Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Para que serve a lua e da onde ela veio?

 

14/01/2011

Autor y Coautor(es)
Maria Hilda Ruas de Andrade
imagem do usuário

MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP ZULENKA RAPCHAN PROFA

Paloma Alinne Alves Rodrigues e Andréa Marques Leão Doscher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender sobre a Lua: o que ela é, do que é formada, como surgiu e a sua importância para a vida do planeta Terra;
  • Conceituar a Exploração Lunar: quando começou e qual a motivação.
  • Abordar as fases lunares e as diferenças dessas fases;
  • Discutir e aprender sobre o lado escuro da Lua, por que este lado é escuro e de que forma o Sol influência este fenômeno.
Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de ter conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.

Motivação:

Sugerimos que, estando os alunos organizados em duplas no laboratório de informática, o professor lhes apresente  o vídeo "Poeira nas Estrelas – A Infância Violenta da Terra”, com duração de 09 minutos e 10 segundos, conforme o link abaixo. O vídeo versa sobre uma das teorias sobre o surgimento da Lua – de que a Lua é filha da Terra.   

Link do vídeo “Poeira nas Estrelas – A Infância Violenta da Terra” 

http://www.youtube.com/watch?v=4XwLtY-NtRs    Acessado em: 02 Dezembro de 2010.    

Figura 1: Poeira nas Estrelas – “A Infância Violenta da Terra”

Sugestão: 

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e  apresentá-lo para os alunos no laboratório de informática ou na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.          

Com o intuito de discutir com os alunos do que a Lua é formada e como ela surgiu, o professor, após a apresentação do vídeo, deverá promover uma conversa  sobre o conteúdo deste (do vídeo). Desse modo, o professor poderá utilizar o roteiro disponível abaixo:   

Roteiro de Discussão  

  • Qual o principal assunto abordado no vídeo?
  • Segundo o vídeo, o passado da Terra foi violento. Por quê?
  • A Terra já viveu sobre um imenso bombardeio de asteróides?
  • Segundo o físico Marcelo Gleiser qual é a explicação mais aceita para a origem da Lua?
  • Com qual planeta a Terra se chocou arrancando um pedaço de sua massa?
  • Em que período Galileu Galilei apontou o seu telescópio para a Lua?
  • O que ocasionou as crateras  da lua? O que elas representam no dia de hoje?
  • O que a Lua guarda em sua superfície?
  • O homem já pisou na Lua? Quando e como isto aconteceu?
  • Onde está gravada a história da Terra?
  • Vocês sabem a importância da Lua para o Universo?    

É importante que o professor medie e supervisione este momento, de forma a favorecer a participação de todos, bem como para esclarecer dúvidas e ou conceitos errôneos caso surjam.     

Em seguida, o professor deverá dizer que o tema da aula é “Para que serve a Lua e de onde ela veio”.   

Atividade 1 

Dando prosseguimento à aula, os alunos (em duplas) deverão escolher um dos temas abaixo para iniciar uma pesquisa sobre a Lua a ser feita na Internet, bem como em livros e revistas.       

Temas para a pesquisa 

  • Lua: o que é, do que é formada e sua função no Universo.
  • Surgimento da Lua: como e quando a lua surgiu.
  • A importância da lua para a vida do planeta Terra.
  • O que foi a exploração lunar e como ela foi possível.
  • Quando a exploração lunar começou e qual a motivação para a mesma.
  • O fenômeno do lado escuro da lua: o que é, como acontece.     

Abaixo seguem sugestões de sites para a realização da pesquisa. É importante, que cada dupla pesquise figuras para que possam ser adicionadas em um painel.             

Sugestão de sites para a pesquisa:

http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/lua.htm     (Fig.2)  

http://www.brasilescola.com/geografia/lua.htm  

http://www.observatorio.ufmg.br/pas14.htm  

http://arquivoconfidencial.blogspot.com/2006/01/1969-o-homem-pisou-na-lua.html  

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/chegada+do+homem+a+lua+completa+40+anos/n1237629140694.html  

http://www.mamutemidia.com.br/alua/default.asp  

http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua.htm  

http://cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/terra.html  

http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/biblioteca/docs_expo/TerraLua.pdf  

http://www.zoologia.ufam.edu.br/Aulas%20Invertebrados/FormacaoTerra.pdf      

Figura 2: Site do Canal Kids sobre Astronomia     

Atividade 2

Neste momento, de forma a socializar as informações das pesquisas efetuadas, as duplas deverão se juntar, formando um grupo com quatro integrantes. É importante que os temas trabalhados pelas duplas tenham sido distintos, de forma a promover a socialização das informações de suas pesquisas. Após discutirem sobre as informações das pesquisas realizadas, anotando em  uma folha de papel pardo ou cartolina os principais aspectos destas, os grupos deverão apresentar a todos da sala de aula as informações destas.             

Após isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.

Atividade 3   

Neste momento, o professor deverá pedir para que eles explorem o software “O sol, a terra e a lua”, conforme postado abaixo. O referido recurso possibilita que os alunos possam compreender o conceito de  fases da Lua e de Sistema Solar.   

Link do Recurso “O sol, a terra e a lua”no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE):  

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10213     Acessado em: 02 Dezembro de 2010.          

Observações: 

1) Para exploração do recurso, sugerimos que os alunos - em grupos - se organizem de forma que cada dois alunos utilize um computador.

2) Mesmo estando em duplas, é importante que todos os alunos possam ter a oportunidade de explorar o recurso e que venham a ter um tempo razoável para isto.     

Inicialmente será visualizado pelos alunos uma tela que mostra os conteúdos disponíveis no software (Fig.3), os quais são: Os movimentos da Terra, As Estações do Ano, As Fases Lunares e os Eclipses.       

Figura 3:Tela Inicial   

Para iniciar a exploração do recurso, oriente os alunos a “clicarem” em “As Fases da Lua” (Fig.3). Em seguida, os alunos deverão clicar no menu “Avançar”, na parte inferior do software, para iniciar as atividades.         

Figura 4: Conteúdo “Fases da Lua”   

Os alunos deverão realizar uma leitura sobre o conteúdo “Fases da Lua” disponíveis no software.                           

Em seguida, os alunos deverão clicar no ícone “Exercícios” na parte superior do software (Fig.5) .   

Figura 5: Exercícios   

Feito isso, cada dupla deverá clicar no ícone “Fases Lunares – O Jogo” (Fig.6)..       

Figura 6: Fases Lunares – O Jogo       

Em seguida, os alunos deverão clicar em cima do planeta Terra e depois em “Tutorial” (Fig. 7) para que possam saber os comandos do jogo.                     

Figura 7: Tela Tutorial   

Finalmente, os alunos poderão clicar em “jogar” e cada dupla deverá, por meio desta atividade, verificar os conhecimentos que foram adquiridos durante a aula sobre a Lua e as Fases Lunares.    

Observação

Permita com que os alunos interajam com o recurso durante um determinado tempo - sugerimos, no máximo, quinze (15) minutos para isto.                   

Atividade 4   

Para finalizar a aula, cada grupo deverá elaborar cartazes para sistematizar o conhecimento adquirido através das atividades realizadas. Os cartazes deverão conter textos explicativos e figuras (os alunos poderão fazer desenhos, ou imprimir figuras da Internet). Para isso, sugerimos que os alunos utilizem as informações dos resultados das pesquisas e das discussões desenvolvidas durante a aula. Feito isso, cada grupo deverá expor os cartazes em um local que seja acesso por todos da escola, para que as informações possam ser socializadas.

Sugestão de atividade   

O professor poderá propor que cada grupo leia e discuta a letra da música “Lua” (Fig.8), conforme o link abaixo.

Link da música “Lua” 

http://letras.terra.com.br/mpb4/47527/                                              Acessado em: 02 Dezembro de 2010                            

Figura 8: Letra da música “Lua”           

Sugestão:

O professor poderá imprimir a letra da música e disponibilizar um exemplar para cada aluno, permitindo, assim, uma maior autonomia no momento da leitura e discussão.     

Com o objetivo de nortear este momento a leitura da letra da música, sugerimos o roteiro abaixo.   

Roteiro de leitura e discussão:  

  • Qual o assunto abordado na letra da música?
  • O que o cantor quis dizer com a lua é nova?
  • A Lua pode ser meia?
  • Existe lua cheia?
  • Vocês sabem o que quer dizer lua minguante?
  • Vocês já ouviram falar sobre as fases da lua?
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam que a importância da Lua para as formas de vida no Planeta Terra, bem como a sua origem e as fases lunares. Além disso, a avaliação deverá ocorrer durante o desenvolvimento das atividades.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.