Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Turma da Mônica: Quadrinhos que ensinam a ler (uma proposta para alfabetizar).

 

12/04/2011

Autor y Coautor(es)
WIRLANDA JORGE BELO DA FONSECA JOSINO
imagem do usuário

SAO LUIS - MA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO MARANHÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Inserir o aluno no universo letrado através dos gibis despertando assim a paixão pela leitura.
  • Estimular o aprendizado da leitura e da  escrita.
  • Avançar na aquisição da base alfabética.
  • Conhecer as letras e  sua organização.
  • Descobrir  o prazer de ler  através dos gibis.
  • Recontar as histórias oralmente.
Duração das atividades
3 meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta de trabalho foi realizada com 43 alunos de uma turma de alfabetização. No início do projeto constatei : 5 alunos no nível alfabético, 15 alunos no nível silábico-alfabético, 19 no nível silábico,  e 4 no nível  pré-silábico. Ao final do projeto, que durou em torno de três  meses, 30 alunos estavam no nível  alfabético ,10 alunos estavam no nível  silábico – alfabético e 3 deles ainda continuavam no nível  pré-silábico.

Etapa 1 - Primeiramente faça uma avaliação diagnóstica para identificar as hipóteses de leitura e escrita em que seus alunos se encontram: hipótese pré-silábica, silábica, silábica alfabética e alfabética. Para ajudá-lo nessa etapa consulte a fonte : http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/teste-hipoteses-de-escrita-dos-alunos.shtml.

Sugestão de avaliação diagnóstica (ditado) :

"O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba - sem que o professor, ao ditar, marque a separação das sílabas. Após a lista, é preciso ditar uma frase que envolva pelo menos uma das palavras já mencionadas, para poder observar se o aluno volta a escrevê-la de forma semelhante, ou seja, se a escrita da palavra permanece estável mesmo num contexto diferente. Terminado o ditado, é imprescindível pedir que a criança leia o que escreveu. Por meio da interpretação dela sobre a própria escrita, durante a leitura, é que se pode observar se ela estabelece ou não relações entre o que escreveu e o que lê em voz alta - ou seja, entre o falado e o escrito - ou se lê aleatoriamente. O melhor é que a atividade seja feita individualmente, com o professor chamando um aluno por vez, que deve tentar escrever algumas palavras e uma frase ditada. Enquanto isso, o resto da turma precisa estar envolvido em uma atividade diversificada em que não seja necessária a ajuda do professor (a produção de um desenho, um jogo etc.)". (Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/conhecer-nova-turma-431205.shtml). 

Professor ,  algumas atividades previstas nas etapas abaixo, propõe que os alunos  trabalhem em duplas, onde terão  oportunidade de  interagir com o colega possibilitando, assim, trocas de experiências e avanços  no processo de alfabetização . Cada dupla deverá ser agrupada considerando não apenas o que sabem sobre o domínio do código escrito, mas também suas diferenças individuais. 

Etapa 2 - Trabalhando com listas e alfabeto móvel:

  • Inicie o trabalho fazendo um levantamento sobre os personagens da Turma da Mônica que eles já conhecem, para em seguida elaborar, coletivamente, uma lista com seus nomes no quadro. Após a reflexão coletiva sobre como escrever cada nome, que letras colocar, posição das letras na palavra, etc, divida a turma em duplas para serem trabalhadas outras palavras com o alfabeto móvel. Circulando ao redor da sala, faça  interferências que favoreçam  uma melhor reflexão por parte dos alunos, especialmente aqueles que se encontram nos níveis pré-silábico e silábico. Depois, os alunos deverão utilizar o caderno para registrar por escrito a atividade.

 

foto1


  • Proponha a escrita de outras listas como : comidas que a Magali adora , animais que vivem no sítio do Chico Bento,etc .

  • Utilize o alfabeto móvel gigante : Escreva  uma letra do alfabeto (caixa alta) em cada papel chamex . Dê uma letra  para cada criança (não importa se algumas crianças ficarem com letras repetidas). Ao falar  uma palavra os alunos deverão montá-la na frente da sala de aula. Cada aluno, segurando uma letra, se posiciona no lugar correto. Nesse momento os questionamentos do professor  tornam-se importantes para que todos  possam refletir acerca da escrita correta das palavras. Peça que anotem , no caderno, todas as palavras trabalhadas. 

 

Etapa 3 - Trabalhando com propagandas nas revistas:

  • Crie situações de leitura e escrita  com as propagandas das revistinhas atentando  para as características desse tipo de texto, identificando, junto com os alunos, o produto a ser vendido e suas características .Liste os nomes dos produtos no quadro e faça a leitura junto com os alunos. Na sequência desafie os alunos a elaborarem sua própria propaganda inventando um produto para ser divulgado. 

foto 2

Etapa 4 - Escrevendo para a seção de cartas:

  • Explore a seção de cartas das revistas e leia, junto com  os alunos, algumas mensagens enviadas para os personagens. Proponha que, em dupla, escrevam  uma pequena mensagem  para os personagens que mais gostam. Peça ajuda aos alunos que estão no nível alfabético para serem seus monitores na realização dessa atividade.

 

Etapa 5 - Rodas de leitura:

  • Proporcione aos alunos muitos momentos de leitura em sala de aula. Acompanhe  a leitura individual de alguns  e  incentive-os a terem confiança em si mesmo. Empreste  alguns gibis para serem levados para casa para lerem com os pais e irmãos .

Sugestão 1 (Tapete da leitura): Improvise alguns tapetes feitos de TNT e cubra o chão da sala para que os alunos possam fazer a leitura dos gibis à vontade (deitados no chão ou sentados).

 

foto 3

Sugestão 2 (Maleta da leitura) : Compre  uma pasta escolar de plástico, decore-a com EVA  e coloque dentro dela  alguns gibis. Todos os dias faça um sorteio para ver quem levará a maleta da leitura para casa. 

 

Etapa 6 - Características dos personagens:

  • Trabalhe  com as características(físicas e psicológicas) de cada personagem.  Aproveite e converse com os alunos  sobre higiene e sobre a importância de tomar banho todos os dias, uma vez que o personagem do Cascão tem  aversão a água. Aproveite  para escrever, junto com os alunos, uma lista de hábitos saudáveis que toda criança deve ter. Seja o escriba e  anote  tudo no quadro, sempre buscando ouvir aqueles que não dominam o sistema alfabético, permitindo assim que todos  avancem nas suas hipóteses sobre a escrita. 
  • Trabalhe também com as características dos alunos da sala. Proponha atividade de adivinhação : Os alunos deverão escrever um texto, citando as características do colega  sem dizer o nome. Os demais tentarão adivinhar de quem se trata.

 

Etapa 7 - Trabalho  com receitas:

  • Peça aos alunos que façam uma  pesquisa em casa e escrevam uma receita usada pela mãe, e , em sala de aula, trabalhe  as características do texto instrucional atentando para o que são os  “Ingredientes” e “Modo de Fazer”.Trabalhe com rótulos e embalagens e depois façam  uma lista de comidas , sempre propondo reflexões sobre a escrita. Criem  um livrinho de “Receitas da Magali ” e façam  em sala de aula a receita de bombons de chocolate que todos vão adorar :  

 

Receita:

INGREDIENTES:
1 kg de açúcar
500 g de chocolate em pó
1 garrafa pequena de leite de coco
1 lata de leite em pó


MODO DE FAZER:
Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar as balinhas e embrulhar no papel alumínio.

foto 4 
 

Etapa 8 - Assistindo a filmes da Turma da  Mônica :

  • Leve para sala de aula um DVD da Turma da Mônica ( Fácil de encontrar nas locadoras e lojas do ramo). Após a exibição do filme peça que os alunos contem  a história oralmente . Após o reconto oral oriente para que  escrevam a história no caderno. Faça agrupamentos produtivos e divida as duplas da seguinte forma: um dos alunos dita a história e o outro escreve. 

 

gibigibi 2

 

Etapa 9 - Produzindo suas próprias histórias em quadrinhos:

  • Permita que os alunos desenhem  e produzam  suas próprias histórias em quadrinhos.  Distribua entre eles folhas de papel chamex com os quadros já marcados. 

 

Etapa 10 - Criação de fantoches:

  • Criem  fantoches dos personagens com papel chamex . Os alunos deverão pintar, recortar e colar em palito de churrasco, em seguida  irão se divertir  inventando e contando pequenas histórias com os personagens. Montem  um pequeno teatrinho em sala de aula e peça que apresentem suas histórias para os colegas. Ao final das apresentações proponha que escrevam as histórias que inventaram e montem um  álbum com as produções dos alunos. 

foto 6

 

Reescrita de texto : Professor, todas as vezes que os alunos produzirem um texto escrito faça a correção coletiva para fazê-los refletir sobre como se escreve.  Utilize o quadro, o retroprojetor  ou o data show para que  todos possam visualizar o texto do  colega (que não precisará ser identificado) e analisar ,  juntos, o que será  melhorado : letra maiúscula no início da frase, parágrafo, ausência de título, palavras grafadas incorretamente, frases longas sem sentido, troca de fonemas, omissão de letras,  etc. A correção coletiva permitirá ao aluno refletir sobre a escrita, desenvolvendo assim sua competência leitora e escritora. Com a repetição desse tipo de atividade, os alunos acabarão desenvolvendo a autonomia  para fazerem a reescrita dos seus textos sozinhos. 

 

No laboratório de informática 

  • Ajude os alunos a acessarem o site da Turma da Mônica para fazerem  a  leitura das histórias em quadrinhos : http://www.monica.com.br/index.htm
  • No aplicativo Tux os alunos poderão desenhar os personagens.
  • Utilizando o Impress, montem histórias em quadrinhos, com as imagens criadas pelos alunos. 
  • Utilize o Writer para escrever as listas de palavras ou pequenas histórias produzidas, em duplas, na sala de aula.
  • Se puder imprima as produções dos alunos (imagens e textos) e cole-as no  mural da sala de aula.
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação se dará ao longo do projeto  por meio da observação e do registro das atividades feitas pelos alunos que deverão ser arquivadas em um portfólio para que o professor possa acompanhar melhor o avanço dos mesmos na leitura e na escrita.
  • Compare o registro da avaliação diagnóstica inicial de cada aluno no que diz respeito a leitura e a escrita. Reveja procedimentos de ensino para ajudar seus alunos a avançarem na construção do sistema alfabético.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 12 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/12 - 75%
  • Quatro estrelas 3/12 - 25%
  • Três estrelas 0/12 - 0%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • daltair josé dos santos, UNIVERSIDADE PAULISTA , Minas Gerais - dijo:
    daltairjoseedossantos@yahoo.com.br

    30/06/2014

    Cinco estrelas

    Sou aluno do segundo semestre de Pedagogia,(já fui para o terceiro) não tenho experiência em sala de aula, por isso estou organizando um arquivo de sugestões de boas práticas para usar como reflexão nas minhas futuras aulas, sua aula é ótima, vou arquivar com seus créditos merecidos,obrigado ,um abraço..


  • Sabrina Almeida Gaist, CMEB João XXIII , Rio Grande do Sul - dijo:
    sabrinagaist@yahoo.com.br

    03/02/2014

    Cinco estrelas

    Muito bommm! Estava pesquisando projetos da turma da mônica para elaborar um para a minha escola, certamente esse será muito útil.


  • Angélica, Angélica , São Paulo - dijo:
    angelicaboneka@hotmail.com

    28/11/2013

    Cinco estrelas

    Eu acho muito bom e criativo este trabalho de vocês, porquê isso além de incentivar as crianças a lerem as educa ao mesmo tempo. E também a melhorarem sua aprendizagem cada vez mais. Ótimo trabalho este. Parabéns e boa sorte.


  • Denise Costa Ferreira, E.P.G. Mario Lago , São Paulo - dijo:
    denisecosta.prof@gmail.com

    23/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula, trabalha diversos gêneros textuais


  • Soraia Ap. de Souza de Oliveira , E.M.E.B." Prof.Francisco Ribeiro Carril". , São Paulo - dijo:
    professora-soraia@bol.com.br

    13/08/2013

    Cinco estrelas

    Aula muito produtiva, já trabalhei com gibis e os alunos escreveram cartinhas para a Turma da Mônica e receberam depois encartes com as atividades,foi um sucesso!


  • janiele, celer faculdades , Santa Catarina - dijo:
    janiely_w@hotmail.com

    25/07/2013

    Cinco estrelas

    Sempre gostei de ler gibis...acho que é um método de ensino para a formação de textos e leitura também...


  • Catiane Silva, Centro Educacional Leonardo da Vinci , Distrito Federal - dijo:
    catifreitas@hotmail.com

    17/12/2012

    Cinco estrelas

    Excelente. Muito interessante e faz com que os alunos se interessem pela leitura de maneira prazerosa e natural.


  • Ana Patrícia , EMEIF THOMAZ POMPEU SOBRINHO , Ceará - dijo:
    anapatynobre@yahoo.com.br

    18/09/2012

    Quatro estrelas

    Amei sua sugestão, gosto muito de trabalhar com gibis e estas sugestões vieram enriquecer ainda mais minhas aulas.


  • Enedir Maria Nunes Morais , EMEB PRES TANCREDO DE ALMEIDA NEVES , Mato Grosso - dijo:
    enedir.moraes@hotmail.com

    29/03/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa aula ,pois a história em quadrinhos é genêro textual bastante atrativo para as criança.Adorei a sugestão!!


  • Weylly Wantusa Moura Apoliano, E E E F FRANCISCO MAGNO TEMBE , Pará - dijo:
    wantusa2010@hotmail.com

    15/05/2011

    Quatro estrelas

    adorei sua dica, em trabalhar com gibis da turma da mônica para alfabetizar. Vou adotar essa dica!!! bjussssssss Parabéns pelom seu sucesso...


  • FRANCINEIDE DE MEDEIROS DIAS, Secretaria Municipal de Educação de SAO JOAO DO SABUGI , Rio Grande do Norte - dijo:
    neidediasmorais@yahoo.com.br

    13/05/2011

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho para alfabetizar letrando e para despetar a oralidade e o gosto pela leitura nos alunos.


  • Evandir Dos Santos Souza, EM BASILIO BARBOSA , Mato Grosso do Sul - dijo:
    evandirsantoss@hotmail.com

    10/05/2011

    Quatro estrelas

    Achei maravilhoso este projeto para trabalhar a leitura em sala de aula e ao mesmo tempo envolver a família.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.