Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - A Língua Inglesa em nosso cotidiano

 

12/10/2011

Autor y Coautor(es)
JAQUELINE MAISSIAT
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A Língua Inglesa em nosso cotidiano

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Bruno Pagliarani Mattiazzo.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término desta aula, o aluno será capaz de:

  • Reconhecer e identificar palavras da língua inglesa que fazem parte do cotidiano do brasileiro;

  • Observar palavras que são incorporadas em nosso cotidiano que são internacionais.

Duração das atividades
2 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios para a realização desta aula.

Estratégias e recursos da aula

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

Kword                 [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KWord ]
Kpresenter        [ Iniciar > Aplicativos > Suite de Escritório > KPresenter ]
Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox ]

atividades

Para dar início a estas aulas, sugerimos que o professor inicie apresentando aos alunos algumas palavras que constantemente utilizamos em nosso vocabulário, mas que são da Língua Inglesa.

O professor deverá mostrar essas palavras e pedir para que os alunos digam outras que eles acreditam não ser da Língua Portuguesa e que as utilizamos em nosso cotidiano, sem nos darmos conta de que são palavras da Língua Inglesa (Fig. 1).

Figura 1 - Imagem e uma placa com escrita na Língua Inglesa

Fonte: alibaba.com

Sugerimos que o professor apresente as palavras abaixo, entre outras que considerar relevante:

  • Palavras rotineiras: Hot-Dog / Hambuguer / Videogame / Shopping / Outdoor / home theater / link / mouse / performance / piercing / ranking / remix / menu / Show / chic / OK / freezer / marketing / cowboy / catchup / lan-house / jeans / Fashion / short;

  • Nomes próprios - principalmente se houver na sala de aula alunos que tenham nomes da língua Inglesa, como, por exemplo, Jeniffer, Wesley, Kelly, entre outros;

  • Nomes de estabelecimentos comerciais.

Solicite que os alunos façam no Kword, as anotações destas palavras e de outras que forem sendo citadas durante a explanação.

Atividade 1 - procurando o significado das palavras

Depois de apresentadas as palavras em inglês que estamos acostumados a usar, sugerimos que os alunos façam pesquisas em dicionários da Língua Inglesa para saber qual é a tradução de tais palavras. Estes dicionários podem ser virtuais e acessados com o auxílio do laptop. O aplicativo da Google, Google Tradutor, pode ser acessado pelo Mozilla Firefox através do link http://translate.google.com.br/translate_t

Sugerimos ainda, que após a tradução destas palavras, os alunos elaborem um glossário ilustrado. Este glossário pode ser elaborado laptop utilizando o software Kpresenter, onde cada slide pode ser dedicado a uma letra do alfabeto; assim logo que uma palavra é encontra e traduzida ao lado pode ser colocada uma imagem capturada na internet, no Google Imagens (http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi), por exemplo. Sempre que houver necessidade mais slides podem ser criados para uma mesma letra. Esta atividade seria apenas um ponto de partida, posteriormente os alunos poderiam continuar o glossário em futuras aulas de inglês.

Atividade 2 - Ampliando horizontes

É importante o professor conversar com os alunos sobre a importância de sabermos a origem das palavras (de qual língua elas provém) e também quando e como podemos utilizá-las na linguagem escrita e oral.

Os sites abaixo poderão ser visitados tanto pelo professor quanto pelos alunos para que este assunto (uso da língua inglesa na comunicação oral e escrita) possa ser bem discutido nestas aulas.

http://www.artigonal.com (Fig. 2)

http://shdo.com.br/softwares/?p=217

Figura 2- Imagem do site

Recursos Complementares

Abaixo se encontra um material didático que poderá ser visitado pelo professor antes do desenvolvimento destas aulas, para que ele possa ver algumas dicas de como proceder nestas.

http://www.slideshare.net/FabioRLemes/plano-de-aula-trabalhando-a-lngua-inglesa-no-cotidiano

Avaliação

O professor deverá avaliar no desenvolvimento destas aulas se os alunos conseguiram reconhecer que utilizamos em nosso cotidiano várias palavras da língua inglesa e, sobretudo que ampliaram seu vocabulário acerca de palavras e expressões desta língua inglesa por meio das atividades trabalhadas nestas aulas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Cristina Patrício de Oliveira, EMEF ANTÔNIA E ARTUR BEGBIE , São Paulo - dijo:
    cristinapati@globo.com

    01/02/2014

    Cinco estrelas

    Querida, gostei muito do seu plano de aula, acredito que se não possuímos os recursos tecnológicos sugeridos, podemos fazer adaptações. Parabéns pelo trabalho.


  • Aline Perazzoli Buratto, CEJA DE VIDEIRA , Santa Catarina - dijo:
    alineperazzoli@yahoo.com.br

    19/07/2012

    Cinco estrelas

    A aula está muito próxima a realidade dos alunos, mostrando aos mesmos a inserção da língua inglesa no cotidiano.


  • Claudio Lima, SEDUC CE EEFM ESTADO DE ALAGOAS E CERE MARIA JOSÉ DOS SANTOS FERREIRA GOMES , Ceará - dijo:
    limaclaudio2009@hotmail.com

    05/05/2012

    Cinco estrelas

    Excelente para as duas primeiras semanas de aula no Ensino fundamental (8º e 9º anos) e médio (1º ano).


  • GISELE LUZ CARDOSO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO TECNOLOGICA DE SANTA CATARINA , Santa Catarina - dijo:
    douspeakenglish@gmail.com

    04/03/2012

    Cinco estrelas

    Também gostei. Apesar de já ter dado aula sobre este assunto várias vezes, é bom atualizar com novas palavras e novos recursos tecnológicos!!! Parabéns!


  • Giselia Dias Cardoso, - JOCYMARA DE FALCHI JORGE - EPG , São Paulo - dijo:
    JOGINYNA@IG.COM.BR

    27/10/2011

    Quatro estrelas

    OLÁ Gostei, achei criativa e estou parabenizando-a. A Língua Inglesa é universal e devemos ensiná-la para que desde pequenos conheça-a e estejam inseridos nesse mundo globalizado. Um grande abraço da, Professora GISÉLIA -GUARULHOS-SP.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.