25/06/2012
Alessandra Arce, Michele Varotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Discutir a importância da necessidade de se cuidar do meio ambiente, por meio da reutilização de papel.
Vivenciar a experiência de fabricação de papel reciclável.
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 1: O PAPEL
1. Em uma roda de conversa, o professor iniciará a aula mostrando para a classe a capa do livro: O livro do papel. Ruth Rocha. Editora Melhoramentos. De modo a antecipar o conteúdo do texto por meio de hipóteses iniciais e estimulando os alunos a expressar o que já sabe acerca do tema, passará o livro na roda para que manuseiem, folheiem, observem seu conteúdo e as ilustrações.
Fonte: Editora Melhoramentos
2. Em seguida, o professor questionará os alunos:
- Do que se trata a história?
- Por que vocês acham que é sobre este tema?
- O que vocês viram no livro que permitiu que vocês descobrissem que se trata deste assunto?
*Caso os alunos tenham dificuldade em identificar o tema, o professor deverá estimulá-los, mostrando a capa e as demais páginas, destacando alguns detalhes do livro, para que possam descobri-lo.
3. Finalizada esta sensibilização, fará a leitura do livro. Depois poderá ser realizada uma interpretação oral sobre o livro, relembrando:
- De onde vem o termo "folha de papel"?
- Quem primeiro fabricou o papel?
- De que materiais o papel é feito?
- Que recursos eram utilizados para escrever, desenhar etc antes da descoberta do papel?
- Como vocês imaginam que seria um mundo sem papel?
4. O próximo passo, então, é propor que relatem os tipos de papéis que conhecem: papel toalha, papel higiênico, sulfite, papel higiênico, papel canson, cartolina, papel jornal, papel cartão, papel-manteiga, papel-alumínio, papel vegetal, papel de seda, papel crepon, papel espelho, papel dobradura, papel craft, papel celofane, papel reciclado.
5. Como atividade de pesquisa, solicite que tragam para a aula, no dia seguinte os diferentes tipos de papel que encontrar. Esta tarefa caberá também ao professor, que, tendo maior conhecimento sobre o assunto, poderá apresentar papéis que talvez sejam mais difíceis dos alunos encontrarem.
6. Com o material da pesquisa em mãos, o professor questionará:
- Quantos tipos diferentes de papéis nós encontramos?
- Quais as diferenças entre eles? (o professor deverá estimulá-los ao máximo, de modo a fazê-los atentar-se para a textura: macio, áspero; espessura: grosso/ fino, mais mole/mais duro; cores; tamanhos; aspectos físicos: brilhantes, opaco etc).
- Para que será que cada tipo de papel serve? (Neste momento, poderá lhes mostrar: revistas, jornais; origamis; artes visuais: desenho, gravura, pintura, escultura etc).
7. Em seguida o professor distribuirá folhas de dobraduras coloridas e proporá a confecção de alguns origamis. Estes deverão ser expostos na sala e levados para casa no final da aula.
Como sugestão de origamis fáceis e pertinentes à Educação infantil, segue o link:
http://en.origami-club.com/easy/index.html
8. Após a confecção dos origamis, o professor contará a história: A dobradura do Saramurai, de Ilan Brenman e Fernando Villela. Companhia das Letrinhas. A história fala do filho de um samurai adorava ver seu pai fazer dobraduras, porém não poderia mexer nelas até atingir a maioridade, pois a arte de fazer origamis era proibida as crianças, porque o papel era muito caro e não podia ser desperdiçado. Desse modo fica a observar seu pai. E após anos de observação, se torna em um mestre do origami tão ágil quanto seu pai.
Fonte: Companhia das Letrinhas
9. Para finalizar esta primeira etapa: poderão ser apresentados os vídeos: De Onde Vem o Papel.
ATIVIDADE 2: RECICLANDO PAPEL
1. O professor iniciará esta atividade com a leitura do livro: Chico papeleta e a reciclagem de papel. Nereide Schilaro Santa Rosa. Editora Moderna. Este livro aborda os temas da origem do papel, dos processos de sua fabricação, sua diversidade, sua relação com o meio e reciclagem.
2. Após a leitura, o professor deverá debater alguns aspectos do texto com os alunos. Para isso poderá questioná-los?
- Segundo conta a história, de onde vem o papel?
- Depois que o ser humano criou o papel, muitas coisas mudaram. Quais transformações são apresentadas no livro?
- De que forma o mau uso do papel prejudica o meio ambiente?
- O que vocês pensam sobre as pessoas que jogas papel na rua?
- O que precisamos fazer para usarmos o papel sem destruir e prejudicar o meio ambiente?
- Vocês já ouviram falar em reciclagem? O que é?
- Será que também podemos reciclar o papel que já não nos serve mais?
- Quem conhece como se realiza a reciclagem de papel? Vamos aprender?
3. Este momento consistirá na reciclagem de papéis. Para isso, você necessitará de:
a) Materiais
- Diferentes tipos de papel;
- Água;
- Peneira com fundo plano;
- Pano seco;
- Colher;
- Uma bacia larga;
- Folhas de jornal
b) Procedimentos
1. Rasgue os papéis em pedaços bem pequenos e deixe-os de molho por 24 horas. Tome o cuidado para que todos os papeis fiquem cobertos de água;
2. Separe o papel molhado em pequenas porções e bata no liquidificador com 1 litro de água até desmanchar bem e formar uma massa.
3. Despeje a mistura em uma bacia com água até a metade. A bacia deverá ser grande o suficiente para que a peneira caiba dentro dela;
4. Mergulhe a peneira na bacia pela lateral, até que a mesma fique coberta por uma fina massa da mistura.
5. Passe a mão para retirar o excesso de água e retire a peneira com cuidado de dentro da bacia.
6. Alise a mistura com a colher;
7. Coloque a peneira com a mistura sobre as folhas do jornal para secar, trocando-o sempre que encharcar.
8. Cubra a peneira com um pano seco, apertando com a mão até que a massa fique quase seca.
9. Vire a folha de papel reciclado sobre uma folha de jornal seco.
10. Coloque a folha de papel reciclado no meio de folhas de jornais por 24 horas ou deixe-o secar em um varal. No dia seguinte, seu papel reciclado estará pronto.
*Para maiores informações sobre como reciclar papel, o professor poderá consultar:
4. Para a visualização do processo de reciclagem de papel, o professor poderá apresentar o vídeo: Papel.
5. Com o papel reciclado, proporcione aos alunos que vivenciem a experiência de desenhá-lo, com temática livre, e com os mais diversos recursos: carvão, lápis preto, hidrocores, giz de cera, giz de lousa, lápis de cor, tinta guache, tinta aquarela, tinta a óleo, tinta acrílica etc. Finalize a atividade, emoldurando os desenhos com faixas de papéis coloridos e diversificados, para serem apresentados em uma exposição na escola.
* Outras atividades sobre o livro podem ser consultadas no link:
http://literatura.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-04974-4.pdf
ATIVIDADE 3: REAPROVEITANDO DIFERENTES TIPOS DE PAPÉIS/PAPELÃO:CONSTRUÇÃO DE UM BRINQUEDO
1. O professor iniciará a terceira etapa com a leitura do livro: Reciclagem de papel, de Eunice Braido. Coleção O luxo do lixo. Editora FTD.
2. Ao término da leitura a professora relembrará alguns conceitos trabalhados até o momento, como: do que é feito o papel; o que podemos fazer para evitar que tantas árvores sejam derrubadas para poder fabricá-lo; o quanto a fabricação de papel consome árvores que demoram a crescer, causando desgaste do solo e erosão, se o papel sempre foi de fácil acesso, como nos dias atuais; o que os povos antigos utilizavam para escrever e desenhar; do que esses materiais eram feitos; a reciclagem do papel etc.
3. Em seguida, distribuirá embalagens descartáveis, cola, tinta, lantejoula, tecidos, massa de modelar etc e proporá aos alunos que construam objetos, brinquedos, jogos etc com os materiais disponíveis.
Nome | Tipo |
---|---|
Papel artesanal - atividade 4: Papel artesanal | Experimento prático |
Papel artesanal - atividade 3: Arte e meio ambiente - papel machê | Experimento prático |
De onde vem o papel? | Vídeo |
Papel | Vídeo |
a) Livros:
- Mini Larousse: Reciclagem. Naiara Raggiotti. Larousse Júnior.
- Lixo, De onde vem? Para Onde Vai? Francisco Luiz Rodrigues e Vilma Maria Cavinatto. Ed. Moderna
- O saci e a reciclagem do lixo. Samuel Murgel Branco, editora Moderna.
- Cuidando do seu planeta: Eca! O lixo. Núria e Empar Jiménez e Rosa M. Curto. Editora Ciranda Cultural.
- O papel. Eunice Braido. FTD.
- Reciclar! Papel. Veronica Bonar. Editora Scipione.
- Divertindo-se com arte reciclada! Ciranda Cultural.
- Manual de Reciclagem: Coisas Simples que Você Pode Fazer. Javnarama. Editora José Olympio.
- Lixo, Reciclagem e Sua História. Sidney Grippi. Editora: Interciência.
- Reciclagem - Coleção Trabalhos Manuais em 5 Passos. Anna Llimós. Editora: Ciranda Cultural.
b) vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=ETHAkIkr8g4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=oO8gFIianJc&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8
http://www.youtube.com/watch?v=OR_J8KUkXMI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ewiInMdmYiM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=7oIhKBRDkIM&feature=fvsr
- O Planeta Pipsqueak.
Episódios:
a) Pipsqueak recicla
b) Pipsqueak e as coisas velhas
c) Pipsqueak organiza uma festa ecológica
d) Pipsqueak diminui a produção de resíduos
e) Pipsqueak e os brinquedos
f) Pipsqueak e a auto-sustentação
g) Pipsqueak viaja para o futuro
*Maiores informações sobre esta animação, bem como a lista de todos os seus episódios, poderão ser encontrados no site:
http://www.synapsedigital.com.br/conteudo/pipsqueakplaneta/index.html
c) Brinquedos construídos com material reciclável:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23176
d) Manuais de brinquedos, brincadeiras e construções de brinquedos:
http://www.colegioequipe.g12.br/arqs/download/4116.pdf
e) Livros sobre o Ensino de Ciências:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
f) Jogo sobre reciclagem:
http://clubinhofabercastell.com.br/jogos/defensores/jogo_reciclagem.html?noCache=129493120900
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: com o papel reciclável que os alunos fabricaram, o professor solicitará que criem esculturas de papel. Essas esculturas podem ser feitas amassando-se e recortando-se os papéis, para depois colá-los e pintá-los. Poderão ser construídos: pessoas, animais, plantas etc. Após a confecção das esculturas, o professor convidará as demais classes, para que os alunos expliquem, em grupos de 3, os temas abordados em aula, como por exemplo: do que são feitas as esculturas, como que é o processo de reciclagem de papel, o que acontece com o meio ambiente se não reciclamos o papel, como podemos reutilizar o papel além da fabricação de esculturas etc. Estes temas deverão ser dividido entre os grupos, de modo que cada um seja responsável pela explicação de um deles.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem à promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!