Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ética, Publicidade e Propaganda: Respeito é o que interessa!

 

17/01/2011

Autor y Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Compreender e diferenciar os conceitos básicos de publicidade e propaganda.

2. Conhecer os preceitos éticos da publicidade e propaganda.

3. Reconhecer em anúncios de TV, jornal, revista ou qualquer meio de mídia, as técnicas de publicidade e propaganda utilizadas para seduzir o consumidor e analisá-las segundo os princípios éticos e morais.

 4. Participar de uma “Oficina Criativa” sobre anúncios publicitários.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética e que tenham noções básicas de leitura, interpretação, escrita e informática. Outro conhecimento importante é que saibam usar o dicionário para procurar o significado de palavras desconhecidas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:   

O QUE É PUBLICIDADE? E PROPAGANDA?   

Inicie a aula perguntando aos alunos: Para vocês, o que é publicidade? E propaganda? Existem diferenças entre os dois conceitos? Se existem, quais são elas? Registre na lousa os conceitos e as diferenciações atribuídas a estas palavras pela turma.   

Em seguida, apresente e explore com os alunos as imagens da campanha de combate à dengue, veiculadas pelo Ministério da Saúde e por uma empresa de inseticidas. Peça-lhes que digam qual das imagens representa uma publicidade e qual representa uma propaganda e desafie-os a apresentar argumentos que justifiquem as suas escolhas. Os argumentos colocados pelos alunos deverão ser registrados pelo professor, a fim de possibilitar análises posteriores, pois eles revelam ideias acerca destes conceitos.  

Nesse momento, seria interessante fazer o registro quantitativo das opções dos alunos em relação a uma e outra imagem, a fim de construir gráficos ou tabelas referentes às escolhas feitas por eles. O professor da área de Matemática poderá também sugerir outros recursos/estratégias de organização dos resultados, além de propor às crianças desafios lógicos, situações-problema e operações matemáticas.   

Imagem 1:   

Fonte: http://blogcitario.blog.br/2009/03/diferenca-entre-publicidade-e-propaganda/ 

Imagem 2:   

Fonte: http://www.linharaid.com.br/esquadrao_raid.htm    

Na sequência, proponha à turma a realização de uma enquete na escola. Alunos organizados em duplas. Providencie uma cópia de cada imagem para as duplas que deverão apresentá-las a alunos e professores durante o recreio, solicitando que digam qual das imagens representa “Publicidade” e qual representa “Propaganda”, anotando as respostas em formulário próprio.   

Professor, a palavra “enquete” significa sondagem de opinião, inquérito. Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=enquete Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (online).   

Após a realização da enquete, os alunos deverão socializar com toda a turma as respostas obtidas, comparando-as com as opiniões dadas por eles anteriormente.   

Dando continuidade, leia e discuta com os alunos o texto “História da Propaganda”, adaptado do sítio http://www.oocities.com/fsaarts7/histprop.html

História da Propaganda   

A história da propaganda nada mais é que um capítulo da história do próprio homem em sua atividade econômica, social, política e cultural. Não se sabe exatamente quem criou e como surgiu a propaganda. A notícia que se tem é que a primeira propaganda foi realizada pela igreja católica, séculos atrás, para a expansão de sua doutrina. Acredita-se que a origem do termo “propaganda” se deu a partir daí.   

A propaganda moderna surgiu com a evolução da humanidade nos últimos 500 anos, com os descobrimentos, o aumento populacional, a racionalização da agricultura, a concentração urbana, a acumulação de capital e mão-de-obra, a formação de grandes empresas e, finalmente, o domínio da técnica.   

Todos esses fatores fizeram desencadear a Revolução Industrial e a consequente produção e consumo de bens e utilidades. Novas necessidades foram criadas com o surgimento das grandes concentrações populacionais, tornando o consumo ainda maior e o giro do dinheiro mais rápido, o que estimulou sobremaneira a produção.   

Dessa forma, com o domínio da máquina e da energia, bens e utilidades puderam ser fabricados em grande escala e oferecidos a um número crescente de pessoas. Nesse contexto é que surgiram os meios de comunicação e a propaganda.   

O consumidor deveria ser informado do lançamento de determinados produtos e serviços no mercado, bem como suas qualidades e vantagens e até mesmo ser induzido a preferir certo produto e não o de seus concorrentes. Dessa forma, fazia-se necessário buscar novos clientes e a comunicação precisava chegar até eles. Foi assim que a propaganda começou a ser feita efetivamente, comercialmente e evoluiu ao que se conhece hoje.  

Prosseguindo, distribua para a turma o texto sugerido abaixo, que aborda os conceitos acerca da publicidade e propaganda. Faça uma leitura dialogada com os alunos e, ao final, promova uma discussão sobre as diferenças entre os dois conceitos (Professor, estes conceitos se mesclam e na maioria das vezes são utilizados como sinônimos, tornando uma tarefa complexa estabelecer a diferenciação entre eles).

Publicidade x Propaganda   

Propaganda refere-se a “coisas que devem ser propagadas”. Assim, propaganda é entendida como ato de propagar, de divulgar princípios, ideias, conhecimentos, teorias, conceitos e valores. Para isso, ela lança mão dos meios de comunicação disponíveis na comunidade, tais como: televisão, rádio, cinema, jornais, revistas, outdoors, internet, dentre outras mídias.   

A propaganda está presente em todos os setores da vida moderna e, de acordo com sua natureza, pode ser classificada como ideológica, política, eleitoral, governamental, institucional, corporativa, legal e religiosa.   

Publicidade é a qualidade do que é público, do que é destinado ao povo, à coletividade. É definida como a arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o à ação.   

A Publicidade é um conjunto de técnicas de ação coletiva, utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial, conquistando, aumentando ou mantendo clientes.   

Publicidade está relacionada à promoção de produtos e serviços, estimulando a compra, cultivando a preferência pela marca do produto e neutralizando o avanço dos concorrentes. Engloba todas as formas de comunicação: merchandising, Marketing Direto, dentre outras.   

Ambos os termos são usados e na maioria das vezes com os mesmos sentidos. O importante é o fato de comunicar. Transmitir a mensagem é o que interessa!   

Fontes:  

http://blogcitario.blog.br/2009/03/diferenca-entre-publicidade-e-propaganda/ Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda? 

http://www.fortunecity.com/campus/study/42/publicxprop.htm  Publicidade x Propaganda 

Logo após, apresente novamente aos alunos as imagens referentes à campanha de combate à dengue. Pergunte a eles o que muda e o que permanece em relação às escolhas feitas e aos argumentos apresentados para justificá-las, tendo por base os textos lidos e as discussões realizadas. Se acontecerem mudanças significativas, sugira a eles que confeccionem outro gráfico, para possibilitar comparações com o gráfico anterior (Professor, de acordo com os conceitos atribuídos à publicidade e propaganda, quando o Governo Federal veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito da dengue, isso é propaganda. Se as empresas que vendem inseticidas que combatem o mosquito da dengue fazem o mesmo, é publicidade, pois visa difundir a marca do produto no mercado, despertar o desejo de compra e obter lucros com o aumento de vendas).   

Para finalizar a atividade, exiba aos alunos o vídeo "Propagandas – 2010" produzido pela ABAP - Advanced Business Application Programming - e pela ABA - Associação Brasileira de Anunciantes -, editado no link http://www.youtube.com/watch?v=Eyr_m2U6tbY   

Professor, o vídeo apresenta aspectos relevantes sobre a importância da propaganda. Na verdade, de forma inteligente, criativa e sutil, ele faz a propaganda da “Propaganda”. Durante a exibição, estimule os alunos a perceber as técnicas e estratégias da publicidade/propaganda utilizadas para convencer e persuadir o consumidor, o poder “apelativo” e de sedução das expressões de linguagem, das imagens, das cores, dentre outros.    

Atividade 2:   

CONHECENDO OS PRECEITOS ÉTICOS DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA   

Para esta atividade, distribua aos alunos uma cópia dos artigos do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, para que eles possam conhecer os preceitos básicos que definem a ética da publicidade e da propaganda. Faça a leitura de um artigo por vez, incentivando os alunos a dizer o que compreenderam e a apresentar exemplos do cotidiano acerca do respeito ou do desrespeito aos princípios éticos e morais relativos à publicidade/propaganda.   

Artigo 1º

Todo anúncio deve ser respeitador e conformar-se às leis do país; deve, ainda, ser honesto e verdadeiro.

Artigo 2º

Todo anúncio deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar, de forma depreciativa, diferenciações sociais decorrentes do maior ou menor poder aquisitivo dos grupos a que se destina ou que possa eventualmente atingir.

Artigo 3º

Todo anúncio deve ter presente a responsabilidade do Anunciante, da Agência de Publicidade e do Veículo de Divulgação junto ao Consumidor.

Artigo 4º 

Todo anúncio deve respeitar os princípios de leal concorrência geralmente aceitos no mundo dos negócios.

Artigo 5º

Nenhum anúncio deve denegrir a atividade publicitária ou desmerecer a confiança do público nos serviços que a publicidade presta à economia como um todo e ao público em particular.

Artigo 6º

Toda publicidade deve estar em consonância com os objetivos do desenvolvimento econômico, da educação e da cultura nacionais.

Artigo 7º

De vez que a publicidade exerce forte influência de ordem cultural sobre grandes massas da população, este Código recomenda que os anúncios sejam criados e produzidos por Agências e Profissionais sediados no país - salvo impossibilidade devidamente comprovada e, ainda, que toda publicidade seja agenciada por empresa aqui estabelecida.

Fonte: http://www.conar.org.br/html/codigos/todos%20os%20capitulos.htm

Na sequência, exiba aos alunos o vídeo “Ética na Propaganda” editado no link http://www.youtube.com/watch?v=INuyIRN6Vi4&NR=1   

Converse com os alunos sobre os resultados da enquete apresentada no vídeo e peça a eles que se posicionem em relação às questões colocadas: crença sobre a ética na propaganda, utilização de técnicas abusivas na publicidade/propaganda, pessoas que foram vítimas de propaganda enganosa e possibilidade da sociedade atual viver sem o uso da propaganda.   

ANALISANDO ANÚNCIOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA!   

Dando prosseguimento, proponha às crianças que selecionem anúncios de publicidade e propaganda veiculados em jornais, revistas, rádio, TV, internet, recortando-os, reproduzindo-os ou registrando-os em seus cadernos e analisando-os segundo os artigos do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.  

Professor, disponibilize para a turma alguns sítios de vídeos para que eles possam ampliar os recursos de pesquisa. Outros vídeos poderão ser pesquisados no Laboratório de Informática da escola, com a colaboração do professor responsável por este setor.  

Sugestão de vídeos: 

http://www.youtube.com/watch?v=h6peGlNia60&feature=related   Propaganda Mon Bijou (Antes da censura)

http://www.youtube.com/watch?v=dYDt5kNw8As&feature=related   Mon Bijou – com capuz (Depois da censura)

http://www.youtube.com/watch?v=k-WGAX1PqU0   Propaganda - Coca-Cola x Pepsi (Proibida!)

http://www.youtube.com/watch?v=Rnd8FupwC9g&NR=1   Coca x Guaraná 

http://www.youtube.com/watch?v=-r5eZ6cPSFE&NR=1   Excelente Propaganda

http://www.youtube.com/watch?v=GK0aE49Fye8   Propaganda para crianças 

http://www.youtube.com/watch?v=IgQI8WPgjHc&NR=1&feature=fvwp   A evolução do consumidor infantil 

http://www.youtube.com/watch?v=ZO-kN0h3sFA&feature=related   Diga não a propaganda abusiva – CONAR

Organizados em grupos, os alunos deverão socializar entre si os diversos materiais pesquisados e, com a colaboração do professor, poderão escolher dentre eles, os que consideram mais ilustrativos para serem analisados.   

A fim de exemplificar a tarefa proposta aos alunos, realize com eles a análise do vídeo “Propaganda para crianças” editado no link http://www.youtube.com/watch?v=GK0aE49Fye8 que traz a reportagem sobre o anúncio de uma propaganda dirigida ao público infantil.    

Após assistirem ao primeiro minuto do vídeo, interrompa a apresentação e pergunte aos alunos: O que levou a criança da reportagem a desejar a boneca? O que foi anunciado na propaganda pode ser encontrado de fato no produto? Em relação ao caso mostrado, quais os artigos do Código não estão sendo respeitados?   

Releia com a turma o Artigo 1º do Código. Em seguida, pergunte aos alunos se o anúncio publicitário da boneca foi honesto e verdadeiro. Diga-lhes que, como isto não aconteceu, podemos dizer que o Artigo 1º do Código foi desrespeitado. Siga o mesmo procedimento de análise em relação aos demais artigos. Informe aos alunos que caso sejam vítimas de propagandas enganosas e abusivas, eles poderão fazer suas denúncias no PROCON - Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor - de sua cidade.   

Na sequência, os grupos deverão proceder à análise dos anúncios pesquisados e selecionados. Ao final, farão as apresentações de seus trabalhos para toda a classe. Incentive a turma a comentar e a fazer apreciações sobre a produção de cada grupo. Aproveite este momento para refletir com os alunos sobre a importância de respeitar os princípios éticos e morais da publicidade/propaganda.

Atividade 3:   

OFICINA CRIATIVA!   

Professor, criar um anúncio publicitário é uma tarefa que exige técnica, arte, imaginação, criatividade e muita ousadia! Proponha aos alunos a realização de uma “Oficina Criativa” sobre anúncios publicitários relativos ao lançamento de um produto essencial para todos os consumidores.   

Alunos organizados em grupos. Distribua para os grupos o texto sugerido abaixo e faça uma leitura dialogada do mesmo com os alunos, procurando esclarecer as dúvidas apresentadas por eles. 

Texto:   

Estrutura de Anúncios Publicitários:   

Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.

Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado.   

Corpo do texto - Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.   

Identificação do produto ou marca - Funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo: “TIM - Viver sem Fronteiras”.

Fonte: http://www.brasilescola.com/redacao/anuncio-publicitario.htm  Anúncio Publicitário               

Em seguida, peça aos alunos que leiam as descrições abaixo relativas ao produto a ser criado, registradas na lousa pelo professor. Diga-lhes que além da criação do anúncio publicitário, os grupos deverão criar uma imagem do produto!   

Descrições do Produto:   

1º: É um produto essencial para todos os consumidores.   

2º: É um produto que tem demanda garantida de 6 bilhões de consumidores em toda a face da terra.   

3º: É um produto com grande valor agregado e muita inteligência aplicada.   

4º: Um produto que é considerado nobre em todo o mercado mundial.   

5º: É único e não tem concorrência.   

Fonte: http://www.redactor.com.br/downloads/artigos/23.pdf 

Dando prosseguimento, disponibilize para os grupos materiais impressos, tais como: jornais, revistas variadas, panfletos de propagandas, dentre outros e materiais para expressão artística, como: papéis de diferentes cores e texturas, tintas coloridas, canetinhas hidrocor, lápis de cor e outros.   

Convide os professores de Língua Portuguesa e Artes para participar da Oficina Criativa, sugerindo aos alunos recursos e estratégias durante todo o processo criativo!   

No encerramento da Oficina, cada grupo deverá ler o anúncio publicitário e apresentar a imagem construída do produto, para toda a turma. Ao final, os alunos deverão construir um painel bem criativo com todas as imagens e anúncios produzidos por eles.   

FEIRA DO TROCA-TROCA!   

Fonte: http://www.ahopefulmadness.com/show-image/678867/Jose-Francisco-Borges/Feira-do-Troca-Troca.jpg    

Sugira aos alunos a realização de uma “Feira do Troca-Troca” em sala de aula. Esta poderá ser uma atividade muito divertida!   

Para participar da feira, é preciso que os alunos queiram se desfazer de objetos que não lhes servem ou que não lhes interessam mais, tais como: brinquedos, calçados, roupas, acessórios, CDs, gibis, livros, dentre outros. É preciso ainda que os objetos estejam em bom estado de conservação.     

Peça aos alunos que criem um anúncio publicitário sobre o objeto escolhido por eles para levar à feira. Sem o anúncio, não tem como participar da Feira do Troca-Troca!   

Para a criação do anúncio, as crianças deverão respeitar os preceitos básicos que definem a ética da publicidade e da propaganda, garantidos nos artigos do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Não vale fazer propaganda enganosa e abusiva do “produto”!   

Retome com as crianças o texto lido e discutido durante a realização da Oficina: Estrutura de Anúncios Publicitários. Aproveite para reforçar a ideia de que o anúncio publicitário é um texto de convencimento, criado para persuadir e seduzir os consumidores. Diga aos alunos que em seus anúncios, eles deverão ressaltar as qualidades e benefícios do “produto” a ser trocado, despertando nos colegas o desejo e o interesse por ele, de forma ética e responsável!

Ao final, promova uma discussão com toda a turma sobre como foi participar da feira, o que sentiram, o que perceberam e o que aprenderam com esta atividade. Caso a avaliação tenha sido positiva, sugira aos alunos que proponham e organizem uma “Feira do Troca-Troca” envolvendo toda a comunidade escolar. Para concretização da proposta, a campanha de publicidade e propaganda da feira deverá ser feita por eles! 

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de informações/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para ser utilizado com os alunos durante o desenvolvimento da aula:    

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dezembro/dia-mundial-da-propaganda.php  Dia Mundial da Propaganda    

http://www.artigonal.com/design-grafico-artigos/publicidade-o-que-e-isto-532825.html  Publicidade, O Que É Isto?  

http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/politica/46182--senado-debate-polemica-sobre-publicidade-de-alimentos-para-criancas  Senado debate polêmica sobre publicidade de alimentos para crianças (Publicada em 07/12/2010)  

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/333-4.pdf  O gênero textual anúncio publicitário: análise de sua implantação em sala de aula    

http://www.ufsm.br/lec/01_02/DioniL.htm O TEXTO PUBLICITÁRIO EM SALA DE AULA: MAIS UMA OPÇÃO DE LEITURA  

http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem16/COLE_355.pdf  Intertextualidade Intergêneros na Publicidade  

http://www.youtube.com/watch?v=tyUCLnDVj_Q  O que é Publicidade e Propaganda?   

http://historiadapublicidade.blogspot.com/2008/03/anos-dourados-da-propaganda-na-tv.html  História da Publicidade e Anúncios Antigos – Anos Dourados da Propaganda na TV  

http://www.youtube.com/watch?v=5YUJTKxWhZM&feature=fvw  Ética na Publicidade 

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.   

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.      

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de ler e interpretar textos; fazer pesquisas; conhecer e diferenciar os conceitos básicos de publicidade e propaganda; reconhecer em anúncios publicitários os preceitos éticos da publicidade e propaganda; participar ativamente da “Oficina Criativa”, criando anúncios publicitários e imagens do produto anunciado; construir um painel de sala com as produções da Oficina; participar da organização e realização da Feira do Troca-Troca, produzindo anúncios que respeitem os princípios éticos e morais da propaganda.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.