24/01/2011
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Apontar as camadas externas da Terra, entender a relação existente entre as camadas; compreender a importancia da troposfera
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
1º Passo: Leve os alunos a biblioteca do colégio e peça que consulte o significado de algumas palavras, preenchendo o quadro.
O que é? | |
Troposfera | |
Estratosfera | |
Mesosfera | |
Ionosfera | |
Exosfera |
Agora que todos já sabem o que significa, pergunte qual a relação entre elas? O que elas formam? Como se da a mudança de temperatura nelas? Peça que escreva no caderno. Em seguida, mostre a imagem a seguir.
Fonte: http://ensinodematemtica.blogspot.com/2010_11_01_archive.html acessado em: 22.01.2011.
2º Passo: Para cada um dos textos, reproduza uma cópia para cada aluno ou apresente em data-show, logo em seguida peça a um aluno que leia em voz alta, alternando entre eles.
Grandes erupções vulcânicas já tiveram efeito refrigerador no clima da Terra, mas o recente evento na Islândia é pequeno demais para trazer alívio ao aquecimento global antropogênico (causado pelo homem), disseram cientistas. O resfriamento se explica por uma fórmula simples: o vulcão libera grande quantidade de cinzas vulcânicas e dióxido de enxofre, que são transportados para a estratosfera, camada da atmosfera acima da troposfera, a mais próxima da superfície. Lá, fenômenos físico-químicos criam uma fina camada de partículas esbranquiçadas que, durante meses ou anos, circundam a Terra e refletem parte dos raios solares, impedindo que a radiação atinja o solo. "Basicamente, é como colocar um escudo refletor sobre o pára-brisa do carro, impedindo que o interior aqueça demais", comparou Colin Macpherson, da Universidade Durham, nordeste da Inglaterra. Mas ele e outros afirmaram que a erupção do vulcão na geleira Eyjafjallajokull foi pequena demais, não produzindo enxofre suficiente, e sua pluma circundou a uma altitude baixa demais para ter qualquer impacto climático.
Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/04/erupcao-de-vulcao-na-islandia-nao-dara-tregua-ao-aquecimento-global.html acessado em: 21.01.2011.
Texto 2:
Mudança climática causa mais turbulência nos voos
A sensação vai desde um leve friozinho no estômago até o mais terrível desespero diante da iminência de uma queda. Os passageiros não passam ilesos por uma turbulência em voo mas, por culpa do aquecimento global, devem começar a se acostumar com a frequência cada vez maior com que elas vêm acontecendo, como a que deixou 20 feridos no dia 25 de maio de 2009 em um voo da TAM procedente de Miami, meia hora antes de pousar em Guarulhos.
A conclusão é de especialistas das áreas de meteorologia, aviação civil e engenharia aeronáutica. "O aquecimento global dá origem a um número maior de fenômenos atmosféricos extremos, dentre eles os que são responsáveis pela turbulência aeronáutica", diz o professor Rubens Villela, meteorologista do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).
Ele é o autor de um artigo publicado no ano passado pela revista Aero Magazine em que questiona qual tem sido a causa da recorrência do aumento de turbulências. "Seria mais um sinal da comprovada mudança climática global?" Villela cita sete ocorrências de repercussão mundial só em 2009, sem contar o acidente do voo 447, da Air France, que matou 228 pessoas.
Desde que o homem começou a voar, as turbulências já se apresentavam como obstáculos. Elas ocorrem por causa das mudanças de velocidade e direção do ar. A movimentação é semelhante à agitação da superfície do mar, mas não se pode vê-la.
Existem duas principais causas para a turbulência em voo: a passagem das aeronaves por rotas próximas de cúmulos-nimbos, que são enormes nuvens de tempestade, ou o encontro de uma corrente de jato (ou jet stream), fluxos de ar fortes e estreitos.
Nos dois casos, o aquecimento global - que é o aumento da temperatura média do ar perto da superfície terrestre - atua como potencializador. Ele provoca um desequilíbrio maior entre a temperatura na superfície e nas camadas mais elevadas da atmosfera, estimulando a formação de cúmulos-nimbos, além de aumentar o contraste entre a temperatura dos polos e dos trópicos, intensificando as correntes de ar.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1555793-5598,00-MUDANCA+CLIMATICA+CAUSA+MAIS+TURBULENCIA+NOS+VOOS.html acessado em: 21.01.2011.
Depois da leitura dos textos, questione: Em qual camada atmosférica o avião percorre predominantemente? Qual a temperatura nessa camada? Todos os aviões sobrevoam na mesma altitude? Coloque essas informações no quadro. Tenha como base as respostas dos alunos.
3° Passo: Levar os alunos para sala de informática e pedir que busquem uma terceira notícia sobre a atmosfera terrestre, assim ele poderá entender que o objetivo não é memorizar quais são as camadas da Terra, mas sim, o que pode acontecer nelas. Existem várias notícias sobre o assunto. Transcreva o trecho dessa nova reportagem em uma folha em branco. Coloque em um mural na sala de aula, divulgue e discuta essas notícias.
4º Passo: Apresente a charge a seguir:
Fonte: http://pre-vestibular.arteblog.com.br/r558/GEOGRAFIA/ acessado em 21.01.2011.
Questione o aluno: O que foi e o que é a plataforma de Alcântara? Por que "acorda Alcântara"? Por que parafusos e molas ao chão? Por que a mulher tentando varrer os destroços? O que isso significa para o Brasil? Qual é o investimento federal anual nessa área? Ele é suficiente? Qual foi a perda mais importante e discutida naquela época? Que época? Para lançar um foguete ao espaço sideral é necessário um ângulo de incidência. Por quê? Coloque palavras importantes no quadro negro, palavras essas que ajudaram nas respostas do questionamento. Não entenda como questionário, e sim, como um norte para o desenvolvimento da aula. Faça com que o aluno seja papel fundamental. Para responder essas e outras perguntas, se necessário, leve-o para a sala de informática.
5º Passo: Termine a aula, pedindo os alunos que façam em seus respectivos cadernos um relatório do que entendeu sobre o tema.
http://www.infoescola.com/geografia/atmosfera/
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/camadas-atmosfera.htm
A Avaliação deverá ocorrer em toda aula.
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15/05/2013
Cinco estrelasolá meu nome é Sarah e achei muito bom este site pq fui fazer um trabalho da escola e consegui ela quase todo aqui parabéms ao dono o site está exelente!!!!