14/01/2011
Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Não há necessidade de ter conhecimentos prévios.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Sugerimos que, estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor lhes apresente o vídeo "Poeira nas Estrelas – A Infância Violenta da Terra”, com duração de 09 minutos e 10 segundos, conforme o link abaixo. O vídeo versa sobre uma das teorias sobre o surgimento da Lua – de que a Lua é filha da Terra.
Link do vídeo “Poeira nas Estrelas – A Infância Violenta da Terra”
http://www.youtube.com/watch?v=4XwLtY-NtRs Acessado em: 02 Dezembro de 2010.
Figura 1: Poeira nas Estrelas – “A Infância Violenta da Terra”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Com o intuito de discutir com os alunos do que a Lua é formada e como ela surgiu, o professor, após a apresentação do vídeo, deverá promover uma conversa sobre o conteúdo deste (do vídeo). Desse modo, o professor poderá utilizar o roteiro disponível abaixo:
Roteiro de Discussão
É importante que o professor medie e supervisione este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam.
Em seguida, o professor deverá dizer que o tema da aula é “Para que serve a Lua e de onde ela veio”.
Atividade 1
Dando prosseguimento à aula, os alunos (em duplas) deverão escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa sobre a Lua a ser feita na Internet, bem como em livros e revistas.
Temas para a pesquisa
Abaixo seguem sugestões de sites para a realização da pesquisa. É importante, que cada dupla pesquise figuras para que possam ser adicionadas em um painel.
Sugestão de sites para a pesquisa:
http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/lua.htm (Fig.2)
http://www.brasilescola.com/geografia/lua.htm
http://www.observatorio.ufmg.br/pas14.htm
http://arquivoconfidencial.blogspot.com/2006/01/1969-o-homem-pisou-na-lua.html
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/chegada+do+homem+a+lua+completa+40+anos/n1237629140694.html
http://www.mamutemidia.com.br/alua/default.asp
http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua.htm
http://cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/terra.html
http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/docs_expo/TerraLua.pdf
http://www.zoologia.ufam.edu.br/Aulas%20Invertebrados/FormacaoTerra.pdf
Figura 2: Site do Canal Kids sobre Astronomia
Atividade 2
Neste momento, de forma a socializar as informações das pesquisas efetuadas, as duplas deverão se juntar, formando um grupo com quatro integrantes. É importante que os temas trabalhados pelas duplas tenham sido distintos, de forma a promover a socialização das informações de suas pesquisas. Após discutirem sobre as informações das pesquisas realizadas, anotando em uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destas, os grupos deverão apresentar a todos da sala de aula as informações destas.
Após isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.
Atividade 3
Neste momento, o professor deverá pedir para que eles explorem o software “O sol, a terra e a lua”, conforme postado abaixo. O referido recurso possibilita que os alunos possam compreender o conceito de fases da Lua e de Sistema Solar.
Link do Recurso “O sol, a terra e a lua”no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE):
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10213 Acessado em: 02 Dezembro de 2010.
Observações:
1) Para exploração do recurso, sugerimos que os alunos - em grupos - se organizem de forma que cada dois alunos utilize um computador.
2) Mesmo estando em duplas, é importante que todos os alunos possam ter a oportunidade de explorar o recurso e que venham a ter um tempo razoável para isto.
Inicialmente será visualizado pelos alunos uma tela que mostra os conteúdos disponíveis no software (Fig.3), os quais são: Os movimentos da Terra, As Estações do Ano, As Fases Lunares e os Eclipses.
Figura 3:Tela Inicial
Para iniciar a exploração do recurso, oriente os alunos a “clicarem” em “As Fases da Lua” (Fig.3). Em seguida, os alunos deverão clicar no menu “Avançar”, na parte inferior do software, para iniciar as atividades.
Figura 4: Conteúdo “Fases da Lua”
Os alunos deverão realizar uma leitura sobre o conteúdo “Fases da Lua” disponíveis no software.
Em seguida, os alunos deverão clicar no ícone “Exercícios” na parte superior do software (Fig.5) .
Figura 5: Exercícios
Feito isso, cada dupla deverá clicar no ícone “Fases Lunares – O Jogo” (Fig.6)..
Figura 6: Fases Lunares – O Jogo
Em seguida, os alunos deverão clicar em cima do planeta Terra e depois em “Tutorial” (Fig. 7) para que possam saber os comandos do jogo.
Figura 7: Tela Tutorial
Finalmente, os alunos poderão clicar em “jogar” e cada dupla deverá, por meio desta atividade, verificar os conhecimentos que foram adquiridos durante a aula sobre a Lua e as Fases Lunares.
Observação
Permita com que os alunos interajam com o recurso durante um determinado tempo - sugerimos, no máximo, quinze (15) minutos para isto.
Atividade 4
Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar cartazes para sistematizar o conhecimento adquirido através das atividades realizadas. Os cartazes deverão conter textos explicativos e figuras (os alunos poderão fazer desenhos, ou imprimir figuras da Internet). Para isso, sugerimos que os alunos utilizem as informações dos resultados das pesquisas e das discussões desenvolvidas durante a aula. Feito isso, cada grupo deverá expor os cartazes em um local que seja acesso por todos da escola, para que as informações possam ser socializadas.
Sugestão de atividade
O professor poderá propor que cada grupo leia e discuta a letra da música “Lua” (Fig.8), conforme o link abaixo.
Link da música “Lua”
http://letras.terra.com.br/mpb4/47527/ Acessado em: 02 Dezembro de 2010
Figura 8: Letra da música “Lua”
Sugestão:
O professor poderá imprimir a letra da música e disponibilizar um exemplar para cada aluno, permitindo, assim, uma maior autonomia no momento da leitura e discussão.
Com o objetivo de nortear este momento a leitura da letra da música, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de leitura e discussão:
Os links abaixo se referem à Lua:
http://cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte3a.html
http://noticias.naftalinatech.com/2010/03/voce-sabe-o-que-e-lua-em-perigeu-e-em.html
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam que a importância da Lua para as formas de vida no Planeta Terra, bem como a sua origem e as fases lunares. Além disso, a avaliação deverá ocorrer durante o desenvolvimento das atividades.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!