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HABILIDADE 9 DO ENEM: Arte e cultura na vida do brasileiro.

 

24/01/2011

Autor y Coautor(es)
leonardo lima costa
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as contribuições do fenômeno capoeira na arte e cultura do brasileiro;
  • Reconhecer interferências cotidianas e sociais da manifestação corporal capoeira, identificando pensadores e fatos históricos que contribuíram para a atual realidade sobre este fenômeno;
  • Vivenciar manifestações corporais, originárias da capoeira, presentes na cultura brasileira;
Duração das atividades
100 minutos ou duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Dedicar um tempo aos estudos sobre capoeira significa reconhecer o valor da cultura negra no Brasil. A capoeira é a junção acertada da dança, luta e música.

A dança, junto com a música, disfarçava os golpes e o tempo destinado aos treinamentos físicos para possíveis combates. A música era uma forma de manter suas raízes e crenças da terra natal (África). A luta era o treinamento físico pesado e exaustivo desenvolvendo o alto controle e o equilíbrio corporal.   

Para as vivências propostas nas atividades dessa aula o professor deve pesquisar e adquirir CDs de músicas de capoeira referentes aos estilos “Angola”, “Regional” e “Contemporânea”.

Atividade 1

Propor um circuito de movimentos para que os alunos tenham um primeiro contato com alguns dos movimentos ou golpes mais comuns da capoeira. O circuito pode ter caráter competitivo ou não, ficando a critério do professor. O professor deve demonstrar cada movimento proposto no circuito:

  1. Iniciar o circuito realizando o Aú em cima do colchão;
  2. Com a sola do pé empurrar e derrubar o cone colocado em cima do plinto (o professor deve atentar a altura do plinto para que os alunos possam realizar o exercício). Golpe benção;
  3. Com a cabeça emperrar a bola até o final do segundo colchão. Golpe cabeçada;
  4. Equilibrar o bambolê no chão e, antes que ele caia de volta no chão, passar a perna por cima dele. Realizar esse movimento três vezes. Golpe queixada;
  5. Derrubar todas as garrafas pet realizando o golpe da capoeira rasteira;
  6. Saltar com as duas pernas estendidas no ar e aterrissar em cima dos colchões sobrepostos. Golpe vôo do morcego;
  7. Realizando um tapa na peteca o aluno deve lançá-la até a linha grossa linha azul. Golpe tapa.

Imagem ilustrativa do circuito.

Caso o professor opine por realizar esse percurso em caráter competitivo, a seguir sugerem-se algumas regras:

  • Dividir a turma em pequenos grupos de 4 ou 5 alunos.
  • Cada grupo deve escolher um colega para ser o último a vivenciar o circuito.
  • Todos os alunos deverão passar pelo circuito.
  • O colega escolhido para ficar por último terá, também, outra função, a de remontar o circuito após seus colegas passarem (já que algumas estações serão desmontadas).
  • O próximo colega só poderá iniciar o percurso se todas as estações do circuito estiverem no lugar.
  • Vence o grupo que gastar menos tempo para concluir o circuito.

Obs.: Durante essa atividade seria enriquecedor o professor colar músicas de capoeira para tocar aleatoriamente, como introdução ou preparação para a próxima atividade.

Atividade 2

Nesta atividade os alunos devem se apropriar dos movimentos realizados na atividade anterior e montar uma sequência de golpes contra um oponente imaginário (como é feito no “Kata” nas artes marciais). O professor deve destinar um bom tempo para que os grupos memorizem essa sequência de golpes.   

Obs.: Uma ajuda para os alunos desenvolverem melhor essa atividade e memorizar melhor a sequência de golpes o professor pode sugerir que registrem seus trabalhos em folha de papel.

Atividade 3

Nessa atividade o professor deverá escolhe um CD de músicas de capoeira “Angola” (característica por ter um gingado mais lento) e propor que os grupos adaptem sua sequência de golpes para a seguinte situação:

  • O professor deve colocar as músicas para tocas aleatoriamente, mantendo o estilo “Angola”;
  • Os alunos juntamente com o professor devem prender nas paredes e teto da sala um lençol permitindo apenas que as pessoas fiquem encurvadas, agachadas ou sentadas (como mostra a ilustração a seguir);

  • Os alunos terão que adaptar sua sequência de golpes respeitando o ritmo da música e a nova altura do teto limitado pelo lençol.
  • O professor após um tempo deve propor que cada grupo apresente sua sequência para o restante da turma.

Comentário a ser feito pelo professor:  ao terminar as apresentações: a capoeira “Angola” é a mais antiga e provavelmente era treinada ou ensaiada dentro das senzalas, local apertado e com os tetos rebaixados, daí suas características culturais.

Atividade 4

Bem diferente da anterior o professor deverá escolher um CD de músicas de capoeira “Regional” (caracterizada por movimentos rápidos e secos) e também deixar tocar aleatoriamente. Utilizando do mesmo estudo ou raciocínio da atividade anterior, os alunos juntamente com o professor retirarão das paredes e teto o lençol pendurando. Dessa vez os alunos terão que adaptar suas sequências de golpes acelerando suas execuções, tendo mais liberdade de espaço e seguindo o ritmo da música.   

Pedir para que os grupos reapresentem suas sequências de golpes. O professor deve esclarecer que o terceiro estilo de capoeira - “A Contemporânea” - se difere da “Regional” com a introdução dos golpes aéreos ou acrobáticos.

Atividade 5

Reunir a turma em roda e iniciar uma reflexão sobre a capoeira hoje. Quais os locais de prática da capoeira hoje? Como ela é regulamentada? Existe um conselho? Existem campeonatos? Quais são os motivos que levam as pessoas a praticarem a capoeira? Podemos identificar interferências oriundas da pratica da capoeira em outras atividades corporais como danças e ginásticas? Como se vestem e por que se vestem dessa forma os praticantes de capoeira? O que são as cordas ou cordéis? O que é roda de capoeira e porque é uma roda? Como é a capoeira nas cidades do estado do Espírito Santo?   

A idéia neste momento é conceituar e contextualizar a capoeira usando como substrato teórico informações oriundas dos próprios alunos. Confirmando a força cultural da capoeira no Brasil e identificando sua interferência nos jovens mais próximos. Os nossos alunos.

Ps: O professor deve se prepara caso as questões anteriores gerem muitas dúvidas. Para isso recomendo os textos citados em recursos complementares.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Apontar quais foram as contribuições do fenômeno capoeira na arte e cultura do brasileiro após as atividades propostas;
  • Situar a capoeira no contexto da cultura negra brasileira e sua herança étnica dos escravos africanos trazidos ao Brasil em período colonial;
  • Avaliar se as reflexões propostas nesta aula identificaram para os alunos as manifestações corporais, originárias da capoeira, presentes na cultura brasileira;
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