Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A conquista da América pelos europeus: o (des)encontro de dois mundos

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Padua Franco, Leide Alvarenga Turini

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar de que regiões partiram os “conquistadores” europeus e quais fatores impulsionaram este desejo de “conquista”.
  • Analisar as diferenças entre a paisagem européia e a da América, no século XV, através do filme ““1492: A conquista do Paraíso”.
  • Identificar no filme “1492: A conquista do Paraíso” elementos que mostram conflitos existentes entre a cultura européia e a dos nativos da América.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As civilizações da Mesoamérica: Maias, Incas e Astecas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: A Expansão Ultramarina Européia – um novo mundo além-mar  

Vídeo: História Geral - 07. Expansão Européia Parte 1

" target="_blank">- 

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=X2WY2Chk8iY 

Trabalhando o vídeo :

1- Após exibição do vídeo faça algumas perguntas aos alunos: 

a) Quais países buscam novas terras a partir do século XV e XVI?

b) Que motivos técnicos levaram à expansão marítima?

c) Cite os fatores gerais que contribuíram para expansão marítima.

d) Os produtos considerados especiarias no século XV e XVI ainda fazem sucesso nos nossos dias? Pra você, na atualidade, o que poderia ser considerado especiarias?

Mapa: Um novo mundo além-mar:

Disponível : http://www.historiazine.com/2010/05/expansao-maritima-europeia-ii.html      

Trabalhando o mapa:

Disponível: http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaPortuguesa/Historia_de_Portugal/Mapa_Grandes_Navegacoes.htm 

Professor, esta aula pode ser realizada conjuntamente com o professor da Área de Geografia, o qual orientará os alunos na leitura do mapa e nas questões abaixo levantadas.

a) Quais oceanos foram navegados?

b) Qual continente foi mais visitado?

c) Qual o ponto mais distante (em relação á rota escolhida) que os navegadores alcançaram?

d) Liste os caminhos percorridos por: Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Holanda

e) Os nomes dos lugares por onde passaram os navegadores ou onde eles chegaram  ainda são os mesmos, atualmente?

 Texto:

 EXPANSÃO MARÍTIMA

"Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal!

Por te cruzarmos, quantas mães choraram,

Quantos filhos em vão rezaram!

Quantas noivas ficaram por casar

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena?

Tudo vale a pena Se a alma não é pequena.

Quem quer passar além do Bojador

Tem que passar além da dor.

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,

Mas foi nele que espelhou o céu"   

(Fernando Pessoa )

Disponível: http://www.ernestomelo.com/2009/11/expansao-maritima.html 

Trabalhando o texto:

1-      Depois da leitura do texto, na integra, promova um debate entre os alunos levantando algumas questões:

a)      Podemos dizer que as viagens marítimas européias estabeleceram uma ligação marítima regular e duradoura entre os quatro continentes?

b)      Antes a ligação entre os continentes era via mar, hoje esta ligação acontece via internet. Em sua opinião, essa conexão entre continentes traz benefícios ao contexto mundial?

2-      Separe os alunos em vários grupos e peça que eles criem questões para a cruzadinha que terá como palavra chave:

N

A

V

E

G

A

Ç

Ã

O

Depois de pronta a cruzadinha, socialize as respostas entre os alunos.    

Atividade 2 : “1492: A conquista do Paraíso”.  

 Trailer: 1492 A conquista do paraíso

" target="_blank">- 

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=cH-DYRNTIR4  

Sinopse: 1492 - A Conquista do Paraíso é uma grande aventura com cenas deslumbrantes captadas pelo diretor Ripley Scott estrelada por Gérard Depardieu que interpreta Cristóvão Colombo. O filme trata das primeiras viagens que se tornaram um marco na vida desse almirante ao "Novo Mundo" e seu encontro com os habitantes desse continente.  

 

Trabalhando o tema:   

1-      Os alunos deverão assistir na integra o filme “1492: A conquista do Paraíso”.   

2-      Com as informações do filme promova um debate onde os alunos irão refletir sobre algumas questões:     

a)    Quem são os personagens principais do filme?

b)   De que forma o diretor caracterizou o personagem principal (Colombo)?  

c)   Descreva, brevemente, os três momentos principais do filme: a preparação da viagem, a viagem propriamente dita, o regresso e as outras viagens.

d)   O estranhamento dos europeus não ocorreu somente em relação ao outro desconhecido (o indígena), mas também a nova paisagem? Por que isso ocorreu?

e)   Quais eram os interesses econômicos dos espanhóis na colonização da América?

f)   Quais eram suas motivações religiosas?

g)   Quais foram as formas de dominação imposta pelos colonizadores?

h)    Quais as formas de resistência utilizadas pelos povos dominados?  

 3-      Peça aos alunos que pesquisem:   

a)       Quais países foram colonizados pelos espanhóis?

b)       Como as influências dos indígenas e dos espanhóis persistem na cultura dos povos que vivem nessas ex-colônias espanholas?      

Atividade 3 : A visão do conquistado   

Canto triste

Nos caminhos jazem dardos quebrados.

 os cabelos estão espalhados

 

Destelhadas estão as casas, incandescentes estão seus muros.

Vermes abundam por ruas e praças e as paredes estão manchadas de miolos arrebentados.

 

Vermelhas estão as águas, como se alguém as tivesse tingido, e se as bebíamos, eram água de salitre.

Golpeávamos os muros de adobe em nossa ansiedade e nos restava por herança uma rede de buracos.

 Nos escudos esteve nosso resguardo, mas os escudos não detêm a desolação ...

Disponível: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/colonizacao-da-america/colonizacao-da-america-1.php   

Trabalhando o tema:

Depois de ler este “poema-lamentação” com alunos que foi escrito na época da conquista espanhola no México, tem se a chamada “visão dos vencidos” sobre o significado dessa mesma conquista para os povos indígenas. O poema Canto Triste revela a incompreensão dos astecas em relação à violência perpetrada contra eles. Trata-se de um documento de autoria desconhecida e que já foi citado por vários historiadores, entre eles Miguel Portilla e Ruggiero Romano.

1- Procure refletir com os alunos sobre a seguinte questão:   Em quais trechos do poema o autor revela a sua perplexidade diante da violência sem limites cometida pelos espanhóis?

2- Peça aos alunos que produzam um texto descrevendo o encontro entre europeus e nativos da América, na visão dos indígenas.  

3- Selecione os melhores textos para serem lidos na sala.

Sugestão: Para aprofundamento do tema,  a aula "A conquista da América sob o ponto de vista das populações nativas" poderá ser consultada.

Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22502 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação nas atividades realizadas: leitura, interpretação de texto, poema, filme, vídeo e mapas, pesquisas, produção de cruzadinha, textos críticos e também por outras atividades escritas a respeito do tema trabalhado nas aulas.

Opinión de quien visitó

Três estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/7 - 42,86%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 1/7 - 14,29%
  • Duas estrelas 1/7 - 14,29%
  • Uma estrela 2/7 - 28,57%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.