13/01/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Como o lixo pode se transformar dependendo do uso que se dá a ele;
Conhecer a obra de artistas que trabalham com o lixo;
Dar visibilidade a materiais que normalmente demoram a se decompor no meio ambiente, reutilizando-os em obras produzidas pelos alunos;
Não há conhecimentos prévios para esta aula.
1ª atividade:
Perguntar aos alunos se eles observam os espaços da escola e sua limpeza.
Comentar que diariamente produzimos muito lixo e não nos preocupamos com o seu destino. Discutir a questão com os alunos, levando-os a refletir acerca da questão e como a observam em seu bairro, em sua casa, na escola.
O professor deve propor que os alunos façam um levantamento de quanto lixo é produzido na escola e principalmente se está sendo dado o destino correto a ele. Dessa forma, a turma deve sair pela escola depois do horário do recreio e fotografar os espaços como ficam antes da limpeza. Caso não haja a possibilidade de fazer fotografias, os alunos podem elaborar desenhos das situações que observaram. Eles devem fazer anotações e frases sobre o que viram.
Montar um grande painel com os dados e imagens coletados/criados pelos alunos.
2ª atividade:
Retome os dados coletados pela turma e pergunte se alguma coisa que é descartada, que se torna lixo, poderia se tornar uma obra de arte.
Discutir o questionamento com os alunos.
Mostrar algumas imagens de obras de artistas contemporâneos que utilizam o lixo com principal elemento de suas obras:
Chris Jordan – coleta objetos descartados pela sociedade e fotografa, dando forma a números impressionantes.
Garrafas – Chris Jordan
http://mocoloco.com/art/upload/2007/10/running_the_num/jordan_bottles.jpg
Celulares
http://mocoloco.com/art/upload/2007/10/running_the_num/jordan_cells.jpg
Roupas de presidiários
http://www.happyphoton.com/images/2008/09/22/3c.jpg
Vik Muniz – monta retratos utilizando materiais inusitados como geléia, diamantes, confetes e lixo.
http://www.dressto.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/11/vik21.jpg
http://intervencoes.com.br/wp-content/uploads/2010/03/vik_muniz_2.jpg
Jean Smith – desvia o lixo de seu fim para transformá-lo em grandes instalações.
http://www.otaodoconsumo.com.br/tag/a-arte-do-lixo
http://www.otaodoconsumo.com.br/tag/a-arte-do-lixo
http://www.jeanshin.com/umbrellas_stripped_bare.htm
Os alunos devem discutir as imagens e observar que o lixo pode ser estetizado e transformar-se em obras de arte. Isto faz com que se chame a atenção para o tema.
Deve-se propor aos alunos que coletem aquilo que pode ser utilizado do lixo que é descartado pela escola:
garrafas;
sacolas plásticas;
copos, embalagens e etc.
3ª atividade:
Com os materiais coletados os alunos devem criar trabalhos utilizando técnica mista.
No Colégio de Aplicação João XXIII, cada aluno do 2º ano do ensino fundamental pintou uma sacola plástica com cola colorida (único material que aderiu ao plástico) e os trabalhos formaram um grande mosaico de sacolas que foi exposto na escola chamando a atenção para o uso excessivo de sacolas plásticas.
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=26036&op=all
Observar o envolvimento dos alunos nas discussões e na coleta de materiais para a confecção do trabalho.
Avaliar o processo de criação dos alunos na transformação do lixo em trabalhos de arte.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/03/2013
Cinco estrelasMuito bom! Vou postá-lo como sugestão para eu e minha equipe de colegas do Estado da Bahia, possamos criar um Miniprojeto em nossas escolas, para trabalharmos o lixo. Aceitamos sugestões. obrigada!