Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Contos populares, nossa herança cultural.

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender a importância dos contos populares como manifestação cultural da sociedade;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos.
  • Construir uma história narrada com recursos tecnológicos;  
Duração das atividades
7 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Discuta com os alunos sobre as histórias que ouviram dos familliares e a importância dos contos populares.

Estratégias e recursos da aula

Os contos fazem parte da vida do povo brasileiro.Trazemos em nossa bagagem a herança cultural dos nossos ancestrais, nossa memória afetiva os contos que ouvimos que nos marcaram e que nos encantaram.

De acordo com Alexandre Parafita, “os contos populares fazem parte de um universo cultural que tem como suporte a tradição oral de um povo, não sendo de fácil definição porque se confunde frequentemente com outros conceitos, como por exemplo, a lenda e o mito. Mesmo assim arrisca dizer que um conto popular é um texto narrativo, curto, que procura deleitar, entreter ou educar o ouvinte, e que é geralmente ficcionado ou então de conteúdo presumivelmente verídico sem que isso constitua factor relevante na avaliação do acto narrativo em si mesmo. É um texto que tem uma origem anónima, faz parte da tradição oral de uma comunidade e reflecte os mais variados sentimentos da alma de um povo, os seus hábitos, usos, costumes, vícios e índole”. Fonte: http://www.cm-mirandela.pt/index.php?oid=3936. 

Os contos são um vasto material de estudo e entendimento da construção da nossa língua, portanto podem constituir uma interessante fonte de estudo, além disso um projeto alicerçado neste tem pode estabelecer pontes entre a escola e os familiares.

A proposta desta atividade é esta mesma, que o (a) aluno (a) busque entre os seus os contos que fazem parte do patrimônio histórico da família. Esses contos serão materiais de estudo e depois com a ajuda dos recursos tecnológicos transformados em um CD que poderá voltar para essa família acrescidos da contribuição dos colegas. O (a) aluno torna-se protagonista de rever e recontar com recursos contemporâneos às histórias do imaginário da família.

Esses contos serão materiais de estudo e depois com a ajuda dos recursos tecnológicos transformados em um CD que poderá voltar para essa família acrescidos da contribuição dos colegas.

O (a) aluno torna-se protagonista de rever e recontar com recursos contemporâneos às histórias do imaginário da família.

Para realização da atividade seguem alguns passos necessários:

Passo 1- Roda de debate para identificar o que os alunos sabem sobre o tema, que histórias já ouviram etc. Incentive a participação de todos.

Passo 2- Socializar a ideia do projeto e estimular que os alunos possam opinar na construção do mesmo.

Passo 3- Escrever coletivamente em um cartaz quais serão as etapas do projeto bem, como a realização as mesmas.

Sugestão de fases:

Fase 1- Levantamento de contos conhecidos pelos alunos;

Fase 2- Roda de conto pelos alunos  (Ativar a memória afetiva dos alunos); Utilize uma música que fala sobre a importância da imaginação: Uma ótima sugestão é: Pensar em coisas lindas do Musical Vale Encantado de Oswaldo Montenegro. Na escola falamos tanto na necessidade de cultivar coisas boas, a canção é uma lista de coisas que deixam a vida mais bonita, assim como os contos...

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=L0PSMFl10G8&feature=related 

Fase 3- Pesquisa em sites de contos para ampliar repertório e entender a estrutura narrativa dos contos. Após a pesquisa debater com os alunos sobre suas descobertas

.

Fase 4- reunião de pais e responsáveis para socializar a ideia do projeto e convidar os pais a somarem saberes;

Fase 5- Se necessário pesquisar na internet para buscar alguns contos.

Fase 6- Pesquisar sobre sonoplastia, que tipos de sons podem sonorizar as histórias;

Faze 7- Montar as equipes de trabalho exaltando as diferenças de competências para o melhor desenvolvimento do trabalho;

Fase 8- Escrever uma carta coletiva para os amigos e familiares para pedir a contribuição da comunidade na realização do projeto.

Fase 9- Cada aluno deverá levar a carta para casa e ouvir e registras as histórias. O registro pode ser escrito, mas gravado em um MP3, celular, gravador, etc; Estes aparelhos estão cada vez mais comuns entre os alunos e dar uma função social na escola para eles aproxima os alunos de uma tecnologia humanizadora;

Fase 10- Ouvir contos com sonoplastia disponibilizados no Portal do Professor:

Contos populares: parte 1 [Categorias Literárias] 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9360 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9670 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9672 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9674 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9677 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9679 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9680    

Fase 11- Verificar em cada grupo os contos trazidos, e orientar aos alunos a escolherem 1 ou 2 contos para sonorizar.

Fase12- Dividir o conto em partes para planejar a narração e a inserção dos sons;

Fase 13- Utilizando o gravador do Windows testar os sons no computador

Dica: nos recursos complementares há sugestão de um tutorial de gravação que pode ajudar a todos   

Fase 14- Depois de acertar todos os sons fazer a gravação final

Fase 15- gravar todas as histórias em 1 único CD e reproduzir para os alunos;

Fase 16- Ouvir o CD com  todos os alunos e avaliar coletivamente a produção;

Fase 17- Convidar os amigos e familiares para ouvirem os contos resultantes do projeto. Agradecer o apoio da comunidade;

Fase 18- Que tal ampliar os horizontes e levar os alunos para doarem o CD produzido para instituições como orfanatos, asilos, etc.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Contos populares: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

Discutir com os alunos a relevância do projeto para eles, o que aprenderam sob seus pontos de vistas.

Discutir com os alunos a relevância do projeto para eles, o que aprenderam sob seus pontos de vistas. Elaborar uma ficha sobre o produto final- A sonorização do conto Auto=Avaliação da participação na equipe dando nota de 0a 10 e justificando-a; Nota de avaliação do grupo – que deve chegar a consenso.          

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.