Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


UCA - Navegando nos caracteres do computador

 

13/05/2011

Autor y Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:

  • Reconhecer e identificar a disposição das letras e caracteres do teclado.
  • Localizar as notações léxicas e símbolos do teclado. 
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções de pré-alfabetização: letras, palavras.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da Internet.

  • Uso do computador.

     

As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop UCA e proporcionarão o contato com os softwares abaixo: 

KWord                [ Iniciar > Aplicativos > KWord ]
KPresenter        [ Iniciar > Aplicativos > KolourPaint ]
KSpread             [ Iniciar > Aplicativos > KSpread ]
Mozilla Firefox   [ Iniciar > Aplicativos > Internet ] 

Kword                 [ Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > KWord ]
Gwenview          [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Gwenview ]
KolourPaint        [ Iniciar > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint ]
KPresenter        [ Iniciar > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > KPresenter ]
Mozilla Firefox   [ I
 

O início desta aula assemelha-se a outra elaborada por nós sobre o alfabeto e o uso do dicionário.

IMPORTANTE: É interessante a repetição inicial, uma vez que ela é importante para fixar a aprendizagem do conteúdo em questão.

 Atividade 1

O professor   relembrará com a turma a ordenação do alfabeto. Poderá usar um cartaz com as consoantes e com as vogais.

 

A B C D E F G H I J K L M N

O P Q R S T U V W X Y Z

 

RECORDAR COM OS ALUNOS:

Em seus laptops UCA, observem a disposição do alfabeto no teclado.

O professor deverá lembrar os alunos de que:

A disposição das letras no teclado do laptop não é a mesma do dicionário e que a ordem do computador é conhecida como QWERTY.

Para lembrá-los disso, o professor pedirá aos alunos que olhem para o teclado de seus computadores para tentarem responder porque a ordem é conhecida como QWERTY.

(Os alunos descobrirão manuseando o teclado que esse nome é por causa das seis primeiras letras na fileira superior) 

 

O professor lembrará a eles que foi de um americano a ideia de colocar algumas letras em ordem alfabética e que, na segunda fileira do teclado do laptop, tem-se uma sequência quase completa: DFGHJKL.  

  • Para que se recordem, o professor deverá pedir que localizem no teclado as letras que estão em ordem alfabética.   

Na sequência, o professor dirá aos alunos que, para saberem usar o computador, precisam dominar a sequência apresentada no teclado, além de saberem onde poderão encontrar os acentos, til e outros caracteres. 

Para tanto, o professor pedirá que os alunos explorem o teclado durante alguns minutos. 

 

Atividade 2

PRATICANDO A DIGITAÇÃO

O professor entregará xerox do pequeno texto abaixo (repleto de cedilhas, til, aspas) para que os alunos o reproduzam. Porém, já pondo em prática um pouco do que descobriram. Se a turma for muito inexperiente no uso do computador, o professor deverá colocar os estudantes em grupinhos de três para que se ajudem mutuamente. Mas cada um em seu aparelho.

 

 

Imagem disponível em: educacaonosecxxi.blogspot.comlaptop UCA

  • Reproduzam, digitando (processador de texto - no Kword) o texto abaixo, criado pela autora da aula, usando fonte Arial tamanho 14. Entrar em processador de texto que se encontra no desktop. Ou, clicar em MetaSys, aplicativos, ferramenta de produtividade, suíte de escritório, Kword.

 

João é um garoto que conheci em um micro-ônibus.

Ele tinha nas mãos uma cestinha onde carregava:  ----          laranjas, maçãs e até uma melancia.

Como eu estava assentado e ele de pé, perguntei a ele:

-Você precisa de ajuda?

- Obrigado! Eu trabalho para aquele senhor ali com uma garrafa d' água, ele vai me dar $2,00.

 _ Isso deve representar 50% do que carrego para ele todas as semanas.

_ Gostei muito de você, meu nome é Lucas. Aqui está meu e-mail para conversarmos melhor outro dia. Tiau, eu desço aqui.

O menino leu no pedaço de papel: lucasbv@yahoo.com.br

.

Atividade 2

 

  • Os alunos deverão continuar a digitar a história e o professor deverá circular pela sala dando assistência e socorrendo os estudantes em suas dificuldades.

Continuando a história...

Os alunos deverão continuar a digitação do texto abaixo.

No dia seguinte, João escreveu para Lucas o seguinte e-mail.

_ Oi, eu sou o carinha que você conheceu no micro-ônibus. Estou escrevendo de minha escola, você estuda? Eu tenho oito anos e você? Gosto muito de desenhar. É legal usar o computador não é? Eu não tenho computador em casa. Quero ser seu amigo. Você vai me escrever? 

  • O professor deverá depois da digitação terminada, propor algumas atividades interativas com o uso do laptop.

 

 

b- Vamos entrar nesta história? Imaginem que vocês são o Lucas, escrevam uma mensagem para ele. O e-mail dele é: lucasbv@yahoo.com.br

 

Professor, aproveite a oportunidade e ensine aos alunos que ainda não têm e-mail a criar um.

Orientação: Entrem no Navegador Web e criem seus e-mails. 

 

  • Para criar e-mail, os alunos podem acessar qualquer um dos seguintes sites: yahoo, ou g-mail, ou hotmail...

 

Atividade 3

O professor deverá solicitar aos alunos que, em seus laptops, acessem o site abaixo para resolverem o exercício proposto.

http://www.imagenscolorir.com/imagens-borboletas.html

 

Lucas recebeu ontem de João um lindo desenho, porém sem cor. Vamos retribuir, colorindo-o?

Clicar o botão direito, salvar em imagens, usar kolourPaint. 

Os alunos deverão acessar: Arquivo pessoal.

http://www.imagenscolorir.com/imagens-borboletas.html

Atividade 4

Hoje ele recebeu uma cruzadinha. Vamos resolvê-la?

Professor, peça aos alunos que entrem no site abaixo e façam a cruzadinha disponível em:

http://www.edukbr.com.br/oficina/jogos/Palavras_Cruzadas/cruzadas.htm 

 

  • Professor, enquanto seus alunos fazem as atividades no computador, circule pela sala atento às dificuldades que podem surgir e auxilie-os.

Recursos Complementares

Professor, no site abaixo você encontrará muitos outros exercícios interessantes.

http://www.edukbr.com.br/oficina/espaco_ludico.htm 

Avaliação

 

 A avaliação se dará durante  todo o processo da aprendizagem. O professor deverá observar a participação e o envolvimento dos estudantes na resolução das atividades no laptop.

  • Na atividade em que os alunos respondem ao e-mail, verificar se souberam obedecer ao contexto.
  •   
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.