31/01/2011
Elenice Andersen
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Encontrar as informações explícitas no gênero sinopse de filme, identificar os aspectos recorrentes a este gênero, compreender o papel social do gênero sinopse de filme, entender o significado de uma palavra ou expressão, encontrar o tema da sinopse fílmica, buscar informações, estudar o gênero sinopse de filme e produzir no gênero sinopse de filme.
Habilidades fundamentais em leitura e escrita, além de interpretação textual.
- uso do quadro;
- giz;
- uso de cópias com conceitos, questões e exemplos relativos ao gênero sinopse de filme;
- uso da sala de vídeo.
1º momento
1) Ao iniciar a aula, professor explique o que será trabalhado em aula, neste caso, o gênero sinopse, também conhecido como resumo. Então, pergunte aos alunos, se eles sabem o que é uma sinopse, se já produziram no gênero, caso respondam que sim, pergunte sobre o que era a produção.
2) A seguir, professor escreva no quadro as respostas dos alunos.
3) Após, entregue aos alunos um enxerto com a definição a seguir:
SINOPSE (ó), s.f. Obra ou tratado que representa em síntese o conjunto de uma ciência; resumo; epítome; compêndio; súmula; síntese. (Do lat. synopse.)
FERNANDES, Francisco; LUFT, Celso Pedro; GUIMARÃES, F. Marques. Dicionário Brasileiro Globo. 52. ed. São Paulo: Globo, 1999.
4) Junto com os alunos faça a leitura do enxerto acima, depois pergunte aos alunos, onde é possível encontrar exemplos de sinopses.
2º momento
1) Ao iniciar a aula introduza o assunto filme, a seguir pergunte aos alunos “quais quesitos eles adotam na escolha de um filme?” e “o que é importante para a escolha de um filme?”
2) Logo, anote as respostas dos alunos no quadro.
3) Então, entregue uma cópia, na qual constem as definições de sinopse de filme, descritas a seguir:
O objetivo da sinopse de filme é auxiliar numa escolha, além de resumo da trama, seu texto já traz algum posicionamento crítico (uma classificação por entrelinhas, por exemplo), bem como outras informações importantes, para nos decidirmos de assistir ou não àquele filme, como atores principais, diretor.
A sinopse caracteriza-se como uma narrativa breve, escrita em poucas linhas, que discute de forma objetiva um tema ou assunto tratado no filme. Sendo característico em sua elaboração o uso de verbos no presente do indicativo e no futuro, os quais são conjugados na terceira pessoa, seja do singular, seja do plural, além de ser escrita na ordem direta e na voz ativa. Quanto ao tratamento das personagens é aconselhável retomá-las por pronomes, também se deve manter o encadeamento entre as idéias, com o uso de conectores, de forma que haja coerência entre as partes do texto para com o todo. (adaptado)
Sinopses. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/espanhol/ult3325u30.jhtm Acesso em: 04 dez. 2010.
4) Depois, leia e discuta os conceitos com os alunos.
3º momento
1) No início da aula, entregue aos alunos cópias de sinopses de filmes, descritas a seguir:
Importante: o motivo da escolha de tais filmes deve-se a uma adequação de gênero, O Príncipe da Pérsia e Eclipse, este, mais popular entre as meninas e aquele mais popular entre os meninos.
0 PRÍNCIPE DA PÉRSIA – AS AREIAS DO TEMPO
FICHA TÉCNICA
Título original: (Prince of Persia: The Sands of Time)
Lançamento: 2010 (USA)
Direção: Mike Newell
Atores: Jake Gyllenhaal, Gemma Arterton, Ben Kingsley, Alfred Molina.
Duração: 116 min Gênero: Aventura
SINOPSE
Pérsia, Idade Média. Dastan (Jake Gyllenhaal, de O Dia Depois de Amanhã) é um jovem príncipe, que auxilia o irmão a conquistar uma cidade. Lá ele encontra uma estranha e bela adaga, a qual decide guardar. Tamina (Gemma Arterton, de 007 Quantum of Solace), a princesa local, percebe que Dastan detém a adaga e tenta se aproximar dele para recuperá-la. A adaga possui o poder de fazer seu portador viajar no tempo, quando dentro dela há areia mágica. Só que Dastan é vítima de um golpe. Ele é o encarregado de entregar ao pai, o rei Sharaman (Ronald Pickup), uma túnica envenenada, que o mata. Perseguido como se fosse um assassino, ele precisa agora provar sua inocência e impedir que a adaga fique em mãos erradas. (Adaptado)
Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/principe-da-persia/ Acesso em: 26 nov. 2010.
Disponível em: http://cinema.cineclick.uol.com.br/noticia/carregar/titulo/divulgada-a-sinopse-oficial-de-prince-of-persia-the-sands-of-time/id/23433 Acesso em: 26 nov. 2010.
A SAGA CREPÚSCULO: ECLIPSE
FICHA TÉCNICA
Título original: (The Twilight Saga: Eclipse)
Lançamento: 2010 (USA)
Direção: David Slade
Atores: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner.
Duração: 124 minutos
Gênero: Romance/Aventura/Suspense
SINOPSE
Bella Swan (Kristen Stewart) enfim está junto de seu grande amor, Edward Cullen (Robert Pattinson). Eles planejam se casar assim que chegar a formatura, o que marcará também a transformação de Bella em vampiro. Apesar da vontade dela, Edward ainda é reticente em relação à transformação. Paralelamente, Jacob Black (Taylor Lautner), apaixonado por Bella, decide lutar pelo seu amor. Só que a vida do trio está em perigo quando uma legião de vampiros recém criados começa a atacar em Seattle, cidade próxima ao local em que vivem.
Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/eclipse-1/ Acesso em: 27 nov. 2010.
2) Após a leitura das sinopses, entregue aos alunos uma cópia das perguntas abaixo:
A) Do que falam as sinopses acima?
B) Qual o tema ou o assunto de cada sinopse?
C) Qual a finalidade das sinopses?
D) Quais elementos as sinopses acima tem em comum?
E) Tais elementos são relevantes na construção de sinopses de filmes? Por quê?
F) Há nas sinopses informações que requerem um conhecimento prévio do leitor? Caso haja, quais são?
G) Onde podemos encontrar esse tipo de sinopse?
H) A quem se destinam tais sinopses?
I) Quais as estratégias usadas pelo autor para chamar a atenção do leitor?
J) Qual a norma linguística predominante nas sinopses de filmes?
3) Disponibilize de um tempo, para que os alunos respondam as questões.
4) Depois discuta as respostas com os alunos.
GERALDI, J.W. Prática de leitura na escola. In: GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula. 3.ed. São Paulo: Ática, 2005, p.88-103.
SAEB - inep. Matriz de Língua Portuguesa de 8ª série Comentários sobre os Tópicos e Descritores. Disponível em: http://www.inep.gov.br/download/saeb/matrizes/8serie_port/8portugues_topicoI.pdf Acesso em: 03 nov. 2010.
Será proposto aos alunos que elaborem uma sinopse do filme, que eles assistirão durante a aula, denominado 2 Filhos de Francisco – A história de Zezé di Camargo & Luciano, lembrando que as informações complementares, como direção, roteiro, ano de lançamento, gênero, duração e elenco constar-se-ão no roteiro, cujo modelo segue abaixo.
Importante: a escolha do filme 2 Filhos de Francisco – A história de Zezé di Camargo & Luciano, corresponde ao fato de ser um filme brasileiro, o qual traz um enredo familiar aos telespectadores, uma vez que narra a história de duas personalidades famosas e conhecidas no Brasil. Também a presença do aspecto motivacional, o qual transfere ao telespectador uma mensagem positiva, de que um talento ou um desejo pode se concretizar através da força de vontade e superação.
2 FILHOS DE FRANCISCO – A HISTÓRIA DE ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO
FICHA TÉCNICA
Título original: 2 Filhos de Francisco – A história de Zezé di Camargo & Luciano
Lançamento: 2005 (BRASIL)
Direção: Breno Silveira
Atores: Ângelo Antônio, Dira Paes, Márcio Kieling, Thiago Mendonça, Paloma Duarte.
Duração: 132 minutos
Gênero: Drama
SINOPSE
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Disponível em: http://www.interfilmes.com/filme_14976_2.filhos.de.francisco.html Acesso em: 27 nov.2010.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/05/2015
Cinco estrelasParabéns à professora pela proposta! Clara e eficiente!
13/08/2013
Quatro estrelasUma boa proposta. Um bom início de trabalho podendo ser "recheado" conforme a necessidade com o grupo, inclusive permitindo ampliar a temática para a sinopse de livros. Como se diz em Espanhol: MUY BUENO.
30/04/2012
Quatro estrelasmuito boa e dinamica a aula