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Como funcionam as organelas citoplasmáticas?

 

03/06/2011

Autor y Coautor(es)
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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Larisse Carvalho de Oliveira

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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LUCIANE MARA CARDOSO FREITAS

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Pollyana Cristina Vasconcelos de Morais

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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Marylia Albuquerque Braga

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

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LIS DE MARIA MARTINS

FORTALEZA - CE

INSTITUTO FEDERAL TECNOLOGICO DO CEARA

Luciane Mara Cardoso Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender como as estruturas que compõem as organelas citoplasmáticas (retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomo, peroxissomo, mitocôndria, plastos, centríolos, cílios e flagelos, citoesqueleto e vacúolos) de cada tipo celular (vegetal, animal e procarionte) estão dispostas;
  • Identificar as funções das organelas citoplasmáticas;

Duração das atividades
3 horas-aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter conhecimento sobre:

  • Características da membrana plasmática;

  • Características gerais do núcleo.

Estratégias e recursos da aula

 

AMBIENTE 1/ATIVIDADE 1: Sala de aula

 

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta atividade deverão ser utilizados os seguintes recursos:

cartolina, canetinhas, pincel atômico; quadro branco,livro didático.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor orientará a formação dos grupos. Em seguida, com o objetivo de facilitar a familiarização com os aspectos relacionados a estrutura das organelas, o docente deverá propor aos alunos a seguinte atividade: cada grupo deverá desenhar uma organela citoplasmática numa cartolina (o livro didático será uma referência para a construção do desenho) e descrever sua(s) função(ões).

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos realizarão a atividade proposta. Eles poderão ter dificuldades em compreender o funcionamento das organelas de uma forma mais detalhada, então para auxiliar os alunos na organização das suas idéias e evitar que a descrição da função de cada organela não seja simplesmente a reprodução textual das informações contidas no livro, é importante que o professor proponha os seguintes questionamentos: Quais as estruturas que compõem a referida organela? Esta organela apresenta-se em tipos variados? Quais são esses tipos? Quais as funções de cada tipo desta organela? Para desempenhar sua função esta organela precisa estabelecer relação com outras estruturas? Convém ressaltar que os desenhos produzidos deverão ser utilizados com o objetivo de auxiliar os alunos no raciocínio sobre os questionamentos propostos a partir das dificuldades apresentadas por eles. Não há necessidade de os alunos responderem a esses questionamentos formalmente ao professor, é interessante apenas que eles prestem a atenção e tentem pensar em suas respostas realizando a atividade.

 

DISCUSSÃO:

Cada grupo deverá expor o desenho da organela com sua respectiva função para o restante da turma. Em seguida, o professor deverá mediar uma discussão sobre a importância destas organelas para o metabolismo da célula propondo aos alunos o seguinte questionamento: Quais as organelas que se relacionam com outras organelas para desempenharem suas funções?

 

SISTEMATIZAÇÃO:

O docente poderá construir com os alunos uma tabela no quadro ou em folhas de papel, de modo que todos os alunos possam ver, mostrando uma relação geral entre todas as organelas citoplasmáticas estudadas e suas funções. E para estimular a participação dos alunos, sugere-se que em um momento ele cite o nome da estrutura e solicite aos alunos a função correspondente, e em outro realize o contrário, ou seja, informe a função para que os alunos identifiquem o nome da estrutura. A figura abaixo apresenta um modelo para a construção da tabela proposta:

Tabela 1

Tabela 1

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 2:Laboratório de Informática

 

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta atividade serão utilizados o computador e o software denominado Células Virtuais http://143.107.180.237/cbme/interatividade/celulasvirtuais/index.html o seu download pode ser efetuado através do site do Banco Internacional de Objetos Educacionais http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

 

ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

O download do software “Células Virtuais” poderá ser efetuado no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais, através do seguinte endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/5544 .

Este aplicativo necessita de um computador Kit Multimídia (pois o aplicativo apresenta áudio) e um navegador compatível com o Microsoft Internet Explorer ® ou com o Mozilla Firefox ®, com suporte a Javascript Ativado e plugin QuickTime ou RealPlayer (RealOne).

O download do programa RealPlayer poderá ser realizado no seguinte endereço: http://www.baixaki.com.br/download/realplayer.htm

 

 

 

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente, o professor promoverá uma familiarização do software com os alunos. Após a familiarização, recomenda-se que os alunos explorem o ícone “Conhecendo as células” e, em seguida, resolvam os exercícios propostos no objeto educacional.

 

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos de cada dupla deverão explorar o software discutindo entre si suas observações. Na realização desta atividade poderão surgir dificuldades, tais como: no ícone da célula animal (que aparece durante a apresentação das estruturas celulares), os ribossomos encontram-se espalhados no citoplasma, porém é fato que esta estrutura também pode ser encontrada em outros locais como a cavidade interna da mitocôndria, desse modo o professor deverá explicar que esta organela não ocupa apenas o lugar especificado no software. E no exercício 2, em que o aluno terá que relacionar a estrutura celular com sua função correspondente, há uma opção referente à duplicação do DNA e à produção de RNA, função desempenhada pelo núcleo, mas também pela mitocôndria, como aparecem as duas estruturas no mesmo exercício, o aluno poderá atribuir à mitocôndria a referida função quando a resposta correta (apresentada pelo software) será o núcleo.

 

DISCUSSÃO:

Inicialmente os alunos apresentarão as respostas dos exercícios contidos no software. Em seguida, buscando estimular um debate sobre a função do complexo de golgi e sobre a energia produzida pela mitocôndria, o professor poderá propor algumas questões para serem discutidas entre todos, tais como: O que representa a modificação de proteínas que o software apresenta? E quanto à produção de energia realizada pela mitocôndria, qual é o processo em que ela pode fornecer essa energia? Para que serve essa energia fornecida?

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Neste momento, recomenda-se que o professor formalize os conteúdos abordados nessa atividade. Dessa forma, o professor deverá fornecer de forma sortida aos alunos um nome de uma organela para cada um. O próprio aluno será a organela que recebeu e ele terá que representar sua posição correta na sala como se esta fosse uma grande célula, isto os alunos farão de acordo com o que foi compreendido com a atividade.

Lembrando que o professor deverá fornecer os nomes das organelas com letras grandes para que, durante a organização das posições, os alunos saibam as estruturas que todos estão representando. Quando todos estiverem prontos, o professor deverá conferir se todos se encontram nos lugares corretos, caso haja algum equívoco, ele poderá pedir para que alguém indique a posição correta.

Depois disso, o professor deverá perguntar aos alunos quais dessas organelas são mencionadas no exercício do software e eles terão de apresentar a função que é dada a estas.

Obs. A sala deve estar organizada de forma que haja um espaço para que os alunos possam realizar esta dinâmica.

 

AMBIENTE 2/ATIVIDADE 3: Laboratório de informática

 

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Os alunos irão utilizar folha de papel, lápis ou caneta e computadores com o hipertexto Citologia-Citoplasma.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

O hipertexto chamado Citologia-Citoplasma pode ser encontrado no BIOE através do endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2260

O usuário poderá iniciar o aplicativo através do Navegador Mozilla Firefox ® ou Internet Explorer ® sem precisar ter acesso à internet.

É preciso ter o software “Flash Player” que pode ser obtido através do endereço http://www.baixaki.com.br/download/adobe-flash-player.htm

Este objeto educacional também poderá ser visto online através do endereço http://www.planetabio.com/citoplasma.html

 

 

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente sugere-se que o professor explique aos alunos como se explora um hipertexto, ou seja, há vários conteúdos que podem ser acessados através de um clique em palavras ou ícones dispostos na tela. Em seguida os alunos deverão analisar as oito telas (distribuídas em: Organelas 1, Organelas 2 e Organelas 3) no hipertexto. Após este momento, o professor poderá dividir a turma em oito grupos, onde cada um ficará com uma das oito telas referentes às organelas do hipertexto. Além disso, eles receberão uma pergunta para desenvolver a solução de acordo com a tela que lhes foi atribuída. Recomenda-se que o professor realize um sorteio para escolher qual das telas cada grupo vai analisar. Segue abaixo os questionamentos propostos com a respectiva numeração do grupo responsável:

 

Grupo 1 (Tela 1 da Organela 1): Descreva a relação entre o retículo endoplasmático e complexo de Golgi.

Grupo 2 (Tela 2 da Organela 1): O que é o processo de secreção celular?

Grupo 3 (Tela 3 da Organela 1): Como se dá a formação do acrossomo?

Grupo 4 (Tela 1 da Organela 2) : Como o lisossomo se origina e como esta organela participa do processo de digestão celular?

Grupo 5 (Tela 2 da Organela 2): Descreva os processos de autólise e autofagia.

Grupo 6 (Tela 1 da Organela 3): Como se caracterizam os plastos?

Grupo 7 (Tela 2 da Organela 3): Dê exemplos de células ciliadas.

Grupo 8 (Tela 3 da Organela 3): Qual a função dos deslizamentos das fibras de proteínas do citoesqueleto?

 

MOMENTO DO ALUNO:

Este será o momento em que os alunos utilizarão o hipertexto e responderão as questões propostas pelo professor. Durante a observação e leitura do hipertexto, os alunos poderão ter algumas dúvidas em relação aos ácinos pancreáticos, grânulos de secreção ou zimógenos, fases cis e trans do Complexo de Golgi, pois são termos que não aparecem nas atividades anteriores. O professor poderá ajudá-los perguntando: Em qual parte da glândula (pâncreas) em que ocorre a liberação das enzimas digestivas? Qual estrutura que é capaz de envolver essas enzimas digestivas? Quais as partes de entrada e saída das enzimas digestivas no complexo de Golgi?

 

DISCUSSÃO:

Recomenda-se que o professor solicite aos alunos a apresentação, para o restante da turma, das respostas elaboradas durante a exploração do hipertexto. Após um grupo expôr sua resposta, o professor pode pedir a alunos de outros grupos para que complementem ou então proponham algum questionamento sobre o assunto abordado.

 

SISTEMATIZAÇÃO:

Com o intuito de formalizar os conteúdos vistos nesta atividade, o professor deverá distribuir o texto abaixo impresso para os alunos. As partes que se encontram destacadas em amarelo, deverão estar incompletas para que os alunos possam completá-las. Entre alguns trechos do texto, deverá haver um quadro com as partes que estão faltando.

Depois que os alunos colocarem em ordem as palavras que estão faltando, o professor poderá pedir que alguns alunos façam a leitura em voz alta para que todos escutem e acompanhem. Se algum aluno cometer um equívoco, o professor poderá indicar a palavra correta.

Veja o texto abaixo:

 

O retículo endoplasmático rugoso (RER) sintetiza e transporta proteínas, estas são repassadas ao Complexo de golgi que, por sua vez, irá armazená-las e modificá-las. Exemplificando a relação entre o RER e o Complexo de Golgi, temos então a secreção celular que é um processo em que proteínas produzidas pelo RER são modificadas pelo Complexo de Golgi e liberadas para fora da célula quando há necessidade em outra parte do corpo. Por exemplo, o suco pancreático é produzido nas células do pâncreas e lançado no intestino durante o processo de digestão . Mais um exemplo da atuação do Complexo de golgi encontra-se na formação do acrossomo, que é uma bolsa de enzimas localizada no espermatozóide e formado a partir dos grânulos liberados pelo Complexo de Golgi durante o processo de desenvolvimento dos espermatozóides.

A formação dos lisossomos dá-se a partir da produção de certas enzimas digestivas no RER e encaminhadas ao Complexo de Golgi onde serão empacotadas e liberadas através de pequenas vesículas ou bolsas. O processo de digestão celular inicia-se após o englobamento de uma substância do meio externo à célula através da fagocitose ou pinocitose. O fagossomo funde-se ao lisossomo e este libera suas enzimas para digerir a substância englobada. Em seguida, a célula absorve o que lhe é necessário e elimina os resíduos através da exocitose. Algumas das funções que os lisossomos realizam são a autofagia e a autólise. A primeira consiste na liberação das enzimas digestivas dos lisossomos para que esta possa desintegrar algum componente celular que esteja em desuso ou que simplesmente a célula necessite para se alimentar. Já a autólise é um processo semelhante, entretanto ocorre a eliminação não de partes da célula, mas sim de células inteiras.

Espermatozóide - enzimas digestivas - RER - complexo de golgi - autólise- RER - vesículas ou bolsas - secreção celular – proteínas – pâncreas - Complexo de golgi - Complexo de Golgi – espermatozóides - Complexo de Golgi - Complexo de Golgi - digestão celular - enzimas- exocitose – autofagia - componente celular – armazená-las – autólise - proteínas - acrossomo- Complexo de Golgi - digestão - RER - fagocitose ou pinocitose – lisossomo

Existem algumas organelas exclusivas em células vegetais e em certas células de algas, são os plastos. Estes são divididos em duas categorias, os leucoplastos (sem pigmentos) e os cromoplastos (com pigmentos). Os plastos que não possuem pigmentos têm capacidade de armazenar diversas substâncias como amido, proteínas, óleos entre outros (cada um com suas especialidades). Entre os que possuem pigmentos existem os cloroplastos que desempenham importante participação na fotossíntese.

Os cílios são estruturas celulares relacionadas ao movimento, estão presentes em muitos tipos celulares inclusive nas células da mucosa nasal e o do revestimento interno da traquéia. Nestes tipos de células, os cílios são capazes de movimentar o muco repleto de partículas apreendidas inspiradas com o ar. Então se pode dizer que são os cílios um dos responsáveis pela limpeza das vias respiratórias.

Uma estrutura que é fundamental para a célula é o citoesqueleto. Isto porque, os movimentos e deslizamentos das fibras de proteínas do citoesqueleto proporcionam forma, sustentação, disposição de estruturas internas e movimento das células. Estes movimentos podem ser dos pseudópodes, a realização da clasmocitose, a divisão celular entre outros.

 

Revestimento interno da traquéia - divisão celular - células de algas - plastos - cloroplastos- movimento - limpeza das vias respiratórias - citoesqueleto - células vegetais - cílios - fibras de proteínas - disposição de estruturas internas - pseudópodes - cílios - clasmocitose - leucoplastos - mucosa nasal - armazenar diversas substâncias - cromoplastos - na fotossíntese


Recursos Educacionais
Nome Tipo
Células Virtuais Software Educacional
Citologia - citoplasma Hipertexto
Recursos Complementares

Avaliação

As avaliações a respeito do conteúdo poderão ser realizadas, principalmente, durante as discussões das atividades. Na atividade 1, o professor poderá verificar se os alunos conseguem identificar as estruturas citoplasmáticas e como elas estão dispostas, isto será possível através dos desenhos e da resolução dos exercícios. Na atividade 2, recomenda-se que o professor averigue se os alunos conseguiram compreender as funções das organelas citoplasmáticas. Na atividade 3, o professor poderá verificar se os alunos conseguiram compreender os seguintes aspectos específicos: formação do acrossomo, autólise e autofagia, a caracterização dos plastos, a função dos cílios e a importância do citoesqueleto.

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