14/01/2011
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Habilidades básicas de leitura;
Conhecimento sobre o gênero crônica narrativa;
Noções de texto argumentativo/opinativo.
Primeira parte:
Professor: inicie a aula apresentado as imagens abaixo para os alunos. Após a observação, pergunte-lhes o que elas sugerem, permita que os alunos levantem hipóteses.
Imagens disponíveis em:
Professor: assim que os alunos terminarem as considerações sobre as imagens, distribua cópia do texto “Globalização é bom ou ruim? de Hila Rodrigues e selecione alguns alunos para realizarem a leitura em voz alta.
Globalização é bom ou ruim?
A palavra “globalização” quer dizer a união de todos os países do mundo em busca de uma coisa só: desenvolvimento, crescimento e uma economia forte. Ou seja, muito trabalho, muita produção de bens para vender, muitos serviços para oferecer, etc. No fundo, são ações voltadas para a geração de riquezas que possam beneficiar a todos.
O problema é que, na prática, as coisas ainda não estão acontecendo desta maneira. Os países pobres continuam pobres. E os ricos continuam ricos e mais poderosos. O resultado é que em alguns lugares, como o Brasil, grande parte das pessoas continua sem emprego e, portanto, sem dinheiro para levar uma vida melhor — com boa alimentação, bom atendimento na área de saúde, boas escolas, etc.
Na opinião das pessoas que organizam o Fórum Social Mundial, a globalização só tem sido boa para os países do Primeiro Mundo, como os Estados Unidos, por exemplo. Os organizadores afirmam que no Brasil, onde muitas pessoas não têm sequer a chance de ir à escola, ainda há muito o que fazer antes de discutir os interesses dos países mais ricos. E foi exatamente para chamar a atenção desses países mais desenvolvidos que os organizadores do Fórum Social Mundial decidiram realizar suas reuniões na mesma semana em que era realizado, na Suíça, o Fórum de Davos, que foi um encontro entre todos os representantes dos países mais ricos. Eles se reuniram para discutir o futuro da economia em todo o mundo, ainda com base na globalização.
Mas, no final, acabaram reconhecendo que o Fórum Social Mundial foi importante para mostrar que nem todas as pessoas estão satisfeitas. E que uma parte do mundo tem propostas diferentes: melhorar os projetos sociais para a população carente, gerar emprego para todos, e garantir justiça, saúde e educação nos países mais pobres.
HILA RODRIGUES. Estado de Minas, Belo Horizonte, 03 dez. 2001. (Adaptado.)
Professor: após a leitura comente com os alunos que como eles já estudaram, a crônica é um texto curto cujo conteúdo se baseia em um fato do cotidiano. No entanto, a crônica lida se distingue das crônicas que eles estão acostumados a ler. (crônicas narrativas) Partindo desses comentários proponha algumas questões para serem realizadas por escrito:
1. Qual é o tema abordado?
2. O texto se baseou em qual fato ocorrido?
3. De acordo com o texto, qual é o significado da palavra “globalização”? E quais são seus benefícios?
4. Diferentemente das crônicas que vocês estão habituados a ler que têm como objetivo contar uma história, qual é o objetivo da autora do texto?
5. Qual é a opinião da autora sobre o assunto tratado?
6. Quais são os argumentos utilizados pela autora para embasar sua opinião?
7. Qual foi a atitude tomada pelos organizadores do Fórum Social Mundial para demonstrar insatisfação?
8. Normalmente a linguagem empregada na crônica argumentativa é a variedade padrão. Quanto ao tema do texto lido, podemos dizer que houve um tratamento objetivo e impessoal, ou subjetivo e pessoal? Por quê?
9. No último parágrafo, a autora apresenta as necessidades apontadas pelos países pobres. Quais são as necessidades? Qual é o propósito dessa explanação?
Professor: faça a correção da atividade e oriente os alunos, caso seja necessário, a completarem as respostas dadas. Através da correção e dos apontamentos certifique-se se os alunos estão compreendendo o objetivo e as características desse gênero.
Segunda etapa:
Professor: relembre aos alunos que o texto lido na atividade anterior tratava-se de uma crônica argumentativa na qual eram apresentados argumentos que justificavam e relacionavam as ideias defendidas pela autora do texto. Em seguida, solicite aos alunos que pesquisem notícias recentes sobre fatos polêmicos como: trabalho infantil, escravização da moda, violência nas escolas, atitudes preconceituosas etc. Após a coleta das notícias, eles se reunirão em dupla a fim de selecionarem uma das notícias pesquisadas para produzirem uma crônica argumentativa. Para tanto, os alunos devem seguir o roteiro abaixo:
1. Elabore um texto expondo seu ponto de vista sobre o assunto tratado na notícia selecionada. Faça uma breve introdução, apresentando o tema; depois crie argumentos para fundamentar o ponto de vista defendido. Crie uma conclusão criativa.
2. Empregue a variedade padrão da língua.
3. Troque o texto com outra dupla. Verifique se o ponto de vista está claro, se os argumentos estão convincentes.
4. Releia o texto e faça as sugestões de modificação necessárias.
5. Reescreva o texto fazendo as alterações sugeridas e, em seguida, apresenta-o para toda a classe.
Professor: durante a realização dessa atividade, oriente as duplas para a elaboração dos textos, bem como colabore para reescrita dos mesmos.
Professor: primeiramente retome oralmente as características do genro crônica, depois com a sua ajuda, proponha que os alunos escrevam um parágrafo sobre esse gênero. Para tanto, destaque que não pode faltar nesse texto:
1. Qual é o objetivo do texto? E o tema?
2. Quais são as estratégias utilizadas para alcançar o objetivo proposto?
3. Qual a linguagem normalmente empregada?
Leitura complementar:
Disponível em:
http://www.brasilescola.com/redacao/a-cronica-argumentativa.htm
A avaliação deve ser realizada durante todas as atividades, a fim de acompanhar se os alunos foram capazes de compreender as características do gênero: crônica argumetativa, bem com produzir um exemplo do gênero estudado com habilidade,
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/10/2013
Cinco estrelasMuito bom!! Gostei!!
22/04/2012
Quatro estrelasEssa atividade contribuiu bastante para o desenvolvimento das minhas aulas no 8º ano sobre o gênero em evidência.
08/08/2011
Quatro estrelasMuito boa a ideia da aula. Estou trabalhando crônica com os meus alunos do 3º ano e levarei essa experiência para eles.