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UCA: Dengue: sintomas, tratamento e prevenção da doença

 

05/05/2011

Autor y Coautor(es)
claudia vicari zanatta
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Dengue

Milleni Evangelista de Assis, Adriana Pedroso e Elza Lobo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de:

- Identificar  as características do mosquito transmissor da Dengue;

- Identificar os sintomas da Dengue;

- Saber como prevenir-se contra a  Dengue;

- Conscientizar e informar a comunidade escolar sobre os cuidados que se deve ter para se evitar a Dengue.

Duração das atividades
3 a 4 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e ter noções básicas da utilização do laptop.

Estratégias e recursos da aula

Banner com personagens do projeto UCA

A aula envolverá os seguintes recursos do laptop:

Kword                     [Iniciar -> Aplicativos -> Kword] 
Mozilla Firefox      [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
Wx Cam                [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia]
Kpresenter            [Iniciar -> Aplicativos -> Kpresenter]

 

atividades

Motivação inicial para o estudo da  Dengue e levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos

O professor deverá perguntar aos alunos se eles  já ficaram doentes alguma vez,  como se sentiram etc.. Feito isto, o professor deverá apresentar o tema da aula aos alunos.

O professor deverá perguntar se os alunos sabem: o que é Dengue, como se contrai a doença, como se pode evitá-la etc. Este é um tema bastante comentado na mídia, então provavelmente todos os alunos saberão alguma coisa sobre esta doença.


Pergunte se alguém da classe já teve dengue ou se conhece alguém que já teve a doença. Pergunte se sabem algo sobre os sintomas e a forma de tratamento. Veja também se eles conhecem algo sobre a forma de transmissão da doença e de como prevení-la.

Após a conversa, o professor perguntará e registrará  no quadro-negro o que os alunos sabem e desejam aprender sobre o mosquito Aedes Aegypti transmissor da doença denominada dengue.

aedes aegypti adulto

Fonte: Mosquito da dengue

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

atividades

 

Recursos Interativos

 

Depois de introduzido o assunto, o professor deverá apresentar o recurso abaixo, que poderão acessá-lo no laptop colocando o endereço no navegador Mozilla Firefox. Solicite que os alunos dividam-se em duplas e/ou trios para o desenvolvimento das atividades seguintes. Mesmo estando em duplas ou trios, é importante que todos os alunos tenham a oportunidade de manusear o recurso e que tenham um tempo razoável para que possam explorá-lo.

Recurso:

          imagem do recurso

link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/926/187.swf

 

Há no recurso várias opções de exploração tais como:

Dengue: nesta opção o aluno poderá conhecer, por meio de uma imagem, como é o mosquito da dengue, qual é o seu ciclo de vida e como a transmissão da doença pode ocorrer.

         imagem do recurso 1

Figura 1 -  Tela do recurso que aborda a temática da dengue

Combate: nesta opção o aluno poderá conhecer algumas medidas de combate à dengue, clicando em vários objetos do cenário como, por exemplo, piscina e, então, conhecer o que deve ser feito para que este não seja um local de proliferação da doença.

         imagem do recurso 2

Figura 2 -  Tela do recurso que aborda a temática do combate à dengue


Tratamento: nesta opção o aluno poderá conhecer quais são os tratamentos que aliviam os sintomas da dengue, também clicando em alguns objetos do cenário para obter tais informações. Por exemplo, ao clicar em um copo que está no cenário há a informação de que a pessoa que está com dengue deve beber muita água!

         imagem do recurso 3

Figura 3 - Tela do recurso que aborda a temática do tratamento da dengue

Teste: nesta opção o aluno poderá testar os conhecimentos adquiridos no recurso, por meio de questionamentos em que deverá responder se tal afirmação é verdadeira ou falsa.

                  imagem do recurso 5

Figura 4 - Tela do recurso que aborda a parte dos testes

Ao terminar a exploração do recurso, sugerimos que o professor pergunte aos alunos o que eles aprenderam sobre a Dengue, e então procure sistematizar os conhecimentos que foram trabalhados antes e depois da apresentação e exploração do recurso.

O professor poderá anotar no quadro-negro os principais pontos, solicitando que os alunos copiem esses dados em um arquivo no Kword do laptop. Perguntar aos alunos que dúvidas eles tem em relação ao assunto em estudo, procurando saná-las coletivamente, com auxilio de todos os alunos.

Para acessar o Kword: 

          imagem dos recursos

 

 

 

 

video

Turma da Mônica contra a Dengue


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vZgmsDT10E8&feature=fvw

Após  a realização da atividade RIVED (Rede Internacional Virtual de Educação) "Dengue", propor aos alunos que assistam ao vídeo "Turma da Mônica contra a Dengue". O vídeo pode ser tanto exibido pelo professor com a utilização de um projetor multimídia, como os alunos posso acessar o endereço pelo navegador Mozilla Firefox.

Solicitar que anotem no arquivo do Kword os principais sintomas da doença.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

atividade

 Elaboração de um panfleto

Utilizando-se do programa KPresenter do laptop, o professor deverá  propor aos alunos que façam um panfleto explicativo sobre como Combater a Dengue. Além da sistematização do conteúdo aprendido, o professor poderá trabalhar a escrita da língua portuguesa. Os alunos, para a realização do panfleto, deverão aprender a copiar imagens da Internet e inseri-las nos textos (neste caso, nos panfletos). 

Para tanto, os alunos deverão utilizar-se do KPresenter Kpresenter  [Iniciar -> Aplicativos -> Kpresenter]. Com o KPresenter é possível criar o panfleto especificando o tipo de formato de folha, isto é, se sua apresentação terá como saída uma folha A4, Legal, Letter, ou a tela do seu computador. Pode-se, ainda, definir a disposição do texto na apresentação, simplesmente clicando nos modelos existentes. Além disso, é possível inserir imagens.

O professor, como suporte para a realização de tal atividade, poderá mostrar aos alunos os cartazes distribuídos pelo ministério da saúde, panfletos e notícias de jornais da sua cidade que falem sobre mosquito  Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Alguns informativos também estão disponíveis na Internet, nos links: http://1.bp.blogspot.com/_Z9QrypYwqEo/R_Q1VXkNJ7I/AAAAAAAAAPU/x0mr2KNO-1M/S269/dengue.jpg e http://www.portalhoje.com/wp-content/uploads/2010/10/dengue.jpg

Em seguida, o professor deve propor e orientar os alunos no que diz respeito a elaboração de um panfleto, o qual será utilizado para conscientizar, alertar e orientar a comunidade escolar, funcionários, professores, alunos, família sobre o que é a dengue, os sintomas, o que fazer, como prevenir ou combater.

Para esta atividade organize a turma em grupos de quatro.  Cada grupo deverá criar um panfleto. Aproveite o momento para auxiliar os grupos na construção do panfleto, na escrita das palavras e na organização das idéias. Depois que todos terminarem a atividade, poderão enviar via email o panfleto realizado para um dos outros grupos avaliarem o trabalho.

Possibilite um momento de leitura e de correção dos panfletos pelos grupos. Após este momento, o panfleto deve retornar para o grupo que o escreveu, para que possam fazer as alterações sugeridas pelo grupo avaliador.

Os critérios a ser levados em conta na avaliação podem ser: clareza na exposição das informações, importância e correção das informações, adequação das imagens, uso adequado da linguagem e grafia correta das palavras.

Exemplo de panfleto poderá ser encontrado no seguinte link: http://www.vespasiano.mg.gov.br/portal/index.php/licitacoes/97-campanha-contra-a-dengue



Sugestão:
O link abaixo mostra  como inserir figuras em textos : 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=935

Ao término da confecção dos panfletos, faça cópias destes materiais e entregue aos alunos, para que eles possam colocar em espaços dentro da escola e levar estas informações também à comunidade escolar.

Sugestão:  os alunos poderão identificar na própria casa, escola, cidade situações passíveis de ocasionar o aparecimento do mosquito da dengue (locais com água parada, por exemplo). As imagens  usadas nos panfletos poderiam ser feitas pelos próprios alunos com a WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia], retratando esses locais identificados como propensos a ser foco da doença. 

Recursos Complementares

Para outras informações sobre o combate da dengue poderá ser acessado o site: http://www.combatadengue.com.br/

Avaliação
  • A avaliação poderá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação das vivências nas atividades propostas e dos registros individuais de cada aluno. É importante perceber a compreensão da turma sobre os sintomas da doença e a necessidade de sua prevenção.  O professor deverá avaliar os alunos na dedicação à exploração do recurso, na participação das discussões e atividades propostas.
  • Observar se entenderam as causas e consequências da dengue a partir dos recurso e vídeos trabalhadas e da atividade do momento 2;
  • Verificar se os alunos estão utilizando corretamente os recursos do laptop solicitados (copiar, inserir imagens, digitar textos);
  • Participam durante as discussões a respeito do assunto estudado, compreendendo as formas de evitar a dengue;
  • Envolvimento dos alunos ao confeccionarem o panfleto sobre a dengue, bem como a sua realização levando-se em conta os critérios apontados na explicação da atividade;

 

A opção Teste, disponível no recurso, poderá ser utilizada também como um recurso de avaliação.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
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