Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Projeto de construção de brinquedos antigos.

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer como as crianças brincavam antigamente apresentando alguns materiais alternativos que eram utilizados.

- Observar mudanças, semelhanças e diferenças entre o “brincar” dos tempos passados com o “brincar” dos tempos modernos.

- Construir “brinquedos antigos” com materiais alternativos resgatando valores e ampliando os conhecimentos culturais acerca dos brinquedos antigos.

- Buscar “brincar junto” com os brinquedos antigos e os brinquedos modernos, elaborando regras que permitam uma relação entre eles, ampliando a formação cultural.

Duração das atividades
Sugestão de duas atividades de 25 minutos e uma de 50 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Com o que brincavam?

Duração: 25 minutos.

Material: Garrafas pet de variados tamanhos , bolinhas de gude, sacolas de plástico, caixas de papelão, latas vazias de milho ou massa de tomate, tampinhas de refrigerante.

Local: Espaço aberto que permita a realização das atividades propostas.   

O professor (a) poderá apresentar aos alunos alguns materiais que eram utilizados nas brincadeiras de “antigamente”, como as crianças se divertiam e criavam suas estratégias para brincar. Questionar se esses materias estão presentes no cotidiano das crianças. Se elas já brincam de alguma forma com eles, etc.

Atividade 2 – Brincando como antigamente.

Duração: 50 minutos.

Material: Garrafas pet de variados tamanhos, bolinhas de gude, sacolas de plástico, caixas de papelão, latas vazias de milho ou massa de tomate.

Local: Espaço aberto que permita a realização das atividades propostas.   

O professor (a) agora poderá organizar os alunos em diversas “estações” propondo que as crianças “brinquem como antigamente” com os materiais e brincadeiras apresentadas na atividade 1.   

Estação I: Corrida de tampinha

Imagem: Corrida de tampinha. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_nLBiji3Iaa8/SjFpVxf0RqI/AAAAAAAAAYE/kz4fdFH-YUM/s320/corrida%2Bde%2Btampinha.jpg&imgrefurl=http://osaneisdesaturno.blogspot.com/2009_06_01_archive.html&usg=__i_3vlrB6FLQYBRAlJ-JtuXwQXRs=&h=226&w=320&sz=11&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=4tgLehM6CcHyWM:&tbnh=129&tbnw=172&prev=/images%3Fq%3Dbrincando%2Bde%2Bcorrida%2Bde%2Btampinha%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1276%26bih%3D545%26rlz%3D1R2ADRA_pt-BRBR355%26tbs%3Disch:10%2C144&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=125&vpy=75&dur=204&hovh=180&hovw=256&tx=125&ty=101&ei=NQr_TPAow_qXB9WepLkM&oei=Gwr_TMmKJY-lnQegiJm0Bw&esq=12&page=1&ndsp=18&ved=1t:429,r:6,s:0&biw=1276&bih=545 (Acesso em 08/12/10).   

1) Desenhar com giz um circuito no chão, de modo que duas linhas marquem um caminho cheio de curvas e estreitamentos. Marcar também uma linha de saída e uma de chegada.

2) Cada jogador coloca sua tampinha na linha de saída. Na sua vez, cada participante empurra com o dedo sua chapa, tentando avançar o máximo sem sair do circuito.

3) Se depois da jogada a tampinha ficar dentro do circuito, deixa-a onde está; se sair, o jogador volta ao ponto da linha onde estava e espera a sua vez.

4) O circuito pode complicar-se com pequenos obstáculos que dificultem a corrida, como pedras, paus, etc.,para que o jogo fique mais emocionante.

5) O primeiro jogador que conseguir alcançar o ponto de chegada ganha a corrida.Fonte: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/EducacaoInfantil/ProjBrincar/encontro3/BirncadeirasDia18.pdf (Acesso em 08/12/10).

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12886 (Ver atividade 6 da aula). (Acesso em 08/12/10).  

http://www.youtube.com/watch?v=N455i5H5OGI (Pista de corrida de tampinha) (Acesso em 08/12/10).   

Estação II: “O sapato de lata” 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12966 (Construindo o sapato de lata) (Acesso em 08/12/10). 

Estação III: Birosca – Bolinhas de gude

Imagem: Jogo de “birosca”. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_ewGdBCzawak/SEdOkWyZxmI/AAAAAAAAAz8/ajoyweDlgy8/s400/bolinha_de_gude.jpg&imgrefurl=http://criandocriancas.blogspot.com/2008/06/brincadeira-de-rua-bolinha-de-gude-i.html&usg=__S07WmezsgXpXfkoSA2cD2WfqEHg=&h=234&w=350&sz=23&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=S8ywv5emgfbsIM:&tbnh=126&tbnw=175&prev=/images%3Fq%3Dbolinha%2Bde%2Bgude%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26rlz%3D1R2ADRA_pt-BRBR355%26biw%3D1259%26bih%3D545%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=451&vpy=235&dur=15&hovh=183&hovw=275&tx=121&ty=96&ei=vx7_TKzSBMT6lwek-YjzCA&oei=zB3_TKrxL4H98Ab21b34Bw&esq=4&page=1&ndsp=21&ved=1t:429,r:9,s:0 (Acesso em 08/12/10). 

Imagem: Jogando bolinha de gude. Fonte: http://www.jogos.antigos.nom.br/bolinhadegude.asp (Acesso em 12/12/10). 

Organizando o jogo:

1) Risque um quadrado com 45cm de lado.

2) Distribua bolinhas dentro dele em quantidade equivalente ao número de jogadores.

O jogo: 

  • O primeiro jogador atira uma bolinha a um "palmo" de distância de qualquer lado do quadrado, com o objetivo de tirar acertar as bolinhas colocando-as para fora.
  • O jogador fica com a bolinha atingida desde que a bolinha que foi atirada também saia do box.
  • Se ficar no box a bolinha atiradora vira alvo do próximo jogador e se não for atingida o primeiro jogador a recupera na próxima vez que jogar.
  • Se for atingida seu dono deve dar ao adversário todas as bolinhas que ganhou até então e recebe de volta sua bolinha atiradora.
  • Vence o jogador com maior número de bolinhas. Fonte: http://criandocriancas.blogspot.com/2008/06/brincadeira-de-rua-bolinha-de-gude-i.html (Acesso em 08/12/10).

Atividade 3 – Dia do brinquedo.

Duração: 50 minutos.

Material: Garrafas pet de variados tamanhos, sacolas de plástico, caixas de papelão, latas vazias de milho ou massa de tomate e demais materiais de acordo com o que for proposto para ser construído pelos alunos.

Local: Espaço que permita a realização das atividades propostas.   

Agora o professor(a) poderá propor a construção de alguns brinquedos e também pedir para que os alunos levem brinquedos contemporâneos para que possam brincar juntos com os que forem construídos.   

http://www.youtube.com/watch?v=vX28MamICJM (Acesso em 07/12/10). (Como fazer um pára-quedas) (Acesso 08/12/10).    

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11851 (Aprendendo a construir o bilboquê). (Acesso 08/12/10).    

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20782 (Construção de brinquedos com materiais alternativos). (Acesso 08/12/10).   

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25201 (Como construir carrinho de rolimã ou “trenós”). (Acesso 08/12/10).    

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22890 (Construindo pipas) (Acesso 08/12/10).

         

Recursos Complementares

Sugestões de sites:   

http://leitedevaca.com/83-brinquedos-alternativos.html (Brinquedos alternativos) (Acesso em 08/12/10).    

http://naftalina55.blogspot.com/2009/10/brinquedos-alternativos.html (Brinquedos alternativos) (Acesso em 08/12/10).    

http://futurodopresente.com.br/blog/index.php/2007/10/brinquedos-alternativos/ (Brinquedos alternativos) (Acesso em 08/12/10).    

http://futurodopresente.com.br/blog/index.php/tag/brinquedos-alternativos/ (Brinquedos alternativos) (Acesso em 08/12/10).   

http://www.youtube.com/watch?v=ZPhV3w96XB0&feature=related (Trailer de “treinamento” para corrida de tampinha).    

http://seminario1ead.blogspot.com/2009/08/um-dos-jogos-populares-mais-praticados.html (bolinha de gude) (Acesso em 08/12/10). 

Avaliação

O professor (a) pedirá aos alunos para falar do que aprenderam em relação ao “brincar antigo”. Principais diferenças em relação aos brinquedos que brincam nos tempos contemporâneos. Se gostaram da aula e qual brinquedo chamou mais a atenção. Se já conheciam algum e/ou se já haviam brincado. Por fim pedir para que façam uma pesquisa (na internet, com os pais e amigos) e levem novas propostas de brinquedos para serem construídos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.