Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As ruas do meu bairro: O que mudou?

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Trabalhar o conceito de rua;
  •  Perceber as mudanças ocorridas nas ruas;
  • Realizar pesquisas para compreender o antes e o depois;
  • Compreender a importância da rua para o funcionamento da cidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade:

Professor, para iniciar essa atividade divida a turma em dois grandes grupos e providencie a cópia do texto da música “Se essa rua fosse minha” e o texto de Eduardo Amos chamado “Se essa rua fosse minha”.

Cada grupo trabalhará com um texto seguindo as suas instruções.

Peça ao grupo do texto da música que faça a leitura silenciosa da mesma e depois solicite que cante para a turma. Se os alunos não souberem a canção leve um CD e deixe-os ouvir.

Se Essa Rua Fosse Minha

Cantigas Populares

Se essa rua

 Se essa rua

fosse minha

Eu mandava

Eu mandava ladrilhar

Com pedrinhas

Com pedrinhas de brilhante

Só pra ver

Só pra ver meu bem passar

Nessa rua

Nessa rua

tem um bosque

 Que se chama

Que se chama

solidão

Dentro dele

Dentro dele mora um anjo

 Que roubou

Que roubou meu coração

 Se eu roubei

Se eu roubei teu coração

Tu roubaste

Tu roubaste o meu também

 Se eu roubei

Se eu roubei teu coração

 Foi porque

Só porque te quero bem

http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/134098/ 

Em seguida, o outro grupo deverá fazer a leitura do texto. Primeiramente a leitura deverá ser silenciosa e posteriormente oral para toda a turma ouvir e apreciar.

SE ESSA RUA FOSSE MINHA  

 “Se essa rua fosse minha,

Não mandava ladrilhar.

Não deixava botar pedras,

Não deixava asfaltar.

Deixaria o chão de terra,

Ou talvez plantasse grama.

Encheria as calçadas de flores,

 Um vasinho em cada poste.

(...)

Se essa rua fosse minha,

Eu não moraria sozinho.

Eu chamaria muita gente,

 Pra morar aqui pertinho.

Chamaria um monte de amigos,

Alguns parentes, E até o meu irmão.

São todas pessoas queridas,

Que eu gosto muito

E amo do fundo meu coração”.  

Eduardo Amos. Se essa rua fosse minha. 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2002.p. 4-5, 10-11.

Após esse momento, indague os alunos:

  • O que significada a palavra ladrilhar?
  •  Qual a diferença entre o conteúdo da música e do texto?

Prepare uma folha de papel em branco e distribua uma para cada aluno, coloque a turma em roda e formule a seguinte questão: O que cada um de vocês faria na sua rua? Fechem os olhos e tentem imaginar.

Em seguida conte para a turma o que imaginou. Depois faça um desenho representando a sua ideia.

2ª atividade:

Professor, providencie algumas imagens de diferentes tipos de rua e apresente aos alunos. Veja:

RUA DE TERRA

http://sites.google.com/site/ademirarteemtela/  

RUA DE PARALELEPÍPEDOS

http://ararasvirtual.com.br/museu/historiasdasruas.htm 

RUA DE MOSAICO

http://www.conclavepisos.com.br/produtos.html 

RUA DE BLOCOS DE CONCRETO HEXAGONAIS

http://www.4freetextures.com/pt/Pavimento_Hexagonal-image-ed46cf7e72f8d69646f6050ad7a657aa.html 

Em seguida, proponha algumas questões sobre essas imagens, você poderá registrar no caderno de Geografia..

  • As ruas visualizadas são iguais? Justifique.
  •  Quais outros tipos de rua você conhece?
  • Alguma das ruas demonstradas se parece com a sua?

Professor explique aos alunos que as ruas são vias públicas e têm nomes que as identificam, facilitando sua localização. É muito comum encontrarmos ruas com nomes de pessoas, árvores, flores, pássaros, cidades, países, fatos históricos, datas, números, letras, dentre outros.

Questione:

  • A rua aonde você mora tem nome?
  • Qual é?
  • Porque ela recebeu esse nome?

Professor, solicite que pesquisem se no bairro aonde moram existe alguma rua que tem o nome de uma data ou acontecimento histórico importante. Depois socialize com a turma.

VAMOS INVESTIGAR?

Professor, para os alunos conheceram melhor a sua rua proponha uma investigação sobre alguns aspectos da mesma. Observe o roteiro abaixo:

COMO É A SUA RUA   

O que você vai saber: aspectos importantes da sua rua, que fazem dela diferente de todas as outras da cidade onde mora.

Como você vai saber: observando como é a sua rua e elaborando no caderno de Geografia uma ficha com as informações coletadas.  

   FICHA DE PESQUISA   

Sua Rua:

É pavimentada?

É sem saída?

É longa ou curta?

É larga ou estreita?

É arborizada?

Tem estabelecimentos comerciais?

Tem fábricas?

Tem mão única ou mão dupla de tráfego?

É plana ou inclinada?

É tranquila ou movimentada?

Tem semáforos?

Tem cestos de lixo?

Tem iluminação pública?

O que poderia ser melhorado na sua rua? _____________________________________________________________________

Como você, sua família e vizinhos poderiam contribuir para essa melhoria? ________________________________________________________________________________________________________________________

3ª atividade:

Professor, é necessário que o aluno compreenda que a maioria das ruas sofrem mudanças com o passar dos anos. Providencie imagens da transformação de uma rua, por exemplo, (antes com terra, poucas residências e calma) e (depois com asfalto, muitas residências e movimentada). Apresente as imagens e em seguida dialogue com a turma:

  • Como era a primeira rua?
  • E agora, como está?
  • Como é a rua aonde mora?
  • Quando foi criada era do mesmo jeito?
  • Pergunte aos seus pais ou a antigos moradores.
  • Procure imagens da sua rua antes e depois e traga para a sala de aula.
  • Você pode brincar na sua rua? Por quê?

Professor, explique que em várias ruas acontecem transformações. No caso acima, a rua era de terra, com poucos automóveis circulando. Com o passar do tempo ganhou asfalto e o número de moradias e lojas aumentou, transformando a rua calma em uma movimentada.

Pelas ruas as pessoas podem se deslocar de um lugar para outro. Quando a distância entre os lugares é pequena, podemos ir a pé. Mas, quando a distância é grande, as pessoas costumam usar um meio de transporte. Esse transporte poderá ser público, quando for utilizado por qualquer pessoa e privado quando for utilizado apenas por seu proprietário.

Providencie uma folha de papel impressa como o modelo abaixo, distribua para os alunos e formule a seguinte questão:

  • Desenhe os meios de transporte que você conhece ou que passam por sua rua e depois classifique-os em público ou privado.  

Fonte: Acervo da autora

4ª atividade:

Professor, organize a turma em roda de conversa e providencie o livro "A Rua de Marcelo" da autora Ruth Rocha.  

http://www.fnac.com.br/a-rua-do-marcelo-8528104524-FNAC,,livro-390973-3015.html 

Em seguida, faça a contação da história sempre fazendo inferências com a turma. Veja um trecho da história:

  A rua de Marcelo  

 

“Na minha rua passa o lixeiro, que leva o lixo, o carteiro, que traz as cartas, e o fruteiro, que vende frutas.

Mas o homem que entrega a água na casa do alemão não se chama aguadeiro, como eu acho que devia.

Ele é o entregador de água”.  

Ruth Rocha. A Rua de Marcelo. São Paulo: salamandra, 2001. P.13.

A seguir proponha que a turma realize, individualmente, as seguintes atividades no caderno de Geografia.

1 – Responda:

 a)      Quais desses profissionais passam na rua de Marcelo?  

1 - http://veronicapacheco.wordpress.com/page/12/?archives-list=1  

2 - http://www.dtvb.ibilce.unesp.br/amplia.php?dici=ingl&nive=NB&codi=12&tabe=profissoes_e_ocupacoes&tema=25&item=1

3 -  http://www.corujando.com.br/agenda/2010/05-mai.html  

b)       Esses profissionais também passam na sua rua?   

c)     Além desses, quais outros profissionais passam na sua rua?

2 – Copie as frases, completando com as palavras da coluna ao lado.

    O ______________ traz as cartas.                                             - coletor de lixo

    O ______________ vende frutas.                                               - carteiro

    O ______________ coleta o lixo.                                                - fruteiro

5ª atividade:

 Professor, a partir da história “A Rua de Marcelo”, promova um momento para as crianças compreenderem a importância que tem o endereço para a localização.

 Questione-os:

  • Como o carteiro sabe onde fica a sua casa?

Explique que casas, prédios, lojas e fábricas que existem nas ruas recebem um número para que sejam facilmente localizados. O nome da rua, o número de nossa casa, o nome do bairro, da cidade, do país onde moramos, juntamente com o CEP formam nosso endereço.

ENVIANDO CARTAS...

Professor, explique que como já sabem, pois já estudaram em aulas anteriores, as cartas e demais correspondências devem estar com o endereço completo e correto para chegarem ao seu destino. No envelope devem constar o nome e o endereço do destinatário e do remetente.

Destinatário: é a pessoa para quem a carta se destina, ou seja, quem deve receber a carta.

Remetente: é a pessoa que remete ou envia a carta.

A partir dessas informações, proponha um momento para os alunos construirem cartas e envelopes e  logo após fazerem a entrega.

Cada aluno deverá receber um envelope (você deverá providenciar ou se preferir entregue uma folha de papel branca para o próprio aluno confeccionar) e uma folha de papel em branco.

Em seguida, faça um sorteio tipo “amigo invisível” e peça para cada aluno fazer uma carta para a pessoa com quem saiu.

Quando terminar, é momento de preparar o envelope.

A turma deverá estar organizada em fileiras, pois cada fileira terá um nome que representará a rua, cada carteira será um número representando a casa e a sala de aula como um todo será o bairro.

 Dessa forma, a primeira fileira escolherá o nome da sua rua, a segunda fileira escolherá o seu nome e assim com as demais.

 Quando estiver tudo definido escreva na lousa os nomes das ruas e organize um número para cada carteira.

Em seguida, os alunos deverão preencher os envelopes com o seu nome (que é o remetente), o  nome de destinatário que é a pessoa com quem saiu no sorteio, o nome da rua (que é a fileira), o número da casa ( que é a carteira), o nome do bairro (que é a sala – nome da turma, exemplo, 2º ano A), a cidade poderá ser a própria.

Professor, caminhe pela sala e oriente os alunos na realização da atividade.

Depois, solicite que cada aluno vivencie o momento de carteiro.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá perceber por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades de cada aluno com relação ao conceito e importância da rua, bem como as transformações ocorridas nas mesmas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 10 calificaciones

  • Cinco estrelas 8/10 - 80%
  • Quatro estrelas 2/10 - 20%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Gizelda Gomes, UFRN , Rio Grande do Norte - dijo:
    gizeldabella@yahoo.com.br

    07/09/2015

    Cinco estrelas

    Amei, peguei as ideias e preparei umas aula pro meus alunos. Parabéns!


  • Luciana, E.E. F. Joaquim de souza pinto , Ceará - dijo:
    luciana-co@hotmail.com

    04/06/2013

    Cinco estrelas

    ótima aula...


  • KARINE, ANTONIO CARLOS MAGALHÃES , Bahia - dijo:
    karrymaya_19@hotmail.com

    21/05/2013

    Cinco estrelas

    ACRESCENTE COMO ESTA AULA PODEIRA SER APRESENTADA A ALUNOS SURDOS.


  • maria cristina, Escola Municipal Sào Domingos Sávio , Minas Gerais - dijo:
    maria.cristina.40@hotmail.com

    17/11/2012

    Quatro estrelas

    Adorei ! Interessante! Vou introduzir esse tema com meus alunos, depois que li, veio muitas ideias interessantes. Parabéns!


  • Lilian, Escola Municipal José Pereira da Rosa , Mato Grosso do Sul - dijo:
    lilian-perdomo@hotmail.com

    21/06/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula. Super dinâmica.


  • Daniele Barros da Silva, CIEP 332 PEDRO ÁLVARES CABRAL , Rio de Janeiro - dijo:
    danibarross23@gmail.com

    26/05/2012

    Cinco estrelas

    gostei muito da atividade proposta, bastante criativa e lúdica o que despertará bastante interesse nas crianças e aprenderão de uma forma bastante prazerosa, parabéns.


  • antonia girlene\ Remanso Bahia, colégio municipal theodulo albuquerque , Bahia - dijo:
    antoniacaam@hotmail.com

    20/05/2012

    Cinco estrelas

    Prática envolvente e estimuladora com atividades assim difícil não aprender está contextualiza valeu a dica da aula !!!!


  • rosinaide, EMP Ladário Texeira , Minas Gerais - dijo:
    rosinaideb@hotmail.com

    08/05/2012

    Cinco estrelas

    maravilhoso seu projeto! Parabéns e obrigada por compartilhar!! vou readaptar com meu 3º ano. Parabénsssss!!!


  • kacylene lilian, não tem , Pernambuco - dijo:
    claudiocaskacylilian@hotmail.com

    06/04/2012

    Cinco estrelas

    achei a aula muito interessante peguei até umas dicas para a minha aula de geografia sobre as ruas e quarteirões.


  • Marilia, CEI Anjo da Guarda , Santa Catarina - dijo:
    marilia_kostecki@hotmail.com

    07/03/2011

    Cinco estrelas

    A atividade é muito interessante. Vou aproveitar alguns tópicos para montar um projeto com o 3º ano. Mas, eu ainda vou relizar um passeio com o transporte escolar pelos bairros da cidade e depois de estudar o mapa politico do municipio, cada aluno fará a planta e a maquete de seu bairro utilizando recicláveis.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.