Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Futebol e Conhecimento Tático

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender como funciona um jogo de futebol taticamente.
  • Aprender a função que cada jogador cumpre dentro do campo de jogo.        
  • Vivenciar diferentes formas de jogar futebol em esquemas táticos criado pelo grupo de alunos da turma, coordenando diferentes movimentos e interagindo com o colega, com os espaços e com os materiais.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos – Total de 150 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vivenciado os fundamentos de ataque, de meio campo e de defesa, tais como posicionamento e funções dos jogadores durante uma partida de futebol.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O que é Tática no Futebol?

Recursos: Vídeos da Internet e Projetor de Vídeo (Sala de Vídeo)

Duração: Aproximadamente de 20 minutos

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá vídeos e imagens relacionadas ao conhecimento tático de um jogo de futebol, contextualizando a temática e a proposta da aula com os(as) alunos(as).

Obs.: O(a) professor(a), deve-se conscientizar-se de que esta aula não se constituirá num processo de treinamento tático dos(as) educandos(as), mas numa possibilidade de conhecimento corporal e conceitual sobre o tema.

Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=EndmFffCs24 (Acessado em 11/12/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=W8bRqcYAuHo (Acessado em 11/12/2010).  

Imagens das formações táticas no Futebol de Campo.

 4-2-3-1

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_QWmODiYJQjI/THgxMJbe6jI/AAAAAAAAAD4/8awL57xcOVs/s1600/FLA451.jpg   (Acessado em 11/12/2010). 

 4-4-2

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ObueQXhIAvA/SyGcMXbs4jI/AAAAAAAAAFs/N7MpJt7jn28/s1600/4-4-2.jpg (Acessado em 11/12/2010).

Formações Táticas no Futsal

Fonte: http://www.efdeportes.com/efd125/aspectos-tecnicos-taticos-e-regulamentares-do-futsal-sob-a-otica-de-treinadores-experts.htm (Acessado em 11/12/2010).  

No momento em que os vídeos e as imagens forem exibidos, destaque questões relacionadas aos esquemas táticos. Provavelmente, surgirão questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do esporte. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos e das imagens e explore os aspectos conceituais que envolvem a tática no futebol.

O link abaixo traz acesso aos aspectos importantes relacionados ao esporte que poderão ser utilizados pelo(a) professor(a) para enriquecer o debate e exposição do conteúdo proposto nesta atividade.   http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquemas_t%C3%A1ticos_do_futebol (Acessado em 10/12/2010).   

Atividade 2: Aprendendo as formações táticas do jogo

Duração: aproximadamente 20 minutos

Recursos: Quadro negro e giz.

Descrição: No espaço da sala de aula, o(a) professor(a) pedirá para que os(as) alunos(as) registrem diferentes possibilidades de formação tática do futebol de campo e do futsal. Lembre-os das zonas de defesa, meio de campo e ataque. Desenhe vários campos de futebol no quadro para facilitar a visualização dos esquemas táticos que os(as) alunos(as) desenharão. Nesse momento, faça perguntas aos alunos relacionadas ao posicionamento do jogador, sua função no campo/quadra e quais as formações táticas mais utilizadas.

 Arquivo do autor.

Atividade 3: Experimentando formações táticas no jogo de botão.

Duração: aproximadamente 30 minutos

Recursos: Tabuleiros e Jogo de Botão

Descrição: Nesta atividade proponha para a turma o jogo de botão, onde os(as) alunos(as) experimentarão os esquemas táticos expostos no quadro. Cada time poderá escolher com qual esquema tático iniciará a partida. Para tornar esta atividade mais ágil e de fácil compreensão por parte dos alunos, forme os grupos que irão jogar em cada tabuleiro e, em seguida, desenhe no chão diferentes campos de futebol com giz para que os alunos possam anotar os esquemas táticos que serão utilizados.    

Atividade 4: Vivenciando os esquemas táticos do futsal 

Duração: aproximadamente 60 minutos

Recursos: Quadra de Futsal

Descrição: Nesta atividade, proponha para a turma mini-partidas de futsal, onde os(as) alunos(as) terão que posicionar os jogadores de acordo com esquema tático, por exemplo, 2-2, 3-1, 4-0, 1-2-2 etc, refletindo sobre as diferenças entre jogar de uma forma pré-determinada ou com liberdade total. Antes de começar cada partida, pergunte para os times qual foi a formação tática e escolhida e por que. Os times poderão usar planilhas (papel e caneta) para esquematizar as jogadas ensaiadas e as mudanças de estratégias durante a partida. Podem também pedir para que um dos colegas seja o técnico, responsável na organização tática do time.

Possibilidades de Ampliação:

Quanto ao Espaço: Procure diversificar os espaços para a realização da aula, podendo ser realizadas no campo ou na quadra. Ir a jogos de futebol e de futsal nos estádios e ginásios da cidade, com o intuito de compreender as variações táticas das equipes observadas.   

Quanto ao Corpo do Colega: Experimentar as formações táticas dos jogos de mãos dadas, formando apenas um jogador.   

Quanto ao Material: Assistir trechos de jogos de hoje e de antigamente, experimentar as formações táticas atuais e antigas, e compreender os motivos que levam às mudanças táticas no futebol e no futsal. Analisar falas (e textos) dos/das comentaristas esportivos/as na TV e nos jornais. Eles/as demonstram conhecimento tático? Jogar jogos eletrônicos de futebol (por exemplo, numa visita a uma casa de jogos eletrônicos) e experimentar diferentes sistemas táticos nesses jogos.

Recursos Complementares

O site sugerido abaixo demonstra análises táticas de um jogo de futebol e poderá ser uma boa ferramenta para o professor ilustrar sua aula.  

http://esquemastaticos.blogspot.com/ (Acessado em 10/12/2010). 

Avaliação

Professor(a), no transcorrer das atividades faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Relatam experiências com o futebol? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os esquemas táticos na atividade 4? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos com as atividades propostas? Como percebem seu corpo e o corpo do colega durante os jogos? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar e aprender sobre a tática no futebol? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega no momento das atividades? Qual foi a atividade mais fácil ou mais difícil? Qual(is) gostaram mais? Peça sugestões para a aula posterior.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.