29/10/2008
Antônio Fávero
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Aula I: A Guerra de Secessão
Duração de 50 minutos
• Inicie aula abordando o contexto histórico da Guerra de Secessão. É fundamental que os alunos relacionem a ocorrência do conflito ao período de desenvolvimento e progresso econômico que ocorreu em meados do século XIX, em várias regiões dos Estados Unidos.
• Apresente o vídeo http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2034 que aborda de forma lúdica questões sobre a Guerra de Secessão, relatando os conflitos que existiram entre os povos do norte e do sul.
• Após a apresentação do vídeo divida a turma em dois grandes grupos: um grupo ficará responsável por representar os estados do Norte e o outro grupo pelos estados do Sul.
• Com os grupos divididos, apresente as condições econômicas das elites do Norte e do Sul, fazendo que os grupos percebam as diferenças econômicas entre as duas regiões e entendam o distanciamento em relação às idéias abolicionistas. Nos grupos, os alunos deverão interagir analisando o contexto histórico e o vídeo apresentado.
Aula II – Discutindo o Norte e o Sul
(avaliação)
Duração 50 minutos
• Solicite aos alunos que produzam pequenos cartazes e que neles sejam colocadas às intenções dos Estados do Sul e do Norte. No quadro, separe em duas partes, sendo uma representada pelos países do norte e outra pelos paises do sul.
• Peça aos alunos que colem no quadro as informações que representem cada um dos lados, nesse momento fique atento a informações que podem ser questionadas ou que estejam trocadas.
• Aproveite para levantar com os alunos questões tais como: Quem venceu o conflito? Por que razão?
• Estimule aos seus alunos analisar os resultados, efeitos e relações desta guerra com o presente.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/05/2010
Cinco estrelasachei uma aula simples porém muito eficaz para desenvolver a habilidade crítica nos alunos, a oratória e a capacidade de síntese.
24/03/2010
Quatro estrelasCom criatividade dá-se uma boa aula de história. Os recursos são mínimos, porém nota-se que o rendimento superará as expectativas. parabens!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito interessante esse tema da Guerra Civil Norte-Americana, ainda mais nesses tempos truncados da politica externa estadunidense. Boa dica do debate do ontem e hoje.