11/01/2011
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Identificar diferentes interações entre insetos e plantas.
Explicar o herbivorismo.
Reconhecer a importância ambiental dessa relação ecológica
Relações ecológicas.
Sugerimos que o estudo desse tema tenha início com a projeção de imagens como as disponibilizadas a seguir, utilizando o aparelho data show.
Os alunos deverão observar as imagens e estabelecer relações entre elas, apontando o que elas têm em comum. O professor deverá dialogar com os alunos ouvindo suas considerações e tecendo novos comentários. Ao final dessa conversa, destacar que em todas as situações estão presentes animais herbívoros.
Continuando esse diálogo com os alunos, o professor deverá relembrar com seus alunos as cadeias e teias alimentares e a importância dos herbívoros nessas interações, nos mais diversificados ecossistemas da biosfera.
http://naturlink.sapo.pt/ResourcesUser/GaleriaFauna/Respostas%20das%20plantas4.JPG Acessado em 12/12/2010.
http://i1.trekearth.com/photos/79777/lagartinha.jpg Acessado em 12/12/2010.
http://img169.imageshack.us/i/gafanhoto1kf3.jpg/sr=1 Acessado em 12/12/2010.
http://1.bp.blogspot.com/_JpbZjqaoBEA/Sc7OZxdFxrI/AAAAAAAAJ-w/xg17K1Ze68o/s400/1226194549_346677814_d513fa546b.jpg formigas Acessado em 12/12/2010.
Fechamento
O professor deverá fechar esse momento dialógico reiterando a importância ambiental dos herbívoros no sentido de serem os primeiros a incorporarem o alimento produzido pelos produtores na fotossíntese e depois o passarem aos consumidores secundários, por meio das cadeias alimentares.
Sugerimos que o professor digite um pequeno texto destacando esses aspectos e o conceito de herbivorismo. Após esse texto proponha, nesse mesmo material, atividades relativas à passagem de alimento dos produtores aos consumidores, via cadeias alimentares.
Os alunos deverão estar em duplas para discutirem e realizarem as atividades propostas.
HERBIVORISMO
Herbívoro é um termo que designa, nos diferentes ramos da biologia, um ser vivo (geralmente animal) que se alimenta de plantas (vegetais). Também designados por consumidores de primeira ordem, alimentam-se direta ou indiretamente de substâncias orgânicas produzidas pelos vegetais com clorofila.
Herbivoria é o nome dado à relação entre os animais herbívoros e as plantas dos quais eles se alimentam. Trata-se de um caso de predação quando o predador é um consumidor primário (geralmente um animal) e a presa é um produtor (planta). A predação é uma interação biótica que resulta em efeitos negativos no crescimento e sobrevivência de uma população e efeitos positivos ou benéficos na outra população, uma vez que o predador alimenta-se da presa. No caso do herbivorismo, do ponto de vista individual, existe prejuízo para as plantas que são comidas e benefícios para os animais que delas se alimentam.
Os efeitos da herbivoria numa planta dependem das partes de seu organismo que são diretamente afetadas e da fase de desenvolvimento em se encontram quando são predadas pelos herbívoros. Os predadores das plantas podem comer as folhas, sugar a seiva, consumir o meristema (tecidos de crescimento), danificar as flores e os frutos e cortar as raízes. Todas estas diferentes ações têm efeitos distintos nas plantas de acordo com o seu estágio de desenvolvimento; por exemplo, o efeito da desfolhação é diferente quando se trata de uma plântula ou de uma planta em fase de produção de sementes
Entretanto, se considerarmos o ecossistema como um todo, o herbivorismo constitui um importante tipo de interação biótica na natureza. É através dele que a energia captada da luz solar pelos produtores pode se difundir para os demais níveis tróficos dos ecossistemas.
Atividades
I- Tendo como referência as imagens apresentadas no início da aula, proponha uma cadeia alimentar para cada situação, destacando nela: produtor, consumidores (de diferentes ordens) e decompositores. Em cada cadeia alimentar aponte o consumidor primário e a relação de herbivoria.
O professor deverá projetar novamente as imagens, uma a uma, dando um tempo para que os alunos elaborem cada cadeia alimentar.
II- Observe a seguinte teia alimentar e faça as atividades propostas a seguir.
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/figuras/bio_ecologia/teia_alimentar.jpg Acessado em 12/12/2010.
1) Nessa teia alimentar estão interligadas várias cadeias alimentares. Represente quatro delas, separadamente, de forma esquemática.
2) Em cada uma das cadeias alimentares do item 1, destaque: a) os produtores; b) os consumidores primários; c) as relações de herbivorismo.
3) Quantas e quais são as posições diferentes que os seguintes animais podem ocupar nessa teia alimentar?
a) gavião; b) a onça; c) o coelho; d) o inseto
4) Compare a situação do gavião e da onça com a do coelho e do inseto. Em que aspectos são semelhantes? E divergentes?
5) Aumentando as populações de herbívoros, o que poderá acontecer com as populações de produtores nessa teia alimentar?
6) Complete as frases a seguir, utilizando as palavras do retângulo, de modo a torná-las corretas.
Onívoros herbívoros autótrofos carnívoros fotossíntese heterótrofos produtores consumidores |
Nas cadeias alimentares os vegetais são chamados de __________________ ou ___________________ porque produzem seu próprio alimento no processo de ____________________.
Os animais são chamados de _______________________ ou ________________________ porque não produzem seu próprio alimento e se alimentam de outros seres vivos ou de partes deles.
Os consumidores primários são considerados _________________________ porque comem seres clorofilados. Os consumidores secundários são considerados ____________________ porque se alimentam de animais. Um consumidor que se alimenta tanto de animais como de vegetais é chamado de ______________________.
Após os alunos discutirem e registrarem suas considerações, o professor deverá abrir a discussão de cada item por toda a turma, realizando os esclarecimentos que se fizerem necessários.
Propomos a discussão desse aspecto da herbivoria, tendo como ponto de partida o vídeo disponível no endereço http://www.youtube.com/watch?v=KD6vEt-GLMs (acessado em 12/12/2010), que aponta os desafios dos agricultores no combate às pragas. O professor poderá baixar o vídeo e projetá-lo utilizando o aparelho data show.
Após a exibição do vídeo, os alunos deverão se reunir em grupos de 3 elementos para discussão das questões propostas.
Que grupo de herbívoros pode se tornar uma praga?
Quando os herbívoros se tornam pragas?
O que pode ser feito para o controle das pragas (herbívoros) que se alimentam dos alimentos cultivados pelo homem?
Quais são os prós e os contras do uso de inseticidas?
Após a discussão nos pequenos grupos, o professor deverá promover a socialização das considerações dos alunos, fazendo os esclarecimentos e complementações necessários. Apontar que na natureza, por meio das cadeias alimentares, acontece o controle natural do número de indivíduos nas populações. Isso é feito por meio de diversas interações bióticas, como o parasitismo, o predatismo e o herbivorismo. O desequilíbrio nas cadeias alimentares, que geralmente é consequência de ações humanas, é que pode acarretar o aumento populacional de um determinado predador, que pode acabar com a população de presas. Nesse caso, o predador é considerado uma praga. No caso do herbivorismo, há muitos problemas nesse sentido na agricultura, quando insetos e lagartas se tornam pragas, causando grandes prejuízos.
Nos ambientes naturais, o controle do tamanho das populações depende do equilíbrio nas cadeias alimentares, com a presença de presas e predadores nos diversos níveis tróficos. Além disso, enquanto presas dos herbívoros, as plantas apresentam mecanismos de defesas contra seus predadores, desenvolvidos ao longo do processo evolutivo das espécies.
A fim de possibilitar aos alunos uma ampliação de seus conhecimentos a respeito da herbivoria, propomos uma pesquisa na internet sobre as defesas das plantas contra o predatismo por herbívoros. Sendo assim, essa aula deverá ser realizada no laboratório de informática, onde deverão ser formados pequenos grupos. O professor deverá fornecer a cada grupo, por escrito, os endereços onde buscarão informações e os itens sobre os quais deverão fazer registros para discussão posterior.
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=2&cid=26091&bl=1&viewall=true Acessado em 13/12/2010.
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/defesa-dos-vegetais.htm Acessado em 13/12/2010.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Defesas_vegetais_contra_a_herbivoria Acessado em 13/12/2010.
Itens para registro:
As quatro estratégias básicas empregadas por plantas para reduzir o dano por herbívoros.
Tipos de defesa química.
Tipos de defesas mecânicas.
Mimetismo e Camuflagem.
Defesas indiretas.
Perda das folhas e coloração.
Após a socialização, cada grupo de alunos deverá produzir um texto a respeito do assunto. O professor deverá entregar a eles uma folha com a primeira frase do texto e eles deverão dar continuidade ao mesmo.
"Numa planta que sobrevive ao ataque de um herbívoro, são detectados efeitos diferentes de acordo com a sua capacidade de resposta. Os minerais ou nutrientes podem ser dirigidos de uma parte da planta para outra, pode haver alterações da taxa de metabolismo, das taxas de crescimento das raízes, do caule e de reprodução, e podem ser produzidos tecidos e substâncias químicas de proteção".
http://www.cnpab.embrapa.br/publicacoes/artigos/artigo_controle_biologico.html Acessado em 13/12/2010.
http://super.abril.com.br/mundo-animal/formigas-sauvas-genios-trabalhando-440721.shtml Acessado em 13/12/2010.
A avaliação do conteúdo deverá ser realizada de maneira processual, ao longo das aulas e de cada atividade desenvolvida.
Poderão ser utilizados como instrumentos avaliativos os registros, as pesquisas, as discussões e a participação individual e coletiva na socialização.
Deverão ser usadas como instrumentos principais de avaliação quantitativa as atividades da primeira aula e o texto produzido pelos alunos na terceira aula.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/09/2012
Quatro estrelasvc mandou bem mais faltou mutualismo , comensalismo e etc
10/05/2011
Cinco estrelasMaterial muito bom, aulas bem diferenciadas e dinâmicas, voltada para o nosso aluno real, que convive com a internet.
02/04/2011
Cinco estrelasmaterial bem elaborado, texto de fácil compreensão e imagens atrativas e elucidativas. Parabéns!