12/01/2011
Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Pádua Franco
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Brasil Império.
Proclamação da República.
Atividade 1- Contestado em imagens
Dinâmica sugerida:
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Documento 1
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Disponível em: http://www.historiabrasileira.com/files/2010/02/guerra-do-contestado.jpg
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Documento 2
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Disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/Guerra%20do%20Contestado%20-%20BRESCOLA.jpg
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Documento 3
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Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_UuRNFZKA55I/TD9Xr3jMSdI/AAAAAAAAABo/LI_6A0tkbaQ/s1600/binario.php.jpg
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Documento 4
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Disponível em: http://www.juserve.de/rodrigo/atlas%20historico/Guerra%20do%20Contestado.jpg
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Documento 5
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Disponível em:
http://www.ferias.tur.br/admin/cidades/8500/g_Local%20da%20Guerra%20do%20contestado.jpg
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Para analisar e discutir sobre as imagens e a sequência de imagens (responder no caderno):
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=> Como forma de socialização das percepções individuais acerca dos documentos, recomenda-se que todas as questões sejam expostas pelos alunos, discutidas e comentadas pelo professor.
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Atividade 2- Contestado: um longo conflito
=> Professor, nesta atividade, objetiva-se dispor ao alcance dos alunos o conjunto de acontecimentos que constituem o longo conflito chamado Guerra do Contestado.
Para tal, reproduzir o vídeo didático elaborado pela Fundação Joaquim Nabuco e pelo Ministério da Cultura, com o apoio da TV Cultura.
O vídeo intitula-se Contestado - "Guerra de Deus e do Diabo", episódio da Série "Brasil - 500 Anos", disponível no site: www.dominiopublico.gov.br
Dinâmica sugerida:
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Link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=iPx-_7FqkyU&feature=related
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Algumas questões essenciais acerca do vídeo (registrar no caderno):
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=> Professor, recomenda-se que o segundo momento desta atividade seja a socialização das percepções dos alunos acerca das questões levantadas. Dessa forma, as respostas produzidas devem ser expostas, comentadas e discutidas com a turma.
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Atividade 3- O Messianismo no Brasil
Para continuar discutindo o messianismo como força incentivadora de revoltas sociais no Brasil, levar para os alunos o texto abaixo, assinado por Fabiano Onça e disponível no site da revista AVENTURAS NA HISTÓRIA.
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"O sertão é meu país
O messianismo de norte a sul do Brasil
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Cidade do Paraíso Terrestre da Serra do Roncador (Pernambuco, 1817)
Líder - Silvestre José dos Santos, ex-soldado, chamado de “O Profeta”
Objetivo - Moradores aguardavam a chegada de dom Sebastião, que brotaria da pedra encantada e concederia riqueza e imortalidade a todos
Que fim levou - Foi exterminada por um destacamento do governador da província em 25 de outubro de 1820
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Reino Encantado (Pernambuco, 1836)
Líder - João Antonio dos Santos e depois seu cunhado, João Ferreira, chamado de “Rei”
Objetivo - Profetizava que dom Sebastião estava prestes a desencantar, por meio de sacrifícios humanos. Os fiéis mortos seriam recompensados com juventude, vida eterna e riquezas
Que fim levou - Em 14 de maio de 1838, para quebrar o encantamento, foram sacrificadas 30 crianças, 12 homens, 11 mulheres e 14 cães. O próprio Rei se imolou no dia 17. Os fiéis restantes foram massacrados por forças do governo
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Juazeiro, A Cidade Santa (Ceará, 1872)
Líder - Cícero Romão Batista, o “Padre Cícero”
Objetivo - Pregava a volta aos valores tradicionais da religião católica, com a proibição de rodas de música, consumo de álcool e prostituição
Que fim levou - Resistiu a um ataque de três meses do governo estadual entre 1913 e 1914. Por causa da habilidade política do seu líder, a cidade recebeu apoio do então presidente Hermes da Fonseca. Juazeiro tem hoje cerca de 200 mil habitantes
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Muckers (Rio Grande do Sul, 1872)
Líder - Jacobina Maurer, esposa do curandeiro Jorge Maurer
Objetivo - Jacobina afirmava que era a reencarnação de Cristo e viera escolher os eleitos antes do juízo final. Nomeou 12 apóstolos e ordenou a seus fiéis que não obedecessem a ninguém exceto a ela
Que fim levou - A população resistiu a várias investidas do governo local em seu templo-fortaleza. No último ataque, o templo foi incendiado. Jacobina fugiu, mas foi morta depois, com 17 fiéis, no esconderijo do grupo
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Caldeirão (Ceará, 1926)
Líder - José Lourenço, o “Beato Zé Lourenço”
Objetivo - Viver uma espécie de cristianismo rústico, com votos de pobreza e simplicidade. As cerca de 5 mil pessoas trabalhavam em lavouras coletivas
Que fim levou - Os mandantes locais acusaram o beato de comunismo. Em 1935, destruíram a cidade e dispersaram os fiéis. O beato fugiu para uma propriedade na Bahia com alguns seguidores, onde faleceu em 1946".
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Extraído de: http://historia.abril.com.br/religiao/comunidades-messianicas-outras-canudos-433698.shtml
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Analisando o texto (registrar e responder no caderno):
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=> PROFESSOR!
Como forma de socialização do conhecimento discutido, você pode propor uma teatralização da Guerra do Contestado, com destaque para o fenômeno messiânico ali presente.
Neste caso, a ajuda doa(a) professor(a) de Artes será importante!
Sugerimos que a turma toda realize uma única teatralização, a ser apresentada no evento de artes, na feira de iniciação científica ou em outra oportunidade dentro do calendário da escola.
LINKS de textos indicados
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O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.
E nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:
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