Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo os sons dos animais

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as atividades propostas o aluno poderá diferenciar tipos de sons emitidos pelos animais, ampliar a percepção auditiva, explorar diferentes tipos de sons a partir de músicas, desenvolver expressão corporal a partir dos sons dos animais, trabalhar as onomatopeias a partir de histórias em quadrinhos, bem como ampliar a percepção auditiva.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o diálogo sobre questões ambientais de proteção da natureza.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com as crianças o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa, por isso, aproveite esse momento, para resgatar com os alunos o que sabem sobre os sons dos animais, quais são conhecidos por eles e quais teriam curiosidade em descobrir.  É importante, observar as expressões dos alunos ao relatarem suas hipóteses para que você possa conduzir o diálogo no sentido de valorizar cada sentimento. Para esse momento, sugerimos a escrita, em uma cartolina, dos nomes dos animais que falarem. Depois, afixe o cartaz no painel da sala de aula.

Agora, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola. Acesse o sítio sugerido abaixo e ouça o som dos animais:

Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/som_dos_animais.htm 

Depois de ouvirem os sons dos animais, proponha uma brincadeira no pátio da escola. Veja a seguir a sugestão da adaptação, proposta por nós, da brincadeira do folclore brasileiro “Pare Bola”:

Pare Bola!

Cada aluno escolhe um animal para representar o seu movimento e o som que o mesmo emite, durante a brincadeira. O professor deverá sugerir um aluno para iniciar a brincadeira com a bola. Esse aluno deverá jogar a bola para cima e falar o nome de um dos animais que os colegas escolheram. Ao lançar a bola para cima os outros participantes deverão sair de perto do colega imitando o animal escolhido (Exemplo: quem escolher a cobra, deverá se afastar do colega rastejando pelo chão e fazendo o som emitido pela cobra). O colega escolhido ao ser lançada a bola, precisará correr para pegá-la e gritar “Pare Bola!”. Nesse instante todos os alunos que estiverem fugindo imitando um animal deverão parar imediatamente e ficarem como uma estátua. O colega com a bola deverá saltar três passos e tentar acertá-la em um colega mais próximo a ele. Se acertar o colega, o mesmo será o próximo a lançar a bola. Caso não acerte a bola no colega ele deverá lançá-la e a brincadeira inicia-se novamente.

Após a brincadeira, os alunos poderão fazer o seguinte registro:

Hoje realizamos uma brincadeira muito legal: “Pare Bola”. Agora que tal escrever o nome do animal que você escolheu?

____________________________________________________________________________

Tente representar com um desenho, o animal e o som que ele faz:

Quando todos terminarem a atividade, viabilize um momento da aula para que os alunos socializem as suas produções para a turma.

Atividade 2

Professor, organize a turma em duplas e leve os alunos ao Laboratório de Informática da escola. Acesse os sítios sugeridos abaixo e oriente os alunos para que façam uma pesquisa para descobrir a importância e a função dos sons emitidos pelos animais:

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/128/por-que-os-sapos-cantam 

Por que os anfíbios coaxam?

Fonte: http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_03.php 

Coaxar de Aplastodiscus perviridis 2

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xnppEykaf4c 

Após lerem e assistirem aos vídeos propostos proponha um diálogo com a turma para que os alunos falem sobre a importância do coaxar do sapo para a reprodução dessa espécie. Em seguida, auxilie a turma na leitura do texto online sugerido abaixo, para que descubra “Por que os cachorros pequenos latem mais”.

Fonte: http://super.abril.com.br/mundo-animal/cachorros-pequenos-latem-mais-447646.shtml 

Converse com a turma sobre as descobertas que fizeram a partir da leitura do texto e se perceberam que os cachorros pequenos latem mais. Também, promova uma discussão com o grupo, sobre a função do latido para o cão. Os alunos poderão falar que os cachorros latem: para defender o ambiente onde moram, para se protegerem e aos seus donos, quando se sentem ameaçados e em outras situações. Agora, nos sítios abaixo a turma poderá descobrir o nome dado a cada som emitido pelos diferentes animais. Para isso, auxilie a turma na leitura dos mesmos:

Fonte: http://obviousmag.org/archives/2007/07/vozes_de_animai.html  

Fonte: http://www.redevet.com.br/curiosid/sonsanim.htm 

Após as descobertas, proponha uma atividade em que as crianças escrevam o nome dado ao som que os animais fazem. As crianças poderão escolher os animais que mais se interessaram após as pesquisas e consultas aos sítios sugeridos. Veja o exemplo a seguir:

Animal

Nome dado ao som

Cachorro

Ladra, late, rosna ou uiva

Gato

Mia, rosna, ronrona ou bufa

Canário

Cantar, gorjear, trinar ou trilar

Galinha

Cacareja

Cavalo

Relincha

Sapo

Coaxar

Abelha

Zumbe

Agora, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo para que percebam os diferentes sons emitidos pelos diversos animais:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zHtes-R2WwM 

Em seguida, que tal fazer uma brincadeira com a turma? Para isso, providencie uma folha com algumas imagens de animais conhecidos pelos alunos e distribua uma cópia para cada um. Veja o exemplo abaixo:

Fonte: Acervo da Autora

Organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Convide um aluno de cada grupo para imitar o som de um dos animais da cartela. Os alunos terão como desafio, marcar a imagem do animal imitado pelo colega, podendo utilizar para isso, um pedacinho de EVA, papel ou mesmo um grão de milho sobre a imagem.Vence o jogo o grupo que conseguir adivinhar todos os sons e o seu animal correspondente.

Atividade 3

Professor, organize a turma em duplas e leve-a ao Laboratório de Informática da escola. Acesse o sítio da “Turma da Mônica em Quadrinhos” sugerido abaixo e faça a leitura do história em quadrinhos visualizada no sítio:

Fonte: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=487057# 

Converse com a turma sobre o que são onomatopeias e se conhecem alguma outra que não foi mostrada na história acima. É importante que a turma perceba que as onomatopeias servem para representar um fonema ou palavra com um som reproduzido por ruídos, gritos, sons dos animais, barulho de máquinas e outros. Para melhor compreender a função das onomatopeias, disponibilize uma cópia para cada aluno das histórias em quadrinhos sugeridas abaixo e solicite que observem as onomatopeias ali presentes:

 

Fonte: http://www.monica.com.br/index.htm 

Fonte: http://www.monica.com.br/index.htm 

Após a leitura, construa coletivamente com a turma uma história em quadrinhos na qual utilizem onomatopeias. Para isso, distribua uma folha para cada aluno, como a sugerida abaixo:

Título:__________________________________________

Professor, construa o texto com a turma e depois possibilite um momento para que os alunos ilustrem cada quadrinho de acordo com a história criada por eles. Depois, afixe as produções no painel da sala de aula para que possam observar os desenhos e as onomatopeias utilizadas. Na construção do texto coletivo é importante que todos os alunos possam participar e expressar a sua opinião.

Recursos Complementares

Professor, para outras informações sobre os sons dos animais acesse o sítio: http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/som.htm 

Avaliação

Professor, como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades. Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para perceber o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreender o processo de desenvolvimento da escrita de cada um e intervir de acordo com as suas necessidades.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.