12/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Desenvolver a leitura de um texto sobre brincadeiras.
Desenvolver a linguagem oral, realizando uma discussão sobre o texto lido.
Ampliar seu conhecimento sobre o tema, produzindo, em pequenos grupos, um pequeno texto sobre brincadeiras a partir de outro.
Desenvolver a criatividade ao ilustrar os textos produzidos.
Aprofundar seu conhecimento sobre o tema, realizando a apresentação da brincadeira.
Seria interessante que os alunos já tivessem tido contato com o tema BRINCADEIRAS.
1. Sentados em círculo, o professor iniciará uma conversa orientada sobre as brincadeiras preferidas pela turma.
2. Pedir aos alunos que expliquem o motivo pelo qual preferem uma brincadeira e não outra.
3. A seguir, entregar aos alunos o texto BRINCADEIRAS e pedir que o leiam silenciosamente.
PROFESSOR: O texto BRINCADEIRAS, de Marta Maria Pinto Ferraz, poderá ser encontrado no livro Leitura, escrita e reflexão de Márcia Leite e Cristina Bassi, 3º ano, nas páginas 164 e 165. O texto traz informações sobre crianças e brincadeiras.
BRINCADEIRAS
Fonte da imagem: todaperfeita.com.br
Em cada região do Brasil, o povo tem um jeito diferente de cantar, de dançar e até de falar. Com as brincadeiras também é assim. Elas podem mudar um pouquinho de um lugar para o outro, podem até receber um novo nome, mas suas regras são sempre muito parecidas.
A ciranda, brincadeira conhecida em todo o Brasil, é a mesma coisa que brincar de roda. Suas músicas mais cantadas são Cirandinha, Eu fui no itororó, Teresinha de Jesus, O cravo e a rosa, Se essa rua fosse minha, Atirei o pau no gato. Quase sempre são as mães e as avós que ensinam para as crianças as cantigas que cantaram na sua infância. E como passam de boca em boca, as músicas e a maneira de brincar nunca são esquecidas. Além do mais, brincar de roda ajuda a gostar de música e a treinar a memória.
Outra brincadeira muito conhecida em todo o Brasil é a de soltar papagaio. Esse brinquedo é conhecido por nomes bem diferentes: arraia, pipa, quadrado, morcego, cafifa, pandorga, cação, pipa-estrela... As formas e o modo de fazer também mudam de região para região. A diversão já começa na hora de construir o brinquedo, escolher as cores dos papéis, conseguir as varetas, enrolar a linha...
Meninos e meninas de Pernambuco gostam de brincar de um jogo conhecido por barra-bandeira. Em São Paulo essa brincadeira recebe o nome de rouba-bandeira. Em Santa Catarina chama-se salva-bandeira e no Pará tem o nome de bandeirinha. Nesse jogo, crianças divididas em dois times tentam roubar a bandeira que fica no campo do adversário sem ser pegas.
Também é brincando que as crianças indígenas aprendem a sobreviver na floresta. Os pais fazem arcos e flechas bem pequenos para que seus filhos aprendam a caçar. Todas as crianças gostam de correr, subir em árvores, catar ovos de galinha e chupar cana para matar o tempo. Como o calor é muito grande, toda hora é hora de mergulhar no rio. Quando brincam, as crianças aprendem mais sobre seu modo de viver, sua língua e seus costumes.
Brincar é um jeito saudável e divertido de aprender a crescer. Todas as crianças aprendem muitas coisas quando estão brincando: aprendem a importância das regras e que sempre é possível aprender alguma brincadeira nova. Brincar é direito de todas as crianças que vivem nos campos, nas florestas ou nas cidades.
O que significa?
* região: cada uma das partes de um país.
* itororó: pequena cachoeira.
* cantigas: canções populares.
* adversário: com quem se disputa; que luta contra o outro.
* saudável: que tem saúde.
4. Após a leitura silenciosa, dividir o texto em parágrafos e pedir que cada fila leia, em voz alta, um parágrafo do texto.
5. Realizar a discussão oral sobre o texto.
a) De que assunto fala o texto?
b) Para que serve um texto como esse?
c) Você conhece todas as brincadeiras de que o texto fala?
d) Quais brincadeiars você não conhece?
e) O que a gente aprende quando brinca?
f) Conte para os seus colegas sobre duas coisas que você não sabia e ficou sabendo depois de ler o texto BRINCADEIRAS?
6. A seguir, dividir a turma em pequenos grupos e entregar a cada grupo o nome de uma brincadeira que tenha no texto BRINCADEIRAS.
7. Pedir aos alunos que produzam, em grupo, um pequeno texto narrativo sobre a brincadeira que lhe coube, seguindo o roteiro:
a) nome da brincadeira;
b) como se brinca;
c) se possui outro nome;
d) quem gosta mais da brincadeira, menino ou menina;
e) onde e quando costuma-se brincar.
MODELO
Ciranda cirandinha
É uma brincadeira de roda conhecida em todo o Brasil. Para brincar as crianças ficam de mãos dadas e cantam a música ciranda cirandinha. Quase sempre são as mães e as avós que ensinam para seus filhos as cantigas que cantaram na sua infância. Tanto meninos quanto meninas costumam brincar de ciranda cirandinha. Essa brincadeira pode ser feita no recreio das escolas, nas calçadas, pátios, parques e praças.
8. Solicitar aos alunos que ilustrem o seu texto.
Fonte da imagem:
annamagiaemisticismo.arteblog.com.br
9. O professor deverá agendar um dia e um local para que os grupos realizem a apresentação das brincadeiras relativas ao texto por eles produzidos.
10. Ao final de todas as apresentações, os alunos, com o auxilio do professor, poderão selecionar algumas brincadeiras para brincarem todos juntos.
11. Os textos produzidos pelos grupos deverão ficar expostos na sala de aula.
O site a seguir possui letras e músicas de várias brincadeiras infantis populares.
http://letras.terra.com.br/eliana/533124/
Cantigas de roda: http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm
Brincadeiras populares ou folclóricas: http://www.bigmae.com/brincadeiras-populares-ou-folcloricas/
Ao final das atividades o professor avaliará se os alunos:
Desenvolveram a leitura de um texto sobre brincadeiras.
Desenvolveram a linguagem oral, realizando uma discussão sobre o texto lido.
Ampliaram seu conhecimento sobre o tema, produzindo, em pequenos grupos, um pequeno texto sobre brincadeiras a partir de outro.
Desenvolveram a criatividade ao ilustrar os textos produzidos.
Aprofundaram seu conhecimento sobre o tema, realizando a apresentação da brincadeira.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/05/2014
Cinco estrelasUm texto inteligente e criativo
20/01/2012
Quatro estrelasGostei bastante desta aula porque desenvolve as habilidades de leitura, interpretação de texto, escrita, oralidade, sociabilidade e principalmente a autonomia dos alunos.