Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Globalização – consumismo e alienação

 

25/03/2011

Autor y Coautor(es)
Sanderson dos Santos Romualdo
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Ensino Fundamental Final Geografia Globalização e as novas hierarquias urbanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de posicionar criticamente em relação ao problema do consumismo exacerbado no contexto do processo de globalização.

Duração das atividades
01 aula de cinquenta minutos (50 min.)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Espaço geográfico/espaço globalizado - compreensão do processo de globalização a partir das transformações políticas e econômicas, com destaque para o mundo nas últimas décadas do século XX;

- Terceira Revolução Industrial ou Revolução Tecnocientífica.

Estratégias e recursos da aula

1º. Passo:   

Professor (a), inicie a aula com uma música para facilitar o tema proposto.

Texto 01 - Áudio e Letra da Música 3º. Do Plural

 

3ª Do Plural (Engenheiros do Hawaii)
Corrida pra vender cigarro
cigarro pra vender remédio
remédio pra curar a tosse
tossir, cuspir, jogar pra fora
corrida pra vender os carros
pneu, cerveja e gasolina
cabeça pra usar boné
e professar a fé de quem patrocina

Eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, de rir ... Querem te fazer chorar
quem são eles?
quem eles pensam que são?

Corrida contra o relógio
silicone contra a gravidade
dedo no gatilho, velocidade
quem mente antes diz a verdade
satisfação garantida
obsolescência programada
eles ganham a corrida antes mesmo da largada

E eles querem te vender, eles querem te comprar
querem te matar, à sede...eles querem te sedar
quem são eles? 
quem eles pensam que são?

Vender... Comprar... Vedar os olhos
jogar a rede contra a parede
querem te deixar com sede
não querem nos deixar pensar
quem são eles?
quem eles pensam que são?

Fonte: http://www.vagalume.com.br/engenheiros-do-hawaii/3-do-plural.html#ixzz1Dt2617rS, em 16/03/2011

 

2º. Passo:

Professor (a), após os alunos ouvirem a música 3ª. Do Plural, do grupo Engenheiros do Hawaii, inicie uma discussão em sala de aula acerca da mensagem contida na letra da música.

Questão para a discussão:
Para facilitar a discussão, peça a eles que relacionem as palavras da letra da música com as palavras do tema, Globalização – consumismo e alienação, proposto no quadro.
- É importante salientar que a letra faz menção ao consumismo estimulado por diferentes meios de comunicação, como: TV, Rádio e Internet;
- Pode-se destacar também que o estímulo ao consumo produz, entre seus efeitos negativos, um quadro de alienação em um grande número de consumidores.
 

3º. Passo:

Professor (a), com o auxílio do texto 02, discuta com seus alunos sobre os problemas do consumismo e alienação, de forma que eles sejam capazes de relacionar esses problemas com as disparidades socioeconômicas que caracterizam as sociedade.

Texto 02
Alienação no consumo/ O consumo não-alienado
"O ato do consumo é um ato humano por excelência, no qual o homem atende a suas necessidades orgânicas (de subsistência), culturais (educação e aperfeiçoamento) e estéticas.
Quando nos referimos a necessidades, não se trata apenas daquelas essenciais à sobrevivência, mas também das que facilitam o crescimento humano em suas múltiplas e imprevisíveis direções e dão condições para a transcendência. Nesse sentido, as necessidades de consumo variam conforme a cultura e também dependem de cada indivíduo [...]
O consumo alienado
[...] Num mundo em que predomina a produção alienada, também o consumo tende a ser alienado. A produção em massa tem por corolário o consumo de massa.
O problema da sociedade de consumo é que as necessidades são artificialmente estimuladas, sobretudo pelos meios de comunicação de massa, levando os indivíduos a consumirem de maneira alienada [...]

Fonte: http://textosfilo.blogspot.com/2008/09/o-consumo-alienado.html, em 16/03/2011.

 

4º. Passo:

Atividade em grupo
Professor (a), distribua cópias das figuras 01 e 02 para os alunos e divida-os em grupos de no máximo 4 ou 5 pessoas. Peça para que cada grupo produza um pequeno texto a partir da leitura das imagens e da discussão realizada anteriormente. Estabeleça um tempo para a tarefa. 

Figura 01

Manipulação

Fonte: http://passapalavra.info/?p=8561, em 16/03/2011

 

Figura 02

Consumismo

Fonte:https://ricardocampos.wordpress.com/2008/03/14/o-poder-de-um-personagem-chamado-%E2%80%9Cconsumidor%E2%80%9D/, em 16/03/2011

 

5º. Passo:

Apresentação das produções:
Determine que cada grupo apresente, de forma sintética, suas considerações da atividade, feita em grupo, para toda a turma

 

Recursos Complementares

Texto sobre a 3a. revolução Industrial, http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm, em 16/03/2011.

Texto Milton Santos, Por uma outra globalização, http://www.uniabc.br/site/downloads/avaliacao/semana1.pdf, em 16/03/2011.

Texto Alienação em Consumo, http://brasildeluta.blogspot.com/2009/12/alienacao-na-sociedade-de-consumo.html, em 16/03/2011.

Texto Consumo e Lazer Alienado, http://quintiliano.segundoa.zip.net/, em 16/03/2011. 

 
Avaliação

Professor (a), avalie a participação dos alunos durante as discussões e o envolvimento/interação dos grupos formados na atividade proposta do 4º Passo.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/8 - 62,5%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 1/8 - 12,5%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.