17/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
O aluno deve ser capaz de produzir, ler e interpretar textos de pequeno porte (quatro a cinco linhas).
1 – O que é um problema?
OBJETIVOS:
PROCEDIMENTOS:
- Solicite que registrem, através de desenho, situações que consideram ser um problema. Esta atividade tem um caráter diagnóstico, já que contribui para que o professor compreenda o que é considerado uma situação problema para sua turma.
DICA: A orientação pode ser para que desenhem alguma situação problema já vivida por eles ou por algum conhecido ou familiar. Assim, nos aproximamos do universo das crianças.
- Oriente, após o diagnóstico indicado, uma reflexão com o grupo, para que as crianças possam sistematizar o sentido, significado de um problema. Enfim, o que caracteriza uma situação problema.
Inicie esta reflexão a partir das situações elaboradas pelas crianças. Mas, para que não fique cansativo, aborde no máximo sete trabalhos. O processo de abordagem dos trabalhos deve estruturar-se de modo tal que todos participem dialogando e concebendo se de fato a situação é um problema, por que se caracteriza como um problema e o que faz dela um problema. Caso a situação trabalhada por alguma criança não seja efetivamente um problema, essa deve ser uma oportunidade para discutir: por que não é um problema? Ou seja, o que faltou para caracterizá-la como um problema?
Ao final de cada análise trabalhada, retome as principais informações do debate, de modo que possam sintetizar o que caracterizou o problema. Ainda no desfecho, crie um momento de reflexão, solicitando que argumentem e justifiquem se a situação problema ocorre para todos da mesma maneira. Isto é, o que é um problema para mim, será também um problema para você?
EXEMPLO: João tem medo de viajar de avião. Então, isso é um problema para João! Entretanto, Júlia prefere viajar de avião a carro. Portanto, Assim, a situação problema para João não é percebida da mesma forma por Júlia.
Dicas:
2 – Solução de problemas
OBJETIVOS:
PROCEDIMENTOS:
- Selecione algumas imagens, como as que serão apresentadas a seguir, e propicie uma atividade a ser organizada em duas partes. Na primeira, de modo coletivo, reflitam: a situação, as características do problema e, por fim, as soluções possíveis, viáveis. No segundo momento, organize duplas de trabalho e distribua novas imagens com situações problemas do cotidiano. As duplas deverão registrar por escrito os itens sugeridos na primeira parte, ou seja, a situação, as características que fazem da situação um problema, soluções possíveis e um outro item. Neste novo item, deverão ainda argumentar se a situação problema observada era, de fato, um problema para os dois integrantes. Caso haja divergência, tanto no caso positivo quanto no negativo, o problema deve ser apresentado. Mas ainda que a dupla considere ou não um problema, o registro individual da percepção deve ser apresentado.
SUGESTÕES DE IMAGEM PARA PARTE 1
<http://www.objetivobaixada.com.br/images/blog/criancas_habitos1_figura2.gif>. Acesso em: 23 nov. 2010.
<http://4.bp.blogspot.com/_JaYSYWqGuUU/SyBaNjefMaI/AAAAAAAAAuc/0NJ_C63VdJ4/s320/lixo+nas+ruas.jpg>. Acesso em: 23 nov. 2010.
<http://3.bp.blogspot.com/_dkCynvptx3E/TCecy3sq_9I/AAAAAAAAgbM/3nBvOzs_URM/s320/agressividade1.gif>. Acesso em: 23 nov. 2010.
<http://www.perkons.com.br/crianca_segura/imagens/diversao_erros.jpg>. Acesso em: 23 nov. 2010.
<http://4.bp.blogspot.com/_jz3T3VpJwg4/TB4ZBAkzUEI/AAAAAAAAAPI/Mx7SGVoOmKY/s320/fogos.jpg>. Acesso em: 23 nov. 2010.
< http://img522.imageshack.us/i/asorimgeszjun021b6f6fdvt9.jpg/ > Acesso em: 23 nov. 2010.
DICA: Professor, é pertinente aproveitar esta oportunidade para trabalhar problemas específicos da sua turma, como situações de apelidos, brigas, desorganização, entre tantos outros.
3 – Nosso bairro em miniatura
OBJETIVOS:
PROCEDIMENTOS:
- Ofereça folha tamanho A4. Nesta, cada criança deverá, como na atividade 1, ilustrar uma situação problema. Esclareça que esta deverá ser desenvolvida com o maior capricho possível, já que posteriormente será trabalhada por outro colega.
ATENÇÃO: Oriente para que não coloquem nome, mas criem apenas um código ou símbolo para que consigam reconhecer sua atividade, posteriormente. Tal procedimento justifica-se para que o colega que irá trabalhar a situação problema não identifique quem a criou. Com as situações ilustradas, embaralhe-as e redistribua-as, de modo tal que o autor não tenha que trabalhar sua própria ilustração, ok?
Do problema ilustrado recebido, a criança deverá trabalhar as seguintes informações:
- Oriente uma correção desta atividade, de modo que alguns exemplos sejam devidamente explorados (como realizado na atividade 1).
- Solicite uma produção de texto que avalie as impressões propiciadas por meio das experiências vivenciadas. Isto é, devem avaliar sensações e sentimentos em desenvolver a reflexão e diálogo, como uma estratégia para solucionar problemas do cotidiano.
Dica: Selecione um tema que a turma considere um problema, por exemplo, a dengue. A partir da situação problema, elenque tópicos relacionados. Organize grupos para que cada um trabalhe soluções possíveis para o tópico em questão.
Verifique aqui no portal a aula – Leitura e escrita: utilizando o ponto de interrogação <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20014>. Acesso em: 24 nov. 2010.
Nesta aula, é relevante avaliar o envolvimento, interesse com as atividades de escrita, debates e apresentação de ideias. Assim, para avaliar o conjunto das habilidades trabalhadas, apresente as situações problemas indicadas a seguir, para serem respondidas oralmente.
SITUAÇÃO 1 - Na hora do recreio, você vê dois colegas brigando. Qual sua atitude para resolver esta situação? Justifique.
SITUAÇÃO 2 - Sabrina derramou sopa no uniforme na hora que o escolar chegou para buscá-la. O que você faria no lugar de Sabrina?
SITUAÇÃO 3 - Felipe fazia compras no supermercado com seus familiares. Mas acabou se distraindo e ficou perdido. Como agir numa situação como essa?
Ao final, discuta com o grupo: as situações apresentadas são “situações problema”? Peça ao grupo que argumente.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/12/2014
Cinco estrelasAula interessante que estimula mudanças de atitudes.Procura mostrar o que é certo e o que é errado para o aluno e ainda o coloca como o protagonista transformador,ou seja, aquele que trará a solução do problema.