11/01/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Com as atividades propostas o aluno poderá diferenciar tipos de sons emitidos pelos animais, ampliar a percepção auditiva, explorar diferentes tipos de sons a partir de músicas, desenvolver expressão corporal a partir dos sons dos animais, trabalhar as onomatopeias a partir de histórias em quadrinhos, bem como ampliar a percepção auditiva.
Para a realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, de forma contextualizada, atividades que envolvam o diálogo sobre questões ambientais de proteção da natureza.
Atividade 1
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. No trabalho em sala de aula, temos percebido a importância de resgatar com as crianças o que já sabem sobre o que irão estudar, tornando a aprendizagem mais significativa, por isso, aproveite esse momento, para resgatar com os alunos o que sabem sobre os sons dos animais, quais são conhecidos por eles e quais teriam curiosidade em descobrir. É importante, observar as expressões dos alunos ao relatarem suas hipóteses para que você possa conduzir o diálogo no sentido de valorizar cada sentimento. Para esse momento, sugerimos a escrita, em uma cartolina, dos nomes dos animais que falarem. Depois, afixe o cartaz no painel da sala de aula.
Agora, organize os alunos em duplas e leve-os ao Laboratório de Informática da escola. Acesse o sítio sugerido abaixo e ouça o som dos animais:
Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/som_dos_animais.htm
Depois de ouvirem os sons dos animais, proponha uma brincadeira no pátio da escola. Veja a seguir a sugestão da adaptação, proposta por nós, da brincadeira do folclore brasileiro “Pare Bola”:
Pare Bola!
Cada aluno escolhe um animal para representar o seu movimento e o som que o mesmo emite, durante a brincadeira. O professor deverá sugerir um aluno para iniciar a brincadeira com a bola. Esse aluno deverá jogar a bola para cima e falar o nome de um dos animais que os colegas escolheram. Ao lançar a bola para cima os outros participantes deverão sair de perto do colega imitando o animal escolhido (Exemplo: quem escolher a cobra, deverá se afastar do colega rastejando pelo chão e fazendo o som emitido pela cobra). O colega escolhido ao ser lançada a bola, precisará correr para pegá-la e gritar “Pare Bola!”. Nesse instante todos os alunos que estiverem fugindo imitando um animal deverão parar imediatamente e ficarem como uma estátua. O colega com a bola deverá saltar três passos e tentar acertá-la em um colega mais próximo a ele. Se acertar o colega, o mesmo será o próximo a lançar a bola. Caso não acerte a bola no colega ele deverá lançá-la e a brincadeira inicia-se novamente.
Após a brincadeira, os alunos poderão fazer o seguinte registro:
Hoje realizamos uma brincadeira muito legal: “Pare Bola”. Agora que tal escrever o nome do animal que você escolheu?
____________________________________________________________________________
Tente representar com um desenho, o animal e o som que ele faz:
|
Quando todos terminarem a atividade, viabilize um momento da aula para que os alunos socializem as suas produções para a turma.
Atividade 2
Professor, organize a turma em duplas e leve os alunos ao Laboratório de Informática da escola. Acesse os sítios sugeridos abaixo e oriente os alunos para que façam uma pesquisa para descobrir a importância e a função dos sons emitidos pelos animais:
Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2002/128/por-que-os-sapos-cantam
Por que os anfíbios coaxam?
Fonte: http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_03.php
Coaxar de Aplastodiscus perviridis 2
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=xnppEykaf4c
Após lerem e assistirem aos vídeos propostos proponha um diálogo com a turma para que os alunos falem sobre a importância do coaxar do sapo para a reprodução dessa espécie. Em seguida, auxilie a turma na leitura do texto online sugerido abaixo, para que descubra “Por que os cachorros pequenos latem mais”.
Fonte: http://super.abril.com.br/mundo-animal/cachorros-pequenos-latem-mais-447646.shtml
Converse com a turma sobre as descobertas que fizeram a partir da leitura do texto e se perceberam que os cachorros pequenos latem mais. Também, promova uma discussão com o grupo, sobre a função do latido para o cão. Os alunos poderão falar que os cachorros latem: para defender o ambiente onde moram, para se protegerem e aos seus donos, quando se sentem ameaçados e em outras situações. Agora, nos sítios abaixo a turma poderá descobrir o nome dado a cada som emitido pelos diferentes animais. Para isso, auxilie a turma na leitura dos mesmos:
Fonte: http://obviousmag.org/archives/2007/07/vozes_de_animai.html
Fonte: http://www.redevet.com.br/curiosid/sonsanim.htm
Após as descobertas, proponha uma atividade em que as crianças escrevam o nome dado ao som que os animais fazem. As crianças poderão escolher os animais que mais se interessaram após as pesquisas e consultas aos sítios sugeridos. Veja o exemplo a seguir:
Animal |
Nome dado ao som |
Cachorro |
Ladra, late, rosna ou uiva |
Gato |
Mia, rosna, ronrona ou bufa |
Canário |
Cantar, gorjear, trinar ou trilar |
Galinha |
Cacareja |
Cavalo |
Relincha |
Sapo |
Coaxar |
Abelha |
Zumbe |
Agora, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo para que percebam os diferentes sons emitidos pelos diversos animais:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zHtes-R2WwM
Em seguida, que tal fazer uma brincadeira com a turma? Para isso, providencie uma folha com algumas imagens de animais conhecidos pelos alunos e distribua uma cópia para cada um. Veja o exemplo abaixo:
Fonte: Acervo da Autora
Organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Convide um aluno de cada grupo para imitar o som de um dos animais da cartela. Os alunos terão como desafio, marcar a imagem do animal imitado pelo colega, podendo utilizar para isso, um pedacinho de EVA, papel ou mesmo um grão de milho sobre a imagem.Vence o jogo o grupo que conseguir adivinhar todos os sons e o seu animal correspondente.
Atividade 3
Professor, organize a turma em duplas e leve-a ao Laboratório de Informática da escola. Acesse o sítio da “Turma da Mônica em Quadrinhos” sugerido abaixo e faça a leitura do história em quadrinhos visualizada no sítio:
Fonte: http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=487057#
Converse com a turma sobre o que são onomatopeias e se conhecem alguma outra que não foi mostrada na história acima. É importante que a turma perceba que as onomatopeias servem para representar um fonema ou palavra com um som reproduzido por ruídos, gritos, sons dos animais, barulho de máquinas e outros. Para melhor compreender a função das onomatopeias, disponibilize uma cópia para cada aluno das histórias em quadrinhos sugeridas abaixo e solicite que observem as onomatopeias ali presentes:
Fonte: http://www.monica.com.br/index.htm
Fonte: http://www.monica.com.br/index.htm
Após a leitura, construa coletivamente com a turma uma história em quadrinhos na qual utilizem onomatopeias. Para isso, distribua uma folha para cada aluno, como a sugerida abaixo:
Título:__________________________________________
Professor, construa o texto com a turma e depois possibilite um momento para que os alunos ilustrem cada quadrinho de acordo com a história criada por eles. Depois, afixe as produções no painel da sala de aula para que possam observar os desenhos e as onomatopeias utilizadas. Na construção do texto coletivo é importante que todos os alunos possam participar e expressar a sua opinião.
Professor, para outras informações sobre os sons dos animais acesse o sítio: http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/som.htm
Professor, como parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem a avaliação necessita permear todo o processo de realização das atividades. Por isso, recorremos à observação, a qual nos fornecerá elementos para perceber o interesse e a disponibilidade dos alunos para com as atividades propostas. Também sugerimos a análise das escritas dos alunos, no sentido de compreender o processo de desenvolvimento da escrita de cada um e intervir de acordo com as suas necessidades.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!