Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produções de texto a partir de situações problemas do cotidiano.

 

17/01/2011

Autor y Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender e elaborar situações problemas.  
  • Ser capaz de discutir e argumentar as soluções apresentadas para o problema em discussão.
  • Escrever textos que respondam às questões problemas.
Duração das atividades
Aproximadamente três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ser capaz de produzir, ler e interpretar textos de pequeno porte (quatro a cinco linhas).  

Estratégias e recursos da aula

1 – O que é um problema? 

OBJETIVOS: 

  • Compreender o que caracteriza uma situação problema.

PROCEDIMENTOS: 

- Solicite que registrem, através de desenho, situações que consideram ser um problema. Esta atividade tem um caráter diagnóstico, já que contribui para que o professor compreenda o que é considerado uma situação problema para sua turma.

DICA: A orientação pode ser para que desenhem alguma situação problema já vivida por eles ou por algum conhecido ou familiar. Assim, nos aproximamos do universo das crianças.

- Oriente, após o diagnóstico indicado, uma reflexão com o grupo, para que as crianças possam sistematizar o sentido, significado de um problema. Enfim, o que caracteriza uma situação problema.

Inicie esta reflexão a partir das situações elaboradas pelas crianças. Mas, para que não fique cansativo, aborde no máximo sete trabalhos. O processo de abordagem dos trabalhos deve estruturar-se de modo tal que todos participem dialogando e concebendo se de fato a situação é um problema, por que se caracteriza como um problema e o que faz dela um problema. Caso a situação trabalhada por alguma criança não seja efetivamente um problema, essa deve ser uma oportunidade para discutir: por que não é um problema? Ou seja, o que faltou para caracterizá-la como um problema?

Ao final de cada análise trabalhada, retome as principais informações do debate, de modo que possam sintetizar o que caracterizou o problema. Ainda no desfecho, crie um momento de reflexão, solicitando que argumentem e justifiquem se a situação problema ocorre para todos da mesma maneira. Isto é, o que é um problema para mim, será também um problema para você?

EXEMPLO: João tem medo de viajar de avião. Então, isso é um problema para João!  Entretanto, Júlia prefere viajar de avião a carro. Portanto, Assim, a situação problema para João não é percebida da mesma forma por Júlia.  

Dicas: 

  • Ainda que o objetivo central seja trabalhar com situações problemas do cotidiano infantil, caso você seja a professora de matemática, aproveite esta oportunidade para retomar as situações já trabalhadas na disciplina. Construam paralelos de entendimento e esclareça que problema refere-se a situações que implicam uma reflexão, que possibilite a seleção de uma estratégia que seja mais adequada para solucionar a questão. Considere oportuno, ainda, reiterar o papel da interrogação (?) nas situações problemas.
  •  Exponha no mural as ilustrações que sugerem boas situações problemas.

2 – Solução de problemas 

OBJETIVOS:

  •  Ser capaz de discutir e argumentar as soluções apresentadas para o problema em discussão.

PROCEDIMENTOS:

- Selecione algumas imagens, como as que serão apresentadas a seguir, e propicie uma atividade a ser organizada em duas partes. Na primeira, de modo coletivo, reflitam: a situação, as características do problema e, por fim, as soluções possíveis, viáveis. No segundo momento, organize duplas de trabalho e distribua novas imagens com situações problemas do cotidiano. As duplas deverão registrar por escrito os itens sugeridos na primeira parte, ou seja, a situação, as características que fazem da situação um problema, soluções possíveis e um outro item. Neste novo item, deverão ainda argumentar se a situação problema observada era, de fato, um problema para os dois integrantes. Caso haja divergência, tanto no caso positivo quanto no negativo, o problema deve ser apresentado. Mas ainda que a dupla considere ou não um problema, o registro individual da percepção deve ser apresentado.

SUGESTÕES DE IMAGEM PARA PARTE 1

<http://www.objetivobaixada.com.br/images/blog/criancas_habitos1_figura2.gif>. Acesso em: 23 nov. 2010. 

<http://4.bp.blogspot.com/_JaYSYWqGuUU/SyBaNjefMaI/AAAAAAAAAuc/0NJ_C63VdJ4/s320/lixo+nas+ruas.jpg>. Acesso em: 23 nov. 2010.

    

<http://3.bp.blogspot.com/_dkCynvptx3E/TCecy3sq_9I/AAAAAAAAgbM/3nBvOzs_URM/s320/agressividade1.gif>. Acesso em: 23 nov. 2010.  

<http://www.perkons.com.br/crianca_segura/imagens/diversao_erros.jpg>. Acesso em: 23 nov. 2010. 

<http://4.bp.blogspot.com/_jz3T3VpJwg4/TB4ZBAkzUEI/AAAAAAAAAPI/Mx7SGVoOmKY/s320/fogos.jpg>. Acesso em: 23 nov. 2010. 

< http://img522.imageshack.us/i/asorimgeszjun021b6f6fdvt9.jpg/ > Acesso em: 23 nov. 2010.  

DICA: Professor, é pertinente aproveitar esta oportunidade para trabalhar problemas específicos da sua turma, como situações de apelidos, brigas, desorganização, entre tantos outros.

3 – Nosso bairro em miniatura

 OBJETIVOS:

  •  Elaborar situações problemas.
  •  Aprender a produzir textos que respondam às questões problemas.

PROCEDIMENTOS:

- Ofereça folha tamanho A4. Nesta, cada criança deverá, como na atividade 1, ilustrar uma situação problema. Esclareça que esta deverá ser desenvolvida com o maior capricho possível, já que posteriormente será trabalhada por outro colega.

ATENÇÃO: Oriente para que não coloquem nome, mas criem apenas um código ou símbolo para que consigam reconhecer sua atividade, posteriormente. Tal procedimento justifica-se para que o colega que irá trabalhar a situação problema não identifique quem a criou. Com as situações ilustradas, embaralhe-as e redistribua-as, de modo tal que o autor não tenha que trabalhar sua própria ilustração, ok?    

Do problema ilustrado recebido, a criança deverá trabalhar as seguintes informações:

  • O que acontece na situação apresentada?
  • Qual é a pergunta problema?
  •  A situação seria um problema para você? Justifique.
  • Elabore um texto, de no mínimo cinco linhas, para solucionar o problema que foi apresentado.  

 - Oriente uma correção desta atividade, de modo que alguns exemplos sejam devidamente explorados (como realizado na atividade 1).

- Solicite uma produção de texto que avalie as impressões propiciadas por meio das experiências vivenciadas. Isto é, devem avaliar sensações e sentimentos em desenvolver a reflexão e diálogo, como uma estratégia para solucionar problemas do cotidiano.   

Dica: Selecione um tema que a turma considere um problema, por exemplo, a dengue. A partir da situação problema, elenque tópicos relacionados. Organize grupos para que cada um trabalhe soluções possíveis para o tópico em questão.

Recursos Complementares

Verifique aqui no portal a aula – Leitura e escrita: utilizando o ponto de interrogação <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20014>. Acesso em: 24 nov. 2010. 

Avaliação

Nesta aula, é relevante avaliar o envolvimento, interesse com as atividades de escrita, debates e apresentação de ideias. Assim, para avaliar o conjunto das habilidades trabalhadas, apresente as situações problemas indicadas a seguir, para serem respondidas oralmente.   

SITUAÇÃO 1 - Na hora do recreio, você vê dois colegas brigando. Qual sua atitude para resolver esta situação? Justifique.

SITUAÇÃO 2 - Sabrina derramou sopa no uniforme na hora que o escolar chegou para buscá-la. O que você faria no lugar de Sabrina?

SITUAÇÃO 3 - Felipe fazia compras no supermercado com seus familiares. Mas acabou se distraindo e ficou perdido. Como agir numa situação como essa?   

Ao final, discuta com o grupo: as situações apresentadas são “situações problema”? Peça ao grupo que argumente.      

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Rosana Lacerda Coelho da Silva, C. E. Coronel Serrado , Rio de Janeiro - dijo:
    www.rosanammr.@gmail.com

    16/12/2014

    Cinco estrelas

    Aula interessante que estimula mudanças de atitudes.Procura mostrar o que é certo e o que é errado para o aluno e ainda o coloca como o protagonista transformador,ou seja, aquele que trará a solução do problema.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.