que levou a criança da reportagem a desejar a boneca? O que foi anunciado na propaganda pode ser encontrado de fato no produto? Em relação ao caso mostrado, quais os artigos do Código não estão sendo respeitados?
Releia com a turma o Artigo 1º do Código. Em seguida, pergunte aos alunos se o anúncio publicitário da boneca foi honesto e verdadeiro. Diga-lhes que, como isto não aconteceu, podemos dizer que o Artigo 1º do Código foi desrespeitado. Siga o mesmo procedimento de análise em relação aos demais artigos. Informe aos alunos que caso sejam vítimas de propagandas enganosas e abusivas, eles poderão fazer suas denúncias no PROCON - Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor - de sua cidade.
Na sequência, os grupos deverão proceder à análise dos anúncios pesquisados e selecionados. Ao final, farão as apresentações de seus trabalhos para toda a classe. Incentive a turma a comentar e a fazer apreciações sobre a produção de cada grupo. Aproveite este momento para refletir com os alunos sobre a importância de respeitar os princípios éticos e morais da publicidade/propaganda.
Professor, criar um anúncio publicitário é uma tarefa que exige técnica, arte, imaginação, criatividade e muita ousadia! Proponha aos alunos a realização de uma “Oficina Criativa” sobre anúncios publicitários relativos ao lançamento de um produto essencial para todos os consumidores.
Alunos organizados em grupos. Distribua para os grupos o texto sugerido abaixo e faça uma leitura dialogada do mesmo com os alunos, procurando esclarecer as dúvidas apresentadas por eles.
Texto:
Estrutura de Anúncios Publicitários:
Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado.
Corpo do texto - Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.
Identificação do produto ou marca - Funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo: “TIM - Viver sem Fronteiras”.
Fonte: http://www.brasilescola.com/redacao/anuncio-publicitario.htm Anúncio Publicitário
Em seguida, peça aos alunos que leiam as descrições abaixo relativas ao produto a ser criado, registradas na lousa pelo professor. Diga-lhes que além da criação do anúncio publicitário, os grupos deverão criar uma imagem do produto!
Descrições do Produto:
1º: É um produto essencial para todos os consumidores.
2º: É um produto que tem demanda garantida de 6 bilhões de consumidores em toda a face da terra.
3º: É um produto com grande valor agregado e muita inteligência aplicada.
4º: Um produto que é considerado nobre em todo o mercado mundial.
5º: É único e não tem concorrência.
Fonte: http://www.redactor.com.br/downloads/artigos/23.pdf
Dando prosseguimento, disponibilize para os grupos materiais impressos, tais como: jornais, revistas variadas, panfletos de propagandas, dentre outros e materiais para expressão artística, como: papéis de diferentes cores e texturas, tintas coloridas, canetinhas hidrocor, lápis de cor e outros.
Convide os professores de Língua Portuguesa e Artes para participar da Oficina Criativa, sugerindo aos alunos recursos e estratégias durante todo o processo criativo!
No encerramento da Oficina, cada grupo deverá ler o anúncio publicitário e apresentar a imagem construída do produto, para toda a turma. Ao final, os alunos deverão construir um painel bem criativo com todas as imagens e anúncios produzidos por eles.
Fonte: http://www.ahopefulmadness.com/show-image/678867/Jose-Francisco-Borges/Feira-do-Troca-Troca.jpg
Sugira aos alunos a realização de uma “Feira do Troca-Troca” em sala de aula. Esta poderá ser uma atividade muito divertida!
Para participar da feira, é preciso que os alunos queiram se desfazer de objetos que não lhes servem ou que não lhes interessam mais, tais como: brinquedos, calçados, roupas, acessórios, CDs, gibis, livros, dentre outros. É preciso ainda que os objetos estejam em bom estado de conservação.
Peça aos alunos que criem um anúncio publicitário sobre o objeto escolhido por eles para levar à feira. Sem o anúncio, não tem como participar da Feira do Troca-Troca!
Para a criação do anúncio, as crianças deverão respeitar os preceitos básicos que definem a ética da publicidade e da propaganda, garantidos nos artigos do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Não vale fazer propaganda enganosa e abusiva do “produto”!
Retome com as crianças o texto lido e discutido durante a realização da Oficina: Estrutura de Anúncios Publicitários. Aproveite para reforçar a ideia de que o anúncio publicitário é um texto de convencimento, criado para persuadir e seduzir os consumidores. Diga aos alunos que em seus anúncios, eles deverão ressaltar as qualidades e benefícios do “produto” a ser trocado, despertando nos colegas o desejo e o interesse por ele, de forma ética e responsável!
Ao final, promova uma discussão com toda a turma sobre como foi participar da feira, o que sentiram, o que perceberam e o que aprenderam com esta atividade. Caso a avaliação tenha sido positiva, sugira aos alunos que proponham e organizem uma “Feira do Troca-Troca” envolvendo toda a comunidade escolar. Para concretização da proposta, a campanha de publicidade e propaganda da feira deverá ser feita por eles!
Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de informações/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para ser utilizado com os alunos durante o desenvolvimento da aula:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dezembro/dia-mundial-da-propaganda.php Dia Mundial da Propaganda
http://www.artigonal.com/design-grafico-artigos/publicidade-o-que-e-isto-532825.html Publicidade, O Que É Isto?
http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/politica/46182--senado-debate-polemica-sobre-publicidade-de-alimentos-para-criancas Senado debate polêmica sobre publicidade de alimentos para crianças (Publicada em 07/12/2010)
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/333-4.pdf O gênero textual anúncio publicitário: análise de sua implantação em sala de aula
http://www.ufsm.br/lec/01_02/DioniL.htm O TEXTO PUBLICITÁRIO EM SALA DE AULA: MAIS UMA OPÇÃO DE LEITURA
http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem16/COLE_355.pdf Intertextualidade Intergêneros na Publicidade
http://www.youtube.com/watch?v=tyUCLnDVj_Q O que é Publicidade e Propaganda?
http://historiadapublicidade.blogspot.com/2008/03/anos-dourados-da-propaganda-na-tv.html História da Publicidade e Anúncios Antigos – Anos Dourados da Propaganda na TV
http://www.youtube.com/watch?v=5YUJTKxWhZM&feature=fvw Ética na Publicidade
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.
Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de ler e interpretar textos; fazer pesquisas; conhecer e diferenciar os conceitos básicos de publicidade e propaganda; reconhecer em anúncios publicitários os preceitos éticos da publicidade e propaganda; participar ativamente da “Oficina Criativa”, criando anúncios publicitários e imagens do produto anunciado; construir um painel de sala com as produções da Oficina; participar da organização e realização da Feira do Troca-Troca, produzindo anúncios que respeitem os princípios éticos e morais da propaganda.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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02/06/2013
Cinco estrelasExcelente material...
16/03/2011
Quatro estrelasmuito bom