07/02/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Para a aula proposta sugere-se utilizar o vídeo que tem por título: O Patinho que Queria Voar, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mHPNIAjwbu8 , este vídeo é atrativo, divertido e muito animado.
Imagem de cena do vídeo
De: LLNRSG 16 de setembro de 2007 109278 exibições
Filmes e desenhos
desenho; patinho
5 min e 58 s
O vídeo conta a história de um patinho que queria voar, contudo não podia, pois tinha os pés muito grandes. Ele tentava, tentava, mas não conseguia e seus amigos faziam piadinhas dele e riam dele. O patinho ficou triste e entrou numa aula para aprender a voar, porém o professor queria come-lo. O Patinho correu muito e caiu de um penhasco, antes dele chegar ao chão, seus pés se abriram e serviu como asas. Então o patinho ficou muito feliz, pois podia usar seus pés para voar.
Neste primeiro momento é interessante levar para a sala de aula o vídeo descrito acima. Deixe os alunos assistirem só uma parte do vídeo e detalhe, sem o áudio. Pois a proposta é desenvolver a criatividade dos alunos. Assim, passe para a turma 2 ou 3 minutos do vídeo e deixe os alunos refletirem sobre o que viram.
Faça algumas perguntas para os alunos como:
o que vocês acharam desta parte do vídeo?
Vocês gostaram?
O que vocês acham que vai acontecer com o patinho?
Leve o aluno a refletir sobre possibilidades que podem acontecer no resto da história e assim aumentar a criatividade da turma na realização da atividade.
Depois de terem assistido a primeira parte do vídeo, peça aos alunos para escreverem o que irá acontecer no resto do vídeo. O aluno vai, na verdade, narrar o resto da história.
Agora é hora de deixar a turma assistir todo o vídeo, contudo, ainda sem o áudio. Desta forma, os alunos poderão refletir sobre o final da história feita por eles mesmos na atividade anterior.
Peça aos alunos para, agora, contar toda a história vista no vídeo. Desta forma eles terão uma visão mais completa da história e enriquecerão sua imaginação. Sem o áudio os alunos construirão uma história baseada no vídeo, mais explicitamente, baseada nos movimentos e expressões corporais dos personagens. Os alunos deverão escrever, em seu caderno, toda a história que eles mesmos produziram, a fim de facilitar aos mesmos na hora da socialização da atividade.
Socialize as histórias produzidas pela turma. Deixe os alunos comentarem seus trabalhos e discutirem com os colegas o que acharam do vídeo e o que imaginaram.
Ao fim da socialização das atividades, deixe os alunos assistirem todo o vídeo com o áudio. Dessa forma os alunos poderão refletir sobre a história que produziram e fazer comparações com vídeo assistido.
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=454
http://www.unirio.br/morpheusonline/Numero01-2000/monicamandarino.htm
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/04/2013
Cinco estrelasAdorei!
19/06/2011
Quatro estrelasNo quinto semestre do curso de pedagogia tínhamos que apresentar um trabalho sobre os meios de comunicação e como poderíamos usá-los na prática em sala de aula. Propus ao meu grupo a aula acima, contudo, não foi concordado por todos do grupo. Depois de mais ou menos um ano resolvi publicar esta aula no portal do professor, e, creio, é uma ótima aula que pode orientar o professor em sala de aula.
07/02/2011
Quatro estrelasEsse trabalho foi bem interessante, pois é atrativo e desperta nos alunos a criatividade para escrever e reescrever histórias.