23/05/2011
Leide Divina Alvarenga Turini, Elmiro Lopes da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Professor!
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Na primeira atividade desta aula, propõe-se a leitura de um texto, disponível no site da Fundação Getúlio Vargas.
Por meio desta leitura, compreenderemos o processo que culminou no golpe de Estado liderado pelo então presidente Getúlio Vargas para se manter à frente do Brasil. Este acontecimento histórico deu início ao "Estado Novo", uma nova fase de Vargas como estadista-maior brasileiro, ajudado por forças militares do país, como documenta a fotografia a seguir:
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/eleicoes/images/getulio_1937.jpg
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Dinâmica sugerida para desenvolvimento da atividade:
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Adiante, deve-se proceder na discussão do texto, a partir de questões tais como:
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* É essencial que as questões acima sejam registradas e respondidas no caderno (ou no editor de texto do computador, já que cada um estará com um PC/aula UCA).
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Nesta atividade, compreenderemos a relação de Getúlio Vargas com algumas personalidades políticas de sua época, as quais tiveram importância na instauração e manutenção do chamado Estado Novo.
O nosso recurso didático é uma charge.
Proposta de trabalho:
Charge: "Estado Novo (1937-1945)"
Caricatura de J. Carlos sobre a campanha sucessória, 1937. (Herman Lima. História da Caricatura no Brasil, v. 1)
Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/741(herman_lima)5981-l732h.jpg
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Questões para analisar a charge:
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Após a discussão preliminar, realizar pesquisas na Rede Mundial de Computadores com o objetivo de descobrir quem são as pessoas que compõem o acróstico.
Dinâmica sugerida:
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Durante a atividade anterior, certamente os alunos se depararam com textos/matérias de Internet que faziam referência à Constituição de 1937, acontecimento que marcou o começo do Estado Novo.
Nesta atividade, analisaremos certos aspectos daquela Constituição, cuja foto de capa vemos a seguir:
Capa da Constituição de 1937
Disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d2/Const1937.jpg
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ETAPA 1- sobre o conceito de "constituição"
Antes da análise do documento de época, os alunos devem buscar na Internet o significado e sentido de uma Constituição.
Indicamos este link da Wikipédia - a enciclopédia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o
Recomenda-se que o conceito seja registrado no caderno.
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ETAPA 2- análise da Constituição de 1937
Adiante, clicar no link que traz a Constituição de 1937 transcrita na íntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil/Constituicao/Constitui%C3%A7ao37.htm
Realizar a leitura do documento, buscando respostas para questões tais como:
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* É essencial que as questões acima sejam registradas e respondidas no caderno (ou no editor de texto do computador, já que cada um estará com um PC/aula UCA), assim como discutidas em sala de aula.
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Nesta atividade, abordaremos em que medida o Estado Novo contrariou, ou não, os princípios básicos da Democracia:
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_EPMrdwsElFw/TLrukNX304I/AAAAAAAAAKc/Nh5iooI5P4o/s1600/democracia.jpg
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ETAPA 1
Para tal, os alunos devem primeiro acessar e analisar o texto adiante, intitulado "Entenda os princípios do regime democrático", publicado pela Folha Online e disponível no link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351772.shtml
Em seguida, responder as seguintes questões:
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Professor!
Ao final da tarefa de responder questões cabe um debate, para que os alunos possam socializar as reflexões.
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ETAPA 2
Fazer uma redação a partir da seguinte questão:
Após analisar a Constituição de 1937, é possível afirmar que o governo de Getúlio Vargas no período do Estado Novo foi democrático?
Consulte as respostas para as questões "Etapa 2" da atividade anterior, escolha e explique três (03) artigos desta constituição por meio do(s) qual(is) possa justificar sua resposta para a questão acima formulada.
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Esta resposta poderá ser entregue no formato de REDAÇÂO DISSERTATIVA, em folha separada, ou redigida no editor de texto do computador e enviada ao professor via email (já que cada aluno estará com um PC/aula UCA).
IMPORTANTE: nesta tarefa os alunos poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que os orientará sobre os aspectos essenciais de uma redação dissertativa.
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ETAPA 3
Como etapa final desta atividade, propõe-se que os alunos façam uma comparação dos principais pontos da Constituição de 1937 em relação a atual constituição brasileira.
A Constituição de 1988 é a que vigora em nosso dias e está disponível no link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm
Em seguida, responder: Após comparar a Constituição de 1937 com a Constituição de 1988, é possível afirmar que vivemos num regime democrático?
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Esta resposta poderá ser entregue no formato de REDAÇÂO DISSERTATIVA, em folha separada, ou redigida no editor de texto do computador e enviada ao professor via email (já que cada aluno estará com um PC/aula UCA).
IMPORTANTE: nesta tarefa os alunos poderão contar com a ajuda do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que os orientará sobre os aspectos essenciais de uma redação dissertativa.
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"A Era Vargas", parte da série História do Brasil por Bóris Fausto, documentário exibido pela TV ESCOLA em 2002.
DUAS possibilidades de acesso ao vídeo:
1- Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=862
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2- O vídeo também se encontra dividido em três partes no YouTube, por meio dos links abaixo:
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Nesta aula o professor poderá avaliar o aprendizado por meio da capacidade de análise de texto e imagens, da realização de tarefas propostas, debates e registros produzidos nas atividades da aula.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/06/2011
Cinco estrelasExcelente aula. Uso inteligente e criativo dos materiais didáticos, especialmente dos recursos de multimídia. Muita inteligência e sensibilidade no "garimpo" de material para preparação da aula, bem como na sugestão de diretrizes para discussões e na proposta de atividades sugeridas.
04/06/2011
Cinco estrelasEstou muito feliz por encontrar sugestões de aula de história ricamente elaborada. Parabéns!