Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O NÚMERO E SUA FUNÇÃO DE MEDIDA

 

11/02/2011

Autor y Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar  os números para registrar o próprio tamanho e o crescimento de plantas;
  • saber qual a função de medida do tempo dos relógios;
  • Identificar em relógios a hora de início e término da aula na escola.
Duração das atividades
3 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter noção de sucessão

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

1º momento

Os números têm várias funções, dentre elas a de medida. A medida de altura é conteúdo de medida de grandeza de comprimento.

A organização dessa atividade deve ser respaldada no conhecimento do Sistema Métrico Decimal. No entanto, as crianças ainda estão se iniciando na vivência com o sistema de medidas. Para aquisição das noções iniciais é necessário que o professor desenvolva várias atividades com seus alunos  envolvendo-os em  ações de medir e pensar sobre o modo que fazem as medidas, falar em voz alta como realizaram as ações de medidas e de ouvir o professor para construir uma orientação para sua atividade. A orientação é do tipo que leva as crianças a se questionar:

  1. Qual o instrumento que utilizo para medir uma pessoa?
  • Nesse momento, as crianças devem ter na roda de conversa vários objetos que possam escolher.
  • Organize as crianças em duplas e cada uma  combina qual o instrumento adequado, escolhe  um entre vários e  cada membro da dupla mede a altura um do outro e faz o registro em um caderno.

 

                                                                                                                                                 

http://pt.ruadireita.com/images/product/238/432a618bd1f4bcd77b0d3f2fbf482f49.jpg

http://img.alibaba.com/photo/275086655/Folding_wooden_ruler.jpg

http://www.colegioinfanta.pt/userfiles/rato_fita_metrica.gif

2º momento

  • As duplas retornam à roda e explicam com que e como mediram e qual a medida do colega.

      2. O professor se questiona: o que devo fazer?

 

  • Faz a observação  e a análise  das duplas, verificando a escolha, o modo como mediram e explicaram a atividade.
  • Retoma a atividade, conta a história da evolução da medida de comprimento na humanidade, como os homens faziam para medir a altura quando não existia a representação do número e o sistema métrico decimal.
  • Apresenta o metro às crianças e explica a divisão, somente os centímetros.
  • Pergunta às crianças sobre a experiência que elas têm quando vão ao pediatra, como elas são medidas?  A experiência que elas têm quando os pais fazem a medição em casa, como elas são medidas pelos pais?

 

   3. Proposta, o professor desafia as crianças.

 

  • As duplas sentam e discutem qual a estratégia que irão utilizar para medir a altura dos colegas.
  • As duplas voltam para a roda de conversa e falam em voz alta as estratégias.
  • Cada dupla volta a medir, usando os termos: metro e centímetros.

  

ATIVIDADE 2

1º momento

 

Converse com os alunos sobre a marcação do tempo através do relógio. Leve para sala de aula relógios do  tipos de parede, de pulso, digital etc. Peça para que observem os relógios e digam em voz alta as semelhanças e destaquem as diferenças. Mostre o uso de ponteiros na marcação da hora no relógio convencional. Depois coloque os alunos para visualizar  como são indicadas as horas e os minutos no relógio digital. E Desenvolva atividades usando o relógio para orientação do tempo. Exemplo, os alunos :

  • 5 minutos - devem desenhar e pintar um relógio ;
  • 10 minutos -  brincar controlando a hora;
  • 10 minutos - Lanchar
  • Cada criança explica a experiência de controlar o tempo da atividade.

 

2º momento

Converse com as crianças sobre os horários de entrada e saída da escola. A conversa  pode iniciar com as seguintes questões: a que horas começa nossa aula? E a que horas termina? Quanto tempo se passa entre o início e o fim? Elas ouvem e respeitam as respostas dos colegas.  Confeccionam um relógio de ponteiros (cartolina, tesoura, cola, lápis hidrocor). Em seguida,   iniciam fazendo um controle sobre esses horários. Ao final, manuseiam os ponteiros para indicar o início e término da aula. Pode indicar, também, outros horários: recreio, hora da contação de história, chegada dos pais etc.

http://desenhos.kids.sapo.pt/img/para-a-escola-3-b2977.jpg

 

Atividade 3

Combine com as crianças a plantação de uma horta em jarro, para fazer a contagem de tempo em dias. Escolha um horário e marque  24 horas, para desenvolver o conceito de ontem e hoje e de tempo.  Organize um caderno,  para as crianças fazerem as anotações sobre  o desenvolvimento das plantas. Para cada dia elas marcam a data, a hora e observam em quantos dias as plantas brotaram.

http://4.bp.blogspot.com/_DEFKrF0rcnQ/TF27flB-hNI/AAAAAAAACGI/Bsf148qeD7M/s1600/plantartemperos.jpg

Recursos Complementares

Sugestão de leitura para enriquecer seu planejamento:

http://www.calendario.cnt.br/meditempo/Calendar300.htm

PANIZZA, Mabel. Ensinar Matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed. 2006.

Avaliação

Ao final das atividades, observar se os alunos:

  1. perceberam que há diferentes instrumentos e ações para medir o nosso tamanho e o crescimento de plantas;
  2. identificam o relógio como um instrumento de medir o tempo;
  3. identificam, em relógios, convencionais as horas de início e término das aulas na escola.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • rita de cacia maria, Escola de Educação Infantil Abelhinha Sapeca , Rio Grande do Sul - dijo:
    rcmaria@bol.com.br

    11/02/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da metodologia aplicada nas atividades,porem acho que poderiam ser um pouco mais simplificadas para as etapas das crianças menores da educação infantil.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.