12/01/2011
Oswaldo Bueno
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Estudar o papel social da educação no processo de socialização, interação social e na transmissão da herança cultural. Identificar a mudança do papel da educação na sociedade contemporânea, onde surgem nova demandas e desafios.
Sugere-se o conhecimento do conceito de Instituição Social e a função das Instituições sociais, destacando-se o papel da Escola
Estratégias e Recursos de aula: Utilização de filme, texto, discussão, pesquisa.
A aula:
Atividade 1: Apresente aos alunos as questões abaixo no quadro e peça para que cada um redija sobre o papel da escola na sua vida atual e futura.
Questões que nortearão a redação: Qual a importância da instituição escola nas suas vidas? O que pode ser aperfeiçoado? Discutir os relatos com eles e diferencie educação formal e informal.
Atividade 2: Exibição do filme: Escritores da Liberdade. Este filme relata, baseado em situações verídicas, o cotidiano de uma professora que tenta resgatar a auto-estima e o interesse dos alunos de uma escola que, em sua maioria, pertencem aos bairros pobres e guetos nos Estados Unidos e vivem constantemente em situações de marginalidade. Após a exibição do filme pode-se abordar as seguintes questões:- Qual a relação do filme com o tema?- que instituições foram privilegiadas no filme? Qual o papel desempenhado por elas?- Qual o papel da família no cotidiano dos estudantes?- Qual o papel da Escola?- Vocês acham que as instituições falharam em que pontos? E obtiveram sucesso em quais situações?
Atividade 3: Ler e discutir com os alunos o texto abaixo. Incentive a discussão sobre o papel da escola hoje e como esse papel deve ser discutido de acordo com as novas demandas sociais.
"O MENININHO"
Era uma vez um menino. Ele era bastante pequeno. Ela era uma grande escola. Mas, quando o menininho descobriu que podia ir à sua sala, caminhando, através da porta, ele ficou feliz. E a escola não parecia mais tão grande quanto antes.Uma manhã, quando o menininho estava na Escola, a professora disse:·
Hoje nós iremos fazer um desenho.· Que bom! Pensou o menino. Ele gostava de fazer desenhos. Ele podia fazê-los de todos os tipos: leões, tigres, galinhas, vacas, barcos, trens; e ele pegou sua caixa de lápis e começou a desenhar. Mas a professora disse:·
Esperem! Ainda não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem prontos.·
Agora - disse a professor - nós iremos desenhar flores.·
Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de desenhar flores. E começou a desenhar com seu lápis cor de rosa, laranja e azul. Mas a professora disse: - Esperem! Vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha com caule verde.· Assim - disse a professora. Agora vocês podem começar.Então ele olhou para a sua flor. Ele gostava mais de sua flor, mas não podia dizer isto. Ele virou o papel e desenhou uma flor igual à da professora. Ela era vermelha com caule verde.Num outro dia, quando o menininho estava em aula, ao ar livre, a professora disse:·
Hoje nós vamos fazer alguma coisa com barro.· Que bom! Pensou o menininho. Ele gostava de barro.Ele podia fazer todos os tipos de coisas com barro: elefante, camundongos, carros e caminhões. Ele começou a juntar e amassar a sua bola de barro. Mas a professora disse:· Esperem! Não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem prontos.·
Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato.·
Que bom! Pensou o menino. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos.
A professora disse:·Esperem! Vou mostrar como se faz. E ela mostrou a todos como fazer um prato fundo. - Assim - disse a professora. - agora vocês podem começar.O menininho olhou para o prato da professora. Então olhou para o seu próprio prato. Ele gostava mais de seu prato do que o da professora. Mas não podia dizer isso. Ele amassou o seu barro numa grande bola novamente, e fez um prato igual ao da professora. Era um prato fundo. E muito cedo, o menininho aprendeu a esperar e a olhar, e a fazer as coisas exatamente como a professora. E muito cedo, ele não fazia mais as coisas por si próprio.
Então aconteceu que o menino e sua família mudaram-se para outra casa, em outra cidade, e o menininho tinha que ir para outra escola. E no primeiro dia ele estava lá. A professora disse:·
Hoje nós faremos um desenho. Que bom! Pensou o menininho. E ele esperou que a professora dissesse o que fazer. Mas a professora não disse. Ela apenas andava na sala. Veio até ele e falou: - Você não quer desenhar? - Como posso fazê-lo perguntou o menininho.· Da maneira que você gostar, disse a professora. - De que cor? Perguntou o menininho. - Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber quem fez o que? E qual o desenho de cada um?· Eu não sei disse o menininho.
E ELE COMEÇOU A DESENHAR UMA FLOR VERMELHA COM CAULE VERDE.
Exibição da reportagem: Qual o papel da Escola na educação dos nossos filhos: disponível em
http://www.youtube.com/watch?v=-LbI0D2ob-U
Discutir o vídeo com os alunos
Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e solicitar que pesquisem com seus colegas de ensino médio as seguintes questões:O que acham da escola? Quais os aspectos positivos e negativos da escola? A escola responde às suas expectativas? Pedir para que apresentem os resultados através de cartazes.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/05/2013
Cinco estrelasExcelente me ajudou muito.