Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Construindo um relógio: conhecendo os números e entendendo sua função

 

05/01/2011

Autor y Coautor(es)
JULIANO VARELLA DE CARVALHO
imagem do usuário

NOVO HAMBURGO - RS Centro Universitário Feevale

Construindo um relógio: conhecendo os números e entendendo sua função

Núbia Silvia Guimaraes Paiva, Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final da aula o aluno deverá ser capaz de:

Primeiro Objetivo
Reconhecer os números e a ordem numérica entre eles, de um a doze;

Segundo Objetivo
Perceber que um número natural ocupa lugar na sequência numérica

Terceiro Objetivo
Melhorar a noção dos alunos quanto à leitura, produção e interpretação de escritas numéricas até 12

Quarto Objetivo
Localizar hora e meia hora em relógio de ponteiro

Quinto Objetivo
Relacionar relógio de ponteiro com relógio digital

Sexto Objetivo
Construír a noção de tempo

Duração das atividades
3 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realizar esta aula, os alunos deverão saber reconhecer os números de 1 a 12

Estratégias e recursos da aula

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Kword                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
Gwenview           [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
KolourPaint        [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
KControl            [ Iniciar > Aplicativos > Configurações do Sistema > Centro de Controle]
Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]
WxCam              [ Iniciar > Aplicativos > Multimídia > WxCam  ]

A aula está dividida em três momentos:

Primeiro Momento

As histórias fazem parte do imaginário infantil, neste sentido devem estar sempre presentes na sala de aula. Um livro interessante que pode ser utilizado para trabalhar com o relógio, os números e a contagem é: “Contando com o Relógio”.

 

 



O livro é destinado a crianças acima de 7 anos, porém no momento da leitura, é possível fazer algumas adaptações para o nível das crianças com quem se está trabalhando.
O texto do livro conta com versos, ritmo e ilustrações divertidas que garantem o prazer da leitura.

Alternativa A)

Fazer a leitura do livro. Em seguida, os alunos deverão procurar por relógios na internet utilizando seus laptops. Para isto, podem abrir o programa [Mozilla Firefox], entrar no site "http://www.google.com", na seção "Imagens", e digitar no campo de procura, o termo "relógio". Diversas imagens aparecerão. Solicitar aos alunos que selecionem uma delas onde apareça um relógio com ponteiros. Pedir para os alunos que atentem para o número dos ponteiros, seu tamanho e formato, os números que aparecem no relógio.

Os alunos podem então utilizar seu laptop e abrir o aplicativo [KolourPaint] para construir um relógio. Neste software as crianças poderão desenhar círculos e retas (ponteiros do relógio), bem como criar os números e colorir o relógio de diversas maneiras. Quando o desenho estiver pronto o aluno deverá salvá-lo em seu diretório de "Imagens", dentro da pasta "/home/aluno".

Depois de criado o relógio, o aluno deverá compará-lo com o relógio existente em seu laptop. Portanto, ele deverá abrir a sua imagem através do software [Gwenview] e abrir o programa [KControl], no qual poderá escolher o item "Data e Hora". Desta forma poderá proceder a comparação entre os dois relógios.
Nesta comparação, ressaltar a forma como a leitura das horas e minutos é feita no relógio de ponteiro.

Alternativa B)

Caso você não disponha do livro mencionado acima, você pode mostrar seu relógio, perguntar às crianças se elas já viram o relógio dos pais, se alguma delas por acaso tem um relógio. Então, pode comentar sobre os relógios digitais e relógios de ponteiros. Em seguida, os alunos deverão procurar por relógios na internet utilizando seus laptops. Para isto, podem abrir o programa [Mozilla Firefox], entrar no site "http://www.google.com", na seção "Imagens", e digitar no campo de procura, o termo "relógio". Diversas imagens aparecerão. Solicitar aos alunos que selecionem uma delas onde apareça um relógio com ponteiros. Pedir para os alunos que atentem para o número dos ponteiros, seu tamanho e formato, os números que aparecem no relógio.

Em seguida, propor aos alunos para que pintem o relógio que se encontra na página abaixo:

http://www.topgameskids.com.br/jogos-view/1669-clique+e+pinte+o+relogio.html


Depois de trabalhar com este relógio, o desafio de criação de um relógio próprio pode ser lançado. As crianças devem utilizar seu laptop e abrir o aplicativo [KolourPaint] para construir um relógio. Neste software as crianças poderão desenhar círculos e retas (ponteiros do relógio), bem como criar os números e colorir o relógio de diversas maneiras. Quando o desenho estiver pronto o aluno deverá salvá-lo em seu diretório de "Imagens", dentro da pasta "/home/aluno".

Depois de criado o relógio, o aluno deverá compará-lo com o relógio existente em seu laptop. Portanto, ele deverá abrir a sua imagem através do software [Gwenview] e abrir o programa [KControl], no qual poderá escolher o item "Data e Hora". Desta forma poderá proceder a comparação entre os dois relógios.
  Nesta comparação, ressaltar a forma como a leitura das horas e minutos é feita no relógio de ponteiro.
 

 

 

Segundo Momento

 

Agora os alunos construirão um relógio real. Preparamos os materiais com antecedência e montamos a base do relógio.

Você vai precisar de:

  • um papel cartão preto;
  • duas cartolinas brancas;
  • números de EVA ou de plástico de 1 a 12;
  • uma rolha de garrafa;
  • um pedaço de EVA preto para fazer os ponteiros;
  • 1 percevejo ou preguinho pequeno para prender os ponteiros na rolha.

 

Com o papel cartão preto faça um grande cículo e recorte. Com as cartolinas faça dois círculos menores que o preto para sobrepor deixando uma borda de mais ou menos 4 centímetros no círculo preto. Cole um dos círculos brancos sobre o círculo preto maior. Recorte em partes iguais o outro círculo na quantidade de partes desejadas. Em nossa aula cortamos em doze (12) partes iguais e as crianças trabalharam em duplas na decoração de cada parte. Veja um exemplo de como dividir o círculo:

 

 

 

Colamos os números na borda preta do círculo com cola quente.

 

Após a montagem do relógio o aluno deverá fotografá-lo, utilizando a câmera do seu laptop. Para isto, ele deve abrir o software [WxCam] efetuar a foto e salvar o arquivo. Recomenda-se o uso do [KolourPaint] para edição da fotografia.

Recomenda-se a criação de um momento na aula onde os alunos possam apresentar os seus relógios, bem como as fotografias retiradas por eles. A visualização das fotos pode ser feita por meio do programa [Gwenview]. Neste momento, é importante solicitar às crianças que façam a leitura da hora/minutos que aparecem no relógio, e que procurem dizer que atividade estariam fazendo naquele momento.

 

Terceiro Momento

 

Se você tiver disponibilidade, coloque a música “O Relógio”
Fonte: CD nº 1 Coleção Aprendendo e Brincando com Jogos, Editora Fapi. Autor: Chizuko Yogi

Caso este material não esteja disponível em sua escola, coloque o vídeo abaixo com a música "O Relógio", de Vinícius de Moraes:

http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87218/

As crianças ouvem a música e cantam.    

Em seguida, converse com as crianças sobre o conteúdo da música. Algumas questões que podem ser trabalhadas:

  • Podemos fazer tudo a toda hora?
  • Existe hora para ir à escola?
  • Existe hora para dormir?

À medida em que as crianças forem respondendo, complemente o assunto e observe que elas estão construindo um relógio para a sala de aula, para que eles possam brincar e aprender.

Depois convide as crianças para construírem o mosaico do relógio da turminha. Confeccione com as crianças as partes internas do relógio com as partes recortadas do círculo branco de cartolina, faça o trabalho em duplas. Para esse trabalho, você professor pode utilizar colagem de lantejoulas ou cola colorida. Explique que o resultado do trabalho comporá um mosaico lindo para o relógio da turma. Depois que as “peças” do mosaico secarem, cole no relógio fazendo o fundo. Termine de montá-lo colocando os ponteiros e está pronto!

Abaixo vemos a imagem de um relógio construído pelos alunos de uma turma:

 

 

O relógio construído pela turma deve fazer parte dos brinquedos diários das crianças, a fim de contribuir com o sucesso dos objetivos da aula.

 

Quarto Momento


  • Vídeo de como fazer um relógio utilizando um prato:
             http://www.youtube.com/watch?v=7vko2aksr4E

             Material usado:

 

                        - 1 prato de papel

                        - 1 caneta preta

                        - 1 tesoura

                        - 1 alfinete

                        - 1 pedaço pequeno de cartolina preta

 

Quinto Momento

Utilize os relógios de ponteiros contruídos para trabalhar a leitura das horas e minutos .

Coloque diferentes horários no relógio e peça às crianças para dizerem a hora nele marcada. Procurar relacionar estes horários com momentos do dia que façam sentido para as crianças, como:

- Hora de levantar

- Hora de ir para a escola

- Hora do lanche

- Hora do almoço

- Hora de dormir

Alternativamente, você pode utilizar o website abaixo e solicitar que os alunos registrem nele algum dos momentos do dia, como relacionado acima (ex. hora de levantar, hora de ir para a escola, ...). Em seguida, os alunos podem mostrar os horários registrados em seus relógios. É importante que o professor neste momento veja os relógios de alguns alunos, e utilize alguns destes para desenhá-los no quadro - ressaltando que estas seriam algumas possibilidades, mas que outros horários próximos àqueles também são válidos.

Website sugerido (em inglês):

http://www.amblesideprimary.com/ambleweb/mentalmaths/clock.html

Recursos Complementares

Papéis, cola colorida, EVA, números de EVA ou plástico

Coleção: Aprendendo e Brincando com Música e Jogos. Autor: Chizuko Yogi. Belo Horizonte: Editora Fapi, 2003.

Avaliação

Os alunos serão avaliados durante todo o desenvolvimento das atividades. Ao final destas, deverão demonstrar habilidades para:

* Reconhecer os números até 12

* Perceber que um número natural ocupa lugar na sequência numérica

* Ler, produzir e interpretar escritas numéricas até 12

As habilidades acima podem ser observadas durante a construção do relógio pelos alunos. Além destas, os alunos devem ainda:

* Ler as horas em relógio de ponteiro e relógio digital. O quinto momento da aula pode ser utilizado para observar se os alunos alcançaram esta habilidade. Este momento, proposto em grande grupo, pode também ser realizado de forma individual, solicitando a cada aluno que verbalize a hora sinalizada no relógio.

As atividades de leitura

* Compreender as funções de um relógio como instrumento para indicar momentos do dia, hora de realização de determinadas tarefas

* Compreender noções de tempo

Nas discussões propostas, é possível verificar se os alunos desenvolveram a noção de tempo - demonstrando compreender a sucessão de fatos (o que ocorre antes e depois), e como o relógio pode auxiliar na organização das tarefas a serem realizadas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • andreia, E E Adelino PSimoes , Rio Grande do Sul - dijo:
    andreiabjesus@yahoo.com.br

    04/06/2011

    Quatro estrelas

    sua ideia é maravilhosa ,estou adorando viajar nas diversan ideias de aulas ;assim construo matriais mais ricos para minhas aulas.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.