Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


No Ritmo da Dança do Pau de Fitas

 

16/12/2010

Autor y Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender os passos e os ritmos básicos da dança do pau de fitas.
  • Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas.
  • Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a música e os ritmos presentes na dança proposta, ampliando seus conhecimentos culturais e históricos referentes às danças gaúchas.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos – Total: 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A princípio não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula, mas faz-se importante que tenha vivenciado outros ritmos das Danças Gaúchas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo a Dança do Pau de Fitas.

Duração: aproximadamente 20 minutos.

Recursos: Vídeos da internet e projetor de imagens   

http://www.youtube.com/watch?v=-0XaBZTNlOU&feature=related (Acessado em 06/12/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=KBiMxnQVBQc (Acessado em 06/12/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=5yqEMmjJ6Eo&feature=related (Acessado em 06/12/2010).   

Abaixo seguem algumas imagens para enriquecer a proposta. 

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_sPRNTw1iOBk/Suw7J_0kmOI/AAAAAAAAAGc/3RI73kOSEb8/s1600-h/3557914761_13f86cd5bf_m.jpg (Acessado em 06/12/2010). 

Fonte:  http://4.bp.blogspot.com/_JUq9r5fIfVM/SfA-MIFFyLI/AAAAAAAAABQ/tySpJRFgUzw/s1600-h/Paus-De-Fitas.jpg (Acessado em 06/12/2010). 

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_Wdc987DE9Yg/SlJ43jbbT6I/AAAAAAAAABc/jZ9NPLiFUpQ/s1600-h/pau+de+fitas.jpg (Acessado em 06/12/2010). 

Descrição: Como proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos e as imagens acima sugeridas, que contextualizam a temática da aula, trazendo no seu conteúdo importantes informações referentes à dança do pau de fitas. Nesta atividade, destaque as características da dança e se necessário, faça pausas durante sua exibição. Algumas delas serão trabalhadas na aula, tais como os passos da dança.   

Atividade 2: Aprendendo os primeiros passos

Recursos: Vídeos da internet como referência para o professor.

Duração: aproximadamente 30 minutos

Descrição: Nesta atividade, em um primeiro momento, contextualize a dança do pau de fitas, apontando para os alunos suas principais características. Para nortear sua fala utilize o texto abaixo:

Pau de Fitas

“A dança do pau-de-fitas ou dança das fitas é uma dança folclórica coreografada originária da Europa. A coreografia desenvolve-se como uma ciranda de participantes que orbitam ao redor de um mastro central (pau) fincado no chão. O peculiar é que no topo do mastro são presas as pontas de longas fitas coloridas, cuja extremidade pendente é sustentada por cada dançante. Durante a translação em zigue-zague em torno do fulcro central, as fitas vão sendo trançadas, encurtando a parte pendente até que fique impossível prosseguir. Faz-se após o movimento contrario, destrançando as fitas.

Há variações na música e instrumentos por causa da regionalização.

Portugal: Chamada de dança das Fitas ou do Mastro faz parte dos festejos da dança de Garvão. Nos Açores é chamada de dança do Cadarço;

Brasil: Também chamada jardineira e trança esta dança se disseminou nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, dançada especialmente durante festejos de origem açoriana, gaúcha, alemã e festas juninas."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pau_de_fita (Acessado em 06/12/2010). 

Em seguida, ensine alguns passos básicos da dança no ritmo da música do pau de fitas. Estes passos podem ser baseados em deslocamentos com o par e saltitos como demonstrado no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=UJlFB8ZuFE4 (Acessado em 06/12/2010).      

Músicas:

Meu Cabelo

http://www.lendorelendogabi.com/musica/musicas-gauchas-1.htm (Acessado em 06/12/2010). 

Meu  Cabelo (Paixão Côrtes e Barbosa Lessa)   

Muitas vezes me dá uma raiva de fazer certas asneiras

De rasgar a bandeirinha da Marinha Brasileira. (bis)   

Não sei o que tem meu cabelo

Com a goma não combina:

Quanto mais eu passo o pente Mais meu cabelo se empina. (bis)

(refrão - 2 vezes)   

Não sei o que tem meu cabelo não combina com a banha

Quanto mais eu passo o pente mais meu cabelo se assanha. (bis)   

Muitas vez me dá uma raiva de fazer certas asneiras

De rasgar a bandeirinha da Marinha Brasileira (bis)

Atividade 3: Aprendendo a trançar a fita no mastro.

Recursos: Músicas do pau de fitas, bambu, suporte para afixar bambu e fitas de cetim (adquirir fitas de cetim de largura aproximada de 5cm de largura e 5m de comprimento, duas cores, correspondente ao número de meninos e meninas).

Para a construção do mastro, fixe o bambu no suporte e amarre as fitas na ponta do bambu, como no desenho abaixo.

 Arquivo do autor.

Duração: aproximadamente 30 minutos

Descrição: Nesta atividade proponha aos alunos a dança do pau de fitas, ensinando-os as possibilidades de trançar as fitas no pau. Como referência para o(a) professor(a) ensinar os passos, o vídeo abaixo demonstra uma sequência de passos da dança.  

http://www.youtube.com/watch?v=Nsfc41xTrwA&feature=related (Acessado em 06/12/2010)      

Atividade 4: A dança do Pau de Fitas 

Recursos: Música do pau de fitas e mastro.

Duração: aproximadamente 20 minutos

Descrição: Nesta atividade proponha a dança do pau de fitas. Deixe que os(as) alunos(as) experimentem  as diferentes possibilidades de trançar a fita no pau ao ritmo da dança. O desafio é conseguir trançar e “destrançar” a fita no mastro.   

Obs. A visualização dos vídeos sugeridos nesta aula facilitam a compreensão da dança e, principalmente, dos passos. Todavia, não é regra sua exibição nas atividades, já que no primeiro momento da aula eles se fazem presentes, bastando o(a) professor(a) destacá-los com mais ênfase.

Possibilidades de Ampliação: 

Quanto ao Espaço: A aula pode ser executada em qualquer espaço, no entanto é mais interessante se for realizada numa sala de espelhos, onde os(as) alunos(as) consigam visualizar seus próprios passos.

Quanto ao Corpo do Colega: Procure explorar movimentos da dança em diferentes formações: casais de meninos com meninas, meninas com meninas e meninos com meninos.

Quanto ao Material: Realizar filmagens das danças e utilizá-las em aulas posteriores. A aula poderá ser parte integrante de um possível festival de danças. Convidar alguns grupos folclóricos para se apresentarem na escola.

Recursos Complementares

Os vídeos sugeridos abaixo são partes de um documentário a respeito das tradições gaúchas.

http://www.youtube.com/watch?v=zk6hwgyc34s (Acessado em 06/12/2010). 

http://www.youtube.com/watch?v=wQ-5Dz_JQ5I&feature=related (Acessado em 06/12/2010). 

http://www.youtube.com/watch?v=Ay6DifsLcR8&feature=related (Acessado em 06/12/2010). 

Avaliação

Professor(a), no momento das atividades, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como destacam os movimentos e o ritmo da dança proposta? Os alunos se interagem? Eles estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão (re)criando os movimentos? Estão ensinando uns aos outros? Estão envolvidos? Conhecem a dança proposta? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? Como foi realizar aprender os movimentos? Como foi conhecer os limites do seu corpo e do corpo do colega nos movimentos da dança? O vídeo produzido no momento final da aula poderá ser exibido e comentado por todos. Peça sugestões para a aula posterior.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • selma gomes, UEG , Goiás - dijo:
    selmag17@hotmail.com

    11/11/2014

    Quatro estrelas

    Sou estudante de pedagogia e adorei a sua ideia e acredito que possa ser adaptada para a nossa região, é um prazer ler um projeto desse, muito bom!!!!!


  • Aurea , Escola Particular , São Paulo - dijo:
    aureagalli@hotmail.com

    20/04/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa, bem montada e explicativa.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.