Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONSUMISMO INFANTIL: CARACTERÍSTICA DOS TEMPOS MODERNOS?

 

04/02/2011

Autor y Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Estabelecer as diferenças entre consumo e consumismo e entre consumidor e consumista.

2. Elencar e discutir sobre os fatores que levam ao consumismo infantil e as consequências sociais e ambientais decorrentes deste ato.

3. Compreender a importância de consumir com consciência e responsabilidade, considerando necessidades reais.

4. Identificar e analisar situações que exemplificam o consumismo infantil e o consumo necessário.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento da aula, é importante que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Diferenciando os termos...

Inicie a aula, solicitando aos alunos que se organizem em roda. No centro do círculo, coloque quatro fichas, uma ao lado da outra, com as seguintes palavras: CONSUMISMO, CONSUMO, CONSUMIDOR, CONSUMISTA. Em seguida, o professor deverá ler uma afirmação de cada vez , para que a turma faça as correspondências entre as palavras e as definições lidas, justificando-as.

Afirmações sugeridas:

"Consumir com consciência e responsabilidade, considerando a qualidade do produto e as necessidades, a fim de não desperdiçar e sim economizar".

Fonte: http://www.brasilescola.com/psicologia/consumo-infantil.htm

"É o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência".

"É um ato compulsivo, descontrolado e que é influenciado pelo marketing das empresas que  comercializam produtos e serviços".

"É uma característica do capitalismo e da sociedade moderna".

"Compra produtos e serviços necessários para sua vida".

"Compra muito além daquilo de que precisa".

"Tem origens emocionais, sociais e financeiras, onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir a indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa autoestima e outros".

Fonte: http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm

"É necessário para a sobrevivência das pessoas".

"É associado ao exagero, ao supérfluo".

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/1739650-consumismo-meio-ambiente-viol%C3%AAncia/

Em seguida, exiba o vídeo "Consumo e Consumismo", que trata da diferença entre os dois termos, disponível no link:

http://www.videolog.tv/video.php?id=362039

Consumo e Consumismo

Após a exibição, instigue os alunos a fazer comentários sobre o vídeo apresentado.

Por fim, proponha a elaboração de uma síntese coletiva, abordando as diferenças entre os termos: consumo e consumismo, consumidor e consumista. Os alunos deverão registrá-la no caderno.

Atividade 2

Consumismo infantil e suas consequências!

Para a realização desta atividade é interessante a participação de professores das diversas áreas de conhecimento: Filosofia, História, Língua Portuguesa, dentre outros, a fim de integrar as informações e ampliar as discussões.

Inicialmente, apresente aos alunos as duas imagens abaixo e pergunte: : O que elas têm em comum? O que retratam? Que mensagens são transmitidas por elas?

IMAGEM 1

CONSUMIDOR 1 

Fonte: http://www.masquemario.net/images/charges_2008/08-12-consumismo.png

IMAGEM 2

CONSUMIDOR 2 

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_1OZag9zjQWY/TLYgsiin2qI/AAAAAAAAANM/cXCh_XwO2XU/s1600/CONSUMISMO++INFANTIL+1.jpg

Após ouvir os alunos, problematize com questões tais como: Nos dias de hoje, vocês acham que predomina o consumismo ou o consumo consciente?  As crianças estão mais consumistas ou consumidoras conscientes? Você se considera consumista ou consumidor consciente? Por quê? Na opinião de vocês, quais fatores levam ao consumismo infantil? E quais são as consequências do consumo exagerado, desnecessário?

Para contribuir com o debate acerca das perguntas apresentadas, convide os alunos a assistir ao vídeo “Pare. Pense! - Inst. Alana”, acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=K5VPEPuFNdM . Esta campanha faz parte das ações de conscientização do Projeto Criança e Consumo. Com o objetivo de divulgar conteúdos de fácil absorção sobre as consequências do consumismo infanto-juvenil, a campanha aborda os impactos desse comportamento por meio de mensagens educativas direcionadas a pais, educadores e formadores de opinião. O vídeo tem a finalidade de despertar a reflexão sobre obesidade infantil, erotização precoce, alcoolismo, stress familiar, delinquência e violência.

Pare Pense

A fim de saber mais sobre o assunto e ampliar os conhecimentos acerca dos fatores que levam ao consumismo e suas consequências para a vida das pessoas e para o meio ambiente, professores e alunos poderão ler os textos disponíveis nos sítios abaixo:

http://www.papodemae.com.br/2009/11/consumismo-infantil-um-problema-de.html Consumismo infantil, um problema de todos

http://www.brasilescola.com/psicologia/consumo-compulsivo.htm  Consumo compulsivo

http://66.228.120.252/artigos/2656889  Publicidade, compromisso e consumismo infantil

http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm Consumismo

http://pt.shvoong.com/humanities/1739650-consumismo-meio-ambiente-viol%C3%AAncia/  O consumismo, o meio ambiente e a violência

Finalizando a atividade, com os alunos em grupos, solicite a confecção de cartazes referentes aos fatores que levam ao consumismo infantil e as consequências sociais, emocionais e ambientais decorrentes deste ato, contando com a colaboração dos professores. Afixar os cartazes nos murais da escola.

Atividade 3:

Situações de consumismo infantil: vamos analisá-las!

Alunos organizados em grupos. Distribua cópias de duas situações que retratam o consumismo infantil, para serem analisadas pelos alunos.

Situações sugeridas:

Situação 1:

- Vovó, vamos comprar?

Estava num Centro Comercial com a Isadora, minha netinha (que ainda não tem 4 anos), e ela apontava para uma Barbie, numa vitrine de brinquedos.

- Mas você já tem a Barbie, minha linda.

- Mas vovó, essa é diferente, eu não tenho.

- Mas minha netinha, você não está precisando. Você já tem tantos brinquedos.

- Ah, vovó, mas essa é tão linda. Eu queria.

- Tá bem, minha boneca. Seu aniversário vai chegar e então a vovó vai lhe dar de presente.

- Tá bom, vovó. Mas você me dá isso, também? E isso aqui?

- Dou. No seu aniversário eu volto para comprar.

No final do passeio, paramos numa cafeteria e ela apontando para um chocolate me perguntou:

- Vovó, no meu aniversário você também me dá isso?

- Esse chocolate?

- É, vovó.

Fonte: http://blogdavovohelo.blogspot.com/2010/05/consumismo-infantil.html

Situação 2:

O jornal Folha de São Paulo publicou o depoimento de um jovem pai, que, aflito, dizia:

“A minha filha pediu um laptop da Xuxa. Ela só tem três anos e fala direitinho ‘Laptop’.  Acho que ela nem sabe o que é, mas viu na TV e quer de qualquer jeito. O pai afirma que  já percorreu duas lojas à procura do ‘laptop da Xuxa’, mas que estavam com o estoque esgotado. Prossegue, dizendo que irá se dirigir, apesar da forte chuva, ao shopping, pois a felicidade de sua filha depende do tal laptop. Nada mais irá satisfazê-la, e não se contentará com um laptop de brinquedo similar, quer unicamente o laptop da Xuxa".

Fonte: http://jornalpinhalense.com.br/?p=756

Na sequência, cada grupo deverá socializar as discussões e análises feitas em relação às situações apresentadas, contando com as complementações feitas pelo professor.

Prosseguindo, peça aos alunos que identifiquem situações de consumismo vividas por eles ou por pessoas conhecidas, relatando-as para toda a turma, de forma crítica e respeitosa. Também é interessante que relatem situações em que houve o consumo consciente, necessário, mesmo sendo difícil, para a maioria das pessoas, agir desta forma na realidade atual. Solicite exemplos de estratégias utilizadas por eles e seus familiares no sentido de promover a conscientização no momento em que a vontade de consumir um determinado produto surgiu e foi controlada, evitando a aquisição desnecessária do mesmo. Por fim, reafirme a importância de se fazer tentativas no dia a dia, de consumir com consciência e responsabilidade, considerando necessidades reais.

Professores e alunos ainda poderão sugerir à direção da escola, a realização de uma “Mesa Redonda” sobre a temática da aula, contando com a participação de alunos, professores e convidados da comunidade local.

Recursos Complementares

Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de textos/vídeos sobre o assunto, para seu conhecimento ou para ser utilizado com os alunos durante o desenvolvimento da aula:

http://primeirapauta.com/br/?p=111  Diferença entre consumo e consumismo

http://www.unemat-net.br/prof/foto_p_downloads/fot_2097camargo_pdf.pdf  Reflexos do consumismo infantil no ambiente escolar

http://www.artigonal.com/educacao-artigos/consumismo-infantil-como-lidar-com-esse-invasor-1116102.html Consumismo infantil: como lidar com esse invasor?

http://www.slideshare.net/geepaz/consumismo-infantil-e-conflitos Consumismo infantil e conflitos

http://portalmodainfantil.blogspot.com/2010/03/o-impacto-do-consumo-no-universo.html O impacto do consumo no universo infantil

http://www.youtube.com/watch?v=1dvNGNU5OXw&feature=related Consumo inteligente

http://www.youtube.com/watch?v=vmOveAYbUMI STZ Notícias - Consumismo infantil

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.

Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de: estabelecer as diferenças entre consumo e consumismo e entre consumidor e consumista; reconhecer os fatores que levam ao consumismo infantil e as consequências sociais e ambientais decorrentes deste ato; identificar e analisar situações que exemplificam o consumismo infantil e o consumo necessário; compreender a importância de consumir com consciência e responsabilidade, considerando necessidades reais.

.

   

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • joana olher da silva, PMSP , São Paulo - dijo:
    joanaolher@yahoo.com.br

    19/06/2013

    Cinco estrelas

    super interessante, as vezes compramos por comprar, já estou repensando minha própria conduta


  • Bárbara Celia Dos Santos, Unip , Distrito Federal - dijo:
    barbaracelia@hotmail.com

    21/02/2013

    Cinco estrelas

    Estou terminando meu curso de graduação e como prática de ensino temos que elaborar uma aula com este tema. As dicas do portal do professor foram muito úteis.


  • Patricia, Ume Bernardo José Maria de Lorena , São Paulo - dijo:
    patmelos@hotmail.com

    11/08/2011

    Cinco estrelas

    Adorei! Estamos iniciando um projeto sobre consumismo infantil com as crianças da nossa escola e estas sugetôes serão muito úteis! Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.