13/05/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Objetivos:
Uso da Internet.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop UCA e proporcionarão o contato com os softwares abaixo:
KWord [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KPresenter [ Iniciar > Aplicativos > KolourPaint ]
KSpread [ Iniciar > Aplicativos > KSpread ]
Mozilla Firefox [ Iniciar > Aplicativos > Internet ]
O início desta aula assemelha-se a outra elaborada por nós sobre o alfabeto e o uso do dicionário.
IMPORTANTE: É interessante a repetição inicial, uma vez que ela é importante para fixar a aprendizagem do conteúdo em questão. |
Atividade 1
O professor
relembrará com a turma a ordenação do alfabeto. Poderá usar um cartaz com as consoantes e com as vogais.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z |
RECORDAR COM OS ALUNOS:
Em seus laptops UCA, observem a disposição do alfabeto no teclado.
O professor deverá lembrar os alunos de que:
A disposição das letras no teclado do laptop não é a mesma do dicionário e que a ordem do computador é conhecida como QWERTY.
Para lembrá-los disso, o professor pedirá aos alunos que olhem para o teclado de seus computadores para tentarem responder porque a ordem é conhecida como QWERTY.
(Os alunos descobrirão manuseando o teclado que esse nome é por causa das seis primeiras letras na fileira superior)
O professor lembrará a eles que foi de um americano a ideia de colocar algumas letras em ordem alfabética e que, na segunda fileira do teclado do laptop, tem-se uma sequência quase completa: DFGHJKL.
Para que se recordem, o professor deverá pedir que localizem no teclado as letras que estão em ordem alfabética.
Na sequência, o professor dirá aos alunos que, para saberem usar o computador, precisam dominar a sequência apresentada no teclado, além de saberem onde poderão encontrar os acentos, til e outros caracteres.
Para tanto, o professor pedirá que os alunos explorem o teclado durante alguns minutos.
Atividade 2
PRATICANDO A DIGITAÇÃO
O professor entregará xerox do pequeno texto abaixo (repleto de cedilhas, til, aspas) para que os alunos o reproduzam. Porém, já pondo em prática um pouco do que descobriram. Se a turma for muito inexperiente no uso do computador, o professor deverá colocar os estudantes em grupinhos de três para que se ajudem mutuamente. Mas cada um em seu aparelho.
Imagem disponível em: educacaonosecxxi.blogspot.com
Reproduzam, digitando (processador de texto - no Kword) o texto abaixo, criado pela autora da aula, usando fonte Arial tamanho 14. Entrar em processador de texto que se encontra no desktop. Ou, clicar em MetaSys, aplicativos, ferramenta de produtividade, suíte de escritório, Kword.
João é um garoto que conheci em um micro-ônibus. |
|
Ele tinha nas mãos uma cestinha onde carregava: laranjas, maçãs e até uma melancia.Como eu estava assentado e ele de pé, perguntei a ele: -Você precisa de ajuda?
_ Isso deve representar 50% do que carrego para ele todas as semanas. |
|
_ Gostei muito de você, meu nome é Lucas. Aqui está meu e-mail para conversarmos melhor outro dia. Tiau, eu desço aqui. O menino leu no pedaço de papel: lucasbv@yahoo.com.br |
.
Atividade 2
Os alunos deverão continuar a digitar a história e o professor deverá circular pela sala dando assistência e socorrendo os estudantes em suas dificuldades.
Continuando a história...
Os alunos deverão continuar a digitação do texto abaixo.
No dia seguinte, João escreveu para Lucas o seguinte e-mail.
_ Oi, eu sou o carinha que você conheceu no micro-ônibus. Estou escrevendo de minha escola, você estuda? Eu tenho oito anos e você? Gosto muito de desenhar. É legal usar o computador não é? Eu não tenho computador em casa. Quero ser seu amigo. Você vai me escrever?
O professor deverá depois da digitação terminada, propor algumas atividades interativas com o uso do laptop.
b- Vamos entrar nesta história? Imaginem que vocês são o Lucas, escrevam uma mensagem para ele. O e-mail dele é: lucasbv@yahoo.com.br
Professor, aproveite a oportunidade e ensine aos alunos que ainda não têm e-mail a criar um.
Orientação: Entrem no Navegador Web e criem seus e-mails.
Para criar e-mail, os alunos podem acessar qualquer um dos seguintes sites: yahoo, ou g-mail, ou hotmail...
Atividade 3
O professor deverá solicitar aos alunos que, em seus laptops, acessem o site abaixo para resolverem o exercício proposto.
http://www.imagenscolorir.com/imagens-borboletas.html
Lucas recebeu ontem de João um lindo desenho, porém sem cor. Vamos retribuir, colorindo-o?
Clicar o botão direito, salvar em imagens, usar kolourPaint.
Os alunos deverão acessar: Arquivo pessoal.
Atividade 4
Hoje ele recebeu uma cruzadinha. Vamos resolvê-la?
Professor, peça aos alunos que entrem no site abaixo e façam a cruzadinha disponível em:
http://www.edukbr.com.br/oficina/jogos/Palavras_Cruzadas/cruzadas.htm
Professor, enquanto seus alunos fazem as atividades no computador, circule pela sala atento às dificuldades que podem surgir e auxilie-os.
Professor, no site abaixo você encontrará muitos outros exercícios interessantes.
A avaliação se dará durante todo o processo da aprendizagem. O professor deverá observar a participação e o envolvimento dos estudantes na resolução das atividades no laptop.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!