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A Guerra do Contestado

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Pádua Franco

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar as razões que levaram à Guerra do Contestado, movimento social ocorrido no sul do país, na Primeira República.   
  • Compreender a religiosidade como elemento importante na dinâmica processual do movimento.   
  • Relacionar o movimento à questão da estrutura fundiária no Brasil e às condições econômicas e sociais do Brasil na Primeira República.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Brasil Império.

Proclamação da República.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Contestado em imagens

Dinâmica sugerida:

  • Levar impresso ou projetar para os alunos a sequência de imagens adiante.
  • Outra opção é proporcionar o acesso aos links na Internet.
  • Solicitar a análise das imagens e a reflexão a partir das questões abaixo da sequência de imagens.

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Documento 1

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Disponível em: http://www.historiabrasileira.com/files/2010/02/guerra-do-contestado.jpg 

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Documento 2

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Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/Guerra%20do%20Contestado%20-%20BRESCOLA.jpg 

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Documento 3

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Disponível em:

 http://1.bp.blogspot.com/_UuRNFZKA55I/TD9Xr3jMSdI/AAAAAAAAABo/LI_6A0tkbaQ/s1600/binario.php.jpg 

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Documento 4

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Disponível em: http://www.juserve.de/rodrigo/atlas%20historico/Guerra%20do%20Contestado.jpg 

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Documento 5

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Disponível em:

http://www.ferias.tur.br/admin/cidades/8500/g_Local%20da%20Guerra%20do%20contestado.jpg 

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Para analisar e discutir sobre  as imagens e a sequência de imagens (responder no caderno):

  1. Por que será que as pessoas da primeira fotografia estão armadas?
  2. Qual a origem social desses homens, prontos para combate?
  3. O que o documento 2 tem em comum com o documento 1? E o que aparece no documento 2 que não tem no foto 1?
  4. Descreva o que você no documento 3. O que esta fotografia sugere?
  5. O que o documento 4 traz de informações?
  6. Qual será o significado do monumento que vemos no documento 5?
  7. Qual a relação dessa sequência de imagens com a chamada Guerra do Contestado?

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=> Como forma de socialização das percepções individuais acerca dos documentos, recomenda-se que todas as questões sejam expostas pelos alunos, discutidas e comentadas pelo professor.

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Atividade 2- Contestado: um longo conflito

=> Professor, nesta atividade, objetiva-se dispor ao alcance dos alunos o conjunto de acontecimentos que constituem o longo conflito chamado Guerra do Contestado.

Para tal, reproduzir o vídeo didático elaborado pela Fundação Joaquim Nabuco e pelo Ministério da Cultura, com o apoio da TV Cultura.

O vídeo intitula-se Contestado - "Guerra de Deus e do Diabo", episódio da Série "Brasil - 500 Anos", disponível no site: www.dominiopublico.gov.br

Dinâmica sugerida:

  • reproduzir ou projetar o vídeo para os alunos.
  • solicitar que dediquem atenção ao aspecto religioso presente na Guerra do Contestado. 

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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=iPx-_7FqkyU&feature=related 

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Algumas questões essenciais acerca do vídeo (registrar no caderno):

  1. Como a atuação de uma empresa estrangeira na região do Contestado causou desarranjo social?
  2. Em qual contexto histórico surge a figura de José Maria, o líder messiânico?
  3. Quais as evidências do messianismo deste personagem histórico? Caracterize as suas "obras sociais"?
  4. Como as atividades de José Maria incomodaram certos setores? O que fundamentava a sua conquista de fiéis?
  5. De que maneira a morte deste personagem repercutiu na região?
  6. Quais as principais forças em combate no Contestado?
  7. Qual o balanço da Guerra do Contestado, após três anos e pouco de lutas?

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=> Professor, recomenda-se que o segundo momento desta atividade seja a socialização das percepções dos alunos acerca das questões levantadas. Dessa forma, as respostas produzidas devem ser expostas, comentadas e discutidas com a turma.

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Atividade 3- O Messianismo no Brasil

Para continuar discutindo o messianismo como força incentivadora de revoltas sociais no Brasil, levar para os alunos o texto abaixo, assinado por Fabiano Onça e disponível no site da revista AVENTURAS NA HISTÓRIA.

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"O sertão é meu país

O messianismo de norte a sul do Brasil

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Cidade do Paraíso Terrestre da Serra do Roncador (Pernambuco, 1817)

Líder - Silvestre José dos Santos, ex-soldado, chamado de “O Profeta”

Objetivo - Moradores aguardavam a chegada de dom Sebastião, que brotaria da pedra encantada e concederia riqueza e imortalidade a todos

Que fim levou - Foi exterminada por um destacamento do governador da província em 25 de outubro de 1820

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Reino Encantado (Pernambuco, 1836)

Líder - João Antonio dos Santos e depois seu cunhado, João Ferreira, chamado de “Rei”

Objetivo - Profetizava que dom Sebastião estava prestes a desencantar, por meio de sacrifícios humanos. Os fiéis mortos seriam recompensados com juventude, vida eterna e riquezas

Que fim levou - Em 14 de maio de 1838, para quebrar o encantamento, foram sacrificadas 30 crianças, 12 homens, 11 mulheres e 14 cães. O próprio Rei se imolou no dia 17. Os fiéis restantes foram massacrados por forças do governo

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Juazeiro, A Cidade Santa (Ceará, 1872)

Líder - Cícero Romão Batista, o “Padre Cícero”

Objetivo - Pregava a volta aos valores tradicionais da religião católica, com a proibição de rodas de música, consumo de álcool e prostituição

Que fim levou - Resistiu a um ataque de três meses do governo estadual entre 1913 e 1914. Por causa da habilidade política do seu líder, a cidade recebeu apoio do então presidente Hermes da Fonseca. Juazeiro tem hoje cerca de 200 mil habitantes

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Muckers (Rio Grande do Sul, 1872)

Líder - Jacobina Maurer, esposa do curandeiro Jorge Maurer

Objetivo - Jacobina afirmava que era a reencarnação de Cristo e viera escolher os eleitos antes do juízo final. Nomeou 12 apóstolos e ordenou a seus fiéis que não obedecessem a ninguém exceto a ela

Que fim levou - A população resistiu a várias investidas do governo local em seu templo-fortaleza. No último ataque, o templo foi incendiado. Jacobina fugiu, mas foi morta depois, com 17 fiéis, no esconderijo do grupo

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Caldeirão (Ceará, 1926)

Líder - José Lourenço, o “Beato Zé Lourenço”

Objetivo - Viver uma espécie de cristianismo rústico, com votos de pobreza e simplicidade. As cerca de 5 mil pessoas trabalhavam em lavouras coletivas

Que fim levou - Os mandantes locais acusaram o beato de comunismo. Em 1935, destruíram a cidade e dispersaram os fiéis. O beato fugiu para uma propriedade na Bahia com alguns seguidores, onde faleceu em 1946".

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Extraído de: http://historia.abril.com.br/religiao/comunidades-messianicas-outras-canudos-433698.shtml  

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Analisando o texto (registrar e responder no caderno):

  1. O que há em comum nas lideranças messiânicas?
  2. O que há em comum nos objetivos de cada experiência messiânica?
  3. Mostre a participação do governo na destruição de comunidades messiânicas?
  4. Depois de responder todas as perguntas, usando as suas palavras, caracterize o Messianismo.

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=> PROFESSOR!

Como forma de socialização do conhecimento discutido, você pode propor uma teatralização da Guerra do Contestado, com destaque para o fenômeno messiânico ali presente.

Neste caso, a ajuda doa(a) professor(a) de Artes será importante!

Sugerimos que a turma toda realize uma única teatralização, a ser apresentada no evento de artes, na feira de iniciação científica ou em outra oportunidade dentro do calendário da escola.

Recursos Complementares

LINKS de textos indicados

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Avaliação

O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.

E nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:

  • por meio da análise da sequência de imagens e do vídeo.
  • da participação nos debates e da realização da pesquisa.
  • da capacidade de realização da socialização proposta (teatro).
  • através dos registros produzidos em todas as atividades da aula.
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