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Camadas externas da Terra

 

24/01/2011

Autor y Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apontar as camadas externas da Terra, entender a relação existente entre as camadas; compreender a importancia da troposfera

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Passo: Leve os alunos a biblioteca do colégio e peça que consulte o significado de algumas palavras, preenchendo o quadro.

  O que é?
Troposfera  
Estratosfera  
Mesosfera  
Ionosfera  
Exosfera  

Agora que todos já sabem o que significa, pergunte qual a relação entre elas? O que elas formam? Como se da a mudança de temperatura nelas? Peça que escreva no caderno. Em seguida, mostre a imagem a seguir.

 

Fonte: http://ensinodematemtica.blogspot.com/2010_11_01_archive.html acessado em: 22.01.2011.

2º Passo: Para cada um dos textos, reproduza uma cópia para cada aluno ou apresente em data-show, logo em seguida peça a um aluno que leia em voz alta, alternando entre eles.

Erupção de vulcão na Islândia não dará trégua ao aquecimento global

Em 1991, vulcão nas Filipinas resfriou superfície da Terra em 0,5°C.
Efeito compensou impacto dos gases-estufa entre 1991 e 1993. 

 

          Grandes erupções vulcânicas já tiveram efeito refrigerador no clima da Terra, mas o recente evento na Islândia é pequeno demais para trazer alívio ao aquecimento global antropogênico (causado pelo homem), disseram cientistas. O resfriamento se explica por uma fórmula simples: o vulcão libera grande quantidade de cinzas vulcânicas e dióxido de enxofre, que são transportados para a estratosfera, camada da atmosfera acima da troposfera, a mais próxima da superfície. Lá, fenômenos físico-químicos criam uma fina camada de partículas esbranquiçadas que, durante meses ou anos, circundam a Terra e refletem parte dos raios solares, impedindo que a radiação atinja o solo. "Basicamente, é como colocar um escudo refletor sobre o pára-brisa do carro, impedindo que o interior aqueça demais", comparou Colin Macpherson, da Universidade Durham, nordeste da Inglaterra. Mas ele e outros afirmaram que a erupção do vulcão na geleira Eyjafjallajokull foi pequena demais, não produzindo enxofre suficiente, e sua pluma circundou a uma altitude baixa demais para ter qualquer impacto climático. 

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/04/erupcao-de-vulcao-na-islandia-nao-dara-tregua-ao-aquecimento-global.html acessado em: 21.01.2011.

Texto 2:

 Mudança climática causa mais turbulência nos voos

          A sensação vai desde um leve friozinho no estômago até o mais terrível desespero diante da iminência de uma queda. Os passageiros não passam ilesos por uma turbulência em voo mas, por culpa do aquecimento global, devem começar a se acostumar com a frequência cada vez maior com que elas vêm acontecendo, como a que deixou 20 feridos no dia 25 de maio de 2009 em um voo da TAM procedente de Miami, meia hora antes de pousar em Guarulhos.

          A conclusão é de especialistas das áreas de meteorologia, aviação civil e engenharia aeronáutica. "O aquecimento global dá origem a um número maior de fenômenos atmosféricos extremos, dentre eles os que são responsáveis pela turbulência aeronáutica", diz o professor Rubens Villela, meteorologista do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

          Ele é o autor de um artigo publicado no ano passado pela revista Aero Magazine em que questiona qual tem sido a causa da recorrência do aumento de turbulências. "Seria mais um sinal da comprovada mudança climática global?" Villela cita sete ocorrências de repercussão mundial só em 2009, sem contar o acidente do voo 447, da Air France, que matou 228 pessoas.

          Desde que o homem começou a voar, as turbulências já se apresentavam como obstáculos. Elas ocorrem por causa das mudanças de velocidade e direção do ar. A movimentação é semelhante à agitação da superfície do mar, mas não se pode vê-la.

         Existem duas principais causas para a turbulência em voo: a passagem das aeronaves por rotas próximas de cúmulos-nimbos, que são enormes nuvens de tempestade, ou o encontro de uma corrente de jato (ou jet stream), fluxos de ar fortes e estreitos.

          Nos dois casos, o aquecimento global - que é o aumento da temperatura média do ar perto da superfície terrestre - atua como potencializador. Ele provoca um desequilíbrio maior entre a temperatura na superfície e nas camadas mais elevadas da atmosfera, estimulando a formação de cúmulos-nimbos, além de aumentar o contraste entre a temperatura dos polos e dos trópicos, intensificando as correntes de ar.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1555793-5598,00-MUDANCA+CLIMATICA+CAUSA+MAIS+TURBULENCIA+NOS+VOOS.html acessado em: 21.01.2011.

Depois da leitura dos textos, questione: Em qual camada atmosférica o avião percorre predominantemente? Qual a temperatura nessa camada? Todos os aviões sobrevoam na mesma altitude? Coloque essas informações no quadro. Tenha como base as respostas dos alunos.

3° Passo: Levar os alunos para sala de informática e pedir que busquem uma terceira notícia sobre a atmosfera terrestre, assim ele poderá entender que o objetivo não é memorizar quais são as camadas da Terra, mas sim, o que pode acontecer nelas. Existem várias notícias sobre o assunto. Transcreva o trecho dessa nova reportagem em uma folha em branco. Coloque em um mural na sala de aula, divulgue e discuta essas notícias.

4º Passo: Apresente a charge a seguir:

  

Fonte: http://pre-vestibular.arteblog.com.br/r558/GEOGRAFIA/ acessado em 21.01.2011.

Questione o aluno: O que foi e o que é a plataforma de Alcântara? Por que "acorda Alcântara"? Por que parafusos e molas ao chão? Por que a mulher tentando varrer os destroços? O que isso significa para o Brasil? Qual é o investimento federal anual nessa área? Ele é suficiente? Qual foi a perda mais importante e discutida naquela época? Que época? Para lançar um foguete ao espaço sideral é necessário um ângulo de incidência. Por quê? Coloque palavras importantes no quadro negro, palavras essas que ajudaram nas respostas do questionamento. Não entenda como questionário, e sim, como um norte para o desenvolvimento da aula. Faça com que o aluno seja papel fundamental. Para responder essas e outras perguntas, se necessário, leve-o para a sala de informática.

5º Passo: Termine a aula, pedindo os alunos que façam em seus respectivos cadernos um relatório do que entendeu sobre o tema.

Recursos Complementares
Avaliação

A Avaliação deverá ocorrer em toda aula.

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Sarah, colégio Aapogeu , Minas Gerais - dijo:
    sarah-gata.bol@hotmail.com

    15/05/2013

    Cinco estrelas

    olá meu nome é Sarah e achei muito bom este site pq fui fazer um trabalho da escola e consegui ela quase todo aqui parabéms ao dono o site está exelente!!!!


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