Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


População e Meio Ambiente

 

18/01/2011

Autor y Coautor(es)
Giselle Moraes Moreira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Bueno

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Destacar a importância do problema populacional na compreensão da realidade social

Refletir sobre as questões ambientais

Duração das atividades
3 aulas - 150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de CO2

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e Recursos de aula: Utilização de internet, dinâmica, discussão, pesquisa.

A aula:

Atividade 1:A aula deve ser iniciada num laboratório de Informática. Mostre aos alunos o mapa do site http://www.breathingearth.net/

Esse mapa é muito interessante porque contém, dentre outras, informações sobre a população mundial que são atualizadas a todo momento. Peça para que os alunos explorem o mapa, passem o cursor encima dos países e verifiquem as informações embaixo. Peça para que notem que a população se altera, dependendo do país.O mapa, além de indicar quantos nascem e morrem no mundo a cada instante, indica a população de cada país e as emissões de CO2, colocando o cursor em cima. Peça para verificarem como na China e Índia, por exemplo, a mudança populacional é freqüente. Já em países europeus, a população permanece praticamente estática. Deixe que os alunos explorem o mapa e que tirem conclusões sobre a emissão de CO2 nos Estados Unidos, comparando com o Brasil, por exemplo. Discuta com os alunos questões populacionais relacionadas ao número, flutuações, distribuição territorial, movimentos migratórios etc são questões pertinentes para a compreensão de um país e que esses dados se relacionam com questões sociais e ambientais.

Atividade 2: Exibição do vídeo   Por que devemos preservar o nosso planeta? - S.O.S Mundo, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=wDHs_BeVVrs

Promover com os alunos uma discussão sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente e as conseqüências das atitudes dos homens em relação ao meio ambiente.

Atividade 3: Solicitar aos alunos que encenem situações de destruição e preservação do meio ambiente. Essa atividade lúdica, além de promover a interação dos alunos, favorece a discussão e a aprendizagem e o interesse sobre a temática. Divida-os em grupos de 5 alunos e peça para que metade dos grupos encenem situações cotidianas que demonstrem desprezo e destruição em relação ao meio ambiente, como jogar lixo na rua, emissão de poluentes, poluição sonora, visual, desperdício de água etc. Os outros grupos deverão encenar situações de preservação do meio ambiente, coleta seletiva, economia de luz, água etc. Incentive-os circulando pelos grupos e ajudando-os nas escolhas das temáticas. Peça para que após a escolha das temáticas eles criem uma cena que retratem a temática escolhida. Deixem que encenem para a apresentação na outra aula. Após a apresentação dos alunos, promova um debate sobre as temáticas abordadas. 

Finalização da aula:

Dinâmica disponível em http://www.cdof.com.br/recrea18.htm

Objetivo: despertar a atitude em preservar o que temos. Materiais: uma flor (rosa) natural. Procedimento: fazer um círculo. Cada integrante retira um pedacinho da flor e passa ao colega do lado. Ao final sobrará apenas o talo da flor. Deve-se questionar: o que aconteceu? Será que podemos consertar o que fizemos? Essa dinâmica permite a introdução da discussão sobre a preservação do Meio Ambiente. 

   

Recursos Complementares

Ler e discutir com os alunos o texto "Preservar O Meio Ambiente É Preservar A Vida", disponível em http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/preservar-o-meio-ambiente-e-preservar-a-vida-474038.html

Avaliação

Solicitar que os alunos façam uma pesquisa e que entrevistem no mínimo 5 pessoas. Estabeleça um roteiro de perguntas que envolva questões como: Você se preocupa com questão ambiental? No dia a dia você tem atitudes de preservação do meio ambiente? Quais? Como você acha que os governos devem agir para ajudar na preservação do meio ambiente? E as pessoas? As empresas? Peça para que apresentem as respostas e discuta os resultados com a turma.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.