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Uma proposta de atividade interdisciplinar sobre Geometria molecular (química e língua estrangeira)

 

21/02/2011

Autor y Coautor(es)
Emiliano Chemello
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SAO PAULO - SP Universidade Federal de São Paulo

Mary Grace Martins (validadora)

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetiva-se com esta aula proporcionar um ambiente de análise e síntese de informações referentes ao estudo da geometria molecular em uma atividade interdisciplinar da química com a língua estrangeira (inglês).

Duração das atividades
dois períodos de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham conhecimento prévio de:

Química

- Distribuição eletrônica

- Ligações interatômicas

- Eletronegatividade

 

Língua estrangeira (Inglês)

- Escuta, escrita e leitura de inglês, nível intermediário.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor(a)! 

O estudo das ligações químicas é de fundamental importância para a compreensão de fenômenos de interesse da disciplina. Dentro deste amplo tema, temos o estudo da 'geometria molecular'. Como os conhecimentos são, por definição, interdisciplinares, esta é uma ótima oportunidade de trabalhar com conjunto com seu colega de escola. A seguir, será proposta uma sugestão de aula interdisciplinar com a disciplina de língua estrangeira (inglês).

1º passo: após as aulas de explicação sobre o tema 'geometria molecular', (sugestão de aula), iniciaremos uma atividade de significação e integração dos conteúdos em conjunto com a disciplina de língua estrangeira (inglês). O professor(a) de química e o(a) professor(a) de língua estrangeira levam os alunos para o laboratório de informática da escola. É necessário que cada computador tenha um fone de ouvido para um aluno, acesso à Internet e microfone. Separe-os em grupos de, no máximo, três alunos por computador e solicite aos mesmo que acessem o seguinte endereço:

 

geometria molecular

http://www.quimica.net/emiliano/vsepr.html

 

2º passo: a primeira atividade é de audição: o grupo deverá efetuar a tradução do que a animação está propondo em seu início. Esta atividade requer muita concentração. Ambas as áreas, química e inglês, estarão envolvidas nesta etapa.  Após a tradução, os alunos produzirão a gravação da tradução por meio do programa "gravador de som" disponível no windows (Menu iniciar > Acessórios > Gravador de som). Após gravação, os alunos enviam o arquivo de audio para os professores avaliarem.

 

3º passo: Com a ajuda do programa Cmap Tools, os alunos deverão produzir um mapa conceitual sobre geometria molecular. Os termos necessariamente presentes no mapa são:

- linear

- angular

- trigonal plana

- piramidal

- tetraédrica

Um exemplo de construção de mapa está apresentando na imagem a seguir:

(mapa conceitual de exemplo sobre geometria molecular).

 

4º passo: apresentação das narrações. Cada grupo irá reproduzir as narrações para os professores das duas disciplinas. Neste momento os grupos irão poder ouvir as traduções dos seus colegas, ver em que erraram e no que podem melhorar.

Recursos Complementares

- Tutorial do Cmap Tools: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm

- Sobre o ensino de geometria molecular: http://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18283751820090621.pdf

- Ambiente de construção de fórmulas de Lewis: http://www.quimica.net/emiliano/formula-lewis.html

- Tecnologias no Ensino de Geometria Molecular: http://www.profjoaoneto.com/artigos/versao_final.pdf

- Sobre atividades interdisciplinares: http://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc10.pdf

Avaliação

Serão avaliados: o comprometimento durante a atividade, a qualidade e empenho na tradução, a construção dos mapas conceituais e as observações de retificações das traduções. Após a atividade, espera-se que o aluno será capaz de ter uma visão mais ampla e significativa a respeito do assunto "geometria molecular". Também se quer  desenvolver a habilidade de identificar a geometria de uma molécula a partir de sua fórmula para, após, desenvolver outras competências associadas às ligações intermoleculares, assunto que tem como pré-requisito a 'geometria molecular'. Também desenvolverá um novo campo de vocabulário no inglês: o inglês técnico, associado aos termos da química na narração.

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