Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Plantas: Polinização

 

01/08/2012

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce, Michele Varotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o processo de polinização das plantas.

Duração das atividades
A atividade deverá ser realizada ao longo de três dias, com aproximadamente 60 minutos cada aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

ATIVIDADE 1:

1. O professor deverá iniciar a aula sobre a polinização apresentando o filme: Bee Movie: A história de uma abelha, dirigido por Steve Hickner e Simon J. Smith.

 

Fonte da Imagem: DreamWorks

 


2. Ao término da história deverá, em uma roda de conversa, discutir com os alunos alguns aspectos  do filme, procurando estimular e relacionar suas observações com o tema abordado. Poderá questioná-los sobre:


- Do que fala o filme?

- O filme conta a história de que personagem?

- Que animal é o personagem principal do filme?

- Como ele vive?

- Onde mora?

- Como é o trabalho dele? Etc..


3. De modo a visualizar e aprofundar melhor o tema, o professor apresentará o vídeo de uma abelha realizando a polinização.

* O video pode ser encontrado no link abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=SHouJc-JwhY&feature=related


4. Em seguida será realizada uma nova conversa com a classe, em que será debatido as imagens vistas neste vídeo. Para isso, o professor deverá direcionar a discussão com algumas perguntas norteadoras que auxiliem os alunos a perceberem alguns aspectos da polinização.  Abaixo, encontram-se algumas sugestões:


- O que mostrava o vídeo?

- O que a abelha estava fazendo na flor?

- Como a abelha ficou após visitar a flor?

- Como é o nome do pó que ficou preso ao corpo da abelha?

- Por que será que a abelha foi visitar a flor?

- Para que será que serve o pólen que ficou preso ao corpo da abelha?

- O que será que ela faz com ele?


5. As hipóteses dos alunos deverão ser registradas em um cartaz, para uso posterior.


6. Num segundo momento, será proposta uma pesquisa sobre o tema, para melhor sistematização do conteúdo abordado. O professor deverá direcioná-la, de forma que os alunos possam  perceber o que é a polinização, qual a importância da polinização para as plantas, que agentes são responsáveis por ela, quais as formas que pode ser realizada.

 


ATIVIDADE 2:

1. Para uma melhor compreensão do assunto, o professor proporá um passeio com a classe em um parque ou outro local em que haja muitas árvores e plantas, para a realização do seguinte experimento:


Objetivo do experimento:

Perceber como é realizada a polinização.


Material necessário:

- 1 par de meias grandes e felpudas para cada aluno, pois estas serão calçadas por cima dos sapatos.

- Sacos plásticos, para o armazenamento das meias

- Pinça

- Lupa


Procedimentos:

1.    Ao chegar ao parque, cada criança calçará o par de meias, felpuda, por cima de seus sapatos.


2.    Em um segundo momento, o professor as levará para um passeio no local, de modo que as meias, felpudas, possam ficar impregnadas de sementes.


3.    Após o passeio, as meias serão retiradas e armazenadas em saquinhos plásticos, para serem observadas em classe.


4.    Na escola, o professor deverá, junto às crianças, retirar com uma pinça as sementes aderidas às meias. Em seguida deverá colocá-las em uma mesa, forrada com um papel branco, solicitando às crianças que observem as sementes com uma lupa.   


5.    Nesta observação deverão verificar como é cada semente: sua cor, tamanho, estrutura, textura (se apresentam carrapichos), entre outros. 

* Um exemplo dessa atividade pode ser encontrada no link abaixo:

http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/index.php?menu=12&language=pt&tabela=geral


6.    Discutir sobre o que aconteceu no experimento:

- O que ficou agarrado a meia?

- Havia sementes? Como elas eram?

- Qual a função da semente para planta?

- Que tipo de planta poderia gerar as sementes recolhidas?

- Qual o papel da meia no transporte das sementes?

- Na natureza, que animais fariam o papel das meias?

- Será que estes animais sabem que as sementes ficam agarradas neles e que eles são responsáveis por transportá-las de um lugar para outro, de modo que elas se desenvolvam em lugares diferentes?

- Que outras formas, os animais podem proceder para espalharem as sementes, para que elas possam crescer?

 

7. Como auxílio a estas questões, o professor poderá levar para sala: livros, fotografias, artigos da internet etc, de modo que possa pesquisar o assunto. Neste sentido, deve ficar claro que não só as abelhas promovem a polinização, mas também outros animais e que estes, a realizam, por meio de seu pelo e suas fezes, que servem de instrumento para a transferência das sementes de um local para outro, fazendo com que plantas, de diferentes tipos possam nascer, em diversos locais.  

 


ATIVIDADE 3:

1. Será apresentada a classe, o musical A Arca de Noé: “As Abelhas”, interpretado por Moraes Moreira.

* O video pode ser acessado no link abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=DwO6t7ycQQM


2. Após o video, os alunos deverão ser divididos em grupos de três para a ilustração da música e do processo de polinização, que será posteriormente apresentada, como forma de história, numa TV de papelão. 

* O molde para a confecção desta encontra-se nos seguintes links abaixo: http://ufmbb.org.br/sorriso/?page_id=745

 

Recursos Complementares

Livros:

- IMPERATRIZ-FONSECA, V. L.; CANHOS, D. A. L.; ALVES, D. de A. e SARAIVA, A. M.. Polinizadores do Brasil: Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais. São Paulo: Editora da USP (Edusp) lançou este mês o livro.

 

Livros sobre o ensino de ciência na Educação Infantil:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

Sites e imagens:

http://cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_29/apredendo.html

http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16280

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16978

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29778

http://www.netplaces.com/kids-easy-science-experiments/biology-leaves-seeds-nests-and-groups-nature/science-lab-socks-seeds-and-apples.htm

http://ddl.nmsu.edu/kids/explore/experiments/socks.html

 

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=UyFJzfRSbVA

http://www.youtube.com/watch?v=PM__eH2_d2k

 

Jogos:

http://www.nestle.com.br/maisdivertido/Jogo.aspx?s=JOGODAABELHA

 

 

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.


Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Em grupos de 5 alunos, o professor proporá a confecção, com massa de modelar, do cenário de um jardim e de alguns agentes polinizadores. Em seguida cada grupo, utilizando-se dos cenários construídos, apresentará uma breve história sobre o que aprendeu com o tema polinização.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.