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A escrita da história do município: a importância das fontes históricas

 

10/02/2011

Autor y Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e experimentar as etapas do trabalho de um historiador para escrever a história de um local: levantamento de questões, coleta, interpretação e análise de fontes;   
  •   Montar um Baú da Memória com fontes históricas do município onde os alunos moram;   
  •   Escrever uma breve história sobre o município onde os alunos moram, através da interpretação e análise crítica das fontes coletadas e arquivadas no Baú da Memória.
Duração das atividades
5 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o melhor desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos conheçam o que são as fontes históricas e seus tipos.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO:

As atividades desenvolvidas nesta aula objetivam nortear os estudo sobre a história do município, através do desenvolvimento de um projeto que parte do conhecimento da importância das fontes históricas para a escrita da história de uma localidade e vai até a escrita desta história através da coleta e análise de fontes históricas. Assim, as atividades aqui propostas  podem se tornar um projeto a ser desenvolvido durante todo o ano pelos alunos e seu professor de História com o apoio do professores de Portugûês e Artes.

A seguir, sugerimos um roterio de atividades desenvolvido para estudar a história de Uberlândia que o professor pode adequar a realidade de seu município e apresentar aos seus alunos  para nortear o desenvolvimento deste projeto.

 

ROTEIRO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO A SER ENTREGUE PARA OS ALUNOS

Introdução

Ao conversarmos sobre o conteúdo de História a ser estudado neste ano, combinamos que vamos transformar nosso caderno em um livro sobre a história de nosso município. Para isto, a partir de agora, teremos que nos transformar em PEQUENOS HISTORIADORES.

Um historiador para escrever um livro de História, realiza o seu trabalho através dos seguintes passos:

1º)   Escolhe o tema que deseja pesquisar para conhecer a história;

2º)   Levanta questões sobre o que deseja conhecer e entender melhor sobre o passado;

3º)   Busca fontes históricas para pesquisar o tema escolhido e as questões levantadas;

4º)   Analisa as fontes, compara uma com a outra em busca de respostas para suas questões e vai escrevendo a história do tema que escolheu.   

Vamos, então, ao PRIMEIRO PASSO de nosso trabalho de historiador.

Qual o tema que vamos pesquisar durante este ano durantes nossos estudos de História?        

Atividade 1 - Recordando o que são as fontes históricas e levantando questões sobre o que desejamos conhecer e entender sobre o passado

Definido este tema, vamos começar o SEGUNDO e o TERCEIRO PASSOS do nosso trabalho que é o levantamento de questões sobre o passado e a busca das fontes históricas para responder estas questões. Para isto, precisamos conhecer quais são as fontes que um historiador pode usar em suas pesquisas e o que ele faz com elas.            

 Uma primeira informação importante é que o historiador pode pesquisar fontes orais, escritas, iconográficas (imagéticas), materiais e arquitetônicas:

*  Fontes Orais: reproduzem em CDs, MP3, DVDs ou anotações escritas as lembranças que uma pessoa conta sobre um acontecimento ou tempo passado;

*   Fontes Escritas: são documentos escritos em papéis que registram um acontecimento passado;

* Fontes Iconográficas ou Imagéticas: são imagens sobre um acontecimento passado gravadas em fotos, DVDs, quadros, cartões;

* Fontes Materiais: são objetos usados no passado;

* Fontes Arquitetônicas: são casas, monumentos e outras construções edificadas no passado.  

 

 Para conhecermos melhor as fontes que um historiador pesquisa para escrever uma história vamos assistir ao documentário “Senhores da Memória”  . Este documentário , com duração aproximada de 24 minutos, foi dirigido por  Waltuir Alves,  teve a locução do Profo. de música da Eseba, Carlos Humberto de Oliveira (Caju), e a direção de fotografia foi feita pelo historiador uberlandense Gilson Goulart. Ele traz fragmentos de memórias sobre o passado de Uberlândia,  através de depoimentos de  antigos moradores da cidade (homens e mulheres, brancos e negros) ao ver fotografias do passado da cidade coletadas no Arquivo Público Municipal.

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Endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=qp9sEWH4li0&feature=player_embedded

 

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Endereço Eletrônico:  http://www.youtube.com/watch?v=jrDteR1-uos&feature=player_embedded

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 Endereço Eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=1am5SHgUw_s&feature=player_embedded

 

 Depois de assistir ao documentário responda, no caderno, as seguintes questões:

1.  No documentário aparecem fontes orais? Cite exemplos de algumas delas.

2.  No documentário aparecem fontes escritas? Cite exemplos de algumas delas.

3.  No documentário aparecem fontes iconográficas? Cite exemplos de algumas delas.

4.  No documentário aparecem fontes materiais? Cite exemplos de algumas delas.

5.  No documentário aparecem fontes arquitetônicas? Cite exemplos de algumas delas.

 6.   A partir do que você viu e ouviu no documentário, elabore, por escrito, pelo menos,  duas perguntas sobre o que você gostaria de conhecer e entender melhor sobre o passado de Uberlândia. Explique o porque você tem interesse em pesquisar sobre estes assuntos.

7.  Em sala de aula, junte-se a um colega e com ele escolha 3 questões sobre o que deseja conhecer e entender melhor sobre o passado. Redija estas questões em uma folha a ser entregue para a professora,  explicando porque vocês têm interesse em pesquisar sobre estes assuntos.

 

Atividade 2 - Coletando e apresentando fontes históricas

Após estarmos informados sobre quais as fontes pesquisadas por um historiador e termos listado os assuntos sobre Uberlândia que temos interesse em  estudar, vamos procurar, recolher, guardar, organizar fontes históricas que nos permitam conhecer melhor estes assuntos e responder as questões que criamos sobre a história de Uberlândia. No decorrer do ano, vamos analisar,  comparar estas fontes e escrever o nosso livro.   Então, mãos a obra!

Em sua casa, com seus familiares, vizinhos, amigos, na Internet, nos jornais da cidade,  na Biblioteca, Arquivo e Museu Municipal, nas ruas e praças da cidade, procure e recolha fontes sobre o passado de Uberlândia. Fontes que registrem a memória de acontecimentos, lugares ou pessoas de antigamente. Fontes que nos ajudem a responder aquelas questões sobre o passado de Uberlândia, as quais levantamos nas aulas anteriores.

MAS ATENÇÃO! ESTAS FONTES DEVEM FALAR SOBRE A HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE – UBERLÂNDIA!   

Depois de escolher  uma ou mais fontes, você deve realizar as seguintes atividades individualmente ou em dupla:

1º.     Observe com atenção e leia por completo a fonte que você escolheu, fazendo o vocabulário das palavras desconhecidas e esforçando-se para entender todo o conteúdo da fonte;   

2º.     Escreva um pequeno texto, em folha separada e com cabeçalho, sobre a fonte escolhida, informando:

-  Onde ou com quem encontrou esta fonte?

 -  Que tipo de fonte você escolheu?

 -  Qual a época (ano) que registrada nesta fonte?

-  O que esta fonte registra? O que podemos descobrir sobre o passado de Uberlândia através dela?   

3º.     Marque a fonte com seu nome e sua turma para no final do ano pegá-la de volta.  

4º.     Estude bem a fonte que você escolheu e o texto que você escreveu para contar, em sala de aula, para todos os seus colegas, qual fonte você escolheu eo que ela registra sobre o passado de Uberlândia.  

 Observações Importantes:

Este trabalho será feito em casa. Assim, se você não tiver condições de se encontrar com o seu colega para realizar o trabalho, faça-o individualmente.

Nos trabalhos feitos em dupla, cada aluno/a da dupla deve entregar para a professora um texto conforme as instruções da atividade 2.

O texto dos dois alunos da dupla deve ser idêntico, mas escrito com a letra de cada aluno/a. ·  

  Nos trabalhos feitos em dupla, na apresentação da fonte em sala de aula, os dois membros da dupla devem falar. Desta forma, em casa, planejem a apresentação, dividindo a parte que cada aluno/a  explicará. ·    

Data de entrega do texto sobre a fonte e da apresentação da fonte: _____/______.   

Em sala de aula, após cada aluno/a ou  cada apresentar a sua fonte, vamos guardá-la no BAÚ DA MEMÓRIA, para no decorrer do ano, podermos analisar e comparar as fontes sobre os temas que estivermos estudando e, assim, ir escrevendo o livro sobre a história de Uberlândia.

 

Alunos da Eseba UFU e o Baú da Memória por eles montado em 2009. Dentro da caixa, os alunos colocaram as fontes que coletaram do início ao final do ano, as quais foram lidas, analisadas, confrontadas no estudo da história de Uberlândia. Este Baú, junto com a professora de Artes, foi sendo personalizado pelos alunos com desenhos que eles produziram sobre o patrimônio histórico da cidade.

 

Atividade 3 - Cruzando e analisando fontes históricas

Ao final das apresentações, cada aluno/a deverá produzir, individualmente, um texto sobre o que aprendeu sobre a história de Uberlândia através das fontes que os colegas trouxeram e do documentário “Senhores da Memória”. Para isto, preste bastante atenção nas explicações de cada colega, porque você precisará delas para elaborar um bonito texto. Este texto deverá ter um título e ser escrito em folha separada com um cabeçalho contendo seu nome e série.             

 

OBSERVAÇÃO FINAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO DESTAS ATIVIDADES:

O ideal é que o estudo da história do município não termine com a apresentação das fontes coletadas pelos alunos e com a escrita do texto sugerido na atividade 3. O professor deve explicar para os alunos que este é apenas o início do estudo da História, quando levantamos e reconhecemos as fontes históricas e as memórias preservadas por diferentes setores da sociedade. O historiador não pode parar nesta identificação. Ele precisa confrontar as diferentes fontes, relacionar os acontecimentos locais registrados nas fontes com os acontecimentos regionais, nacionais e mundiais e procurar, assim, responder as questões suscitadas no primeiro contato com as fontes.

Neste sentido, o professor deve dar continuidade a exploração das fontes colocadas no Baú da Memória pelos alunos, incentivando o cruzamento e a leitura crítica destas e conduzindo a escrita de textos históricos que vão além da memória registrada nas fontes e procuram responder as questões levantadas pelos alunos na questão 7 da atividade 1.

Recursos Complementares
Avaliação

Através do desenvolvimento das atividades sugeridas em Estratégias e Recursos, o professor deve avaliar se o aluno consegue perceber as várias etapas do trabalho do historiador, desde a escolha do tema de pesquisa, levantamento de fontes, até a análise das fontes e a escrita do texto histórico. O professor deve diagnosticar se os alunos conseguem distinguir a memória (registros presentes nas fontes históricas) da História (análise criteriosa dos registros das fontes históricas, através do confronto de diferentes fontes sobre um mesmo acontecimento ou personagem).

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • ruberval, ESC. MUNIC.MARISTA SUL , Goiás - dijo:
    ruber_68@hotmail.com

    02/04/2011

    Cinco estrelas

    FOI ÓTIMA SUA PROPOSTA DE TRABALHO,A CIDADE QUE TABALHO É REGIÃO METROPOLITANA DE GOIANIA,MEUS ALUNOS TEM GRADE PROBLEMA DE IDENTIDADE (Ñ SÃO DE MENTALIDADE RURAL NEM URBANA. TENTAREI APLICAR ESSE PROJETO NA MINHA ESCOLA.


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