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A História de uma epidemia - Dengue

 

06/05/2011

Autor y Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a origem da dengue.

Comparar os dados de ocorrência da dengue ao longo dos anos.

Analisar as medidas tomadas para conter a epidemia e julgar se estão tendo resultados.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de Epidemia. Análise de gráficos.

Estratégias e recursos da aula

PSIC2 

Pergunte aos alunos onde foi registrado o 1° caso e dengue no Brasil (e quando)?

O que significa Aedes aegypti?

Inicie sua aula lançando esses questionamentos aos alunos e solicite uma pesquisa sobre fatos interessantes e relevantes da dengue.

 

ATIVIDADE 1

 

O professor poderá levar os alunos ao laboratório de informática, avisando que eles terão apenas 30 minutos para pesquisar o que foi pedido. Dentro da pesquisa deverá aparecer respostas para as duas perguntas lançadas pelo professor e também:

  1. Quando que foi o primeiro caso de dengue no mundo?

  2. Quando que a dengue chegou ao Brasil? De que maneira isto aconteceu?

  3. O mosquito é originário do Brasil ou de outro país?

  4. Quando descobriram o vírus que causa a dengue?

  5. Quantas foram as epidemias de dengue no Brasil?

  6. Quais as principais descobertas de combate e cura da doença?

  7. Quais os grupos de pessoas que são mais afetados pela dengue?

 

Pesquisa direcionada

 

Leve os alunos ao laboratório de informática para que pesquisem sobre a dengue e quais foram os passos necessários para se chegar aos resultados até agora obtidos.

Os alunos poderão se reunir em grupos e dividir as questões dentro do grupo. Nos 30 minutos, eles deverão encontrar as respostas, anotar os sítios pesquisados (no editor de texto) e montar um texto breve. Ao finalizar o texto (com as referências) no editor de texto, devem salvar o trabalho e podem mandar para seu próprio e-mail, pois este textos será trabalhado das aulas posteriores. Caso o professor deseje também poderá solicitar que ao fim da aula os alunos mandem os textos que fizeram para seu e-mail, a fim de acompanhar a atividade desenvolvida no laboratório.

Delimite o tempo máximo de pesquisa (por exemplo, 30 minutos). Determine o número mínimo de sítios que devem ser visitados pelos alunos.

Como fazer uma boa pesquisa:

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no caso, a dengue. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema).

Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em:http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010).

Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.

Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico:http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.

Documentação e crítica bibliográficas.

Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010).

 

SUGESTÃO DE SÍTIOS PARA PESQUISA

  1. Combate à dengue, disponível em: http://www.combateadengue.com.br/tag/dengue-no-brasil/ (acessado dia 27/03/2011).

  2. Wikipedia, Aedes aegypti, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aedes_aegypti (acessado dia 28/03/2011).

  3. Como tudo funciona, dengue, disponível em: http://saude.hsw.uol.com.br/dengue1.htm (acessado dia 28/03/2011).

  4. Portal da Saúde, dengue, disponível em: http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22207 (acessado dia 28/03/2011).

  5. Agência Fiocruz, dengue, disponível em: http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=372&sid=12 (acessado dia 28/03/2011).

  6. Paraty.com, a história da dengue, disponível em: http://www.paraty.com/index.php?option=com_content&task=view&id=834&Itemid=142 (acessado dia 28/03/2011).

 

Na próxima aula, discuta em sala de aula os resultados e as dificuldades encontradas. Aproveite o momento para lembrá-los que a aula no laboratório de informática não é uma aula livre e sim um espaço para aprofundamento e pesquisa, e que para tanto, é necessário a postura correta dos alunos, de pesquisadores sérios e comprometidos com seu aprendizado. Agrupe os alunos em equipes de até 4 integrantes (isto pode ser feito antes de irem para o laboratório para pesquisar). Agora em classe, eles deverão agrupar suas respostas a fim de montar uma linha do tempo sobre a dengue.

 

problematização

Há quanto tempo os brasileiros se defrontam com epidemias de dengue? Os alunos possivelmente tem esta respostas (obtida na pesquisa da atividade 1). Entretanto, por que os números de casos de dengue só fazem aumentar, apesar de toda a cobertura da mídia e governo para acabar com esta epidemia?

 

O professor poderá mostrar aos alunos o recurso do Jornal “O Estadão”, que mostra os números de casos de dengue em todas as regiões do Brasil, do ano de 2010 e 2011, a fim de ilustrar a discussão com os alunos.

 

o estadao dengue no brasil

 

A dengue no Brasil, disponível em: http://www.estadao.com.br/especiais/a-dengue-no-brasil,93307.htm (acessado dia 28/03/2011).

 

QUESTÕES

  1. Quais as regiões do Brasil em que houve um aumento significativo dos casos de dengue?

  2. Quais as explicações possíveis para esses aumentos?

  3. Onde houve diminuição dos casos de dengue? Por que isso aconteceu?

  4. Quais as medidas que já foram tomadas para o combate a esta epidemia?

  5. O que mais pode ser feito para acabar com a dengue no Brasil?

 

Os questionamentos acima poderão nortear uma discussão em classe, para os alunos exercitarem seu poder de argumentação junto com os dados pesquisados e mostrados.

 

O debate deve ter a figura do mediador, neste caso, o professor.

É dado o direito de palavra a um aluno que deve argumentar seu ponto de vista, preferencialmente referenciando com pesquisas e exemplos. É dado o direito de réplica (com tempo determinado, por exemplo 2 minutos) a quem deseje contestar o que foi dito. Caso o aluno que argumentou primeiro deseje responder, é dado a ele o direito de tréplica (com tempo determinado, 2 minutos também). A determinação do tempo fica a cargo do professor, mas é interessante que seja um tempo curto para dar dinâmica à estratégia.

 

O professor poderá explicar que os alunos que participarem ativamente do debate terão uma nota melhor. Para tanto, é interessante que o professor imprima e mostre uma rubrica de avaliação, como a mostrada abaixo:

 

Critérios

Iniciante: 0,1 pontos

Intermediário: 0,4 ponto

Avançado: 1,0 ponto

Participação

O aluno não participou.

O aluno participou até 2 vezes.

O aluno participou 3 ou mais vezes.

Conteúdo

Participação descontextualizada.

Participação levemente relevante com o conteúdo.

Participação bem relacionada com o conteúdo.

Argumentação

Participação sem argumentação.

Argumentos fracos.

Bons argumentos, fundamentados com dados e referências.

 

RUBRICA

 

Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada atividade proposta deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios, atribui-se um nível com um valor correspondente. Constrói-se uma tabela que apresenta as atividades, descrevendo níveis de desempenho, de competências, na realização de tarefas específicas, ou de um produto específico, a serem associados a uma escala de valores. As rubricas determinam expectativas de desempenho, possibilitando ao estudante uma reflexão auto-avaliativa do seu desempenho.

 http://www.escolabr.com/projetos/rubricas/avaliacao_autentica.htm (acessado dia 28/03/2011).

 

 

Os alunos deverão sintetizar as opiniões e informações do debate em um texto registrado individualmente no caderno. Este texto será necessário para atividades futuras.

 

instrumen

 

 

ATIVIDADE 2

 

Leve os alunos ao laboratório de informática. Em equipes eles deverão desenvolver uma linha do tempo com as informações obtidas do recurso infográfico do Estadão e nas pesquisas realizadas bem como nas informações debatidas.

 O professor poderá desenvolver esta atividade sem o uso do laboratório de informática, em sala de aula, para tanto, deverá usar de papel bobina (ou similar que possa ser “desenrolado” e cortado para cada equipe, na medida necessária, que abrigue todas as informações da linha do tempo). O professor ao optar por fazer a linha do tempo em sala de aula, deverá avisar os alunos que tragam a pesquisa feita no laboratório de informática impressa, juntamente com imagens e material artístico (canetas hidrocores, lápis de cor e giz de cera, além de tesoura e cola). Avise os alunos que a criatividade e profundidade de abordagem do tema serão critérios decisivos na nota deles. O professor deverá separar uma aula de 50 minutos para a realização desta atividade.

 Caso o professor opte por fazer a linha do tempo no laboratório de informática, também deverá separar uma aula de 50 minutos para a realização da atividade. As equipes deverão acessar as informações pesquisadas na internet, debatidas e aprofundadas no debate e relacioná-las em datas, em ordem crescente de ocorrência. Se possível, além de colocar os dados pesquisados, os alunos poderão vincular aos dados e conceitos, hipertextos e sítios que remetam o leitor aos sítios pesquisados. Também a inserção de imagens pesquisadas na internet enriquecerá o trabalho, sendo diferencial na avaliação.

Um sítio interessante para a construção da linha do tempo é o XTimeline, disponível em: http://www.xtimeline.com (acessado dia 29/07/10). O professor e alunos devem se cadastrar para criar a linha do tempo. Clique em “Sign In” e preencha as informações solicitadas (nome, e-mail, senha). Depois quando voltar em outro dia nesta página, deve clicar em “Login” e preencher  e-mail e senha. A página inicial mostra uma barra verde horizontal com um botão chamado “Create time line”. Clique sobre ele. Abrirá uma nova página, onde devem preencher os dados referentes à linha do tempo a ser criada. Título, linguagem, nome da página da internet que a linha do tempo ficará exposta e descrição. Depois de completar estas informações, clique em “Create”. Agora os alunos devem ir adicionando os eventos que formarão esta linha do tempo. Para isto, devem clicar em “Add event”, colocar o título do evento, por exemplo, o primeiro caso de dengue no Brasil, e colocar a data do evento, a descrição deste evento (explicações) e se possível, a inserção de imagens pesquisadas pelos alunos e que tenham relação com o evento descrito. Clique em “Save” ou “Save and add next”. Os alunos devem ir adicionando os eventos que julgarem importantes. Ao finalizar, podem visualizar a linha do tempo elaborada. É interessante que o professor indique aos alunos visitar as linhas do tempo feitas pelas outras equipes a fim de comparar as linhas e ver o que podem melhorar em seus trabalhos (ou até mesmo dicas para melhorar as linhas do tempo dos outros colegas).

xtimeline

 

catarse

 

ATIVIDADE 3

A atividade de fechamento das aulas sobre a história da dengue no Brasil é a criação de um blog do professor sobre a dengue. O professor poderá dar acesso aos alunos (ou a um representante de cada equipe de alunos) para que eles publiquem os trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas.

Cada equipe deverá transcrever os textos (de autoria dos alunos) ao blog, postar os sítios visitados, o parecer deles quanto aos dados da epidemia de dengue no Brasil, bem como a linha do tempo desenvolvida na atividade 2. Para completar o blog, eles deverão fazer um texto que sintetize a evolução da dengue no Brasil, uma curiosidade sobre a dengue e um recurso midiático (vídeo, notícia, imagem, animação, áudio, etc) sobre a dengue. O professor ao usar o blog do sítio www.blogger.com (acessado dia 28/0/2011), poderá criar páginas que organizarão o blog, para a atividade dos alunos (por exemplo, criar um local para colocarem os sítios visitados, uma página para curiosidades, uma página para visitarem as linhas do tempo desenvolvidas, uma página para colocarem as mídias pesquisadas e uma página para os textos e opiniões dos alunos.

Os alunos deverão acessar o blog criado, ler o que já foi postado a fim de não ter textos, mídias e sítios repetidos e colocar suas próprias produções.

 

PSFC

Como prática social final do conteúdo, convide os alunos a palestrarem para outras classes sobre a história da dengue. Cada equipe poderá se apresentar em uma classe, divulgando o blog para que todos os alunos da escola tenham acesso às produções feitas por eles, e mais importante, às informações que esclarecem e previnem contra a dengue.

Recursos Complementares
  1. Aula Criando um blog, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258 (acessado dia 28/03/2011).
  2. Blog-se, disponível em: http://www.blog-se.com.br/blog/ (acessado dia 28/03/2011).
  3. Blog do Rafael Nink, disponível em: http://rafaelnink.com/blog/ (acessado dia 28/03/2011).
  4. Aula Rádio Blog, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27382 (acessado dia 28/03/2011).
  5. Aula Blog da turma, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18393 (acessado dia 28/03/2011).
  6.  Blog da Dengue do Portal do Professor, disponível em: http://dengueportalprofessor.wordpress.com/10-2/ (acessado dia 28/03/2011).

Avaliação

O professor poderá avaliar as produções que os alunos desenvolveram ao longo das aulas.

Para avaliar a pesquisa o professor poderá analisar os critérios de: pertinência ao tema, profundidade da abordagem, se o conteúdo está correto, a ortografia e gramática do texto e a pontualidade e participação correta dos alunos. Outros critérios que podem ser avisados que serão avaliados são as referências utilizadas na pesquisa, que devem ser listadas.

Para avaliar a linha do tempo, o professor poderá verificar: se a equipe realmente trabalhou em equipe, se mencionaram os sítios utilizados, a correta grafia da língua portuguesa, a pontualidade e organização da equipe, quão aprofundado está a linha do tempo. Se a linha do tempo for feita em sala de aula, também poderá ser analisado a criatividade dos alunos na escolha dos materiais utilizados, desenhos e gravuras que usaram para enriquecer a linha do tempo. Se a linha for construída no laboratório de informática, o professor poderá avaliar se colocaram imagens ou sítios que remetam a imagens e aprofundamento do conteúdo.

Para avaliar o blog, o professor poderá analisar: a ortografia e gramática, a criatividade na escolha dos elementos do blog, a ligação com demais conteúdos da dengue (tais como hipertextos de sítios visitados para a construção do texto, referências dos dados mencionados, linha do tempo construída e recursos pedagógicos sobre a dengue), trabalho em equipe, pertinência e profundidade que abordaram o tema.

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