Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Poliedros convexos e não-convexos e Principais poliedros convexos

 

13/01/2011

Autor y Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a diferença entre poliedro convexo e não-convexo;
Representar poliedro convexo e não-convexo;
Reconhecer características especiais dos poliedros convexos;
Resolver questões sobre poliedro convexo e não-convexo;
Reconhecer características especiais dos poliedros convexos;
Identificar prismas, pirâmides;
Resolver questões sobre principais poliedros convexos.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas Geométricas

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se apresentar figuras que representem alguns poliedros, exemplo:

Link da imagem:

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=14655&id_pagina=2  

http://www.colegioweb.com.br/matematica/poliedros.html  

http://connect.in.com/poliedros-convexos/profile.html   



Link da imagem:

http://100anosjapaobrasil.blogspot.com/2008_11_01_archive.html    

http://multirio.rio.rj.gov.br/educador/index.php?option=com_k2&view=item&id=261&Itemid=23 

Professor, com as imagens apresentadas pergunte aos alunos se saberiam identificar o que diferencia um poliedro convexo de um não-convexo.
Solicite que examinem atentamente estes poliedros.

Leve para a sala de aula um poliedro convexo como um tetraedro e um não-convexo para que os alunos constatem as seguintes experiências. Apóie qualquer face de um poliedro convexo sobre uma régua.
Peça para os alunos que observem o restante do poliedro que ficará totalmente acima da régua.
Já com um poliedro não-convexo há faces em que isso não ocorre.

Sugere-se que os alunos troquem idéias entre si por que isso acontece.
Tentem representar um poliedro convexo e um não-convexo onde possam constatar as diferenças na experiência em sala de aula.
Professor, acrescente para os alunos que dependendo de certas características, alguns poliedros convexos recebem nome especiais.

Link da imagem:

http://npmeb-cavado-sul.blogspot.com/    

http://www.grupoescolar.com/materia/prismas.html   

Link da imagem:

http://diariomatcap.pbworks.com/w/page/17700437/111 

Professor, nas imagens acima tem os prismas oblíquos e os retos que são poliedros convexos especiais.
Pergunte aos alunos por que estes nomes prismas oblíquos e prismas retos.

Pirâmides

Sugere-se a figura da Pirâmide na entrada do Museu do Louvre, em Paris, França.

Link da imagem:
http://amatematicaandaporai.blogspot.com/2009/04/piramides-do-louvre.html  

Professor, esta imagem fará o s alunos observarem este poliedro convexo especial pirâmide.


Pirâmides oblíquas

Link da imagem:

http://matematicaja2009.blogspot.com/2009/06/piramides.html  

http://g5style.blogspot.com/2007/09/viagem-nas-pirmides.html    

Pirâmides retas

Link da imagem:

http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/mylinks/viewcat.php?cid=15&min=210&orderby=hitsD&show=10  

http://www.mat.uel.br/matessencial/geometria/piramide/piramide.htm  

http://matematica-online-clc.blogspot.com/2009_07_01_archive.html  

Sugere-se após as imagens das pirâmides que os alunos, discutam sobre as características comuns a todas as pirâmides, tais como: a forma de suas faces e a forma da base.                  

Atividade 1:
Professor, com as figuras abaixo peça para os alunos analisarem com um colega:
Quais as características comuns a todos os prismas.
Observem as faces laterais e as outras duas faces, também chamadas de bases e o que podem explicar.

Link da imagem:

http://discipulosdamatematica.blogspot.com/    

http://hipotemusasdamatematica.blogspot.com/2009/06/prismas.html    

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/principal/medio/espacial1/poliedros.html    

http://www.mat.uel.br/matessencial/geometria/prisma/prisma.htm  

http://informatematica.webnode.com.br/news/atividade

Atividade 2:

Divida a turma em quatro grupos.
Distribua quatro prismas retos:
Um cubo, um paralelepípedo ou bloco retangular, prisma reto de base pentagonal e um prisma reto de base triangular.

Link da imagem:

http://construtor.aprendebrasil.com.br/up/57340025/2960463/t137.asp  

http://www.fisicaevestibular.com.br/exe_hid_1.htm  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Poliedro  

http://www.5sabios.co.cc/geometriaespacial.htm    

Peça que examinem os prismas e respondam em seus cadernos:

a) Em qualquer prisma reto, qual é a forma das faces laterais;

b) Em qualquer prisma reto, como são suas bases em relação ao tamanho e à forma;

c) As bases de um prisma são sempre paralelas;

d) Qual o nome do prisma em estudo   

Atividade 3:

Professor, distribua a planificação (figura espacial desmontada) de uma pirâmide e solicite que os alunos trabalhem em duplas para montá-la.
Vamos precisar de tesouras e cola.

Link da imagem:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/piramides-geometria/piramides.php   

Assim que montarem as pirâmides, apresente as respostas de um questionário.

As duplas deverão identificar as perguntas, cujas, respostas já foram fornecidas.  

A dupla que terminar mais rápido a tarefa, poderá receber pontuação extra.       

As respostas serão as seguintes:

Pirâmide reta de base quadrangular.
Da forma da base.
As faces laterais de uma pirâmide são sempre triangulares, enquanto no prisma são em forma de paralelogramos.
No prisma temos duas bases e na pirâmide apenas uma.
Triangular.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos souberam identificar a diferença entre poliedro convexo e não-convexo?
Os alunos souberam representar poliedro convexo e não-convexo?
Os alunos reconheceram características especiais dos poliedros convexos?
Os alunos souberam resolver questões sobre poliedro convexo e não-convexo?
Os alunos reconheceram as características especiais dos poliedros convexos?
Os alunos souberam identificar prismas, pirâmides?
Os alunos resolver questões sobre principais poliedros convexos?  

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.