11/01/2011
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
- Conhecer como as crianças brincavam antigamente apresentando alguns materiais alternativos que eram utilizados.
- Observar mudanças, semelhanças e diferenças entre o “brincar” dos tempos passados com o “brincar” dos tempos modernos.
- Construir “brinquedos antigos” com materiais alternativos resgatando valores e ampliando os conhecimentos culturais acerca dos brinquedos antigos.
- Buscar “brincar junto” com os brinquedos antigos e os brinquedos modernos, elaborando regras que permitam uma relação entre eles, ampliando a formação cultural.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Com o que brincavam?
Duração: 25 minutos.
Material: Garrafas pet de variados tamanhos , bolinhas de gude, sacolas de plástico, caixas de papelão, latas vazias de milho ou massa de tomate, tampinhas de refrigerante.
Local: Espaço aberto que permita a realização das atividades propostas.
O professor (a) poderá apresentar aos alunos alguns materiais que eram utilizados nas brincadeiras de “antigamente”, como as crianças se divertiam e criavam suas estratégias para brincar. Questionar se esses materias estão presentes no cotidiano das crianças. Se elas já brincam de alguma forma com eles, etc.
Atividade 2 – Brincando como antigamente.
Duração: 50 minutos.
Material: Garrafas pet de variados tamanhos, bolinhas de gude, sacolas de plástico, caixas de papelão, latas vazias de milho ou massa de tomate.
Local: Espaço aberto que permita a realização das atividades propostas.
O professor (a) agora poderá organizar os alunos em diversas “estações” propondo que as crianças “brinquem como antigamente” com os materiais e brincadeiras apresentadas na atividade 1.
Estação I: Corrida de tampinha
1) Desenhar com giz um circuito no chão, de modo que duas linhas marquem um caminho cheio de curvas e estreitamentos. Marcar também uma linha de saída e uma de chegada.
2) Cada jogador coloca sua tampinha na linha de saída. Na sua vez, cada participante empurra com o dedo sua chapa, tentando avançar o máximo sem sair do circuito.
3) Se depois da jogada a tampinha ficar dentro do circuito, deixa-a onde está; se sair, o jogador volta ao ponto da linha onde estava e espera a sua vez.
4) O circuito pode complicar-se com pequenos obstáculos que dificultem a corrida, como pedras, paus, etc.,para que o jogo fique mais emocionante.
5) O primeiro jogador que conseguir alcançar o ponto de chegada ganha a corrida.Fonte: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/EducacaoInfantil/ProjBrincar/encontro3/BirncadeirasDia18.pdf (Acesso em 08/12/10).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12886 (Ver atividade 6 da aula). (Acesso em 08/12/10).
http://www.youtube.com/watch?v=N455i5H5OGI (Pista de corrida de tampinha) (Acesso em 08/12/10).
Estação II: “O sapato de lata”
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12966 (Construindo o sapato de lata) (Acesso em 08/12/10).
Estação III: Birosca – Bolinhas de gude
Imagem: Jogando bolinha de gude. Fonte: http://www.jogos.antigos.nom.br/bolinhadegude.asp (Acesso em 12/12/10).
Organizando o jogo:
1) Risque um quadrado com 45cm de lado.
2) Distribua bolinhas dentro dele em quantidade equivalente ao número de jogadores.
O jogo:
Atividade 3 – Dia do brinquedo.
Duração: 50 minutos.
Material: Garrafas pet de variados tamanhos, sacolas de plástico, caixas de papelão, latas vazias de milho ou massa de tomate e demais materiais de acordo com o que for proposto para ser construído pelos alunos.
Local: Espaço que permita a realização das atividades propostas.
Agora o professor(a) poderá propor a construção de alguns brinquedos e também pedir para que os alunos levem brinquedos contemporâneos para que possam brincar juntos com os que forem construídos.
http://www.youtube.com/watch?v=vX28MamICJM (Acesso em 07/12/10). (Como fazer um pára-quedas) (Acesso 08/12/10).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11851 (Aprendendo a construir o bilboquê). (Acesso 08/12/10).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20782 (Construção de brinquedos com materiais alternativos). (Acesso 08/12/10).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25201 (Como construir carrinho de rolimã ou “trenós”). (Acesso 08/12/10).
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22890 (Construindo pipas) (Acesso 08/12/10).
Sugestões de sites:
http://leitedevaca.com/83-brinquedos-alternativos.html (Brinquedos alternativos) (Acesso em 08/12/10).
http://naftalina55.blogspot.com/2009/10/brinquedos-alternativos.html (Brinquedos alternativos) (Acesso em 08/12/10).
http://futurodopresente.com.br/blog/index.php/2007/10/brinquedos-alternativos/ (Brinquedos alternativos) (Acesso em 08/12/10).
http://futurodopresente.com.br/blog/index.php/tag/brinquedos-alternativos/ (Brinquedos alternativos) (Acesso em 08/12/10).
http://www.youtube.com/watch?v=ZPhV3w96XB0&feature=related (Trailer de “treinamento” para corrida de tampinha).
http://seminario1ead.blogspot.com/2009/08/um-dos-jogos-populares-mais-praticados.html (bolinha de gude) (Acesso em 08/12/10).
O professor (a) pedirá aos alunos para falar do que aprenderam em relação ao “brincar antigo”. Principais diferenças em relação aos brinquedos que brincam nos tempos contemporâneos. Se gostaram da aula e qual brinquedo chamou mais a atenção. Se já conheciam algum e/ou se já haviam brincado. Por fim pedir para que façam uma pesquisa (na internet, com os pais e amigos) e levem novas propostas de brinquedos para serem construídos.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/03/2011
Quatro estrelasMuito bom! Parabéns!