17/01/2011
Jose Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Brincar com diferentes tipos de bolas;
Como a corda pode possibilitar diferentes tipos de brincadeiras.
Brincar e explorar as habilidades presentes nos movimentos com cordas e bolas;
Criar e construir novas brincadeiras com cordas e bolas.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
AULA 1
ATIVIDADE I
Voleibol de Balões
Material: balões, rede de vôlei, corda ou elástico. Um som com cd.
Dividir a turma em dois grupos e solicitar que cada grupo fique de um lado da quadra. Cada aluno deverá encher o seu balão e, com o início da música, todos os alunos devem passar o seu balão para a quadra adversária e rebater os balões que passarem para a sua quadra. A cada interrupção da música o professor efetuará a contagem dos balões. No momento da interrupção o grupo que tiver menos balões marcará um ponto.
O professor deverá construir as regras juntamente com os alunos para melhorar a dinâmica da aula.
ATIVIDADE II
Voleibol de Bolão
Material: rede de vôlei ou uma corda, uma bola leve e bem grande.
Joga-se na quadra de voleibol e o número de participantes é ilimitado. É necessário ter uma bola leve e bem grande. Este tipo de bola é mais leve, maior e mais lenta que uma bola de vôlei possibilitando uma grande participação dos alunos, o que motiva o jogo.
O jogo começa com o professor lançando a bola para um determinado lado. É preciso que os alunos não deixem a bola cair no chão e cada equipe poderá tocar na bola mais de três vezes.
As regras podem ser adaptadas da seguinte forma:
1) Cada aluno pode dar mais de um toque;
2) A bola pode tocar o chão da quadra mais de uma vez;
3) O saque poderá ser executado de um ponto dentro da quadra e mais próximo a rede;
4) Ajudar o companheiro de time no saque dando mais um toque caso este não ultrapassar a rede.
AULA 2
ATIVIDADE I
Futebol de Bola de Meia
Dividir os alunos em duas ou mais equipes e organizar pequenos jogos de Futsal com cinco minutos de duração para cada jogo ou o time que fizer 2 gols antes do cinco minutos será o vencedor das partidas.
ATIVIDADE II
Pique de Bola de Meia
O professor escolherá um aluno para ser o "pegador". O pegador deve dar um tempo para os outros alunos dispersarem e depois correr atrás deles, até pegar um arremessando a bola de meia de leve nas costas ou da cintura para baixo nos alunos que estão correndo.
Quando pegar um aluno, esse aluno se tornará o novo pegador e assim a brincadeira continua. Vale lembrar que deve ser estabelecido um limite, por exemplo, numa quadra o limite pode ser a quadra de futsal, quem ultrapassar o limite será o novo pegador mesmo que tenha conseguido fugir.
AULA 3
ATIVIDADE I
Em uma quadra de futsal, colocar um balde grande em cada área. Jogar com 8 alunos em cada time. O objetivo é colocar a bola de tênis dentro do balde e cada bola dentro do balde vale um ponto.
O aluno que recebe a bola não pode dar mais que um passo. Vence o jogo quem somar o maio número de pontos.
ATIVIDADE II
Pingue-pongue no chão
O professor desenhará no chão várias mesas de ping-pong de 3X3 metros de cada lado. Colocar uma tábua de aproximadamente 50 centímetros separando as quadras.
Joga-se igual ao ping-pong, podendo o aluno só colocar as mãos na mesa, se preciso, e nunca os pés. Utilizar raquetes de frescobol.
AULA 4
ATIVIDADE I
PULANDO CORDA
Foguinho
Os alunos que batem a corda recitam, enquanto outros pulam:
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta
Fogo, foguinho.
Quando falarem a palavra "foguinho", começam a bater a corda cada vez mais rápida.
Vence quem conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda.
ATIVIDADE II
Cobrinha I
Dois alunos seguram a corda bem perto do chão, fazendo ondulações para cima e para baixo. Os outros alunos fazem uma fila e vão pulando a "cobra", sem encontrar na corda, que é sacudida cada vez mais rápida. As ondulações vão ficando cada vez mais altas e quem esbarra na corda é desclassificado.
Ganha quem "sobreviver" mais tempo.
Cobrinha II
A brincadeira de saltar a cobrinha, move-se a corda no chão de modo que ela pareça uma cobra em movimento. Os alunos devem saltar a “cobra” sem pisar nela.
AULA 5
ATIVIDADE I
Cabo de Guerra
É dado o sinal para começar a brincadeira. Dividir a turma em dois grupos que precisam puxar a corda por completo para o lado do seu grupo. Quem puxar a corda por completo é o grupo vencedor. Marcar a corda com um lenço ou o chão com giz para saber qual o grupo vencedor.
ATIVIDADE II
Estourar Bexigas
Amarrar bexigas nos pés dos alunos (uma em cada perna). No início da brincadeira o objetivo é estourar os balões dos colegas e ao mesmo tempo proteger as suas (dentro de um espaço mais reduzido, como uma quadra de vôlei). O último que sobrar com bexigas, mesmo uma só no pé não estourada, vencerá.
Uma variação deste jogo é transformá-lo num "mini-caça", como por exemplo, fazer com que os monitores sejam fugitivos pelo espaço (sendo este maior no caso) com suas bexigas na cintura e as crianças sejam os pegadores.
Material: bexigas e linha.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/pular-corda-424351.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/repertorio-corda-424350.shtml
http://educacaofisicafoz.no.comunidades.net/index.php?pagina=1301210775
Identificar junto aos alunos, quais as possibilidades de jogos com diferentes tipos de bolas e, corda;
Apontar as especificidades que caracterizam os jogos por utilizarem bolas e cordas diferentes.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/06/2012
Quatro estrelasAdorei as sugestões, com certeza são brincadeiras que estão esquecidas é válido tentar resgatar a infância e incetivar as crianças a práticar esportes esse tipo de brincadeira tira a criança do sedentarismo. Para mim será uma grande ajuda no projeto que estou iniciando como munitora de atividades complementares.