01/08/2012
Alessandra Arce, Michele Varotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Compreender o processo de polinização das plantas.
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 1:
1. O professor deverá iniciar a aula sobre a polinização apresentando o filme: Bee Movie: A história de uma abelha, dirigido por Steve Hickner e Simon J. Smith.
Fonte da Imagem: DreamWorks
2. Ao término da história deverá, em uma roda de conversa, discutir com os alunos alguns aspectos do filme, procurando estimular e relacionar suas observações com o tema abordado. Poderá questioná-los sobre:
- Do que fala o filme?
- O filme conta a história de que personagem?
- Que animal é o personagem principal do filme?
- Como ele vive?
- Onde mora?
- Como é o trabalho dele? Etc..
3. De modo a visualizar e aprofundar melhor o tema, o professor apresentará o vídeo de uma abelha realizando a polinização.
* O video pode ser encontrado no link abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=SHouJc-JwhY&feature=related
4. Em seguida será realizada uma nova conversa com a classe, em que será debatido as imagens vistas neste vídeo. Para isso, o professor deverá direcionar a discussão com algumas perguntas norteadoras que auxiliem os alunos a perceberem alguns aspectos da polinização. Abaixo, encontram-se algumas sugestões:
- O que mostrava o vídeo?
- O que a abelha estava fazendo na flor?
- Como a abelha ficou após visitar a flor?
- Como é o nome do pó que ficou preso ao corpo da abelha?
- Por que será que a abelha foi visitar a flor?
- Para que será que serve o pólen que ficou preso ao corpo da abelha?
- O que será que ela faz com ele?
5. As hipóteses dos alunos deverão ser registradas em um cartaz, para uso posterior.
6. Num segundo momento, será proposta uma pesquisa sobre o tema, para melhor sistematização do conteúdo abordado. O professor deverá direcioná-la, de forma que os alunos possam perceber o que é a polinização, qual a importância da polinização para as plantas, que agentes são responsáveis por ela, quais as formas que pode ser realizada.
ATIVIDADE 2:
1. Para uma melhor compreensão do assunto, o professor proporá um passeio com a classe em um parque ou outro local em que haja muitas árvores e plantas, para a realização do seguinte experimento:
Objetivo do experimento:
Perceber como é realizada a polinização.
Material necessário:
- 1 par de meias grandes e felpudas para cada aluno, pois estas serão calçadas por cima dos sapatos.
- Sacos plásticos, para o armazenamento das meias
- Pinça
- Lupa
Procedimentos:
1. Ao chegar ao parque, cada criança calçará o par de meias, felpuda, por cima de seus sapatos.
2. Em um segundo momento, o professor as levará para um passeio no local, de modo que as meias, felpudas, possam ficar impregnadas de sementes.
3. Após o passeio, as meias serão retiradas e armazenadas em saquinhos plásticos, para serem observadas em classe.
4. Na escola, o professor deverá, junto às crianças, retirar com uma pinça as sementes aderidas às meias. Em seguida deverá colocá-las em uma mesa, forrada com um papel branco, solicitando às crianças que observem as sementes com uma lupa.
5. Nesta observação deverão verificar como é cada semente: sua cor, tamanho, estrutura, textura (se apresentam carrapichos), entre outros.
* Um exemplo dessa atividade pode ser encontrada no link abaixo:
http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/index.php?menu=12&language=pt&tabela=geral
6. Discutir sobre o que aconteceu no experimento:
- O que ficou agarrado a meia?
- Havia sementes? Como elas eram?
- Qual a função da semente para planta?
- Que tipo de planta poderia gerar as sementes recolhidas?
- Qual o papel da meia no transporte das sementes?
- Na natureza, que animais fariam o papel das meias?
- Será que estes animais sabem que as sementes ficam agarradas neles e que eles são responsáveis por transportá-las de um lugar para outro, de modo que elas se desenvolvam em lugares diferentes?
- Que outras formas, os animais podem proceder para espalharem as sementes, para que elas possam crescer?
7. Como auxílio a estas questões, o professor poderá levar para sala: livros, fotografias, artigos da internet etc, de modo que possa pesquisar o assunto. Neste sentido, deve ficar claro que não só as abelhas promovem a polinização, mas também outros animais e que estes, a realizam, por meio de seu pelo e suas fezes, que servem de instrumento para a transferência das sementes de um local para outro, fazendo com que plantas, de diferentes tipos possam nascer, em diversos locais.
ATIVIDADE 3:
1. Será apresentada a classe, o musical A Arca de Noé: “As Abelhas”, interpretado por Moraes Moreira.
* O video pode ser acessado no link abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=DwO6t7ycQQM
2. Após o video, os alunos deverão ser divididos em grupos de três para a ilustração da música e do processo de polinização, que será posteriormente apresentada, como forma de história, numa TV de papelão.
* O molde para a confecção desta encontra-se nos seguintes links abaixo: http://ufmbb.org.br/sorriso/?page_id=745
Livros:
- IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.; CANHOS, D. A. L.; ALVES, D. de A. e SARAIVA, A. M.. Polinizadores do Brasil: Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais. São Paulo: Editora da USP (Edusp) lançou este mês o livro.
Livros sobre o ensino de ciência na Educação Infantil:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
Sites e imagens:
http://cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_29/apredendo.html
http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16280
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16978
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29778
http://ddl.nmsu.edu/kids/explore/experiments/socks.html
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=UyFJzfRSbVA
http://www.youtube.com/watch?v=PM__eH2_d2k
Jogos:
http://www.nestle.com.br/maisdivertido/Jogo.aspx?s=JOGODAABELHA
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Em grupos de 5 alunos, o professor proporá a confecção, com massa de modelar, do cenário de um jardim e de alguns agentes polinizadores. Em seguida cada grupo, utilizando-se dos cenários construídos, apresentará uma breve história sobre o que aprendeu com o tema polinização.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
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