Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


HABILIDADE 9 DO ENEM: A vida do brasileiro com o fenômeno futebol.

 

21/01/2011

Autor y Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a relação do futebol de campo e a copa do mundo com os brasileiros: como essas manifestações modificam a vida cotidiana do brasileiro?
  • Compreender as histórias dos times de futebol no Brasil;
  • Identificar os motivos que leva o futebol a interferir intensamente a organização social e cultural do brasileiro;
  • Identificar os grandes responsáveis pelo futebol no Brasil, Charles Miller;
Duração das atividades
50 minutos ou uma aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Identificar para os alunos nomes que contribuíram para a chegada do futebol no Brasil e em específico na cidade de Juiz de Fora. Iniciar essa atividade com a questão: quem introduziu o futebol no Brasil? Deixar que os alunos argumentassem por um tempo e em seguida fornecer os seguintes dados:  

·         O futebol foi introduzido no Brasil pelo jovem brasileiro, filho de ingleses, Charles Miller após sua viagem a Inglaterra em 1894. Charles Miller além de contribuir para a chegada do futebol foi o grande disseminador dessa nova modalidade esportiva no Brasil.

 http://www.projetovip.net/0630.htm 13/12/10. 

·         Outro relato do surgimento do futebol no Brasil foi pelos marinheiros ingleses que constantemente aportavam aqui. O evento mais marcante foi uma exibição realizada em 1874 na praia da Glória, no Rio de Janeiro, para a princesa Isabel.

 http://valedezebro.blogspot.com/2008/11/cerimnia-homenagem-aos-primeiros_03.html 13/12/10. 

·         Há também indícios que o futebol surgiu no Brasil por jesuítas. Por volta de 1900 há registros da organização um jogo de futebol no Colégio Granbery em Juiz de Fora.    

Atividade 2

Reconhecer os primeiros clubes a investir e trabalhar com o futebol no Brasil. Seguindo o mesmo raciocínio da atividade anterior. Qual ou quais formam os primeiros clubes a criar um time de futebol? Quais são os times de futebol do Brasil?

Atividade 3

Qual e por que o futebol interfere nas organizações sociais? Nessa atividade o professor deve identificar para os alunos de que maneira o futebol interfere nas relações interpessoais e cotidianas de maneira geral.

1.      O surgimento do futebol no Brasil foi marcado por uma pratica excludente, eram convidados membros da alta classe, jogadores pertencentes à elite social. As classes menos favorecidas, principalmente os negros não participavam de partidas oficiais.

2.      Devido à grande extensão de terra do Brasil e o baixíssimo custo para a prática do esporte, logo o futebol conquistou diversos públicos (principalmente após a grande ajuda de Charles Miller). Surgiram no Brasil milhares de campos improvisados chamados de “Campos de Várzeas”.

3.      Fato intrigante foi o jogo entre Fluminense e América, em 13 de maio de 1914, (com o placar final de 1x1), um ilustre jogado negro “Carlos Alberto Fonseca”, para se disfarçar ente os jogadores, passava pó de arroz no rosto. Durante a partida o suor inevitavelmente descobriu parte de seu rosto e pescoço instigando a torcida dos americanos a gritarem em vozes altas “Pó – de – Arroz”. Daí por diante o Fluminense se consagrou como Pó de Arroz.

4.      Com a difusão do esporte rapidamente se nota a aptidão dos jogadores negros para se jogar o futebol. Aspectos como força, velocidade, condicionamento físico e criatividade (finta) se destacavam e destacam nesses jogadores.

5.      Surge no Santos em 1957 um garoto de 16 anos chamado Edson Arantes do Nascimento, conhecido por todo o mundo como Pelé, ou Rei Pelé.

 http://www.idelberavelar.com/archives/2008/04/galo_aos_sabados_pele_torcedor_e_fregues_do_galo.php 14/12/10. 

 

6.      Hoje temos realidades discrepantes, jogadores famosos e muito ricos e outros desvalorizados e medíocres. Vivemos a sombras dos sonhos de meninos e meninas de se tornarem jogadores de futebol.

7.      A vida de luxo, a inexistência de trabalhos psicopedagógicos e a falsa interpretação da realidade levam jogadores famosos a protagonizar cenas de escândalos em vida real.

8.      A ingenuidade de uma nação marcada pela injustiça e ineficiência das leis contamina os clubes possibilitando aos dirigentes investirem em armações e corrupções milionárias.

9.      O grande poderio comunicação e de entretenimento o futebol se torna instrumento publicitário unindo grandes nomes de jogadores a marcas esportivas, movimentando bilhões em lucros.

10.      A educação tem investido em projetos esportivos para integrar, resgatar e atender crianças e jovens em risco social.

11.      Como relacionar um ano de copa do mundo e eleições para os principais cargos políticos do Brasil?

Atividade 4

Como se relaciona a vida cotidiana do brasileiro com a Copa do Mundo?

  • Para início de conversa o Brasil é o único país a ter participado de todas as Copas do Mundo;
  • É o único país a se consagrar cinco vezes campeão do mundo;
  • Em dia de jogo as escolas dispensam seus alunos e professores;
  • Os comércios que não se relacionam diretamente com a Copa do Mundo são fechados;
  • As indústrias investem maciçamente em produtos ligados ao futebol, Brasil e Copa do Mundo;
  • Os adultos consomem mais bebidas alcoólicas criando problemas como acidente de transito e violência;
  • Pouco se fala sobre política, educação e saúde;
  • Revigora-se o sentimento patriótico;
  • Acontece a união de grandes grupos por um mesmo ideal;
  • O esporte é visto e reconhecido como possível solução para diversos problemas sociais, como saúde e educação.

Atividade 5

Propor aos alunos que se dividam em grupos de 3 alunos e pedi-los que produzam uma redação dissertativa sobre o tema Futebol, Copa do Mundo e Brasil. A idéia é fazer com que os alunos fixem e reúnam todas as informações ilustradas nessa aula.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Verificar se os alunos compreenderam e ampliam seus conhecimentos a respeito da Copa do Mundo de Futebol e a vida cotidiana dos brasileiros;
  • Pedir aos alunos que relatem sobre  as histórias e fundações dos clubes e times de futebol no Brasil;
  • Identificar os motivos que levam o futebol a interferir intensamente nas organizações sociais e culturais do brasileiro;
  • Verificar se os alunos reconhecem a história da introdução do futebol no Brasil por Charles Miller.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.