Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Brincando com cordas e diferentes tipos de bolas

 

17/01/2011

Autor y Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Brincar com diferentes tipos de bolas;

Como a corda pode possibilitar diferentes tipos de brincadeiras.

Brincar e explorar as habilidades presentes nos movimentos com cordas e bolas;

Criar e construir novas brincadeiras com cordas e bolas.

Duração das atividades
5 aulas 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

ATIVIDADE I

Voleibol de Balões

Material: balões, rede de vôlei, corda ou elástico. Um som com cd.

Dividir a turma em dois grupos e solicitar que cada grupo fique de um lado da quadra. Cada aluno deverá encher o seu balão e, com o início da música, todos os alunos  devem passar o seu balão para a quadra adversária e rebater os balões que passarem para a sua quadra. A cada interrupção da música o professor efetuará a contagem dos balões. No momento da interrupção o grupo que tiver menos balões marcará um ponto.

O professor deverá construir as regras juntamente com os alunos para melhorar a dinâmica da aula.

ATIVIDADE II

Voleibol de Bolão

Material: rede de vôlei ou uma corda, uma bola leve e bem grande.

Joga-se na quadra de voleibol e o número de participantes é ilimitado. É necessário ter uma bola leve e bem grande. Este tipo de bola é mais leve, maior e mais lenta que uma bola de vôlei possibilitando uma grande participação dos alunos, o que motiva o jogo.  

O jogo começa com o professor lançando a bola para um determinado lado. É preciso que os alunos não deixem a bola cair no chão e cada equipe poderá tocar na bola mais de três vezes.

As regras podem ser adaptadas da seguinte forma:

1) Cada aluno pode dar mais de um toque;

2) A bola pode tocar o chão da quadra mais de uma vez;

3) O saque poderá ser executado de um ponto dentro da quadra e mais próximo a rede;

4) Ajudar o companheiro de time no saque dando mais um toque caso este não ultrapassar a rede.

AULA 2

ATIVIDADE I

Futebol de Bola de Meia

Dividir os alunos em duas ou mais equipes e organizar pequenos jogos de Futsal com cinco minutos de duração para cada jogo ou o time que fizer 2 gols antes do cinco minutos será o vencedor das partidas.

ATIVIDADE II

Pique de Bola de Meia

O professor escolherá um aluno para ser o "pegador". O pegador deve dar um tempo para os outros alunos dispersarem e depois correr atrás deles, até pegar um arremessando a bola de meia de leve nas costas ou da cintura para baixo nos alunos que estão correndo.

Quando pegar um aluno, esse aluno se tornará o novo pegador e assim a brincadeira continua. Vale lembrar que deve ser estabelecido um limite, por exemplo, numa quadra o limite pode ser a quadra de futsal, quem ultrapassar o limite será o novo pegador mesmo que tenha conseguido fugir.

AULA 3

ATIVIDADE I

Em uma quadra de futsal, colocar um balde grande em cada área. Jogar com 8 alunos em cada time. O objetivo é colocar a bola de tênis dentro do balde e cada bola dentro do balde vale um ponto.

O aluno que recebe a bola não pode dar mais que um passo. Vence o jogo quem somar o maio número de pontos.

ATIVIDADE II

Pingue-pongue no chão

O professor desenhará no chão várias mesas de ping-pong de 3X3 metros de cada lado. Colocar uma tábua de aproximadamente 50 centímetros separando as quadras.

Joga-se igual ao ping-pong, podendo o aluno só colocar as mãos na mesa, se preciso, e nunca os pés. Utilizar raquetes de frescobol.

AULA 4

ATIVIDADE I

PULANDO CORDA

Foguinho

Os alunos que batem a corda recitam, enquanto outros pulam: 

Salada, saladinha

Bem temperadinha

Com sal, com pimenta

Fogo, foguinho. 

Quando falarem a palavra "foguinho", começam a bater a corda cada vez mais rápida.

Vence quem conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda. 

ATIVIDADE II

Cobrinha I

Dois alunos seguram a corda bem perto do chão, fazendo ondulações para cima e para baixo. Os outros alunos fazem uma fila e vão pulando a "cobra", sem encontrar na corda, que é sacudida cada vez mais rápida. As ondulações vão ficando cada vez mais altas e quem esbarra na corda é desclassificado.

Ganha quem "sobreviver" mais tempo.

Cobrinha II

A brincadeira de saltar a cobrinha, move-se a corda no chão de modo que ela pareça uma cobra em movimento. Os alunos devem saltar a “cobra” sem pisar nela.

AULA 5

ATIVIDADE I

Cabo de Guerra

 É dado o sinal para começar a brincadeira. Dividir a turma em dois grupos que precisam puxar a corda por completo para o lado do seu grupo. Quem puxar a corda por completo é o grupo vencedor. Marcar a corda com um lenço ou o chão com giz para saber qual o grupo vencedor. 

ATIVIDADE II  

Estourar Bexigas

Amarrar bexigas nos pés dos alunos (uma em cada perna). No início da brincadeira o objetivo é estourar os balões dos colegas e ao mesmo tempo proteger as suas (dentro de um espaço mais reduzido, como uma quadra de vôlei). O último que sobrar com bexigas, mesmo uma só no pé não estourada, vencerá.

Uma variação deste jogo é transformá-lo num "mini-caça", como por exemplo, fazer com que os monitores sejam fugitivos pelo espaço (sendo este maior no caso) com suas bexigas na cintura e as crianças sejam os pegadores.

Material: bexigas e linha.

Recursos Complementares
Avaliação

Identificar junto aos alunos, quais as possibilidades de jogos com diferentes tipos de bolas e, corda;

Apontar as especificidades que caracterizam os jogos por utilizarem bolas e cordas diferentes.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Aliani Teixeira costa, Segundo Tempo , São Paulo - dijo:
    alianiteixeira@bol.com.br

    25/06/2012

    Quatro estrelas

    Adorei as sugestões, com certeza são brincadeiras que estão esquecidas é válido tentar resgatar a infância e incetivar as crianças a práticar esportes esse tipo de brincadeira tira a criança do sedentarismo. Para mim será uma grande ajuda no projeto que estou iniciando como munitora de atividades complementares.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.