12/01/2011
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais |
Ter um conceito inicial de moradia e de arquitetura.
1ª Atividade - Fazer a distinção das moradias pelo estilo da arquitetura.
1º Momento:
Selecione várias fotos para ser apreciadas pelos alunos e verificadas as diferenças entre as arquiteturas similares, exemplos: casas; apartamentos, barracos, palácios.Destacamos o exemplo de casas:
Exemplo: confronto entre casas para traçar a diferença na arquitetura.
Casas |
Diferenças |
Casa A
|
Casa B |
Destacar as diferenças. |
Casa C |
Casa D
|
|
Casa A: Fonte: http://www.nordicasa.eu/wp-content/gallery/casas_madeira_moderna_luxo/casas_de_madeira.jpg
Casa B: Fonte http://livroseafins.com/wp-content/uploads/2008/11/casa1b.gif
asa C: Fonte: http://www.casaforteconstrucoes.com.br/img/produtos/alvenaria2.jpg
Casa D: Fonte: http://imoveis.posot.com.br/casas/br/venta/2010/09/25/94109.jpg
Observe que a comparação é feita entre casas com materiais similares na busca de diferenciar a arquitetura de projeto simples. Se você fizer uma classificação das casas do quadro, primeiro faça uma divisão entre as casas de telhados de uma água e de telhados de duas águas. Em seguida, escolha uma diferença marcante para dividir as casas de materiais similares (madeira ou alvenaria) pelo seu projeto de construção. Assim, pode ensinar aos alunos a construir mapas conceituais, tendo sempre em vista um fundamento classificatório.
Exemplo:
2º momento:
Discuta com os alunos as condições da moradia. Assista ao vídeo indicado a seguir com seus alunos e ao final classifique as moradias com base nas condições que apresentam. Observe a lógica descrita a seguir.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=zqrXyn2uMIM
Condições de moradia |
Excelente |
Ótima |
Boa |
Regular |
Péssima |
|
|
|
|
|
3º Momento:
Discuta com os alunos o direito à moradia, um dos direitos fundamentais à vida humana, que é levado em consideração como um dos indicadores do desenvolvimento de uma sociedade. Discuta o que é morar bem e porque a população brasileira tem problema com moradia.
2º Atividade: O estilo arquitetônico das moradias.
1º Momento:
Leve para sala de aula, várias fotos de estilos de arquitetura clássicos e modernos que demarcam a moradia de diferentes classes sociais e discuta com seus alunos o estilo relacionado ao período histórico e as classes sociais.
Fonte: http://imoveisemfortaleza.com/images/P9140186.JPG
2º Momento:
Realize uma aula-passeio pela cidade dos alunos, para que possam fotografar os diversos tipos arquitetônicos de moradias. Após a aula-passeio revele as fotos e em uma atividade posterior divida a turma em grupos para discutir os estilos arquitetônicos das fotos das casas da cidade. Ao final, faça uma assembléia para que todos compartilhem as descobertas. Para análise das fotos, você deve escrever em uma cartolina, os estilos e suas características. Em seguida, cada grupo identifica cada foto incluído em um ou outro estilo, com base no quadro abaixo.
ARQUITETURA CLÁSSICA |
ARQUITETURA MODERNA |
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_cl%C3%A1ssica |
. |
Ao final, poderá levá-los a refletir que o estilo de arquiteturas de diferentes moradias relaciona-se com o espaço físico, com o tempo histórico, com a cultura de diferentes sociedades, classes sociais e o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia.
3ª Atividade - Fazendo arte.
1º Momento:
Você e os alunos podem escolher um estilo arquitetônico mais presente em sua cidade referendada na obra de algum pintor. Imprima o quadro e os alunos fazem uma releitura da parte referente à arquitetura. De início, você pergunta:
2º momento:
Cada grupo recebe a mesma obra, de forma sigilosa, faz a apreciação e posteriormente comunica para o turma do que se trata, qual a percepção dos componentes do grupo sobre a obra de arte de Tarsila e somente no final é que eles devem descobrir de que se trata da mesma obra.
http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/telhado_2.html
http://www.facavocemesmo.net/reparacao-de-telhados-inclinados/
Avaliar se os conseguiram:
- Fazer a distinção das moradias da arquitetura;
- Classificar moradias levando em consideração as condições e o estilo;
- Compreender que o estilo de arquiteturas de diferentes moradias relaciona-se com o espaço físico, com o tempo histórico, com a cultura de diferentes sociedades, classes sociais e o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/01/2013
Cinco estrelasotimas parabens pelo conteudo