21/02/2011
Mary Grace Martins (validadora)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Objetiva-se com esta aula proporcionar um ambiente de análise e síntese de informações referentes ao estudo da geometria molecular em uma atividade interdisciplinar da química com a língua estrangeira (inglês).
É importante que os alunos tenham conhecimento prévio de:
Química
- Distribuição eletrônica
- Ligações interatômicas
- Eletronegatividade
Língua estrangeira (Inglês)
- Escuta, escrita e leitura de inglês, nível intermediário.
Caro professor(a)!
O estudo das ligações químicas é de fundamental importância para a compreensão de fenômenos de interesse da disciplina. Dentro deste amplo tema, temos o estudo da 'geometria molecular'. Como os conhecimentos são, por definição, interdisciplinares, esta é uma ótima oportunidade de trabalhar com conjunto com seu colega de escola. A seguir, será proposta uma sugestão de aula interdisciplinar com a disciplina de língua estrangeira (inglês).
1º passo: após as aulas de explicação sobre o tema 'geometria molecular', (sugestão de aula), iniciaremos uma atividade de significação e integração dos conteúdos em conjunto com a disciplina de língua estrangeira (inglês). O professor(a) de química e o(a) professor(a) de língua estrangeira levam os alunos para o laboratório de informática da escola. É necessário que cada computador tenha um fone de ouvido para um aluno, acesso à Internet e microfone. Separe-os em grupos de, no máximo, três alunos por computador e solicite aos mesmo que acessem o seguinte endereço:
http://www.quimica.net/emiliano/vsepr.html
2º passo: a primeira atividade é de audição: o grupo deverá efetuar a tradução do que a animação está propondo em seu início. Esta atividade requer muita concentração. Ambas as áreas, química e inglês, estarão envolvidas nesta etapa. Após a tradução, os alunos produzirão a gravação da tradução por meio do programa "gravador de som" disponível no windows (Menu iniciar > Acessórios > Gravador de som). Após gravação, os alunos enviam o arquivo de audio para os professores avaliarem.
3º passo: Com a ajuda do programa Cmap Tools, os alunos deverão produzir um mapa conceitual sobre geometria molecular. Os termos necessariamente presentes no mapa são:
- linear
- angular
- trigonal plana
- piramidal
- tetraédrica
Um exemplo de construção de mapa está apresentando na imagem a seguir:
(mapa conceitual de exemplo sobre geometria molecular).
4º passo: apresentação das narrações. Cada grupo irá reproduzir as narrações para os professores das duas disciplinas. Neste momento os grupos irão poder ouvir as traduções dos seus colegas, ver em que erraram e no que podem melhorar.
- Tutorial do Cmap Tools: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm
- Sobre o ensino de geometria molecular: http://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18283751820090621.pdf
- Ambiente de construção de fórmulas de Lewis: http://www.quimica.net/emiliano/formula-lewis.html
- Tecnologias no Ensino de Geometria Molecular: http://www.profjoaoneto.com/artigos/versao_final.pdf
- Sobre atividades interdisciplinares: http://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/m_cur/mc10.pdf
Serão avaliados: o comprometimento durante a atividade, a qualidade e empenho na tradução, a construção dos mapas conceituais e as observações de retificações das traduções. Após a atividade, espera-se que o aluno será capaz de ter uma visão mais ampla e significativa a respeito do assunto "geometria molecular". Também se quer desenvolver a habilidade de identificar a geometria de uma molécula a partir de sua fórmula para, após, desenvolver outras competências associadas às ligações intermoleculares, assunto que tem como pré-requisito a 'geometria molecular'. Também desenvolverá um novo campo de vocabulário no inglês: o inglês técnico, associado aos termos da química na narração.
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