Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Atenção! Animais em Perigo!

 

22/08/2012

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os animais em extinção;

Conhecer os perigos da extinção para os seres vivos;

Conscientizar sobre a importância da preservação ambiental;

Despertar o interesse pelos problemas ambientais.

Duração das atividades
5 dias, com aproximadamente 30 minutos diários
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Os animais e suas moradias.

1.   Para introduzir a temática sobre os animais em extinção, procure saber o que os alunos já conhecem sobre o assunto. Primeiramente, separe figuras/imagens de diferentes animais que encontram-se em extinção, pode-se levar um diferente para cada aluno. Coloque as imagens em uma caixa ou saco de tecido escuro, cuide para que as crianças não consigam ver o que tem dentro. Assim, em uma roda de conversa, peça para que cada criança retire um papel da caixa ou saco. A partir, desta primeira observação, faça alguns questionamentos às crianças, de modo a provocar a socialização de seus conhecimentos sobre os animais que conhecem e se já ouviram algo a respeito de “extinção”. Sugerem-se as seguintes questões:

- Você conhece esse animal da figura?

- Qual animal você acha que ele é?

-  Quais são suas características?

- Todos nós moramos em um lugar não é mesmo? Alguns em casa, outros em apartamentos? E esses animais? Como será que é onde eles moram?

- Você já o viu em algum lugar? Onde?

 

2. Com o auxílio de massa de modelar, oriente cada aluno a reproduzir o animal da figura que ele escolheu aleatoriamente, de modo a modelar também, o local que ele acredita que este animal vive.

 

3. Com base nessa primeira apresentação, com as crianças munidas de suas figuras, oriente-as a realizarem com a ajuda de seus familiares uma pesquisa sobre esses animais, o que poderá ser feito na Biblioteca da Escola ou na Sala de Informática. Para isso, entregue uma folha na qual contenha:

- Nome do Animal:

- Local em que vive:

- Sua alimentação:

- As características do local em que vive:

- Mais alguma informação que ache necessária:

* É interessante pedir para que as crianças, além da escrita dos familiares na folha, trazerem também imagens sobre cada um dos itens, para facilitar a visualização pelos colegas.

 

4. Ao trazerem os dados da pesquisa realizada com os familiares, em uma nova roda de conversa, o professor será o leitor da turma, socializando assim, todas as informações descobertas por cada criança. Para que possam visualizar as informações dos colegas, construa um painel em formato de tabela, da seguinte maneira:

 

ANIMAL HABITAT ALIMENTAÇÃO DEMAIS DESCOBERTAS

Arara Azul

(colagem de figura)

Florestas tropicais

(colagem de figura)

Frutas, sementes, insetos e castanhas.

(colagem de figura)

Seu peso varia entre 3 a 5 kg

 

 

5. A partir do registro das descobertas dos alunos sobre as moradias e as principais características desses animais, construa com os alunos uma Televisão de Papelão, contemplando a imagem do animal em suas principais características e em seu habitat, tendo como base as pesquisa feita pelas crianças. Sendo assim, cada uma irá em uma folha de papel desenhar seu animal, as características e o habitat do mesmo. Depois com todos os desenhos em mãos, e com a ajuda das crianças, confeccionem a Televisão.

*Para maiores orientações sobre a construção da Televisão de papelão, acesse: http://ufmbb.org.br/sorriso/?page_id=745

Não se esqueçam de enfeitar a televisão. Quando estiver pronta, pode-se fazer uma apresentação na sala, assim, conforme chegue for chegando em cada animal, oriente a criança que ficou responsável por este em ir falando um pouco sobre suas características e habitat.

 

**Para aprofundar o tema sobre os Animais e Suas Moradias, pode-se consultar os seguintes livros:

- CAMM, Martin. Perguntas e Curiosidades – Moradia dos Animais. Editora: Girassol.

Perguntas e Curiosidades

Fonte: Editora Girassol

 

- TAYLOR, Barbara. Ciência em 3D – Animais e suas Moradias. Editora: Girassol.

Animais e suas moradias

Fonte: Editora Girassol

 

Atividade 2: Extinção? Você já ouviu essa palavra?

1. A partir das descobertas realizadas na atividade anterior, introduza os conceitos relativos à extinção. Para isso, aguce a curiosidade das crianças em descobrir mais informações sobre esses animais. Desta forma, inicie dizendo que um amigo lhe falou que alguns animais estão em perigo, que eles poderão nunca mais existir, mostre sua indignação e surpresa, e na sequência afirme que foi deixado um vídeo com as fotos desses animais.

Mostre o vídeo às crianças, e atente para que todos os animais que foram escolhidos e trabalhos na atividade anterior estejam presentes nos recursos utilizados.

Como sugestão, pode-se utilizar os seguintes recursos para discutir a temática de Animais em perigo de extinção:

 

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=osqB-J8ZryE

http://www.youtube.com/watch?v=psBsWjS23mk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=TkoTgEkMB-Y

http://www.youtube.com/watch?v=m6jml5fj0aA&feature=related

http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-amazonia.html

 

 ** Outro recurso que pode ser utilizado para mostrar às crianças quais são os animais em perigo, é o Jogo da Memória destes animais. Para acessa-lo, utilize o link abaixo:

- http://-http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/jogo_da_memoria/default.htm

 

2. Após assistirem o vídeo, faça uma nova roda de conversa, discuta com as crianças:

- Vocês conhecem esses animais que aparecem no vídeo?

- Quais são eles?

- Por que será que eles estão em perigo?

- O que poderá acontecer com eles?

- Quais são os fatores que deixam esses animais em perigo?

- Vocês já ouviram falar em extinção?

- O que significa essa palavra?

 

3. Anote as hipóteses das crianças em um cartaz, para ser usado posteriormente.

 

4. Sistematize o conceito de extinção para os alunos. Para isso, com o auxílio de fantoches explique às crianças que esses animais estão em extinção, isto significa que estes tipos (espécies) de animais estão deixando de existir, ou seja, esses tipos de animais poderão acabar em breve no nosso planeta, caso nada seja feito. Neste momento, elenque com a ajuda dos alunos os diferentes fatores que levam a extinção desses animais. Assim, divida-os em grupos de 4 ou 5 alunos, e peça para que cada grupo, construa uma maquete sobre os perigos a que esses animais estão submetidos. Sugere-se alguns “perigos” para que as crianças representem, como:

a) Desmatamento;

b) Poluição;

c) Caça;

d) Tráfico ilegal;

Etc.

 

Materiais necessários para a montagem das maquetes:

- cola;

- tesoura;

- tiras de papel;

-  massinha de modelar;

- cola colorida;

- glitter;

- lantejoulas;

- pedaços de EVA;

-  tecido;

- hidrocor;

- tinta;

- galhos secos;

- flores;

- terra;

- grama;

- Plástico;

- Madeira;

- Papel;

etc.

 

Atividade 3: Cuidando de nossos animais...

1. A partir da compreensão dos fatores que levam a extinção dos animais, neste momento, busca-se apresentar e discutir com as crianças maneiras de cuidarmos de cada um deles. Para isso, em uma nova roda de conversa, ainda munidos dos animais escolhidos na primeira atividade, questione às crianças formas para cuidar e protege-los. Sugerem-se, assim, as seguintes questões:

- O que podemos fazer para proteger esses animais?

- Como podemos cuidar para que este não desapareça?

- Como deveria estar “sua casa” (seu habitat)?

 

2. Com base nessa discussão, anote as hipóteses das crianças sobre as soluções encontradas para ajudar os animais. A partir destas, sugira a construção de uma propaganda que conscientize a todos sobre os perigos que esses animais estão submetidos e a importância de todos ajudarem.

Desta forma, cada criança munida do animal escolhido na primeira atividade, deverá criar uma propaganda para ajuda-lo. Entregue meia cartolina a cada criança, e com o auxílio de diferentes materiais, como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; pedaços de EVA; tecido; hidrocor; tinta; galhos secos; flores; terra; grama; etc. Oriente cada aluno a produzir uma propaganda chamando a atenção para que todos ajudem a cuidar dos animais.

 

3. Ao final, exponha os trabalhos das crianças pela escola.

 

*Sugestões de livros que poderão ser utilizados nesta aula:

TERNI, Fabio. Bicharada em perigo. Editora: Girafinha.

Bicharada em perigo

Fonte: Editora Girafinha

 

WETTER, Bernard de. Animais em perigo. Editora: Girassol.

Animais em perigo

Fonte: Editora Girassol

 

YABU, Fabio. Princesas do mar – Tartarugas em Perigo. Editora: Panda Books.

Princesas do mar

Fonte: Panda Books

 

** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea, 2011.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Por que os animais entraram em extinção? Áudio
Conservação pra quê? Áudio
Recursos Complementares

a) Livros sobre o Ensino de Ciências:

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http:// http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

b) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.

 

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: a partir de todos os trabalhos realizados pelas crianças durante esta aula, organize com os alunos uma dramatização, na qual cada criança represente o animal que ficou responsável durante toda a aula, contando suas principais características e os perigos pelo quais vem passando. Para enfeitar a dramatização exponha: Modelagem da “moradia”dos animais; o painel; a televisão de papelão;  as maquetes; e as propagandas. Peça para que os alunos expliquem seus trabalhos aos demais colegas da escola ou até mesmo para toda comunidade.

 

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.