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Estudando ortografia: as letras M e N em final de sílabas

 

16/12/2010

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre o uso das letras M e N antes de consoantes;
  • Sistematizar o uso das letras M e N no final de sílabas;
  • Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras M e N;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Fixar conteúdos trabalhados.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização dessas atividades é importante que os alunos já dominem a leitura e a escrita de palavras com sílabas simples, porém professor, se em sua sala de aula tiver alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando essas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, no segundo ano do Ensino Fundamental os alunos ainda costumam trocar letras, por exemplo, a troca das letras M e N em final de palavras. Essa superação é mais difícil para alguns alunos, por isso eles necessitam de intervenções do professor para que possam grafar corretamente as palavras. Atividades lúdicas poderão auxiliar nesse momento de sistematização da leitura e da escrita.

Veja nossa sugestão para sistematizar o trabalho com as letras M e N.

Jogo das palavras

Professor, divida os alunos em equipes de três ou quatro elementos. Explique que você determinará um tempo que poderá ser de cinco a dez minutos, para que cada equipe escreva o maior número possível de palavras com AM + consoante ou AN + consoante (retome com a turma quais são as vogais do alfabeto português). Não vale palavras com AM ou AN+ vogal (exemplo: amarelo e anel).

Explique também que não poderão consultar o dicionário, e que vale apenas palavras da Língua Portuguesa (não vale inventar palavras).

Após cada rodada, peça que um aluno represente a sua equipe registrando na lousa as palavras que foram escritas pela equipe. Você e os demais colegas deverão conferir as palavras, caso estejam escritas corretamente registre-as e pontue, caso você faça opção por utilizá-la.

Se preferir você poderá fazer a contagem dos pontos. Assim, cada equipe que obtiver o maior número de pontos no final de todas as rodadas será a vencedora.

Sugestão para contagem de pontos: .

* 2 pontos para as palavras escritas por apenas uma equipe;

* 1 ponto para as palavras repetidas em duas equipes;

* 0 ponto para palavras com erro de grafia.

Importante!

Procure trabalhar com as letras AM/AN, EM/EN, IM/IN, OM/ON, UM/UN. Você poderá dizer em uma rodada que os alunos escrevam o maior número possível de palavras que tenham EM/EN e em outra rodada peça que escrevam o maior número possível de palavras que comecem com EM/EN.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

 

Fonte da imagem: http://cadernodeesboco.zip.net/ (Acesso em 05/12/2010)

 

Professor, após a realização da atividade, instrua os alunos para registrá-la no caderno de Língua Portuguesa. Deverão escrever o nome do jogo, os objetivos, as instruções, o nome dos participantes de cada equipe e as palavras escritas por cada equipe em cada rodada. (O texto poderá ser feito coletivamente. Os alunos vão dizendo como foi a realização da atividade e você vai registrando as ideias. No final faça com os alunos a revisão do texto e oriente-os a copiarem).

Solicite que cada participante registre sua opinião sobre a atividade, justificando a resposta.

VARIAÇÃO DA ATIVIDADE   

Além da produção do texto você poderá pedir para os alunos escolherem quatro ou mais palavras que a equipe conseguiu escrever e em seguida elaborarem frases para cada uma delas. Você poderá determinar a pontuação a ser utilizada: ponto final, ponto de interrogação ou ponto de exclamação.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para que os alunos percebam o valor posicional das letras M e N no final da sílaba você poderá utilizar a atividade que se segue. Faça o registro na lousa e peça que os alunos copiem. Se em sua sala de aula você tiver alfabeto móvel, sugira que os alunos o utilizem, assim, ficará mais fácil para descobrir as palavras que deverão formar. Veja a atividade:

Descubra quais palavras você poderá formar ao organizar as letras de cada conjunto a seguir:

É um desafio que você deverá ficar atento a algumas regras.

Preste atenção nas regras:

a- Não é permitido acrescentar nem substituir nenhuma letra.

b- Use todas as letras de cada conjunto em cada uma das palavras.

O      E       N    

 P      T       R     

 M      A       C      S

Algumas palavras que os alunos poderão escrever: ontem, monte, notem, ponte, tem, tom, contar, tempo, antes, santo, conta

A       O        B        

M       N      Z         L

R       B      T       M   

Algumas palavras que os alunos poderão escrever: brotam, tromba, tombar, tambor, bombom, bom, tom, batom, anzol, lona.

A      O      M       R    

 B     S       N       M  

 G      E      J        L

Algumas palavras que os alunos poderão escrever: sombra, bom, sobram, margem, anjo, enrola.

Agora, observe as palavras:    

Tempo, tromba e sombra. Depois da letra M que letras parecem? (P e B).  

 Monte, anzol e anjo. Depois da letra N que letras parecem? (T, A, J).

Qual dica você daria a algum colega que ficasse em dúvida na hora de escolher entre M e N antes de consoante? Escreva essa dica. (Antes de P e B, use a letra M e antes de qualquer outra consoante, use a letra N).

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.                      

Fonte da imagem:   CD Cliparts & Cia -  06

 Professor, se em sua escola tiver Laboratório de Informática convide a turma para ir até o mesmo para realizar alguns jogos visando a sistematização do uso das letras M e N.  Sugerimos os sítios:

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=550 

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=104  (Acesso em 05/12/2010)

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve ocorrer continuamente, como parte integrante e intrínseca do processo de ensino e de aprendizagem, e não após o fechamento das etapas do trabalho. Por isso, durante as atividades propostas você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. Assim, observe se os alunos são capazes de identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras M e N, e também se são capazes de refletir sobre o uso destas antes de consoantes.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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