10/02/2011
Aléxia Pádua Franco
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Para esta aula poder ser encaminhada de forma mais dinâmica e aprofundada é importante que os alunos conheçam o que são as fontes históricas, seus tipos, sua importância para o trabalho do historiador.
ATIVIDADE 1: Diferenças e semelhanças entre arquivos e museus históricos
Apresente, para os alunos, imagens ou vídeos sobre arquivos e museus históricos, como os sugeridos abaixo:
1. Vídeo sobre o Museu de Artes e Ofício de Belo Horizonte
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Duração: 4'21''
Endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=gPcgGdabbHE&feature=player_embedded
Sinopse: A repórter Paulla Mirella visita o Museu das Artes e dos Ofícios que conta um pouco da história das profissões do Brasil e apresenta um panorama geral das fontes materiais nele expostas, através de entrevistas com visitantes e diferentes profissionais envolvidos na organização do Museu.
2. Vídeo sobre o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo
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Duração: 3'21''
Endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=1mje7AT6IQs&feature=player_embedded
Sinopse: Reportagem da TV Gazeta mostra alguns documentos preservados no arquivo, o trabalho de preservação e arquivamento das fontes, seus consulentes, além de apresentar os investimentos feitos neste espaço de preservação da memória de São Paulo.
OU
1. Fotografia do Arquivo Histórico de Uberlândia, 2009
Professora e alunos da Eseba UFU em visita ao Arquivo Público de Uberlândia, localizado na Rua Natal, 935 – Bairro Brasil, 2009. http://www3.uberlandia.mg.gov.br/secretaria.php?id=10&id_cg=28 |
2. Fotografia do Museu Municipal de Uberlândia, 2005
Alunos da rede pública municipal de Uberlândia, 3m 2008 observam fontes expostas no Museu Municipal de Uberlândia, na sala 1 que contem fontes sobre os bandeirantes e os índios. O Museu se localiza na Praça Clarimundo Carneiro s/nº |
Peça para os alunos observarem com a atenção as imagens e falas, procurando refletir sobre as seguintes questões:
Debata as questões acima e construa respostas coletivas no quadro para todos os alunos registrarem em seu caderno.
Possibilidades de registro:
Os arquivos e os museus históricos são espaços de preservação da memória, onde se restaura e se conserva fontes históricas de diferentes tipos para que as pessoas possam visitar e pesquisar, conhecendo o passado de uma determinada cidade, grupo social ou de um pessoa. Nos Museus, são preservadas, principalmente, fontes materiais e imagéticas que ficam expostas para a visitação. Nos Arquivos são preservadas, principalmente, fontes escritas, imagéticas e orais que ficam guardadas em estantes para a consulta dos pesquisadores.
ATIVIDADE 2: Pesquisando sobre Espaços de Preservação da Memória na localidade dos alunos
Organizar os alunos em grupo e solicitar que eles pesquisem sobre a existência ou não de espaços da preservação da memória na localidade em que moram. Para isto, é importante que o professor auxilie os alunos a organizarem a pesquisa, considerando a necessidade de:
1) Na localidade em que moramos há Museus Históricos e/ou Arquivos Históricos? Onde eles se localizam e qual seu horário de funcionamento?
2) As fontes neles expostas são de que tipos, sobre que períodos e sobre quais grupos sociais de nossa história ?
3) Como estas fontes históricas foram adquiridas pelo Museu e/ou Arquivo?
4) Qual a formação profissional e a função dos funcionários do Arquivo e/ou Museu?
5) Os moradores de nossa localidade visitam e conhecem este museu e/ou arquivo?
6) As fontes guardadas/expostas nestes museus e/ou arquivos estão bem preservadas?
5) As fontes históricas existentes no Museu e/ou Arquivo permitem a escrita de toda a história de nosso município, de todos os seus habitantes?
6) Na localidade em que moramos há outros espaços de preservação da memória? Quais são eles, onde se localizam e qual seu horário de funcionamento? As fontes neles expostas são de que tipos, sobre que períodos e sobre quais grupos sociais de nossa história? Como foram coletadas e organizadas?
7) Quais outras fontes, de quais grupos sociais, além das que existem nos lugares de preservação da memória que existem em nosso município, você acha que deveriam ser coletadas, restauradas e preservadas?
Observações:
ATIVIDADE 3: Elaborando campanhas de preservação da memória
Através de uma atividade multidisciplinar, envolvendo as áreas de História, Artes e Português, e a partir das descobertas realizadas nas atividades 1 e 2, o professor pode propor aos alunos que criem campanhas sobre a preservação da memória da localidade em que moram. Os temas abordados nas campanhas vão variar conforme o contexto desta preservação em cada localidade. Por exemplo:
Em todos os casos é importante que os alunos decidam a quem a campanha deve se dirigir, sobre o que ela deve tratar, como ela deve ser veiculada.
Endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=RNfz_T_CiKI&feature=player_embedded
Endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=SZcMk_ZUuAo&feature=player_embedded
Através do desenvolvimento das atividades sugeridas no item "Estratégias e recursos", o professor deve avaliar se o aluno consegue reconhecer as diferenças e semelhanças entre arquivos e museus históricos, a existência de outros espaços de preservação da memória e a sua importância para a escrita da história de um determinado local ou momento histórico.
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