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Reflexos: nossas ações e reações

 

11/01/2011

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Identificar os mecanismos envolvidos em nossos reflexos.

§  Entender o que é um ato reflexo.

§  Relacionar o reflexo com o sistema nervoso.

§  Compreender o que é a coordenação motora.

§  Identificar a importância dos reflexos para a sobrevivência dos seres vivos.

Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer o Sistema Nervoso e seus órgãos principais, bem como compreender o funcionamento deste sistema.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

O ato reflexo

Quando você espirra, pestaneja ou retira sua mão de algo que irá lhe machucar, isso são consequências de mensagens cerebrais.

Assim você recebe e transmite aos membros as mensagens necessárias para a sua locomoção como, por exemplo, você pode receber estímulos complexos e estímulos simples: esta junção se denomina arco reflexo.

Estímulo recebido em um golpe no joelho:

Recebe o golpe / provoca os neurônios / os axônios invadem a medula dorsal e provocam a sinapse / os neurônios motores recebem a mensagem do estímulo / os axônios presentes nos neurônios motores estimulam a coxa / dando-se o ato de movimentação do músculo / estes estímulos são transportados para o encéfalo / recebendo a mensagem do golpe sofrido.

O arco reflexo apresenta a seguinte estrutura:

Receptor: responde aos estímulos internos ou externos, apresenta corpúsculos sensoriais do tendão e inervados dos neurônios.

Via sensitiva: apresenta neurônios sensitivos transportados para a medula dorsal.

Neurônio associativo: é o neurônio em que converte os estímulos em reflexos.

Via motora: é caracterizada pelos neurônios motores, que são responsáveis pelo transporte da ordem de ação para a prática de contração do músculo, indo da medula até o efetor.

Efetor: o músculo que recebe a mensagem efetiva.

Os reflexos podem ser classificados em:

Medulares: a informação se integra na medula, sendo involuntária.

Encefálicos: a informação se integra nos neurônios associativos de encéfalo.

Salivar: as glândulas salivares fazem o papel dos efetores.  

Outros atos reflexos

Quando a luz solar atinge nossos olhos logo o fechamos pelo reflexo obtido na pupila, isto é caracterizado pelo ato reflexo. Quando fechamos nossos olhos rapidamente ou algum objeto está próximo a nossas pálpebras, o reflexo obtido é o de fechá-los, ocorrendo o ato reflexo, que se caracteriza pelo simples pestanejar.

Quando uma parte de nosso corpo é atingida por algo perfurante, a parte atingida envia uma mensagem ao cérebro que por consequência enviará ao membro, no qual se flexionará como um ato de proteção.

Outro exemplo se caracteriza ao passar roupa, ocorrendo o ato de encostar-se ao ferro aquecido, imediatamente retiramos as mãos pelo ato reflexo. O simples reflexo está presente para o auxilio humano e para seu organismo.

O reflexo condicionado

Pavlov (fisiologista) realizou esta experiência com cães, deixando-os algumas horas sem alimentação. Antes de oferecer o alimento Pavlov apertava uma campainha por várias vezes, logo se pode perceber que o cão produzia saliva e suco gástrico ao ouvir o barulho da campainha, sendo assim, ele foi condicionado para isto.

Isto ocorre nos animais criados em circo, o animal é condicionado a fazer a atividade por algum sinal ou som, sendo realizado com sucesso o animal recebe um agrado, caso contrário o animal receberá um castigo.

Adaptado de: http://www.colegioweb.com.br/biologia/o-ato-reflexo.html (consultado em 08/12/10, às 10h).  

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões entre eles, realização de atividades práticas para percepção dos reflexos, além de leitura de texto e alguns vídeos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio de incentivo às discussões entre os alunos, realização de atividades práticas com a turma, com explicações acerca dos atos reflexos, bem como leitura e interpretação de texto e vídeos para sistematização dos conhecimentos.   

Atividade Inicial: Reflexos no gol e nas decisões             

Professor, num primeiro momento da aula, sonde de seus alunos o que eles lembram sobre o sistema nervoso, quais os órgãos principais e as funções relacionadas. Anote no quadro as informações fornecidas pela turma e relembre alguns detalhes com eles.             

Depois, providencie os seguintes materiais e leve a turma para o pátio, realizando uma atividade de observação de reflexos.

Materiais necessários:

- Cronômetro

- Bola de futebol   

Em ação:

Divida a turma em dois grupos, sendo que um deles será composto por alunos que chutarão a bola para o gol, e o outro será composto por alunos que serão os goleiros, tentando pegar a bola. Depois reveze as funções, de forma que todos possam ser jogadores e goleiros. Marque quanto tempo a bola leva para chegar nas mãos de cada goleiro. Faça isso com todos os alunos e anote os dados. Em sala, escreva no quadro os valores e peça que os alunos anotem.   

Agora mostre a eles dois objetos (podem ser balas, brinquedos e livros), e pergunte a cada aluno qual objeto eles preferem. Marque o tempo de decisão de cada um.   

Atividade prática 1: Falha do goleiro ou do jogador             

Professor, depois da primeira atividade, apresente para a turma um programa de rádio que discorre sobre a atividade do goleiro e a relação de seu trabalho com os reflexos. Deixe os alunos ouvirem com atenção, e peça que eles anotem alguma informação que julgarem importante, para posterior discussão.             

Abaixo segue o link onde você poderá encontrar o programa: O pesadelo do goleiro - http://chc.cienciahoje.uol.com.br/podcasts/O%20pesadelo%20do%20goleiro.mp3/view?searchterm=reflexo (consultado em 08/12/10, às 10h22min).    

Atividade prática 2: Piscar             

Depois de ouvir com os alunos o programa de rádio sobre o goleiro, faça com eles mais uma atividade, desta vez sobre o piscar. Divida a turma em duplas. Peça que um de cada dupla bata palmas com força a 15 cm de distância do rosto do outro. Veja como ele pisca imediatamente assim que ouve as palmas. Pergunte: Seu colega é capaz de ignorar esse reflexo com algum treino? Por que será que ele pisca, mesmo sem querer? O que isso tem a ver com o Sistema Nervoso? Deixe os alunos se manifestarem, escute suas opiniões.   

Atividade prática 3: Apertos de mão             

Agora faça com os alunos mais uma atividade prática, em que poderão perceber o tempo gasto para que se reaja a um estímulo. Você precisará de cronômetros para realizar esta atividade.             

Divida a turma em grupos de 7 alunos. Peça que cada grupo faça uma roda, sendo que um dos alunos deverá ficar no centro e com um cronômetro. O primeiro aluno da roda deverá falar “já” e no mesmo instante apertar a mão do colega da esquerda. Assim que este sentir o aperto, deverá apertar a mão do próximo companheiro, e assim por diante. Quando o participante que iniciou a experiência sentir o aperto na mão direita, deverá falar “parou”. A pessoa encarregada de cronometrar deve iniciar a contagem ao ouvir “já” e interrompê-la ao ouvir “parou”. Para saber o tempo médio de reação do grupo, basta dividir o tempo pelo número de participantes. Repita a operação mais algumas vezes, para testar se o tempo médio será reduzido.             

Lance os seguintes questionamentos: O tempo de reação diminui quando se repete a experiência duas ou mais vezes? Qual é a melhor marca que se pode chegar, depois de algum treino? Por que não é imediata a resposta? Nosso Sistema Nervoso tem algo a ver com isso? Deixe os alunos se manifestarem.   

Discutindo             

Professor, depois da realização de todas as atividades práticas, disponha os alunos em semicírculo e inicie com eles uma discussão acerca dos resultados observados. Lance novamente as questões anteriores, deixando que eles discutam entre si. Incentive-os a falar.             

Converse com eles, explicando que nós reagimos ao mundo que nos cerca centenas de vezes por dia. Diante de uma pergunta difícil, podemos até demorar para responder. Em outros momentos, porém, as reações rápidas são vitais, especialmente em situações de perigo ao volante de um carro. Se um obstáculo surge 50 m à frente de um automóvel a 90 km/h, o motorista tem menos de dois segundos para ver o obstáculo, avaliar a situação, planejar o que fazer e agir. Cada reação do corpo segue o mesmo processo. Os órgãos sensoriais detectam um estímulo e depois enviam sinais nervosos para o cérebro através de nervos sensoriais. O cérebro torna-se consciente da situação, toma uma decisão e envia sinais com instruções para os músculos por meio dos nervos motores.             

Se algum objeto é atirado na direção da sua cabeça, você pode responder com uma série de ações, quase sem pensar. Esses reflexos protegem os olhos e outras partes do rosto em caso de perigo. As pupilas também têm reflexos que respondem a diferenças na intensidade de luz.             

Os reflexos também são essenciais para nos proteger de queimaduras, pois antes mesmo de pensar já retiramos a mão de algo quente, e sem isso poderíamos nos ferir gravemente. Os animais também apresentam esse tipo de reação ao retirar os membros inferiores ou posteriores de objetos pontiagudos, ou mesmo ao fechar os olhos durante um ataque a presas.              

Mostre algumas figuras de atos reflexos para a turma, e peça que olhem com atenção e expliquem o que cada figura representa:

Retirado de: http://4.bp.blogspot.com/_G7M8EQ-fO-o/TIkgyKGYlPI/AAAAAAAAACk/lddCAwoCUfg/s1600/reflexo..jpg (consultado em 08/12/10, às 10h52min). 

Retirado de: http://geociti.es/CollegePark/Lab/9707/image33.gif (consultado em 08/12/10, às 10h53min). 

Retirado de: http://clientes.netvisao.pt/nv144957/arco.jpg (consultado em 08/12/10, às 10h54min).    

Texto para os alunos:             

Professor, depois das discussões em torno dos reflexos e sua importância, entregue para os alunos um texto que fala sobre o assunto, pedindo que leiam com atenção, grifando as partes mais importantes. Depois, discuta com eles o que acharam, quais as informações novas aprenderam. Peça que anotem no caderno o que acharam importante.   

Por que piscamos?

Aprenda mais sobre as funções desse ato que não serve só para paquerar

Se você vai responder que pisca para paquerar, saiba que existem outros motivos que justificam esse abrir e fechar de olhos que realizamos naturalmente. Com esse simples reflexo, lubrificamos nossos olhos e os protegemos de corpos estranhos presentes no ar.

Quando piscamos, ativamos a glândula lacrimal, que fica atrás e ao lado de cada olho, responsável pela produção da lágrima. É a lágrima que age em conjunto com nossas piscadelas. O oxigênio que ela contém se espalha e protege nossa córnea – uma espécie de lente que a luz atravessa para que possamos ver. Na lágrima há ainda gorduras e sais minerais, que são substâncias protetoras para os olhos. É também para espalhá-las por toda a superfície do olho e remover partículas de poeira ou corpos estranhos que as pálpebras abrem e fecham.

Piscamos a cada cinco ou sete segundos, tempo necessário para que a lágrima cumpra todas essas funções e, depois, seja eliminada através de dois furinhos que ficam nos cantos das pálpebras, próximos ao nariz. Se piscarmos menos que isso, a córnea não recebe o oxigênio necessário para sua proteção e seu bom funcionamento. Os olhos ficam sem lubrificação, sem brilho e até podemos ter a sensação de visão borrada e de dor.

Bom, agora que você já sabe que piscar é saudável, pode usar seu charme e suas lindas pálpebras para caprichar nas piscadelas. Mas tenha cuidado: piscar ou apertar os olhos exageradamente pode significar dificuldade na visão, alergias, inflamações ou que existe algum corpo estranho que precisa ser removido. Em todos esses casos, o ideal é procurar um oftalmologista.

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2007/182/por-que-piscamos/?searchterm=reflexo (consultado em 08/12/10, às 10h51min).    

Ferramentas tecnológicas – Atividades Visuais:             

Professor, agora apresente para a turma alguns vídeos sobre o assunto da aula de hoje, pedindo que assistam com atenção, anotando no caderno as informações principais. Depois, promova uma nova discussão, incentivando que cada aluno conte o que achou dos vídeos.

Ato Reflexo – iPED - http://www.youtube.com/watch?v=LkWEiwlY9mo (consultado em 08/12/10, às 10h54min).  

Ato reflexo - http://www.youtube.com/watch?v=zuJJ3-TVUHM (consultado em 08/12/10, às 10h55min).  

Arco_reflexo_traduzido - http://www.youtube.com/watch?v=3HgBM1HDMVo&feature=related (consultado em 08/12/10, às 10h56min).  

Biologia - Fisiologia - Os reflexos - http://www.youtube.com/watch?v=nF3s-UqruZE&feature=related (consultado em 08/12/10, às 10h57min).  

Novo Telecurso - Ciências - Aula 60 (1 de 2) - http://www.youtube.com/watch?v=GH0LVffjM_A&feature=related (consultado em 08/12/10, às 10h58min).  

Novo Telecurso - Ciências - Aula 60 (2 de 2) - http://www.youtube.com/watch?v=IsejxAOMu68&feature=related (consultado em 08/12/10, às 10h59min). 

Recursos Complementares

            Professor, abaixo seguem alguns recursos complementares, que poderão ser usados em sua aula, caso seja necessário:  

http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso5.asp (consultado em 08/12/10, às 11h).    

http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/conteudo_111781.shtml (consultado em 08/12/10, às 11h01min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Leve a turma para o laboratório de informática, caso a escola conte com este recurso, ou proponha que eles façam pesquisas na biblioteca. Divida-os em grupos, e lance temas a serem pesquisados por eles, de forma que cada grupo faça uma pesquisa sobre um assunto. Depois, os grupos deverão preparar uma aula para o restante da turma sobre o assunto pesquisado, de forma a ensinar para os colegas o que aprenderam. Para esta aula, poderão utilizar recursos como televisão (para apresentação de vídeos), computador, livros, cartazes, ou que cada grupo preferir.

Os assuntos propostos poderão ser os seguintes: O médico e o teste dos reflexos; O caminho do impulso nervoso durante um ato reflexo; Exemplos de atos reflexos comuns; Importância dos atos reflexos; dentre outros.

Desta forma, você poderá avaliar o processo de ensino-aprendizagem dos seus alunos, percebendo se eles conseguiram construir conhecimentos e atingir os objetivos da aula.

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