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Modernização e cinema no Governo Vargas

 

21/02/2011

Autor y Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Augusto Carvalho Borges e Lígia Beatriz de Paula Germano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprofundar o conhecimento sobre a história do cinema brasileiro e o período do Estado Novo no Brasil, por meio do contato com a produção cultural da época, em especial, o cinema. Trataremos do cinema e do rádio, cujo caráter de novidade moderna, à época, foi peça fundamental para a formação do discurso nacional do Estado. No entanto, mais que afirmar uma cultura homogênea e única do período, o objetivo é especialmente ampliar a visão e as fragilidades do projeto modernizador em questão.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que algumas informações históricas contextuais sobre os anos 1930 já tenham sido trabalhadas, tais como:   • O Estado Novo: sua ideologia e seu papel na história do Brasil (rupturas e continuidades em relação à República Velha); • A apresentação da Modernidade como um tempo histórico e, no caso dos países não europeus, em especial no Brasil, como um projeto político.    

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

 O professor deverá fazer uma breve introdução, resgatando o período já estudado do Estado Novo, com ênfase na sua ideologia e na modernidade como um tempo histórico e um projeto político.     

DESENVOLVIMENTO

Nas aulas, o professor usará, basicamente, como recursos didáticos:   

• Filmes de época (ficções ou documentários);

• Textos da época (sobre cinema e cultura brasileira).   

(Será, portanto, necessário o uso do Laboratório de Informática da escola com acesso à Internet e uma Sala de Projeções.)    

Aula 1   

 

 

O professor deverá apresentar aos alunos a ideia da invenção do cinema como um mecanismo científico e profundamente técnico. Assim como a fotografia desejava representar o mundo o mais fielmente possível o cinema buscava representar o mundo em movimento. O professor deve exibir as imagens produzidas por Eadweard Muybridge no final do séc. XIX como exemplos da técnica fotográfica tentando se aproximar da técnica cinematográfica e antecedendo sua invenção.

Foto Muybridge     pré cinema

pré cinema

 

Os experimentos de Eadweard Muybridge no final do séc. XIX já anteviam a técnica cinematográfica (s.d.)

http://www.masters-of-photography.com/M/muybridge/muybridge.html

 

O profesor ainda poderá:

• Apresentar um pequeno filme sobre a invenção do cinema (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tkkl7_oDxXU); 

• Usar como auxílio um artigo sobre cinema e modernidade, disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF9/8.Artigo.Kellen_Maca.pdf ; 

• Sugerir como leitura o livro Sétima Arte: um Culto Moderno, de Ismail Xavier.

 

O professor deverá introduzir os Irmãos Lumières, considerados os inventores do cinema:

 

irmão Lumières    cartaz primeira sessão    

Fotografia dos Irmãos Lumières (s.d.)                         Cartaz da primeira exibição de cinema da história (s.d.)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Fratelli_Lumiere.jpg       http://www.klickeducacao.com.br/2006/enciclo/encicloverb/0,5977,IGP-6208,00.html

 

O professor deverá exibir o filme Chegada do trem à Estação La ciotat, dos irmãos Lumière, de 1895, informando aos alunos que este é considerado o primeiro filme da História. Vale a pena tentar interpretar o filme com os alunos: o que ele mostra? O que será que as pessoas pensaram quando viram pela primeira vez essa cena? O que significa esta imagem?

(Primeiro filme da História: L'Arrivée d'un train à La Ciotat (1895), disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2cUEANKv964.) 

 

L'Arrivée d'un train à La Ciotat

Cena do filme " L'Arrivée d'un train à La Ciota" (1895).

http://thetfs.ca/2010/10/20/e100-shorts-got-an-hour/

 

Posteriormente, o professor deverá fazer um paralelo entre a chegada do cinema no Brasil e a chegada da Modernidade no final do século XIX e início do XX. Ou seja, da relação muito familiar que o cinema estabeleceu com a Modernidade também no Brasil.   

Apresentar a pequena história sobre o primeiro filme filmado no Brasil e mostrar a fotografia de Afonso Segreto, autor do suposto filme, disponíveis em:  

Sobre o início do cinema no Brasil, ver:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_do_Brasil

Foto de Afonso Segreto, o primeiro homem a filmar o Brasil 

Anfoso Segreto

Retrato de Afonso Segreto

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Afonso_Segreto.jpg

 

Aula 2

Sugere-se a exibição do Programa 38 da Programadora Brasil, chamado Uma sessão nos anos 20, na intenção de familiarizar os alunos com os pequenos filmes dos anos 1920. É importante a exibição, a análise e a discussão de filmes dos anos 20 e 30 para tentar entender o clima do cinema no Brasil antes do Governo Vargas. É importante notar como o cinema era usado: notar o valor dado à técnica (fotografia, luz, etc.), às interpretações com ares teatrais, aos temas geralmente muito morais, etc.

(Uma sessão nos anos 20, disponível em: http://www.programadorabrasil.org.br/programa/38/ ) 

Caso seja do interesse do professor, ele poderá seguir com as exibições, discussões e análise; sugere-se a exibição do trecho de Acabaram-se os Otários (1929), o primeiro filme sonoro brasileiro, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tFD3_H5pQeo  

Ou ainda, os trechos que restaram de Barro Humano (1929), de Adhemar Gonzaga, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yS-JvZE0V9c

Como sugestão de leitura, o livro Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento, de Paulo Emílio Sales Gomes. Para baixá-lo, acessar:

http://www.4shared.com/file/111429509/4a0d9bca/Cinema_Trajetoria_no_subdesenv.html

 

 

a filha do advogado    a filha do advogado 2

                                                                     Coluna do jornal A noite especializada cinema ainda nos anos 20 (1928)           Cartaz de propaganda do filme "A filha do Advogado" (s.d.)

http://ofilmequeviontem.blogspot.com/2009_11_01_archive.html             http://conscius-dacosta.blogspot.com/2007/12/cinema-mudo.html

 

Atividade

Os alunos deverão aqui, em grupos, fazer um pesquisa no Youtube ou acessar os vídeos relacionados e sugeridos acima, para tentar identificar outros filmes dos anos 1920 e 30 e apresentá-los para a turma. O professor deverá orientar os alunos na aquisição de informação sobre esse cinema na Internet. Ao final da atividade, deverão escrever um pequeno relatório que apresente algumas das características do cinema nos anos 1920 e 30.

 

vargas desfilando  

A atividade política de Vargas era sempre acompanhada  por câmeras cinematográficas (s.d)  

http://ressurreicaonacionalista.blogspot.com/2010/05/iii-geracao-castilhista-estado-novo.html

 

 rádio na era vargas

            Os modernos equipamentos das radio difusoras nacionais

 davam o tom modernizador do governo Vargas. 

(Arquivo Projeto República)

                                                                                                                                .     

 

 

Na próxima atividade, o professor deverá retomar alguns temas do Governo Vargas durante o Estado Novo, tais como a modernização do País, o Estado autoritário, o desenvolvimento urbano, o valor da disciplina, etc.  Logo após, apresentar o discurso abaixo e tentar discutir com os alunos qual o uso da imagem que Vargas fez do cinema no Brasil (texto de Vargas: “O Cinema nacional, elemento de aproximação dos habitantes do país”, 1934):

"Sanear a terra, polir a inteligência e temperar o caráter do cidadão, adaptando-o às necessidades do seu habitat, é o primeiro dever do Estado. Ora, entre os mais úteis fatores de instrução de que dispõe o Estado moderno inscreve-se o cinema. [...] O cinema será, assim, o livro das imagens luminosas, no qual nossas populações praieiras e rurais aprenderão a amar o Brasil, acrescentando a confiança nos destinos da Pátria. Para a massa dos analfabetos, será essa a disciplina pedagógica mais perfeita, mais fácil e impressiva. Para os letrados, para os responsáveis pelo êxito de nossa administração, será uma admirável escola. […] Associado ao cinema o radio e o culto racional dos desportos, completará o Governo um sistema articulado de educação mental, moral e higiênica, dotando o Brasil dos instrumentos imprescindíveis à preparação de uma raça empreendedora, resistente e varonil. E a raça que assim se formar será digna do patrimônio invejável que receberá."

O professor deverá apresentar a história do Instituto Nacional de Cinema (INCE) como fruto da política de governo. Sobre este assunto, conferir o texto disponível em:

http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=167:institutonaccine&catid=42:historia-no-cinema-historia-do-cinema&Itemid=67

Logo após, deverá apresentar um dos mais importantes filmes oficiais de seu governo produzidos pelo INCE:

Coleção Brasilianas (http://www.programadorabrasil.org.br/programa/33/); 

Descobrimento do Brasil (1937), de Humberto Mauro (INCE), disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=QwsDiOROZJw

Quais seriam as intenções do Governo com um filme como este? Seriam eles a expressão do desejo de controle de Vargas sobre o País, desde seus habitantes até sua história? Que país ele parecia querer formar?  

Caso surja o assunto na aula, o professor poderá fazer a referência aos usos que outros governos autoritários fizeram do cinema na mesma época. O professor poderá exibir os vídeos:

• “Discurso Vargas no dia do Trabalho” (1951), disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LQCV1iFegZg ; 

• “Mussolini”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=L0-69zyoquo ; 

• ‘Hitler”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lAi7UnXp9Aw

Atividade

Discutir com a turma: qual a semelhança entre os três filmes em relação estritamente ao uso do cinema? O cinema aqui é usado para a diversão? O que eles pretendem com os filmes que fazem? Como os três estão usando o cinema para fazer política? São parecidos? Quais são as suas diferenças? O professor deverá avaliar a participação dos alunos no debate.

Aula 4

Noel Rosa

Foto autografada de Noel Rosa para Aracy de Almeida (s.d)

http://www.liberal.com.br/blogs/entrelinhas/2008/01/noel-rosa-agora-de-todos.html

 

Na próxima atividade, o professor deverá apresentar outros lados da cultura no País da época. A partir da canção de Noel Rosa “Não tem tradução”, gravada ainda em 1933 por Francisco Alves, os alunos deverão refletir sobre o projeto de Vargas no País.

(“Não tem tradução” – Aracy de Almeida, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fmwMGzfKdoM; letra disponível em: http://www.vagalume.com.br/noel-rosa/nao-tem-traducao.html .)

Atividade

 

Discutir com a turma: quais as ideias expostas em “Não tem tradução”? Qual a opinião de Noel Rosa, contemporâneo de Vargas, sobre a modernização no País (cinema, rádio, o crescimento das cidades, etc.)?  Qual a sua ideia sobre o cinema e o rádio? O que esses novos meios de comunicação deixavam de fora? O Brasil estava mudando, mas o que ele estava deixando para trás?    

Exibir ainda: Nem sansão nem Dalila (1954), trecho disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=WIT3Udcgz9U

Nem sansão nem dalilda     oscarito vargas

                                                                                           Cena do filme "Nem Sansão Nem Dalila" (1954)                                        Cena do filme na qual Oscarito interpreta

                                                                                         (cena retirada do filme Nem sansão nem Dalila - 1954)                                  uma paródia de Getúlio Vargas (1954)

                                                                                                                                                                                                                      (cena retirada do filme Nem sansão nem Dalila 1954 )

 

 

• Para o filme, acessar: http://www.programadorabrasil.org.br/programa/178/ ; 

• Sobre o filme, acessar: http://www.atlantidacinematografica.com.br/sistema2006/acervo_interno.asp?filme=Nem%20Sans%E3o%20nem%20Dalila ; 

• Sobre a chanchada e o governo Vargas, acessar: http://books.google.com.br/books?id=rjPQPXRk5_0C&lpg=PA27&ots=xx3yJx4xSc&dq=chanchada%20vargas&pg=PP1#v=onepage&q&f=false ; 

• Para uma visão mais ampla sobre a época das Chanchadas, ver: Assim era Atlântida (1974) – Carlos Manga (http://www.programadorabrasil.org.br/filme/336/)  

 

   oscarito e vargas  

Na foto Oscarito (esq.) conversa com Getúlio Vargas (dir.) (1952)

http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/imagens/page/129/

 

Atividade

A partir da paródia feita por Oscarito em Nem Sansão Nem Dalila (1954), do governo de Vargas (esclarecer inclusive a imitação de Oscarito na hora do discurso que ele faz), o professor deverá pedir aos alunos que avaliem (de forma escrita) a política varguista.

Como estes filmes também podem refletir aquela época? Será que todos concordavam com Vargas? Será que o Brasil combinava, de fato, com os filmes do INCE? O País combinava com uma política tão rígida de modernização autoritária como Vargas imaginou?   

Atividade a ser avaliada: o professor poderá reunir os filmes aqui citados e propor uma Mostra de Cinema, na escola, cujo tema seja “As relações entre o Governo Vargas e o Cinema Brasileiro”.

CONCLUSÃO

O objetivo destas atividades é apresentar as relações entre o uso das imagens, em especial as do cinema, e o poder. O objetivo é ainda entender as questões envolvidas no Período Varguista, tais como modernização, política centralista e discurso nacional.

Recursos Complementares

Sobre cinema e modernidade, disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF9/8.Artigo.Kellen_Maca.pdf

Sobre o início do cinema no Brasil, ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_do_Brasil

Sobre cinema no Brasil nos anos 20, sugerimos o livro Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento, de Paulo Emílio Sales Gomes. Para baixá-lo, acessar: http://www.4shared.com/file/111429509/4a0d9bca/Cinema_Trajetoria_no_subdesenv.html

Sobre a história do Instituto Nacional de Cinema (INCE) como fruto da política de governo. Sobre este assunto, conferir o texto disponível em: http://www.mnemocine.art.br/index.php?option=com_content&view=article&id=167:institutonaccine&catid=42:historia-no-cinema-historia-do-cinema&Itemid=67

• Para uma visão mais ampla sobre a época das Chanchadas, ver: Assim era Atlântida (1974) – Carlos Manga (http://www.programadorabrasil.org.br/filme/336/). 

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua e progressiva. O professor deverá avaliar a participação nas atividades propostas, estando atento à participação de cada um nas discussões em sala de aula. Os alunos deverão apresentar ao final das atividades um registro escrito que será avaliado pelo professor. Vale propor aos alunos que organizem uma Mostra de Cinema comentado, a partir dos filmes discutidos em sala.  

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