16/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Para realização dessas atividades é importante que os alunos já dominem a leitura e a escrita de palavras com sílabas simples, porém professor, se em sua sala de aula tiver alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando essas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, no segundo ano do Ensino Fundamental os alunos ainda costumam trocar letras, por exemplo, a troca das letras M e N em final de palavras. Essa superação é mais difícil para alguns alunos, por isso eles necessitam de intervenções do professor para que possam grafar corretamente as palavras. Atividades lúdicas poderão auxiliar nesse momento de sistematização da leitura e da escrita.
Veja nossa sugestão para sistematizar o trabalho com as letras M e N.
Jogo das palavras
Professor, divida os alunos em equipes de três ou quatro elementos. Explique que você determinará um tempo que poderá ser de cinco a dez minutos, para que cada equipe escreva o maior número possível de palavras com AM + consoante ou AN + consoante (retome com a turma quais são as vogais do alfabeto português). Não vale palavras com AM ou AN+ vogal (exemplo: amarelo e anel).
Explique também que não poderão consultar o dicionário, e que vale apenas palavras da Língua Portuguesa (não vale inventar palavras).
Após cada rodada, peça que um aluno represente a sua equipe registrando na lousa as palavras que foram escritas pela equipe. Você e os demais colegas deverão conferir as palavras, caso estejam escritas corretamente registre-as e pontue, caso você faça opção por utilizá-la.
Se preferir você poderá fazer a contagem dos pontos. Assim, cada equipe que obtiver o maior número de pontos no final de todas as rodadas será a vencedora.
Sugestão para contagem de pontos: .
* 2 pontos para as palavras escritas por apenas uma equipe;
* 1 ponto para as palavras repetidas em duas equipes;
* 0 ponto para palavras com erro de grafia.
Importante!
Procure trabalhar com as letras AM/AN, EM/EN, IM/IN, OM/ON, UM/UN. Você poderá dizer em uma rodada que os alunos escrevam o maior número possível de palavras que tenham EM/EN e em outra rodada peça que escrevam o maior número possível de palavras que comecem com EM/EN.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: http://cadernodeesboco.zip.net/ (Acesso em 05/12/2010)
Professor, após a realização da atividade, instrua os alunos para registrá-la no caderno de Língua Portuguesa. Deverão escrever o nome do jogo, os objetivos, as instruções, o nome dos participantes de cada equipe e as palavras escritas por cada equipe em cada rodada. (O texto poderá ser feito coletivamente. Os alunos vão dizendo como foi a realização da atividade e você vai registrando as ideias. No final faça com os alunos a revisão do texto e oriente-os a copiarem).
Solicite que cada participante registre sua opinião sobre a atividade, justificando a resposta.
VARIAÇÃO DA ATIVIDADE
Além da produção do texto você poderá pedir para os alunos escolherem quatro ou mais palavras que a equipe conseguiu escrever e em seguida elaborarem frases para cada uma delas. Você poderá determinar a pontuação a ser utilizada: ponto final, ponto de interrogação ou ponto de exclamação.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para que os alunos percebam o valor posicional das letras M e N no final da sílaba você poderá utilizar a atividade que se segue. Faça o registro na lousa e peça que os alunos copiem. Se em sua sala de aula você tiver alfabeto móvel, sugira que os alunos o utilizem, assim, ficará mais fácil para descobrir as palavras que deverão formar. Veja a atividade:
Descubra quais palavras você poderá formar ao organizar as letras de cada conjunto a seguir:
É um desafio que você deverá ficar atento a algumas regras.
Preste atenção nas regras:
a- Não é permitido acrescentar nem substituir nenhuma letra.
b- Use todas as letras de cada conjunto em cada uma das palavras.
O E N P T R M A C S |
Algumas palavras que os alunos poderão escrever: ontem, monte, notem, ponte, tem, tom, contar, tempo, antes, santo, conta
A O B M N Z L R B T M |
Algumas palavras que os alunos poderão escrever: brotam, tromba, tombar, tambor, bombom, bom, tom, batom, anzol, lona.
A O M R B S N M G E J L |
Algumas palavras que os alunos poderão escrever: sombra, bom, sobram, margem, anjo, enrola.
Agora, observe as palavras:
Tempo, tromba e sombra. Depois da letra M que letras parecem? (P e B).
Monte, anzol e anjo. Depois da letra N que letras parecem? (T, A, J).
Qual dica você daria a algum colega que ficasse em dúvida na hora de escolher entre M e N antes de consoante? Escreva essa dica. (Antes de P e B, use a letra M e antes de qualquer outra consoante, use a letra N).
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fonte da imagem: CD Cliparts & Cia - 06
Professor, se em sua escola tiver Laboratório de Informática convide a turma para ir até o mesmo para realizar alguns jogos visando a sistematização do uso das letras M e N. Sugerimos os sítios:
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=550
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=104 (Acesso em 05/12/2010)
Para obter outras informações sobre ortografia você poderá consultar os sítios:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fonetica/semi-vogais.php
http://educacaoaindatemjeitoeuacredito.blogspot.com/2010/06/ortografia-letra-m-antes-de-p-e-b.html
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u57.jhtm
http://paraisodoeducando.blogspot.com/2010/05/portugues-antes-p-e-b-escreve-m.html (Acesso em 05/12/2010)
A avaliação deve ocorrer continuamente, como parte integrante e intrínseca do processo de ensino e de aprendizagem, e não após o fechamento das etapas do trabalho. Por isso, durante as atividades propostas você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. Assim, observe se os alunos são capazes de identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras M e N, e também se são capazes de refletir sobre o uso destas antes de consoantes.
Quatro estrelas 4 calificaciones
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24/08/2014
Cinco estrelasAdoro este portal, ótima aula!!!Obrigada vou usar na minha sala.
03/09/2013
Cinco estrelasTudo o que eu precisava *---*
22/10/2012
Quatro estrelasMuito feliz com a dica, mi ajudou bastante
19/12/2010
Cinco estrelasA aula foi bem elaborada ,fácil entendimento e muito útil, ainda nos anos iniciais os alunos tem muitas dificuldades nas questões ortográficas.Os exercícios sugeridos foram acrescidos as minhas aulas.